terça-feira, junho 16, 2015

Anselmo Borges em debate sobre liberdade e tolerância religiosa promovido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos

Fundação Francisco Manuel dos Santos promoveu iniciativa no último dia da Feira do Livro. Falou-se de fé, de vítimas e de diálogo.
O tema era a liberdade religiosa e a tolerância, e o padre Anselmo Borges foi direito à questão: pediu um minuto de silêncio "para lembrar os milhões de homens, mulheres e crianças que foram vítimas, e continuam a ser, das religiões, vítimas de terrores, mortos e impedidos de pensar livremente por causa das religiões".
Foi assim, cronometrado por ele próprio, o primeiro minuto da sua intervenção no debate "Liberdade e Tolerância: uma questão de fé?", que ontem, último dia da Feira do Livro de Lisboa, ali decorreu, promovido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Além de Anselmo Borges, padre católico, professor universitário e ensaísta, participaram também na iniciativa o líder da comunidade islâmica em Portugal, Abdul Vakil, e o escritor Bruno Vieira do Amaral.
Plateia e participantes juntaram-se no curto silêncio para as vítimas das intolerâncias religiosas, e Anselmo Borges explicou depois a sua visão de uma sociedade aberta ao pluralismo de crenças e fés, que, sublinhou, "deve ser assegurado pelo estado laico". O estado, disse, "tem de ser neutro para garantir a liberdade religiosa de todos".
Retirado do DN (link)
Nota: Na foto à esquerda encontra-se Abdul Varik e não David Munir