
domingo, fevereiro 28, 2010
Rui Rebelo e Sandro Lage demitem-se do cargo de treinadores do Resende

sábado, fevereiro 27, 2010
O diabo do poder
A tentação maior da Igreja é a do poder: poder social e político, controlo das consciências, imposição das suas normas aos não crentes, aceitação de uma religiosidade mágica e milagreira...
"A última tentação de Cristo", na cruz, não foi, como sugeriu M. Scorsese, casar com Maria Madalena, mas descer da cruz. Não cedeu. Deus não livra da finitude nem, consequentemente, da morte.
Assim termina o artigo de Anselmo Borges, publicado hoje no DN, que pode ler aqui.
sexta-feira, fevereiro 26, 2010
Montaria ao javali na serra de Montemuro
quinta-feira, fevereiro 25, 2010
Notícia relativa à homenagem a Mons. Carlos Resende


segunda-feira, fevereiro 22, 2010
Exposição sobre Caldas de Aregos na Escola Secundária

domingo, fevereiro 21, 2010
Discurso de homenagem a Mons. Carlos Resende
sábado, fevereiro 20, 2010
Haiti. Onde estava Deus? (2)
Assim termina a crónica semanal de Anselmo Borges no DN de hoje, que pode ser lida aqui.
sexta-feira, fevereiro 19, 2010
Flor Silvestre

Cinema no Auditório Municipal de Resende
quarta-feira, fevereiro 17, 2010
segunda-feira, fevereiro 15, 2010
Carnaval em Paus
Não teve a presença de vedetas brasileiras nem artistas de telenovelas. Não teve apoios institucionais nem patrocínios. Não organizou um programa de ensaios, para que nada falhasse.
Ainda tenho bem presente um Carnaval da minha infância em Paus, em que uma comadre percorreu a freguesia num carro de vacas, invectivando, descobrindo carecas ou dirigindo verrinosas críticas a quem se foi pondo a jeito. "Cus novos" eram frequentes e até obrigatórios. Bailes abundavam por Fazamões e Córdova.
O tempo, ontem, estave frio. Mas a animação foi muita. Às 14h15, um grupo começou a percorrer algumas aldeias da freguesia numa camioneta de caixa aberta, a recordar e a animar a malta, "puxando-os"para a trupe. Por volta das 15h00, iniciava-se o cortejo, a partir dos Carvalhos rumo à sede do rancho, cada qual primando com o melhor traje, adereços e máscaras. A primeira a comparecer veio do Hospital, desempenhando o papel de uma jovem mãe, com um bebé postado num carrinho e já "prenhe" de outro (o Abílio é sempre um grande folgazão!). Mas a grande vedeta, vestida a preceito e muito luxuriosa, foi a noiva. Não faltaram pretendentes ao Rogério...
Às 15h30, deu-se início ao convívio, com o animador e artista convidado, Helder Mariano. O número de participantes superou as 250 pessoas, tendo comparecido gente das freguesias vizinhas (Felgueiras, S. João de Fontoura e S. Martinho de Mouros).




Momento alto foi a queima da comadre e do compadre, cujo início propagador do fogo teve lugar nas "partes baixas".
Seguidamente, teve lugar um lauto lanche. Ninguém precisou de jantar. E ainda cresceu muita comida. Depois, veio mais música. E muitos cus novos, como antigamente. Por volta das 20h00, terminou este Carnaval.
Como se diz em Paus, foi uma festa bonita, cujos organizadores estão de parabéns.
Neve em Montemuro
domingo, fevereiro 14, 2010
Domingo gordo
Seminário de Resende festejou padroeira
Casa do FCP organiza baile de Carnaval
O lema é: "Traz a tua máscara e vem divertir-te".
Desfile de Carnaval dos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Resende
Escolas de Resende efectuaram desfiles de Carnaval
Por sua vez, alunos da Escola Secundária D. Egas Moniz organizaram uma festa nesse dia, com início às 21h30, com a presença dos DJ Pedro Costa e Revolução, tendo os interessados pago "2 máscaras".
sábado, fevereiro 13, 2010
Haiti. Onde estava Deus? (1)
Não há palavras suficientes e sobretudo suficientemente fortes para descrever a tragédia do Haiti: mais de duzentos mil mortos, mais de um milhão de desalojados, fome, pilhagens, órfãos sem conta, rapto de crianças, o desabar de um resto de Estado, o buraco negro e roto do futuro... O horror pura e simplesmente!
E muitos, alto ou lá no íntimo, gritaram: Onde estava Deus, onde está Deus no Haiti? A pergunta constantemente repetida ao longo da História: Onde estava Deus no Gólgota?, onde estava Deus no terramoto de Lisboa, no tsunami da Indonésia?, onde estava Deus em Auschwitz?...
Assim começa a reflexão de Anselmo Borges sobre tema em epígrafe, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.
sexta-feira, fevereiro 12, 2010
quinta-feira, fevereiro 11, 2010
Notícias acerca das músicas de S. Cipriano e da Casa de Resende em Sintra
terça-feira, fevereiro 09, 2010
Montaria em Paus organizada pela Associação de Caçadores das Quelhas/Barrô
Os javalis, com poiso habitual na área à volta de Fazamões, Origo, Moumiz, Forjães e Barraca estiveram na mira de uma montaria organizada pela Associação de Caçadores das Quelhas/Barrô, no passado sábado. Cento e doze monteiros e sete matilhas (cerca de 240 cães, devidamente treinados e preparados) estiveram em "pé de guerra" nesta vasta encosta, com resultados muito positivos, já que foram abatidas nove reses. As "hostilidades" tiveram início às 12h30, tendo terminado às 15h30.
A organização, preparação das operações e outras formalidades tiveram lugar na sede da Associação de Caçadores (uma antiga escola primária), próxima da igreja matriz de Barrô, das 08h00 às 11h30.
Os bichos foram leiloados após um jantar retemperador, tendo os preços dos mesmos oscilado entre os 120 e 225 euros.
Havia caçadores do concelho, mas a maioria era proveniente de Lamego, Régua, Castro Daire, Cinfães e região da Grande Porto. Refira-se que o preços das inscrições foi de 30 euros para os sócios, 40 euros para residentes das áreas geridas pela Associação de Caçadores e de 40 euros para os restantes. Mas as despesas foram muitas: serviço de duas refeições, pagamento de 7 matilhas (com o custo de 300 euros para cada uma delas), licenças...
Desta grande jornada será dado conta no próximo número do Jornal de Resende.
segunda-feira, fevereiro 08, 2010
Externato D. Afonso Henriques – Resende organizou conferência sobre Violência Escolar.
Para além da presença de todos os alunos do 3.º Ciclo, marcaram presença Auxiliares da Acção Educativa, Professores, e alunos do Ensino Superior de vários pontos dos Distritos de Viseu e Vila Real.
Várias Entidades fizeram-se representar, nomeadamente a Vereadora do Pelouro da Educação e Cultura da Autarquia de Resende; Director da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Álvaro Bonito; Coordenador da Equipa de Apoio as Escolas Douro Sul, César Carvalho e o Director Pedagógico do Externato D. Afonso Henriques, Pe. José Augusto Marques, que deu as boas vindas a todos os presentes.
No final da Conferência, o responsável pela ESTGL Álvaro Bonito, que ofereceu a todos os alunos T-shirts, Pin`s e pulseiras alusivos ao tema abordado.
Artigo elaborado por Aquilino Rocha Pinto

Da esquerda para a direita:
- Dr.º César Carvalho, Coordenador da Equipa de Apoio as Escolas Douro – Sul;
- Prof. Dulce Pereira, Vereadora da Educação e Cultura da Autarquia de Resende;
- Pe. José Augusto Marques, Director Pedagógico do Externato D. Afonso Henriques;
- Dr.º Álvaro Bonito, Director da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego;
- Prof. Doutora Paula Santos, Docente da ESTG Lamego.
domingo, fevereiro 07, 2010
Carta demolidora ao Papa
Começa assim o artigo de Anselmo Borges, publicado ontem no DN, que pode ler aqui.
sexta-feira, fevereiro 05, 2010
quinta-feira, fevereiro 04, 2010
Montaria ao javali
quarta-feira, fevereiro 03, 2010
Corta - Mato Escolar do Município de Resende contou com a presença do atleta Vasco Azevedo, vencedor da Maratona de Lisboa, 2009.

Os alunos marcaram presença numa prova muito participada e disputada, num ambiente saudável e de convívio entre os alunos das várias Escolas do Concelho.
(Apontamento elaborado a partir da notícia remetida pelo Prof. Aquilino Ribeiro Pinto, coordenador do Desporto Escolar do Externato D. Afonso Henriques)
terça-feira, fevereiro 02, 2010
Rapaz de Moumiz morreu por intoxicação
O corpo do acidentado encontra-se na capela de Moumiz, realizando-se o funeral amanhã.
Morte estranha em Moumiz
segunda-feira, fevereiro 01, 2010
À Lareira
Onde se faziam os deveres da escola? A um canto da casa, ao frio. Ou na semi-escuridão da cozinha, cheia de fumo. A maioria das casas só oferecia um pequeno espaço vital, de sobrevivência, para os seus elementos. Mesmo com chuva ou frio, as crianças ansiavam pela liberdade, que as eiras ou alpendres lhes ofereciam. Eram as aulas práticas do estudo do meio, onde se aprendia a realidade da lei do mais forte e se exercitava a necessidade de alianças, em consonância com as regras do comportamento social símio.
A lareira de hoje desencadeia um ritual e enquadra uma estética. Onde se vive devagar, se aproveita cada momento, em contraponto com constrangimentos e medos e com a canga da nossa cultura e

Nas noites mais longas de Inverno, cada lenho aceso pode ser uma sarça ardente, a demanda da Palavra balbuciada pelo Silêncio, aconchego de místicos, inspiradora de poetas, músicos, pintores e outros artistas. Aquela que no recato redime e liberta.
Teatro de Montemuro com lotação esgotada em Coimbra
O espectáculo Saloon-Yé-Yé do Teatro de Montemuro, com sede em Campo Benfeito, esgotou a lotação das duas sessões (dias 29 e 30 de Janeiro) em Coimbra, no espaço do Teatro da Cerca de S. Bernardo.
A digressão continua no Porto (Teatro Helena Sá e Costa, nos dias 19 e 20 de Fevereiro) e Lisboa (Teatro da Comuna, nos dias 26, 27 e 28 de Fevereiro).