terça-feira, março 10, 2015

RESENDE CELEBROU DIA DA MULHER: Caminhada solidária e jantar convívio assinalam data

Mais de uma centena de pessoas participaram nas comemorações do Dia Internacional da Mulher que o Município de Resende assinalou, no dia 7 de março, com a realização de uma caminhada e de um jantar convívio.

As Vereadoras da Cultura e da Ação Social, Sandra Pinto e Maria José Dias, que participaram nas atividades, afirmam que esta iniciativa “pretende sensibilizar os munícipes para o fim da marginalização das mulheres, num país onde perante a lei não existe qualquer diferença entre homens e mulheres, mas na prática e na realidade ainda persistem muitos preconceitos relativos ao papel da mulher na sociedade”.

A caminhada solidária, cujo valor da inscrição (3,00 euros) reverteu a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, iniciou-se em frente ao edifício da Câmara Municipal e percorreu os seguintes locais: Corvo,  Massas, Vinhós, Cimo de Resende, culminando no Parque Urbano da Vila de Resende com um lanche convívio oferecido pelo Município, para todos os participantes recuperarem a força depois de um percurso exigente em termos físicos.

Pelo caminho e, ao passar junto ao Museu Municipal, ainda houve tempo para assistir à inauguração da exposição de pintura “Mulheres” da autoria da artista plástica Maria Guia Pimpão que vai estar patente até ao dia 3 de maio de 2015. Assim, todos os participantes tiveram oportunidade de observar 24 obras de arte em acrílico sobre tela que desvelam o mote da exposição “A Mulher”, destacando-se pelas suas texturas, tons quentes e traço forte.

À noite decorreu o jantar convívio num restaurante local, onde o Presidente da Câmara Municipal, Garcez Trindade, e o Vereador do Ambiente, Albano dos Santos, distribuíram uma flor a todas as mulheres. O jantar foi precedido por uma conferência subordinada ao tema “Igualdade de Género”, proferida por Fernando Bessa, professor na UTAD, que despertou o interesse do público presente na iniciativa. No final, a animação musical convidou à dança.

 Notícia remetida pelo  Gabinete de Comunicação e Imagem da CM de Resende