sexta-feira, setembro 05, 2014

Paróquia de Paus festejou Bodas de Prata Sacerdotais do Padre António Oliveira Madureira Loureiro

O Padre António Loureiro, actualmente pároco de Paus e capelão militar, foi ordenado sacerdote em 12-08-1989, tal como os seus colegas Padres Aniceto da Costa Morgado,   João António Pinheiro Teixeira e José  Augusto de Almeida Marques. Face ao desejo de os seus paroquianos lhe quererem prestar uma singela homenagem por ocasião dos 25 anos da sua ordenação sacerdotal, o Padre António Loureiro foi sempre inviabilizando tal iniciativa. Mas foi finalmente convencido pelo amigo  Padre José António Magalhães Rodrigues, natural de Paus, a quem se juntou um pequeno grupo de pessoas em resposta ao seu apelo, formando uma comissão ad hoc
A festa e a homenagem decorreram ao longo e na sequência da missa solene, que teve lugar no passado dia 24 de Agosto, concelebrada pelo Padre José António Magalhães, grande dinamizador da iniciativa, como referido, e que foi o porta voz dos sentimentos dos presentes junto do homenageado. O Padre Loureiro foi surpreendido com um arco de palmeiras, tendo entrado na igreja debaixo do pálio.  Pouco depois, uma menina subiu ao altar para lhe oferecer um ramo de 25 rosas. No ofertório, de grande simbolismo, foram sendo apresentados uma pequena pedra, um ramo de erva cidreira, uma broa de pão e um cordeirinho, cujo significado foi sendo explicado aos presentes. 
Como prenda, foi-lhe oferecido um relógio. 
O Sr. Padre Loureiro, embora fosse afirmando que não era "muito destas coisas", de "homenagens",  sentiu-se tocado por esta festa tão genuína. No fim da celebação, deslocou-se para a saída principal da igreja, onde falou e deu um abraço a cada um dos presentes.