terça-feira, julho 22, 2014

Feira de S. Cristóvão

Produtores de Gado recebem incentivos em Resende
162 animais premiados na tradicional Feira de S. Cristóvão

O Município de Resende dá continuidade à tradicional Feira de S. Cristóvão, na freguesia de Felgueiras, que se realiza todos os anos no dia 25 de julho, onde, pelas 12h00, o Presidente da Câmara Municipal, Garcez Trin dade, vai proceder à entrega dos incentivos aos produtores de gado de raça arouquesa.

Este ano vão ser atribuídos prémios a 162 animais, correspondendo a um total de 16.200,00 euros em incentivos, de acordo com as Normas Reguladoras de Atribuição e Incentivos à Criação de Gado Tradicional, que atribui por uma única vez e por animal, um prémio de 100,00 euros aos produtores proprietários de Raça Arouquesa, com seis ou mais meses de idade, até ao limite de 30 meses, ou independentemente da idade, no caso de bovinos fêmeas reprodutoras, destinadas à reprodução do efetivo pecuário no concelho.

Em relação ao ano passado verificou-se um acréscimo de 21 animais premiados, sendo que no total são 67 produtores do concelho a receber os incentivos.

Do programa da feira consta, ainda, um Concurso Pecuário de Bovinos de Raça Arouquesa, a partir das 9h30, e respetiva entrega de prémios, às 13h30. Pelas 16h00 decorrerá uma mostra de bois.

Mas a festa inicia-se na noite de 24 de julho, a partir das 21h30, com uma noitada onde a Banda Projeto promete uma noite de grande animação e onde não vai faltar fogo de artifício.

É na Serra do Montemuro que a criação de gado bovino de Raça Arouquesa é mais relevante, local onde parte significativa da população, ainda, vive da agricultura e sobretudo da reprodução desta raça.

Com a atribuição destes incentivos pretende-se dar ganho na escala de produção de gado, promovendo uma das raças autóctones mais importantes da região de Entre Douro e Minho, contribuindo, desta forma, para a melhoria e dispersão de bovinos de raça arouquesa, isentos de doenças contagiosas.

O Gabinete de Comunicação e Imagem da CM de Resende
21 de julho de 2014