domingo, janeiro 29, 2012

Museu Municipal de Resende inaugura exposição "Meu Portugal Colorido", da autoria de Amália Soares*

No dia 27 de Janeiro, foi inaugurada a exposição «Meu Portugal Colorido» da autoria de Amália Soares, no Museu Municipal de Resende.
Amália Soares, natural do Porto, dedica-se à pintura já depois de reformada, pois sentia a necessidade de fazer algo que gostava, já desde criança, e “não ficar parada em casa, agarrada aos trapos”, referiu a pintora. Na juventude a artista gostaria de frequentar o curso de belas artes, que por influência dos pais, pela imagem que se tinha na altura de um aluno de artes, e por um futuro arriscado, decidiu não optar por essa escolha, tendo seguido para a área da contabilidade.
“A principal fonte de inspiração destas obras de arte é Portugal, e como somos um povo pessimista gostava que a parte alegre do nosso país aparecesse e permitisse aos nossos precursores verem o que foi feito no passado”, referiu Amália Soares.
Segundo a vereadora da cultura, Profª Dulce Pereira, “a exposição de Amália Soares é muito pedagógica, pois representa trajes tradicionais portugueses, desde o norte ao sul do país, passando pelas ilhas, permitindo aos professores, das escolas do nosso concelho, que possam eventualmente aproveitar esta exposição e poder lecionar uma aula totalmente diferente, no Museu Municipal de Resende.”
Dulce Pereira também mencionou que “com estas exposições, que temos vindo a trazer ao concelho de Resende, possamos ver de que forma os vários artistas vêm a arte e o mundo.”

*Notícia elaborada e remetida por Rafael Barbosa, autor do blogue Notícias de Resende