sexta-feira, maio 13, 2011

Colecção de Joaquim Pinto (no Museu Municipal até 22 de Maio) em destaque no Jornal de Resende*

Foram muitas as pessoas que estiveram presentes na inauguração da exposição de peças de barbearia e cabeleireiro, de Joaquim Pinto, que teve lugar no passado dia 15 de Abril. Vários clientes e amigos deslocaram-se  de vários pontos do país para o evento. Entre as personalidades da vida local, marcaram presença Maria Teresa Pais dos Santos, Presidente da Assembleia Municipal, Dulce Pereira, Fernando Teixeira e Albano Santos, Vereadores da Câmara Municipal, e Manuel Chaves, Presidente da Junta da Freguesia de Paus. Dulce Pereira, em nome do Executivo Camarário, enalteceu a originalidade e a riqueza das peças em exposição, tendo referido que a mesma irá permitir a todos os visitantes, designadamente aos alunos das escolas, conhecer as actividades que foram sendo acometidas aos  barbeiros ao longo da história e os vários instrumentos que foram sendo utilizados. Joaquim Pinto mostrou-se muito emocionado por, finalmente, poder expor na sua terra e dar a conhecer aos seus conterrâneos algumas das peças da sua numerosa colecção. Durante cerca de quarenta minutos explicou aos presentes para que serviam e como se usavam os diversos instrumentos, tendo contextualizado historicamente cada um deles.
Esta colecção, fruto da pesquisa e muita dedicação de Joaquim Pinto, foi iniciada há cerca de 30 anos e é considerada, dentro do seu género, uma das mais completas do mundo, estando disponível na Net, em forma de museu digital. “As peças aqui expostas servem também para mostrar a evolução do ofício de barbeiro ao longo dos tempos. Antigamente este profissional fazia pequenas cirurgias e curativos e era ele que tirava, tratava e fazia a limpeza dos dentes. Em séculos passados, havia também barbeiros ambulantes, que andavam de terra em terra a oferecer os seus serviços, que chegavam a incluir sangrias, aluguer de sanguessugas, vendas de raízes e benzeduras para os males do espírito”, contou Joaquim Pinto no decurso da visita à exposição.
 Joaquim Pinto nasceu na freguesia de S. Martinho de Mouros, em 1942, onde viveu até aos 18 anos. Aqui tratou das terras, guardou gado e chegou a ir ao Douro carregar cestos vindimos. Aos 24 anos teve o primeiro emprego numa barbearia, o seu sonho de sempre, que lhe adveio do contacto com um tio, barbeiro em S. Martinho de Mouros. Em 1976, com 34 anos, instalou-se  por conta  própria, primeiro com o irmão e depois sozinho, no Centro Comercial Apolo 70, em Lisboa, onde transformou o salão Pinto’s Cabeleireiros numa referência nacional nas artes de bem pentear e cortar cabelos. 
 *Notícia publicada no número de Abril de 2011