segunda-feira, setembro 09, 2013

Colóquio "DEUS AINDA TEM FUTURO?"

Com razão, perguntava Karl Rahner, talvez o maior teólogo católico do século XX: O que aconteceria, se a simples palavra "Deus" deixasse de existir? E respondia: "A morte absoluta da palavra "Deus", uma morte que eliminasse até o seu passado, seria o sinal, já não ouvido por ninguém, de que o Homem morreu."
Václav Havel, o grande dramaturgo e político, pouco tempo antes de morrer surpreendeu muita gente ao declarar que "estamos a viver a primeira civilização global" e "também vivemos na primeira civilização ateia, numa civilização que perdeu a ligação com o infinito e a eternidade", temendo, também por isso, que "caminhe para a catástrofe".

No contexto de uma crise global do mundo - crise financeira, económica, social, política, moral -é preciso perguntar se a crise de Deus não ocupa lugar central.

É com muita satisfação que venho convidá/la / convidá-lo para o Colóquio "Igreja em Diálogo", neste ano de 2013, 12 e 13 de Outubro próximo, subordinado precisamente ao tema "Deus Ainda Tem Futuro?. Nele, serão tratados por especialistas de renome internacional problemas decisivos neste domínio: a situação religiosa do mundo, questões relacionadas com a genética, o animalismo, as neurociências, o transhumanismo, o naturalismo, a ética, a mulher, Ocidente e Oriente, fé, ciência e razão, o Deus de Jesus. 

Anselmo Borges
Coordenador
Para informações e inscrições clique aqui.