sexta-feira, setembro 06, 2013

Quintãs de Paus festejou 50 anos de sacerdócio do Padre José Tomás Borges

Tal como no dia 4 de Agosto de 1963 em que celebrou a missa nova,   a paróquia de Paus vibrou, no passado dia 4 de Agosto,  com a comemoração dos 50 de sacerdócio do Padre José Tomás Borges, missionário da Sociedade Missionária da Boa Nova. Como nessa data memorável, quase todos os paroquianos  participaram  na missa festiva, cantada e animada pelo coro local,  e que foi concelebrada por vários sacerdotes. Foi manifesto o mesmo entusiasmo e carinho de outrora. O Padre Tomás fez questão de cumprimentar  cada um dos presentes no final da celebração.
À tarde decorreu um almoço/ convívio na residência da irmã, Maria dos Anjos, nas Quintãs, em que esteve presente a família alargada do homenageado, num total de 77 pessoas.
As vertentes religiosa, comunitária e familiar fizeram a festa. Caso acontecesse, os "prefeitos municipais" e "mitrados" estariam a mais.
Num gesto que muito o sensibilizou, no final da missa que celebrou, no dia seguinte, 5 de Agosto, ao fim da tarde,  na capela das Quintãs,  os vizinhos desta  povoação,  Hospital, Eira Velha e Vinha fizeram questão de lhe manifestar o seu grande  apreço, oferecendo-lhe uma estola e umas galhetas.
Foi uma prova de carinho, que fica aqui registada, e que diz tudo sobre o alto conceito que goza junto das gentes  da   terra em que nasceu  e a que continua muito ligado. A seguir à missa, houve um pequeno convívio. A alegria é patente. São momentos destes que valem a pena. 
Voltaremos ainda a esta efeméride.