terça-feira, maio 01, 2012

Anselmo Borges a propósito da eliminação de feriados: "Ser humano não pode ser besta de carga"

O teólogo Anselmo Borges defende que os feriados religiosos têm uma dimensão simbólica que é preciso preservar e que são referências do país, sendo, por isso, necessária uma negociação cuidadosa entre o Estado português e o Vaticano.
Em declarações à TSF, este teólogo recordou que apesar de o ser humano ter de trabalhar ele «não pode ser besta de carga» e que os feriados estão associados «com dias especiais de um determinado país».
«Não se pode esquecer de maneira nenhuma que há referências fundamentais do país, há dimensões simbólicas que é necessário salvaguardar», acrescentou Anselmo Borges, que diz que a posição anterior da Igreja estava bem orientada.
Para Anselmo Borges, «deve-se mais facilmente deixar cair o 15 de Agosto, uma vez que já temos o 8 de Dezembro com uma festa dedicada a Nossa Senhora e salvaguardar a todo o custo o 1 de Novembro, dia de Todos-os-Santos e da Memória».
Este teólogo considerou ainda que o «Vaticano vai ao encontro da devoção popular portuguesa que dá imenso interesse devocional a Nossa Senhora e portanto o Vaticano quererá salvaguardar as duas festas de Nossa Senhora como dias feriados».
As declarações de Anselmo Borges podem ser ouvidas aqui.
 Também no Facebook (www.facebook.com/paus.resende)