quinta-feira, julho 18, 2013

GNR apreende casal de jibóias em Resende

O Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Lamego da GNR apreendeu um casal de jibóias, com aproximadamente 10 anos de idade, em Resende.
Em comunicado, a GNR informa que as jibóias – com mais de três metros e 15 quilogramas – encontravam-se detidas ilegalmente em cativeiro, no interior de uma residência.
“A falta de registo deste animal constitui uma contraordenação ambiental grave, punida com uma coima que pode variar entre 12.500 ou 17.500 euros”, refere a nota.
Este tipo de animal encontra-se protegido pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção – CITES.
“A Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção, também conhecida como Convenção de Washington ou CITES, é um acordo internacional ao qual os países aderem voluntariamente, envolvendo atualmente um total de 175. O seu objetivo é o de assegurar que o comércio de animais e plantas não ponha em risco a sua sobrevivência no estado selvagem”, lembra a GNR.