quarta-feira, setembro 19, 2012

Desconsideração da Comissão dos Vinhos Verdes pelos agricultores de Resende

Os agricultores dos concelhos de Cabeceira de Bastos e de Resende estão desagradados com as novas medidas impostas pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes(CRVV) relativamente às vindimas deste ano. 
Esta Comissão exige aos agricultores que tencionem vender as suas uvas a um intermediário,  que as queira depois transportar para as respectivas adegas,  uma autorização 24 horas antes de fazer a vindima. Os agricultores dizem não poder contratar pessoal com a devida antecedência, porque correm o "risco de eles (CRVV) eventualmente não darem autorização para esse dia" e,  se autorizarem,  questionam "haverá possibilidades de os agricultores rogarem as pessoas em menos de 24 horas?"
A Comissão dos Vinhos Verdes terá de autorizar a venda às adegas e fará uma fiscalização com a presença na vindima passando posteriormente um documento autorizando o transporte por intermediário, caso contrário as adegas estão impedidas de aceitar as uvas. 
"Se os agricultores arriscarem em contratar o pessoal para o dia da vindima e a Comissão dos Vinhos Verdes não der autorização?", questionam os agricultores, adiantando que "terão que ser os agricultores a pagar às pessoas contratadas, porque os senhores da CRVV não autorizaram fazer as vindimas para se vender paras adegas".
"Que haja uma fiscalização, tudo bem, mas nas nestas condições não", salienta o Prof. Aquilino Ribeiro, um dos agricultores do concelho de Resende.
  
Para qualquer esclarecimento, os interessados deverão  entrar em contacto com uma das muitas pessoas que compram as uvas aos agricultores e que fazem o transporte das mesmas para as respectivas Adegas.
 Sr.º Joaquim Correia Telm. 933019419 / 933019420
Prof. Aquilino Rocha Pinto(2.ª actividade profissional Agricultor)
Telm.936304952.Por favor, ligar durante a semana nos seguintes
horários: Parte da manhã entre as 10:00h e 10h:30m. Parte da tarde depois das 16h:30m.