Os conjuntos arquitetónicos da Ponte de Ovadas, situada na freguesia de Ovadas, a Ponte da Lagariça, situada em S. Cipriano e a Ponte de Carcavelos em Cárquere, foram classificados monumentos de interesse público pela secretaria de Estado da Cultura (SEC) segundo os despachos emitidos em Diário da República de 24 de Dezembro de 2012.
Segundo a Portaria n.º 740-DQ/2012 publicada em Diário da República, 2.ª série — N.º 248 — 24 de dezembro de 2012, a Ponte de Ovadas, no lugar de Ovadas de baixo, situada sobre o rio Cabrum, será a partir de agora um monumento de interesse público. Esta ponte que servia o caminho medieval que atravessava as Terras de Resende, mantém ainda uma integridade e uma autenticidade que bem testemunham a época da sua construção e respetivas vivências históricas, com refere o documento: “a classificação da Ponte de Ovadas reflete os critérios constantes do artigo 17.° da Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro, relativos ao valor estético, técnico e material intrínseco do bem, à sua conceção arquitetónica e paisagística e ao que nele se reflete do ponto de vista da memória coletiva”. O documento, considera, ainda, Zona Especial de Proteção (ZEP) tendo em conta a localização e implantação topográfica do imóvel, e a sua fixação visando salvaguardar a ponte no seu enquadramento natural, bem como os dois moinhos e a paisagem envolvente, de grande qualidade ambiental.
Também a Ponte da Lagariça, que se situa sobre o rio Cabrum, foi classificada como monumento de Interesse Público na Portaria n.º 740-DO/.Esta ponte situa-se nos limites das freguesias de Freigil e S. Cipriano e foi construída na Baixa Idade-Média, sendo a sua característica principal o tabuleiro em duplo cavalete, rampante, constituindo o indicio de medievalidade. Na fundamentação da sua classificação é destacado o facto de preservar características da sua construção principal. A Zona Especial de Proteção visa salvaguardar a sua qualidade ambiental envolvente.
A Ponte de Carcavelos, situada sobre o rio Corvo, no lugar de Arrifana, freguesia de Cárquere foi mais um dos monumentos a juntar-se a esta categoria pela Portaria n.º 740-CP/2012 de 24 de Dezembro. Este imóvel, que “constitui um excelente exemplar de arquitetura monumental viária na região”, apresenta um tabuleiro retangular que assenta sobre um grande arco de volta perfeita. Contém, tal como os outros monumentos, uma Zona Especial de Proteção que visa a paisagem que a rodeia, sendo que nela estão incluídas a bacia hidrográfica e as habitações mais antigas que a rodeiam como é o caso dos moinhos.
Estes três monumentos arquitetónicos vêm juntar-se a alguns outros que anteriormente já tinham recebido este destaque pela Secretaria de Estado da Cultura como é o caso da Igreja de São Martinho de Mouros, Igreja Matriz de Cárquere, Igreja Matriz de Barrô, Conjunto megalítico de Felgueiras-Feirão, Mamoa de Moumiz, Casa da Soenga e os seus jardins, Pelourinho de São Martinho de Mouros, Estação Arqueológica de Mogueira - São Martinho de Mouros, Torre da Lagariça e ainda o recinto megalítico de São Cristóvão.
A classificação do património edificado visa a proteção dos monumentos do país nas suas vertentes histórica, cultural, estética, social, técnica e científica.
De referir que a Câmara Municipal de Resende muito contribui para que estes monumentos possuam esta categorização, exemplo disso foram as obras de requalificação que executou na zona envolvente da Ponte da Lagariça, criando uma ampla zona ribeirinha de lazer e reforçando estruturalmente a ponte, para além de beneficiações diversas de acesso da via pública ao leito do rio.
*Remetido por Gabinete de Comunicação e Imagem da CMR