sexta-feira, abril 20, 2007

Grupo Coral de Resende (3.ª parte)

Perguntas e Respostas

O que se entende por coro?
É o conjunto de cantores, agrupados de modo que cada parte da composição é cantada não por uma voz solista, mas por um ou mais naipes, geralmente quatro (soprano, contralto, tenor e baixo), podendo cada um desdobrar-se (1.º e 2.º sopranos ou 1.º e 2.º tenores, por exemplo).

E música a cappella?
É música vocal sem acompanhamento instrumental. É um termo italiano que, traduzido para português, significa “como na capela”, pois nos primórdios da Igreja, nos locais de culto cantava-se sem acompanhamento de instrumentos musicais. Refira-se que a Capela Sistina nunca teve instrumentistas ao seu serviço.
O canto gregoriano é um exemplo de canto a cappella, assim como a maioria das músicas sacras renascentistas.

Quantos elementos têm o Grupo Coral de Resende?
Sempre regidos pelo mesmo maestro, o coro tem tido, ao longo dos seus 15 anos de existência, cerca de 40 elementos, com predominância ligeira do género feminino. Há gente de todas as idades. Actualmente, variam entre os 17 e os 65 anos.
Em casa do maestro alinham todos pelo mesmo diapasão, já que a esposa e as duas filhas são membros entusiastas do coro, para além de outros familiares.
Convém referir que cerca de 50 elementos já passaram pelo grupo, tendo sido forçados a desistir por motivos alheios à sua vontade.

Onde e quando ensaiam?
Por acordo estabelecido com a Casa do Povo de Resende, os ensaios têm lugar nas instalações desta instituição, às quintas-feiras pelas 21h30.

Contacto:
Grupo Coral de Resende
4660 Resende
Telefone: 969 788 998
E-mail: grupocoralresende@sapo.pt
Endereço do website: http://www.grupocoralresende.com.sapo.pt/