quarta-feira, abril 09, 2014

Apresentação da Peça de Teatro " A história de um papagaio", pela Universidade Sénior de Resende*

No próximo dia 13 de Abril, pelas 15h, no Auditório Municipal de Resende, os formandos da Universidade Sénior, do Rotary Clube de Resende, vão apresentar uma peça de Teatro de fantoches: " A história de um papagaio", esta peça destina-se a maiores de 6 anos, e terá entrada livre.
Participaram na construção desta peça os seguintes intervenientes: autoria e encenação Prof. Dulce Pereira, confeção de fantoches Prof. Lurdes Amaral e musica Prof. Carlos Francisco, e por último o grande contributo dos alunos da Universidade Sénior, que com muito entusiasmo aderiram a esta disciplina que foi pela primeira vez introduzida no plano curricular da Universidade Sénior.
A directora da Universidade Sénior, Dra Anabela Oliveira, enaltece o excelente trabalho realizado por todos os intervenientes, em especial os alunos, pois são eles que inspiram esta Universidade. Ainda sublinha que este projecto resulta de trabalho 100% voluntário, de todos os que colaboram na Universidade Sénior, aos quais agradece a prestimosa colaboração.
Sinopse:
António de Mascarenhas (senhor António para os amigos!) era um homem dado a grandezas. Mas a única riqueza que possuía era um papagaio que ele dizia ter trazido do Brasil. E agora via-se na necessidade de vender o animal se queria ter algum dinheiro. O que ele não esperava era a dificuldade que iria ter para o vender e o que iria acontecer ao papagaio.
O projeto da Universidade Sénior resultou de um lema que está implícito em todos os clubes Rotários “dar de si antes de pensar em si”. O Rotary Clube de Resende mobilizou-se nesse sentido, e em 9 de outubro de 2010 fez a abertura oficial da Universidade Sénior de Resende, com o apoio de diferentes entidades locais, nomeadamente a Câmara Municipal de Resende e Fábrica da Igreja da Paroquia de Resende. Com os mesmos propósitos, desde quando iniciou, a Universidade Sénior de Resende apresenta um curriculum baseado num projeto educativo e formativo, cultural, social e desportivo, que pretende dar importância ao meio envolvente e às vivências e desejos de cada um dos formandos, visando a melhoria da sua qualidade de vida, o combate ao isolamento e à exclusão social, através da educação. A Universidade Sénior destina-se adultos com idade igual ou superior a 55 anos, independentemente do seu nível de escolaridade. Todas as disciplinas lecionadas ao longo destes anos letivos têm vindo a ser dadas por professores voluntários, que partilham o seu tempo e os seus conhecimentos com esta população-alvo, sempre numa ótica de que a aprendizagem acontece e faz-se ao longo da vida. No ano letivo 2013/2014, de acordo com as necessidades e preferências dos alunos, aposta-se em disciplinas com uma componente mais prática; no voluntariado feito pelos próprios alunos; aposta-se também, numa variedade maior de atividades que complementam as disciplinas teórico-práticas, nomeadamente workshops, sessões de esclarecimentos e sensibilização, tertúlias, visitas de estudo, comemoração de dias, épocas festivas, danças salão, teatro, culinária, canto, reiki e acupuntura.
*Notícia elaborada e remetida pela Universidade Sénior de Resende