terça-feira, maio 24, 2011

Alunos do 9.º ano do Externato D. Afonso Henriques participaram na I Jornada de Museologia em Resende*

No dia 21 de Maio, Sábado, realizou-se no Auditório Municipal de Resende a I Jornada de Museologia em Resende subordinada ao tema "A importância dos museus locais e regionais".
A iniciativa, numa organização da Câmara Municipal de Resende, contou com a presença do Dr. António Nabais (Presidente da Assembleia da APOM – Associação Portuguesa de Museologia e Professor Universitário de Museologia), Dr. Agostinho Ribeiro (Director do Museu de Lamego) e Dr. Arménio Vasconcelos (Director do Museu de Território do Vale do Paiva).
No âmbito da disciplina de Educação Visual, mais concretamente no seguimento do trabalho anteriormente desenvolvido no Museu Municipal de Resende, que consistiu numa visita diferente ao museu, onde os alunos puderam passar mais tempo a observar as peças desenhando-as, foram convidados a participar na jornada, por forma a ficarem a conhecer melhor o conceito de "Museu".
Os alunos do 9º Ano (Ana Beatriz, Henrique, Pedro, Rui Fernandes, Ana Raquel, Afonso, Sandra, José Sabença, Duarte Ramalho e Miguel Saraiva) foram exemplares na participação, demonstraram o sentido de responsabilidade e educação a que todos estamos habituados no Externato.
Foram várias vezes elogiados pelos oradores pela sua presença na jornada e pelo seu interesse na preservação da identidade cultural de Resende.
Estes alunos contribuíram de forma exemplar pelo interesse que demonstraram em participar na actividade, uma vez que esta se realizou num sábado e colheram um pouco mais de cultura, ferramenta indispensável para quem o estudo não é apenas um pretexto para ir á escola.
*Texto do Prof. José Vicente