quinta-feira, maio 10, 2012

Inauguração do Lar Hotel Dr. José Dias Gabriel e homenagem ao Provedor*

No próximo dia 19 de maio, com do secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, do diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Viseu, do presidente da Câmara Municipal de Resende, os elementos dos Corpos Sociais, convidados, Irmãos da Misericórdia, funcionários e utentes das respostas sociais, vai ser inaugurado o Lar Hotel Dr. José Dias Gabriel. Este edifício, cujo projeto é da autoria dos resendenses, arquiteta Liliana Pinto e engenheiro Hélder Pinto, foi construído pelo senhor empreiteiro José Fernando Pinto, também Resendense, teve um custo de 1.500.000,00 € suportado na totalidade pela Santa Casa da Misericórdia de Resende.
A Santa Casa mandou construir este edifício em banda, com 8 residências individuais e 11 residências de casal para idosos, a partir dos 65 anos. Oferece regime de permanência em alojamento e pensão completa, proporcionando aos utentes a desejada qualidade de vida e segurança, com atendimento personalizado, sendo um fator de autossustentabilidade institucional, porque pode ser comprado o espaço individual para residência, até ao final da vida terrena. Este Lar Hotel foi construído de raiz, dispondo de excelentes condições de acolhimento, com sala-de-estar, quarto de dormir, quarto de banho privado, pequena cozinha, climatizadas, elevador, telefone, TV e varanda individual, virada para o monte de S. Cristóvão, da serra de Montemuro.
Apresenta espaços de ocupação de tempos livres, com assistência médica e de enfermagem e acesso aos meios auxiliares de diagnóstico do Hospital da Misericórdia: Análises clínicas, serviço de imagiologia e serviço de fisioterapia convencionados, tudo pensado por uma equipa de técnicos qualificados, para garantirem padrões de elevado bem-estar aos seus utilizadores.
A Santa Casa da Misericórdia de Resende é uma Instituição de Solidariedade Social e também de caridade cristã, com 82 anos de existência e tem as seguintes respostas sociais: Creche, Jardim Infantil, Lar de Crianças e Jovens, Lar de Idosos, Lar de Grandes Dependentes Acamados, Apoio Domiciliário, Lar Residencial, Cafetaria Social, Equipa RSI, uma Oficina de Artesanato na área da cestaria, chapelaria, pintura no barro e no vidro e cavacas de Resende, parceira com o Centro Distrital na distribuição de géneros alimentícios e dentro do Programa de Emergência Social serve refeições a pessoas carenciadas do concelho e, no âmbito da saúde com Serviços de Imagiologia (Raio-X ósseo e digestivo, Ecografia, Ecocardiografia, Eletrocardiograma e Halter), Análises Clínicas, Serviços de Medicina Física e de Reabilitação, Clínica de Medicina Dentária, Consultas de Especialidade Médica, dando emprego a cerca de 130 colaboradores.
Na circunstância, os Irmãos da Misericórdia vão homenagear o provedor José Dias Gabriel que está ao serviço da Misericórdia há 33 anos, sendo três anos como secretário da mesa administrativa, 12 anos como vice-provedor e 18 como provedor, descerrando um busto em sua honra que vai ser colocado no jardim envolvente do edifício do Lar Hotel. A Assembleia Geral de Irmãos aprovou por unanimidade a proposta do senhor Presidente da Assembleia Geral para ser dado o nome do Dr. José Dias Gabriel ao edifício do Lar Hotel que vai ser inaugurado.
*Texto retirado de "A Verdade" (Jornal de Marco de Canaveses)