sexta-feira, janeiro 01, 2016

(Ex)citações de Ano Novo e de fim de semana*

"Lisboa, 28 de Novembro de 1959
Exmo. Senhor Presidente do Conselho de Ministros
Exmo. Senhor Professor Dr. Oliveira Salazar

Escrevo esta carta do teclado, sem me importar com as minhas responsabilidades literárias.
Mas estou furioso, Senhor Presidente, possivelmente como V. Ex.ª, com as patacoadas que esse indesejável General Delgado tem largado ultimamente.
"Vejam não tenho pistola", mas porque não vai o megalómano Delgado fazer fitas para Hollywood? Como cowboy é capaz de ser útil, mas como Presidente da República que o leve o diabo! Não existirá uma maneira de fechar a boca a este idiota? Ele continua a ser português, logo sujeito às leis vigentes no país ou não? Ordene-lhe que regresse e aplique-lhe o que ele há muito anda a pedir. Liberdade de pensamento é uma coisa, mas mentir só  para alcançar uma fama ridícula é vexatório.
Mesmo que o general tivesse razão em algumas questões, isto de lavar roupa suja fora de casa é desprestigiante.
"Os portugueses estão com ele"? Mas que espécie  de portugueses? O general nem sequer é bom estratega e, francamente, admira-me o ele ter sido aprovado no curso de general. Não haverá um quarto vago no Júlio de Matos?"
José Augusto DE (Vasconcelos E) Sá (1)
1)4-3-1926/?9-2008 - Licenciado em  Ciências Histórico Filosóficas pela Faculdade de Letras de Lisboa em 1957, iniciou-se na carreira jornalística em 1952.Colaborou em dezenas de jornais, sobretudo regionalistas. A sua ousadia, leia-se coragem, plasmada nos seus escritos, valeu-lhe vários dissabores, incluindo a detenção por alegados abusos de liberdade de imprensa.

*Carta dirigida a Salazar (transcrita das "Cartas Singulares a Salazar", selecçao e notas de Fernando de Castro Brandão, edição de autor)