sexta-feira, março 28, 2014

Apresentação do livro "Caldas de Aregos: As Águas Milagrosas do Douro"

 Faz amanhã, sábado, uma semana, que decorreu no Auditório Municipal de Resende, a apresentação do livro em banda desenhada "Caldas de Aregos: As Águas Milagrosas do Douro", que será recordado como o grande evento cultural do concelho de Resende do ano de 2014. 
Os autores, Paulo Sequeira e Pedro Ferreira (textos) e José Vicente (ilustrações) deram conta do que foi o longo e laborioso  percurso da materialização em livro de um projecto constantemente a fervilhar de ideias e propostas. 
A apresentação esteve a cargo do Dr.Álvaro Bonito, Director da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, que enalteceu a qualidade e a  oportunidade do livro e o mérito e as marcas do empreendedorismo dos autores."Não é um compêndio de história, mas um livro (despretensioso e simultaneamente rigoroso) sustentado em investigação e factos históricos. É uma viagem visualizada e lúdica de Caldas de Aregos até aos  dias de hoje, constituindo um estímulo para que as Termas ganhem o estatuto que já tiveram no passado", referiu.
O Eng.António Borges disse que o meritório trabalho de Paulo Sequeira e Pedro Ferreira em prol de Caldas de Aregos pode ser apelidado como um verdadeiro apostolado. "A mensagem deste livro é de inquietude, em que a outra parte temos de ser nós a ocuparmo-nos dela", sustentou a dado passo.
Outro dos oradores foi o Dr. Telmo Pinto, presidente da cooperativa Dólmen, uma das entidades co-financiadoras do projecto, que se mostrou encantado com o resultado da obra, tendo dirigido um convite aos autores para que utilizassem a mesma metodologia num trabalho de outra envergadura, que abarcasse a região.
Por último, falou o actual presidente da Câmara Municipal de Resende, Dr. Garcez Trindade, que confessou ser este livro um dos poucos momentos de conforto nos  meses que leva de mandato,  "nesta altura atribulada de ataque do poder central ao poder local, em que nos querem levar tudo". 
Sem ninguém contar, a numerosa assistência foi surpreendida pela apresentação em audio-livro desta obra, que encantou toda a gente,  da responsabilidade de José António Pereira, jovem e brilhante estudante de Ciências de Comunicação da Universidade do Porto,natural de S. Martinho de Mouros.
Este é um livro que conta a história de Caldas de Aregos de forma criativa e excepcionalmente atractiva. Muito útil aos resendenses e a todos os que nos visitam. Parabéns e bem-haja ao Paulo Sequeira, ao Pedro Ferreira e ao José Vicente por nos terem presenteado com esta obra tão bem conseguida.