O Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, marcou presença na inauguração da sede do Rotary Club de Resende situada no edifício da antiga Escola de Vinhós, numa cerimónia que decorreu no dia 2 de Setembro.
O evento contou, ainda, com a presença do Governador do Distrito Rotário 1970, António Goes Madeira, e dos Presidentes dos Clubes de Resende e Cinfães, Emídio Janela Pires e Carla Gomes, respectivamente.
Durante a cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Resende afirmou que temos procurado no final da reestruturação da nossa rede escolar, que as antigas escolas criem novas dinâmicas locais e também possam, naturalmente, a partir das suas memórias relançar aquilo que é um sentido comunitário das nossas populações. Neste momento, estamos na antiga Escola de Vinhós e espero que daqui a mais algum tempo, aquilo que é uma memória da escola possa ser superada com a memória rotária e com a presença de rotários aqui.
As novas instalações, onde também funciona a Universidade Sénior de Resende, foram cedidas pela Câmara Municipal, tendo sido assinado para o efeito, um contrato de comodato entre as duas partes, conforme deliberação camarária de 20 de Junho de 2011.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Resende tem vindo a ceder os vários edifícios das antigas escolas a associações com sede no concelho, assegurando, desta forma, a manutenção e a reabilitação dos próprios edifícios.
Até ao momento foram cedidos 15 edifícios escolares desactivados nas freguesias de Anreade, Barrô, Cárquere, Paus, S. Martinho de Mouros e Resende para funcionarem como sedes sociais, dando apoio às actividades das associações. O Município de Resende disponibiliza os edifícios e as colectividades asseguram a conservação e a manutenção das instalações, suportando as despesas de funcionamento e de consumo de energia eléctrica e água.
Com a cedência dos edifícios escolares que foram desactivados no âmbito do reordenamento da rede escolar, pretende-se criar condições para que as antigas escolas possam ser úteis à comunidade, evitando a degradação dos edifícios e promovendo a dinamização das diversas freguesias.
*Do Gabinete de Comunicação e Imagem da CMR