domingo, junho 12, 2011

Foi inaugurada a Rota dos Cerejais, em S. João de Fontoura

 Decorreu no passado dia 10, sexta-feira, pelas 10h30, a inauguração da Rota dos Cerejais. No acto estiveram presentes o presidente da Câmara, António Borges,  os Vereadores Dulce Pereira e Albano Santos e o presidente da Junta de Freguesia de S. João de Fontoura, Fernando Manuel, e restantes elementos, Jorge Silvestre Duarte e José Maria Marques da Costa. A propósito, António Borges destacou "...a importância desta iniciativa que se insere no aproveitamento das potencialidades das cerejeiras e das cerejas, em que a mancha de S. João de Fontoura é a testa virada para o Douro,  dando continuidade a um verdadeiro  anfiteatro paisagístico em que se integram  outras freguesias". Referiu também que esta rota vem enriquecer outros percursos do concelho, como a rota do românico, dos miradouros, da cerejeira em flor,  do Vale do Cabrum e outros  percursos serranos, o que é muito positivo para o concelho. Por fim, elogiou a Junta de Freguesia de S. João de Fontoura, aproveitando a ocasião para dizer que nem tudo tem de ser feito pela Câmara Municipal. Fernando Manuel, presidente da Junta,  expressou a sua satisfação pela concretização da Rota dos Cerejais, esperando que seja devidamente aproveitada pelas populações e que constitua uma oportunidade para atrair pessoas que venham admirar as nossas paisagens, em que sobressaem as cerejeiras.
Às 10h45, teve início o percurso de 5,7Km por trilhos e caminhos de acesso a aldeias e propriedades, devidamente limpos e sinalizados, com passagem por S. João/Igreja, Alufinha, Solar de Porto de Rei, Porto de Rei, Praia Fluvial, Santinho, Nadais de Baixo e Largo da Junta de Freguesia. Cerca de 100 caminhantes puderam admirar  as belezas da encosta e da visão do Douro e contactar a tipicidade das aldeias. Como todos os participantes estavam em grande forma, conseguiram fazer a caminhada em menos de duas horas.
À espera estava uma tarde de convívio, alimentada por porco no espeto, vários grelhados, broa, caldo verde e vinho da região.
Refira-se que esta Rota teve o acompanhamento técnico de Eduardo Lyon de Castro e Bruno Cardoso (www.opalternativas.com), de Vila de Rei, que prestaram  apoio na selecção dos trilhos e caminhos, fizeram a sinalização e conceberam a documentação de informação e  divulgação.