quarta-feira, setembro 13, 2006

Passeio de barco

No passado sábado, tivemos oportunidade de experimentar com duas famílias amigas de Coimbra (12 pessoas, no total) o passeio de barco, no percurso de Porto de Rei à Régua.
Tivemos, assim, o ensejo de conhecer e desfrutar do início do Douro vinhateiro, sob uma perspectiva diferente, em barco familiar e muito confortável da empresa "Amadeu & Leonel-Actividades Turísticas, Lda.", sediada em Resende, que organiza passeios e viagens, sendo também proprietária das "gaivotas" de Porto de Rei, esperando "introduzi-las" também proximamente no parque fluvial da Rede.
O Sr. Amadeu, natural de Anreade, que aposta turisticamente na nossa terra, fez as honras da casa, de forma extraordinariamente simpática. Sempre oportuno nas suas "tiradas" divertidas, direccionadas aos mais novos, e nas explicações relacionadas com a paisagem, monumentos, cheias do rio e variedades písceas do Douro. No meio do percurso da ida, fomos brindados pelo Sr. Amadeu e simpática esposa com um Porto e cavacas de Resende (fresquinhas e ensopadas), que todos adoramos.
A paisagem de Barrô, Penajóia e Mesão Frio, vista do rio, integrando vinha, pomares de cerejeiras e outras árvores, arbustos e grandes formações de granito, é deslumbrante.
O Douro é um monumento da natureza e uma epopeia do sacrifício do homem. Por isso, neste percurso, muitas vezes o silêncio se impôs.
Em resumo, foi uma jornada de convívio e de cultura inesquecível, de cariz familiar, que só uma embarcação destas permite.
Contactos da "Amadeu & Leonel": telef. 254 878 069 e mail: amadeu.leonel@sapo.pt