quarta-feira, junho 29, 2011

XADREZ HUMANO NA EB 2/3 DE SANTA MAINHA DE ZÊZERE, CONCELHO DE BAIÃO*

No dia 22 de Junho, realizou-se um jogo de Xadrez ao vivo, inserido nas actividades de final de ano lectivo.
O Agrupamento faz parte pelo segundo ano consecutivo do Projecto TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária. Este projecto permitiu a criação do clube de Xadrez (Xeque-mate) e um maior envolvimento dos alunos. De facto motivar os alunos e promover o seu sucesso educativo é a prioridade de todos os intervenientes neste projecto.
Neste contexto, o Clube de Xadrez, promovido pelo docente Fernando Valentim contou com os apoios necessários à dinamização do referido clube.
Este clube teve várias vertentes de trabalho ao longo deste ano lectivo. Em primeiro lugar a aprendizagem das regras de jogo e consequente aplicação em vários torneios internos, nomeadamente o campeonato da escola e a taça da rainha, aonde se realizaram cerca de mil jogos.
A segunda vertente relaciona-se com o Xadrez para os mais novos, envolvendo assim cinco escolas do 1º Ciclo: Fonseca, Teixeira, Teixeiró, Senhora e Gestaçô. As quatro primeiras escolas receberam aulas de aprendizagem nas suas próprias instalações, enquanto a quinta escola se deslocou à escola sede, numa visita articulada com a Biblioteca Escolar.
A terceira vertente prende-se com o Xadrez Humano, desenhado no presente ano lectivo, contando com duas apresentações públicas, uma na Escola Preparatória de Resende e esta agora, na sede do Agrupamento.
O clube conta já com um património que lhe permite encarar futuras participações em espectáculos, estando já previstas deslocações a outras escolas do país no inicio do próximo ano lectivo.
Para o responsável pelo clube, este conjunto de actividades permite aos alunos criar uma maior motivação para a escola, propiciando uma maior atenção e concentração em sala de aula; o planeamento; a memória; a vontade de vencer; o autocontrolo; a lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético; a criatividade e inteligência.
Finalmente, e em termos competitivos, como refere o docente, pretende-se abrir os horizontes da competição saudável deste alunos, através da participação no campeonato de Desporto Escolar da modalidade.
*Apontamento elaborado pelo Prof. Aquilino Rocha Pinto