terça-feira, julho 30, 2013

Ligações do actual Ministro da Economia, Dr. António de Magalhães Pires de Lima, a Resende

O actual Ministro da Economia é filho do Dr. António Paes Pires de Lima (ilustre advogado e antigo Bastonário da Ordem dos Advogados), natural de Santa Maria Maior, Barcelos, e de D. Maria José Themudo Barata de Magalhães, da família dos Senhores da Casa de Rendufe, cujo casamento se realizou em Resende a 8 de Setembro de 1960.
Por esta via, os pais são os  senhores da Casa de Tozar.  Conforme refere o Sr. Padre Joaquim Correia Duarte no livro " Casas e Brasões de Resende", a ascendência dos actuais senhores das Casas de Lamelas e de Tozar, na freguesia de Resende, e da Casa da Ermida, em Santa Maria do Zêzere, é a mesma da Casa de Rendufe.
Numa entrevista, dada ao Jornal de Negócios, em 2009, que pode ser lida aqui,  recorda as férias passadas em Resende nos seguintes termos: " Voltámos (de Luanda) quando eu tinha seis anos. O meu pai, com 31 ou 32 anos, ainda estava a recomeçar a vida. A infância dividia-se entre Lisboa e Resende, onde passávamos as férias, e onde chegavam a estar 50 ou 60 primos e tios juntos, durante duas ou três semanas". E depois, referido-se à família da mãe: "Isto eram os Magalhães. Boémios, divertidos, estroinas. O mês de Setembro era passado no Douro, na quinta de Lamelas. Íamos para o rio, matar galinhas, jogar futebol. Éramos quase todos homens, duas ou três primas. Fui crescendo assim, entre o [colégio] São João de Brito, as férias na praia, as férias no Douro, os anos em Angola".
Também disponível em facebook.com/paus.resende