quarta-feira, julho 09, 2014

RESENDE CELEBRA 500 ANOS DE FORAL: Abertura das comemorações no dia 16 de Julho

O Município de Resende assinala, no dia 16 de julho, os 500 anos de foral Manuelino de Resende, com uma noite de atividades culturais.

Do programa das celebrações consta um encontro evocativo anunciado para as 21h00, em frente aos Paços do Concelho, onde se procederá à abertura oficial das comemorações, seguindo-se um desfile com convidados trajados à época, em direção ao Auditório Municipal, onde decorrerá um concerto de música renascentista pelo grupo Voz Chordae, um grupo de voz e cordas friccionadas que aborda o repertório desde a época medieval ao século XX.

Seguir-se-á uma tertúlia subordinada ao tema “Resende - 500 anos de foral, 1000 anos de história”, com a participação de Maria Alegria Marques, Professora Catedrática na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e especialista em tempos medievais, e de Joaquim Correia Duarte, licenciado em Ciências Históricas na Universidade do Porto, autor de diversas publicações históricas, sobretudo com incidência na região de Resende, sendo que ambos são membros da Academia Portuguesa de História.

Em 16 de julho de 1514, D. Manuel I outorga a 1.ª Carta de Foral ao concelho de Resende, também designado de Foral Novo, este era um documento de grande importância na época para as povoações, já que continha as normas do direito público da sociedade quinhentista resendense, determinando os direitos e deveres das pessoas, estabelecendo impostos e contribuições, consagrando, assim, a sua autonomia municipal.

Para além de Resende, os extintos concelhos de Caldas de Aregos e S. Martinho de Mouros tiveram as suas Cartas de Foral renovados pelo Rei D. Manuel I em 1513, sendo de referir que o Município conseguiu salvaguardar na sua posse os três documentos originais com 500 anos de História. Com o seu texto iluminado, regista os vistos das várias correições que foi sofrendo ao longo dos tempos até à sua vigência. Os três documentos estão em exposição permanente no Museu Municipal de Resende onde poderão ser observados.

O Gabinete de Comunicação e Imagem da CM de Resende
08 de julho de 2014