quarta-feira, junho 01, 2011

Secundária de Resende venceu concurso nacional*

No dia 30 de Maio, três alunos da turma do 12.º ano do Curso Profissional de Informática de Gestão e o seu professor de Português deslocaram-se à Quinta das Lágrimas, em Coimbra, para receber o prémio de vencedores, no nível de Ensino Secundário, do “Concurso Inês de Castro”, uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura e da Fundação Inês de Castro, com o patrocínio da YDreams.
A cerimónia iniciou-se com uma Sessão de Abertura, tendo como orador o Comissário do Plano Nacional de Leitura. Seguiu-se a entrega de prémios: foram entregues aos alunos vales de uma noite num hotel de cinco estrelas, com direito a acompanhante e jantar. A Escola Secundária Dom Egas Moniz irá receber também um cheque livro no valor de 50 euros. De seguida, foi oferecido a todas as delegações das escolas presentes um almoço na tenda do Jardim e foi feita a apresentação dos trabalhos vencedores.
Subordinado à temática dos “Percursos de Pedro e Inês”, na modalidade de Caça ao Tesouro, o conteúdo do trabalho elaborado e apresentado pelos alunos assentou na definição de um “percurso” pelos contextos e lugares históricos, geográficos, literários, afectivos, alusivos ao tema. A pesquisa foi feita a partir de leituras sobre o romance de D. Pedro e D. Inês de Castro. A elaboração do jogo Caça ao Tesouro – Percursos de Pedro e Inês – obedeceu aos seguintes requisitos: elaboração de um mapa que permitisse uma fácil visualização da área de jogo; explicação da Caça ao Tesouro (objectivos, estratégias, modo de jogar, tarefas a realizar, propostas de execução, número de jogadores...); enigmas alusivos ao tema, com pistas a permitirem, em cada etapa, o acesso ao enigma seguinte; definição de um “tesouro” para representar o fecho e o clímax do percurso definido; fontes bibliográficas da pesquisa.
O evento terminou com com um lanche, pois a visita guiada aos jardins e fontes da Quinta das Lágrimas, prevista para a tarde, não pôde ocorrer devido ao mau tempo.
Todos os trabalhos premiados serão divulgados nos sítios do Plano Nacional de Leitura e da Fundação Inês de Castro.
*Notícia elaborada e remetida por Paulo Sequeira