quarta-feira, abril 18, 2007

Grupo Coral de Resende (1.ª parte)

De um desafio ocasional, lançado há 15 anos, a possíveis interessados para integrar um curso de iniciação musical no âmbito da educação extra-escolar, nasceu um grupo coral, hoje bem consolidado e de inegável qualidade artística*.

Origem
À semelhança do que aconteceu noutros municípios, foi criada, na década de oitenta, a Coordenação Concelhia de Resende da Extensão Educativa com o objectivo de combater as altas taxas de analfabetismo. Através da implementação de cursos de alfabetização e escolarização de jovens e adultos, chamado ensino recorrente, foi-lhes possibilitado, desta forma, a aquisição de diversos níveis de ensino. Simultaneamente, foram também promovidos cursos sócio-profissionais, como cantaria, olaria, bordados e outros, reabilitando e preservando artes e saberes cultivados com mestria na região. Foi neste contexto que surgiu o projecto de lançar um curso de iniciação musical no início de 1991, aproveitando a qualificação e a competência na matéria de Luís Manuel F. Pinto.
Afixaram-se, para o efeito, cartazes nos cafés da vila, tendo o número de interessados ultrapassado todas as expectativas. A admiração invadiu o “Cova Funda”, poiso habitual dos dinamizadores do projecto. A selecção dos candidatos decorreu numa sala da Câmara Municipal, tendo o curso arrancado em Fevereiro de 1991. Os participantes foram sempre muito assíduos, demonstrando um interesse contagiante pelas actividades. Após o seu término, tornou-se imperioso prosseguir com a dinâmica então criada, dando-se corpo a um projecto que se foi enraizando ao longo da formação, através da constituição de um grupo coral, que viria a efectuar sua apresentação ao público, em 21 de Setembro desse mesmo ano, no salão dos bombeiros.

Maestro
Luís Manuel Almeida Matos Ferreira Pinto vive e respira música desde que nasceu. Além do bandolim, que aprendeu com o pai e executa desde os 6 anos, toca também piano, viola, acordeão e cavaquinho. Aprofundou os seus dotes musicais nos seminários de Resende e Lamego, que frequentou durante oito anos, onde teve grandes mestres, tendo pertencido à banda do seminário maior.
Foi professor de música na escola preparatória de Resende, actualmente denominada escola do 2.º ciclo do ensino básico, onde ensinou piano e viola. Ministrou cinco cursos de iniciação musical no âmbito do ensino extra-escolar. Fundou e dirigiu o Grupo Cénico e Folclórico do Enxertado, entretanto extinto. Dirigiu também os coros litúrgicos do Enxertado e da igreja matriz de Resende.
Profissionalmente, executa outra música, embora também lide com notas. É actualmente sub-gerente de uma agência bancária na Régua.
*Artigo publicado, em Fevereiro, no Jornal de Resende