quinta-feira, março 29, 2012

Maioria PS da Câmara chumba proposta "Resende+Competitivo" apresentada pelos vereadores do PSD*

Na reunião ordinária da Câmara Municipal de Resende, realizada no dia 19 de Março, os vereadores do PSD (Prof. Joaquim Pereira e Enf. Elsa Rodrigues) apresentaram a proposta RESENDE + COMPETITIVO.
Esta proposta, do foro das políticas de desenvolvimento local, tem como objectivo central potenciar a ação estratégica concelhia de dinamização económica e social.
Conscientes da atual conjuntura, entendem que é fundamental reforçar a dinamização económica do concelho, cabendo à Câmara Municipal um papel agregador dos vários agentes e parceiros, na procura das melhores soluções para combater as contrariedades com que nos deparamos.
Neste pressuposto, a proposta RESENDE + COMPETITIVO está imbuída de um espírito empreendedor e proativo para ajudar a estimular a comunidade resendense. Pretende despoletar iniciativas empresariais geradoras de emprego e de valor, apoiadas numa rede alargada de parcerias para sustentação do projeto.
Cada vez mais, a estratégia de cada Município em matéria de crescimento económico, de emprego e de inovação tecnológica deve passar pela consolidação de projetos direcionados para a competitividade do tecido empresarial local.
A proposta RESENDE + COMPETITIVO apresenta vários objectivos, dos quais se destacam:
• Dinamizar a captação de Investimento;
• Criar emprego (fixação sustentada de pessoas);
• Apoiar novas realidades empresariais;
• Contribuir para a realização de sonhos pessoais de empreendedorismo e de negócio que sem apoio não serão possíveis;
• Apoiar o empreendedorismo, incluindo o micro-empreendedorismo e o autoemprego, nos sectores e atividades económicos estratégicas (agricultura, turismo e serviços), e ainda ligadas à inovação e à criatividade;
• Contribuir para o aumento do poder de compra concelhio;
• Combater os constrangimentos negativos da Interioridade;
• Estimular os recursos de “Origem Resende”, diferenciadores e de qualidade, criando valor económico, valorizando os nossos produtos endógenos;
• Promover uma certificação mais eficiente dos produtos endógenos;
• Implementar um serviço municipal de reconhecimento e acompanhamento de projetos estratégicos concelhios, que visem ou beneficiem de apoio do QREN;
Esta ação estratégica, alicerçada na proposta RESENDE + COMPETITIVO, visa o desenvolvimento de uma política integrada de apoio à dinamização económica de base local, concretizando-se no seguinte PROGRAMA DE AÇÃO INTEGRADO:
1. CRIAÇÃO DA “INCUBADORA DE EMPRESAS RSD”
Para edificar este projeto, propõe-se a criação de parcerias com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, junto de instituições de ensino profissional e superior (ES D. Egas Moniz/Escola Profissional de Resende, ESTGL/UTAD), Empresas e Associações Empresariais, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações de Desenvolvimento Local/Social e outras que possam enriquecer a proposta, tendo em vista a constituição da incubadora de empresas.
A incubadora de empresas será um espaço físico dotado de infraestruturas de apoio técnico e material, onde poderão ser desempenhadas atividades empresariais.
A proposta previa que a incubadora de empresas se pudesse instalar, preferencialmente, no antigo Quartel da GNR, património da CMR, valorizando a componente da requalificação urbana.
2. CRIAÇÃO DO GABINETE DE APOIO AO INVESTIDOR
Este gabinete terá como objectivos:
• Captar/Dinamizar o investimento gerador de valor e emprego;
• Apoiar aos agentes económicos do concelho ou os que se pretendam instalar em Resende, concedendo a colaboração necessária que estimule a sua implementação e sucesso;
• Promover a criação de um programa de incentivos de apoio local a microempresas e PME, com especial enfoque para o turismo, para agricultura e para os serviços;
• Assegurar o acesso aos mecanismos de financiamento da União Europeia, de apoio ao desenvolvimento local, facilitando o acesso, acompanhamento e monitorização de projetos públicos e privados aos diferentes instrumentos de apoio empresarial previstos no QREN
• Promover a formação específica em empreendedorismo para quem deseje criar um negócio.
3. CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DAS ATIVIDADES ECONÓMICAS
O Conselho Municipal das Atividades Económica será o órgão de consulta, concertação e estudo no domínio da política económica do município, participando, designadamente, na elaboração de planos e regulamentos municipais de cariz económico.
A composição do Conselho Municipal das Atividades Económica refletirá a representação das principais instituições ou agentes económicos locais, nomeadamente, organizações empresariais, sindicatos, centro de emprego, instituições de ensino e jovens empresários.
Poderão ser convidados a participar deste Conselho personalidades relevantes para os fins em vista, assim como representantes da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e de outras entidades pertinentes para a concretização e financiamento do programa.
4. CRIAÇÃO DO PORTAL ECONOMIA RSD
No mundo tecnológico e que vivemos não podemos ignorar as ferramentas de comunicação e divulgação que hoje estão disponíveis.
Desta forma, o Portal Economia RSD deverá incluir as áreas de informação económica, incentivos, criação de empresas, formação, promoção de negócios e oportunidades de emprego e mostra de serviços, produtos e empresas existentes.
Apesar de concordar com os princípios enunciados, a maioria socialista, não aprovou a proposta, remetendo-a para a “gaveta”.
O Vereador
Joaquim Rodrigo Pereira