terça-feira, abril 19, 2011

Inauguração da exposição de peças de barbearia e cabeleireiro da colecção de Joaquim Pinto

 

 É uma exposição muito peculiar, diferente daquelas que normalmente preenchem o espaço do Museu Municipal de Resende. Isto mesmo foi vincado no acto inaugural pela Vereadora da Cultura, Prof. Dulce Pereira, que realçou o valor e a riqueza das peças como espólio da memória das diversas actividades desenvolvidas pelos barbeiros e como espelho da evolução dos utensílios utilizados ao longo do tempo por estes profissionais. “Os visitantes e em especial os alunos das nossas escolas irão ter oportunidade de ter aqui uma verdadeira lição de história, aprendendo, por exemplo, que antigamente os barbeiros também faziam pequenas cirurgias e tratavam e tiravam os dentes”, referiu. Joaquim Pinto manifestou grande satisfação por poder expor o resultado da paixão de 30 anos aos seus conterrâneos. “De todas as exposições, esta, que é a trigésima, é a que mais me enche de alegria. Não há palavras que exprimam o que sinto pelo acolhimento da Sra. Prof. Dulce Pereira, Vereadora da Câmara Municipal, e da Dra. Carla Vicente, Técnica neste Museu, e pela presença dos meus filhos e netos e de tantos amigos”, disse emocionado.
A inauguração teve a presença de muitas pessoas, entre as quais vários clientes e amigos que se deslocaram de diversos pontos do país. Da vida política local compareceram Maria Teresa Pais Duarte dos Santos, Presidente da Assembleia Municipal, Dulce Pereira, Fernando Teixeira e Albano Santos, Vereadores da Câmara Municipal, e Manuel Chaves, Presidente da Junta da Freguesia de Paus.
Joaquim Pinto explicou demoradamente para que serviam os diversos artigos expostos e como se utilizavam, contextualizando-os na respectiva época.
A exposição irá estar patente ao público até 22 de Maio. Vale a pena visitá-la. Fiquei deveras surpreendido, pois é totalmente diferente tomar contacto com um objecto digitalizado e ao vivo.
Joaquim Pinto, nascido em S. Martinho de Mouros, dirige o salão Pinto’s Cabeleireiros, no Centro Comercial Apolo 70 em Lisboa, considerado uma referência a nível nacional nas artes de bem pentear e cortar cabelos. Não esconde as suas origens humildes. Amigo da sua terra, é com orgulho que puxa conversa com os seus clientes sobre Resende.