quarta-feira, setembro 18, 2013

INAUGURAÇÃO DO CENTRO ESCOLAR DE S. CIPRIANO: Rede escolar do concelho completamente requalificada

O último Centro Escolar construído no concelho de Resende foi inaugurado no dia 13 de setembro, na freguesia de S. Cipriano, numa cerimónia presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges.

Este novo Centro Escolar, cujo investimento ascende a 1,5 milhões de euros, entrou em funcionamento este ano letivo e recebeu os cerca de 150 alunos que frequentavam as escolas situadas nas freguesias de S. Cipriano, Freigil, S. Romão, Ovadas e Feirão.

Na sua intervenção durante a cerimónia, António Borges, referiu que “poderemos estar a ser o primeiro concelho do país que terminou a requalificação de todo o seu parque escolar, pois todas as escolas hoje estão completamente remodeladas. Fizemos um investimento acima dos 20 milhões de euros em cinco estabelecimentos de ensino modelar. Este investimento é um investimento para Resende e para o seu futuro de que nos orgulhamos muito. O Centro Escolar de S. Cipriano juntamente com os Centros Escolares de S. Martinho de Mouros e de Resende representam aquilo que definimos como essencial em qualquer comunidade como a nossa: igualdade de oportunidades, igualdade de acesso e igualdade de tratamento, independentemente da condição económica e social”, acrescentou ainda que “todos os nossos jovens têm transporte gratuito de casa para a escola”.

Para o Diretor do Agrupamento de Escolas de Resende, Manuel Luís Tuna, “hoje fechou-se um ciclo de grandes transformações que as nossas escolas do pré-escolar e do primeiro ciclo sofreram nos últimos anos em Resende. Com a inauguração deste Centro Escolar de S. Cipriano todos os alunos passam a ter as mesmas condições, ou seja, as melhores condições para o processo de aprendizagem e seu desenvolvimento integral”.

A obra envolveu a reabilitação do edifício escolar existente bem como a construção de dois novos edifícios adjacentes. O edifício existente foi reformulado e comporta as salas de direção, psicologia, posto de primeiros socorros, gabinete da associação de pais e encarregados de educação e atendimento, bem como as salas de trabalho de professores e educadores, instalações sanitárias e arrumos.

As instalações do pré-escolar concentram-se num piso, contemplando os espaços de ensino, as salas de atividades e vestíbulos das crianças, a sala de repouso, as instalações sanitárias, a sala dos educadores e uma sala para arrumos.

O 1º ciclo organiza-se em dois pisos, sendo que no piso 00 (piso de entrada) localiza-se o átrio que comunica com o espaço de ensino e o espaço de centro de recursos (biblioteca, audioteca, cineteca, videoteca e informática). No piso -01 localizam-se as 4 salas de aula e a arrecadação de material didático assim como o acesso ao recreio exterior, sendo que o piso -02 comunica com as duas volumetrias de ensino, estendendo-se transversalmente sobre o terreno e contempla os espaços de apoio geral (como o refeitório) e o espaço de recreio coberto.

O Centro Escolar de S. Cipriano é o último construído no concelho e culmina os investimentos realizados na educação durante os últimos anos numa aposta de modernização do ensino no concelho, desde o pré-escolar e ensino básico, ao ensino secundário, fazendo de Resende um dos primeiros concelhos do país a requalificar toda a sua rede escolar.  Para além dos Centros Escolares, há uma nova Escola Secundária e a Escola Preparatória (5.º e 6.º anos) foi remodelada.
O Gabinete de Comunicação e Imagem
17 de setembro de 2013