terça-feira, dezembro 21, 2010

Regresso à escola: testemunho de uma aluna*

“Como não consegui arranjar trabalho quando terminei o 9.º ano de escolaridade na Escola Secundária Dom Egas Moniz, estive em casa, em S.Cipriano, até que me perguntaram se eu queria ir para o “Douro” trabalhar na vinha.
- Não pensei duas vezes, disse logo que sim!
A minha mãe achou que eu ia um dia e regressava no seguinte, porque não ia aguentar, mas enganou-se porque, quando se tem força de vontade, pode-se conseguir tudo.
Com a última vindima faz tês anos que ando a trabalhar na vinha. Faço sete dias por semana o trajecto de São Cipriano a Ervedosa do Douro para ir trabalhar. Levanto-me todos os dias, às 4:15h, para sair de casa às 4:45h. No tempo da vindima, começamos a trabalhar às 7:00h, tomamos o pequeno-almoço das 9:30h às 10:00h e depois vamos almoçar das 13:00h às 13:30h. Por fim, vamos trabalhar até às 16:00h, que é a hora de despegar do trabalho. No total, trabalho oito horas por dia, para poder ganhar 32,50€.
Há dias em que chegamos mais cedo a casa, há outros dias que chegamos mais tarde, porque nem sempre vamos todos juntos para o mesmo proprietário. Alguns colegas meus, às vezes, vão para mais longe e depois temos que estar à espera deles.
Por vezes, as condições atmosféricas não ajudam e eu não gosto quando chove na vindima, porque temos que andar a trabalhar com os fatos de chuva e chegamos ao final do dia todos molhados.
Chego a casa por volta das 18:00h, tomo banho a correr e preparo o saco para ir trabalhar no dia seguinte.
Há dias que ainda dá para comer alguma coisa antes de ir para a Escola, mas há outros que não.
Por volta das 19:00h, saio de casa para estar na Escola às 19:30h, altura em que já decorrem as aulas que começam às 19.15h.
O horário das aulas termina às 23:10h, mas os professores deixavam-me sair um pouco mais cedo, porque ao outro dia tenho que acordar cedo para ir trabalhar.
Pretendo concluir o 12.º ano porque, para além de ter mais formação, posso arranjar com mais facilidade trabalho na área que eu pretendo: ser auxiliar numa escola primária ou numa creche. Será uma forma, também, de ganhar um pouco mais, porque a qualidade de vida está cada vez mais cara e o desemprego aumenta de dia para dia.”
Sara Pereira, Turma EFA B2
*Retirado do último número do Jornal Dom Egas (link),  da Escola Secundária Dom Egas Moniz-Resende
Nota: É um testemunho que me impressionou, que deveria fazer reflectir alunos e professores desmotivados.