domingo, outubro 14, 2012

Resultados decepcionantes nos exames da Escola Secundária de Resende

A média dos exames no 9.º ano ( Português e Matemática) na Escola Secundária D. Egas Moniz, de Resende, foi 2,55 , situando-se no 1040.º lugar no ranking das 1320 escolas básicas. Por sua vez, a média destes exames no Externato D. Afonso Henriques foi 2,81, o que lhe valeu o 627.º lugar no ranking. 
Quanto ao ensino secundário, e tendo em conta todos os exames, de acordo com o estudo do Público, a média na Escola Secundária foi 7,38 (a pior do distrito de Viseu), ocupando a 596.ª posição entre 608 escolas. Por sua vez, o Externato D. Afonso Henriques obteve a média de 9,33, ocupando a 397.ª  posição. 
Relativamente a este nível de ensino, "as contas" do Expresso são outras, já que só considera as escolas que realizaram mais de 100 provas e as classificações obtidas na 1.ª fase pelos alunos "internos". Assim,  de acordo com a metodologia deste semanário,  a Escola Secundária de Resende  é colocada no penúltimo lugar do ranking, excluindo as duas escolas do estrangeiro (Escolas Portuguesas de Díli e Guiné-Bissau), ou seja,  na 489.ª posição, com a média 7,31 nos exames . Por sua vez, o Externato D. Afonso Henriques, é colocado na 352.ª posição, com a média 9,45 nos exames. 
De acordo com o Eng. Manuel Tuna, director do Agrupamento de Escolas de Resende, em declarações ao Expresso, os principais factores que explicam estes resultados  são  o isolamento da região, a  falta de perspectivas de um emprego para os alunos, a  baixa escolaridade e a falta de  poder económico dos pais. "Estas notas deixam-me triste, mas não vamos acomodar-nos", referiu a este semanário.
Esta questão, preocupante para todos  os resendenses,  deverá merecer uma profunda reflexão, pois a Escola Secundária de Cinfães, na mesma região, obteve a média de 9,23 e está colocada na posição 386.ª, de acordo com a metodologia do Expresso.