terça-feira, agosto 24, 2010

Hábitos de Verão (1): Visita a Lamego

Não falho uma visita a Lamego por alturas das festas de Nossa Senhora dos Remédios ou em data próxima. O meu avô paterno era de lá originário, tendo aí nascido o meu pai e tios. Aí se estabeleceram a tia Antoninha e o tio António Sousa. Aí continuam a viver alguns primos. Aí fiz o antigo 5.º e 7.º anos. Aí casei.
Aí vou sempre com emoção. Este ano, teve de ser a 20 de Agosto, data um pouco distante do início das festas de Nossa Senhora dos Remédios, que começam oficialmente no próximo dia 26. O programa integrou uma visita ao Santuário, jantar e passeio pela cidade.
Era bom que o Santuário tivesse afixado o horário de abertura e encerramento e o programa religioso.
O repasto (designação bem apropriada) foi uma revisitação de uma antiga casa de pasto, situada na Rua Virgílio Correia, 68 (atrás da Sé), que conheci bem nos finais dos anos sessenta, agora transformada num pequeno restaurante e que mantém o nome do antigo proprietário "Casa Filipe". Dedica-se à gastronomia regional, que serve com simplicidade, mas bem. Comemos cabritinho assado no forno, acompanhado de batatas grelhadas, que recomendo. O preço médio anda à volta dos 10/12 euros.
Constatei que, tal como antigamente, no Verão, os lamecenses continuam a sair e a passear após o jantar.