domingo, agosto 28, 2011

Inauguração do nicho em honra de Santo Amaro, em Anreade

 Teve lugar no passado domingo, dia 21 de Agosto, com início às 16h30, a cerimónia da bênção e inauguração do nicho em honra de Santo Amaro, na localidade do mesmo nome, em Anreade. Esta iniciativa é a concretização de um sonho antigo dos irmãos Rosário, capitaneados por Manuel Rosário, aqui nascidos e residentes em Sintra.  Desta forma, quiseram homenagear a sua terra, repondo um símbolo marcante de religiosidade e de identidade, pois em tempos idos aqui existiu uma capela em honra deste Santo, objecto de grande devoção.  Foi um evento muito participado, estando presentes os residentes da aldeia, muitos amigos dos irmãos Rosário, a viver em Resende e em Sintra, a que se associaram  o Presidente da Câmara Municipal, Eng. António Borges, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Dr. José Dias Gabriel,  e o pároco de Anreade, Padre Joaquim Correia Duarte.
Após a cerimónia religiosa da bênção da imagem de Santo Amaro, o Sr. Padre Joaquim contextualizou historicamente as origens da devoção das gentes da zona a Santo Amaro, realçou alguns dados relativos à existência da capela e traçou o perfil deste Santo, nascido em Roma no séc. VI, contemporâneo de São Bento e responsável pela introdução da Ordem Beneditina em França, sendo  recordado como protector de pessoas sofrendo de doenças de ossos, reumatismo e gota, cuja festa se comemora em 15 de Janeiro.
O Dr. José Dias Gabriel tomou a palavra para realçar a razão da sua presença nesta cerimónia, que se deve à longa amizade que o liga a Manuel do Rosário, desde os tempos em que "Anreade é a sua terra de adopção". Enalteceu as qualidades de bem-fazer e a generosidade de Manuel de Rosário em relação à Santa Casa da Misericórdia de Resende "à qual oferece o quantitativo correspondente às senhas de presença nas reuniões da Assembleia Municipal de Sintra de que é membro e à qual também  nunca  se esquece de fazer chegar anualmente  um envelope com um donativo, o que já fez este ano, fazendo o mesmo a muitas das instituições do concelho de Resende", referiu.
O Eng. António Borges proferiu um breve discurso, tendo afirmado que "este acontecimento que estamos a viver é importante, pois decorre num tempo de alguma desagregação, que começa a minar as pequenas comunidades; este nicho como afirmação  e testemunho de perpetuação  dos valores e das crenças das nossas gentes, projectando no futuro a sua identidade, é uma forma de fazer frente a esta situação".
Manuel do Rosário transmitiu  a sua satisfação pela concretização deste sonho, tendo agradecido ao seu cunhado, Fernando Pinto, a cedência do espaço para o nicho,  saudou a presença do Sr. Eng. António Borges, enaltecendo a obra "que está à vista de todos", e recordou a amizade que o liga ao Sr. Dr. Dias Gabriel e ao Sr. Padre Joaquim Duarte.
Refira-se que os presentes tiveram a oportunidade de ouvir o hino em honra de Santo Amaro, executado por elementos do Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade, com letra de Manuel  Rosário e música do Padre Joaquim Correia Duarte. 
Seguiu-se um lanche (porco no espeto e vários grelhados), aberto a todos os presentes, oferta dos irmãos Rosário.