segunda-feira, julho 07, 2008

X Festival da Canção do Concelho de Resende

Decorreu no passado sábado, dia 5, com início às 22h00, em S. Martinho de Mouros, o X Festival da Canção do Concelho de Resende. Estiveram em competição dez canções e seis intérpretes. "Eterno abraçar...", canção interpretada pela jovem Vânia Macedo, arrebatou o 1.º lugar. Por sua vez, Helga Teixeira conseguiu os 2.º e 3.º lugares com a interpretação, respectivamente, d' "O velho piano..." e "O que diz eco...".
O intervalo foi animado com o grupo de dança "As Luanas", de S. Martinho de Mouros.
Este evento, como sempre acontece, atraiu a esta vila inúmeras pessoas. Entre os convidados, contavam-se o Presidente da Câmara, Eng. António Borges, o Vice-Presidente, Silvano Moura, a Vereadora da Cultura, Prof. Dulce Pereira, o Vereador do Desporto, Eng. Fernando Teixeira, o Vereador António Marques e o Presidente da Junta, Fernando da Fonseca Pereira.
Este festival é uma organização da Irmandade de S. Francisco Xavier, tendo o apoio da Câmara Municipal de Resende e o patrocínio da Junta de Freguesia de S. Martinho de Mouros, Farmácia União e o produtor agrícola Rogério da Silva.
Refira-se que na base desta iniciativa está António José Almeida Fonseca (também conhecido por "Vintém"), Juiz da Irmandade, que não sabe nem pode viver sem a música. Além do domínio da guitarra portuguesa, trata por tu a viola, o órgão e o cavaquinho. Actualmente, é o maestro do Grupo Coral da Capela do Senhor do Calvário, dinamiza o conjunto musical Tom Vintém e Amigos, é o responsável pelo grupo de bombos Bom Mouros e integra o grupo Dourofado.