segunda-feira, dezembro 29, 2008

Associação de Cinfães promove série de conferências sobre Serpa Pinto

Objectivo:A partir da mundividência do espaço social, geográfico, mental e histórico derivado do percurso biográfico do explorador, militar e político Alexandre Alberto de Serpa Pinto (1846-1900), nascido em Poldras/Tendais, a Associação Cultural Serpa Pinto, com sede em Cinfães, propõe a realização de conferências participativas subordinadas a várias temáticas, a realizar em locais distintos.
Período: Janeiro-Dezembro 2009. Últimos sábados de cada mês.
Locais: auditórios do Clube Literário do Porto / e da Casa da Cultura de Cinfães (alternadamente) e eventualmente em Lisboa a local ainda a designar.
Temas/áreas: Arte (Janeiro-Fevereiro), Sociedade (Março-Abril), Política Internacional e Diplomacia (Maio-Junho), Ecologia e Ambiente (Julho-Agosto), Interculturalidade e lusofonia ( Setembro-Outubro), História Contemporânea de Portugal (Novembro-Dezembro).
As comunicações propostas que se enquadrem nos objectivos acima referidos deverão ser entregues, até ao final de 2009, para publicação em formato impresso e ou digital, com ISBDN e possibilidade de distribuição internacional.
Para já aceitam-se propostas de comunicação oral até 15 de Janeiro de 2009, com a apresentação de um resumo que não deve exceder as 250 palavras, contactos do investigador/orador e identificação sumária e biográfica (linhas de investigação, universidade a que está ligado, trabalhos publicados, etc.). Estas deverão ser enviadas por email para
geral.acserpapinto@gmail.com.
Posteriormente cada investigador será contactado sobre as regras de apresentação das comunicações e referências sugeridas para a uniformização do conjunto dos textos a editar.
O júri constituído para a escolha das comunicações é constituído pelos seguintes elementos:
-Professora Doutora Ester Vaz, socióloga, professora no Eseig;
-Doutor Manzambi Vuvu Fernando, museólogo e investigador;
-Mestre Nuno Resende, Historiador.
Para mais informações consulte-se o site da ACSP:
http://sites.google.com/site/associacaoserpapinto/inicio/associacao/conferencias-do-gremio