No anfiteatro natural do vale de Paus, irá decorrer, no próximo domingo, o festival de folclore com a qualidade que o rancho local já nos habituou.
Como aperitivo, na véspera, haverá uma sessão de cantares ao desafio e fado de Coimbra.
Palavras e afectos em torno de Resende
Ocorreu ontem, no seu máximo esplendor, a noite de lua cheia de Agosto. Hoje, fonte de inspiração e de magia, outrora, causa de perplexidades e de medos.
Integrada na Sinfonia de Sabores (iniciativa puco publicitada), que envolveu os Municípios de Baião, Cinfães e Resende, cerca de duzentas pessoas assistiram, ontem à noite no Largo da Feira, à actuação dos grupos feminino e masculino da Tuna Académica do ISMAI (Instituto Superior da Maia).
Vale sempre a pena desfrutar das águas límpidas do rio Cabrum junto à ponte da Lagariça, lanchar por aquelas bandas e ver ali ao lado os moin
hos a funcionar, relembrando tempos antigos.
Desloquei-me ao festival de folclore de Cárquere com a intenção de, no final, visitar a respectiva igreja na companhia de um cidadão italiano, de férias no nosso concelho. Infelizmente, estava encerrada. No local, bem procurei uma indicação do endereço ou telefone do detentor das chaves deste monumento nacional. Em vão.
Com o tempo e em local convidativos, realizou-se no passado domingo, com início às 15h, o XX Festival de Folclore, organizado pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere, considerado um clássico do género no concelho, já com provas dadas. Neste ano, repetiu-se a qualidade. Em representação de várias regiões do país, apresentaram-se em palco, para além do grupo organizador, 5 ranchos. O prometido agrupamento de Itália não compareceu por motivos não totalmente convincentes.
Como vem sendo hábito, quem quiser apreciar duas bandas de música a tocar à desgarrada desloca-se à festa de S. Romão. No passado domingo, cumpriu-se a tradição. Das 15 às
20 horas, as músicas de S. Cipriano "A Nova" e "A Velha", das mais conceituadas da região, deliciaram a numerosa assistência. Tinham a "lição" bem preparada e afinada, pois, na véspera à noite, já tinham actuado na sua freguesia, no âmbito da festa do Senhor dos Aflitos.
Abriram ao público, no passado dia 14, as piscinas municipais de Caldas de Aregos. Os resendenses e visitantes têm a partir de agora mais uma oportunidade de lazer nos meses de Verão.
O arranque da festa em honra de Sta. Luzia já teve lugar no passado dia 5 com o hastear da bandeira e uma sessão de fogo de artifício. A música também tem ecoado ao longo da semana na povoação.
Decorreu, no sábado, o XXI Festival de Folclore, organizado pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade. Actuaram os seguintes grupos: Rancho organizador, Rancho Folclórico Regional da Laborânea-S. João da Madeira, Grupo Regional da Pampilhosa do Botão-Mealhada, Rancho Típico de Alvorge-Ansião e Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte-Loulé (Algarve).

