quarta-feira, maio 13, 2009

Juventude de Anreade é campeão da 3.º Divisão de Andebol e estudantes aprendem artes da olaria

A sagração do Juventeude de Anreade como vencedor da fase final do Campeonato Nacional da III Divisão de Voleibol, que se realizou recentemente no Pavilhão de Anreade, é um feito a assinalar.
Uma referência também para o workshop "Artes do Neolítico", dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos e secundário, que o Museu Municipal de Resende organizou. Através desta iniciativa, os participantes tomaram contacto com o barro, muito semelhante ao extraído pelos antigos oleiros na barreira de Montemuro. O workshop foi dividido em duas fases: numa primeira fase, sob orientação da ceramista Lurdes Gomes, os alunos procederam à modelação e decoração das peças de cerâmica de acordo com as técnicas praticadas no neolítico (bola e columbina + esgrafitagem); numa 2.ª fase, os alunos participaram na preparação da soenga para a cozedura do barro, acção orientada pelo Mestre Oleiro César Teixeira.
Acho que estas acções também devem servir para sensibilizar os jovens para que retomem a herança dos artistas do vale de Paus e de S. Martinho de Mouros. Esta será a maior homenagem que se poderá prestar ao Meste Joaquim, de Fazamões. É um ofício, que enriquecerá culturamente o nosso concelho e que poderá ser compensador nestes tempos de crise.

Diário de uma peregrinação inesquecível

Com as ruas atapetadas de flores, e com muita gente, teve lugar ontem a procissão entre Quintãs e Moumiz, como refere aqui o Sr. Padre João António Teixeira.

terça-feira, maio 12, 2009

Requalificação da Escola Secundária de Resende

A Escola Secundária D. Egas Moniz foi seleccionada para integrar a 3.ª fase do Programa de Modernização do Parque Escolar, entrando em obras no próximo ano lectivo.

Da igreja de Paus para as Quintãs










Em tarde enublada, decorreu de forma muito participada (link) a 1.ª etapa da peregrinação (da igreja paroquial para a capela das Quintãs).
Nota: Relativamente aos horários, há a seguinte rectificação: a saída de Moumiz para Fazamões, no próximo dia 13, é às 18h00 (e não às 19h00) e a Eucaristia (em Fazamões) é às 19h00.

segunda-feira, maio 11, 2009

Peregrinação pelas aldeias de Paus

O mês de Maio, dedicado a Nossa Senhora, tem em Paus uma vivência especial este ano. A respectiva imagem irá em peregrinação pelas várias aldeias e capelas da paróquia, de acordo com o percurso referido no cartaz. O Sr. Padre João António Teixeira, Reitor do Seminário de Lamego e nosso conterrâneo, tido em grande estima pelas gentes de Paus, acompanhará diariamente esta iniciativa, partilhando com os participantes a sua imensa sabedoria.

sábado, maio 09, 2009

"Os cristãos do Oriente"

Quando se fala nos cristãos do Oriente, pensa-se geralmente nos "ortodoxos", que, em 1054, cortaram os laços com o Papa de Roma. Aqui, porém, refiro-me aos cristãos do Médio Oriente e do Egipto, incluindo os arménios, e também os do Iraque, Irão, Turquia, Etiópia. Na sua visita à Jordânia, Israel e Territórios Palestinianos, o Papa encontrará alguns deles, pois também há comunidades católicas.
Assim começa o artigo de Anselmo Borges, hoje publicado no DN, sobre a Terra Santa e os cristãos do Médio Oriente, cujos locais visitou recentemente, e onde se encontra Bento XVI. Eis, pois, um tema de actualidade indiscutível, que pode ler aqui.

sexta-feira, maio 08, 2009

10.º aniversário da Casa do FCP

Todos são convidados a assistir ao Espectáculo de Música Popular Portuguesa com os "Amigos do Dragão" inserido nas Comemorações do 10º Aniversário da Casa do Futebol Clube do Porto em Resende (link), que se realizará, amanhã, dia 9 de Maio, pelas 22 horas, no Auditório Municipal de Resende.

quinta-feira, maio 07, 2009

"Luzes e sombras na Igreja de Lamego"

É o título da conferência que o P. Dr. Joaquim Correia Duarte proferiu, em 17.11.2008, em Lamego, no âmbito do programa da celebração das Bodas de Ouro da Ordenação Sacerdotal de D. Jacinto Tomás Botelho.
Constitui um notável documento sobre a história da Igreja da Diocese de Lamego, i. é., sobre a instituição que está na génese da nossa cultura e que mais nos moldou. Quem quiser conhecer em profundidade a nossa terra não pode deixar de ler esta conferência que aqui (link) fica disponível.

Tiago Coelho no Hospital de Lamego

Tiago Coelho, jogador das camadas juvenis do Grupo Desportivo de Resende, encontra-se em recuperação (lenta) no Hospital de Lamego desde a semana passada, tendo já saído do coma.

quarta-feira, maio 06, 2009

Designação dos órgãos sociais das sociedades de Caldas de Aregos adquiridas recentemente pela Câmara Municipal de Resende

Na reunião de Câmara de 31.03.2009, foram designados (até terminar o actual mandato dos órgãos autárquicos) os seguintes elementos dos órgãos sociais da Companhia de Águas de Caldas de Aregos, SA e Sociedade de Hotéis das Caldas de Aregos, SA. Mesa da Assembleia Geral de ambas as sociedades: -Presidente: Manuel Garcez Trindade; Secretário: Joaquim da Conceição Sousa; Suplente: Manuel de Almeida Diogo. Conselho de Administração de ambas as sociedades:-Presidente: António Manuel Leitão Borges; Vogal: João Frederico Lourenço Perpétuo; Vogal: António Luís Pinto Marques. Fiscal único de ambas as sociedades: Filipe Areosa e Faria, SROC, Lda.Suplente do Fiscal único de ambas as sociedade: Joaquim Filipe de Moura Areosa.

terça-feira, maio 05, 2009

"No Seminário Menor"

Pode ler aqui a comunicação que António Cândido Teixeira dirigiu ao I Congresso Nacional de Antigos Alunos dos Seminários, que se realizou em Fátima de 24 a 26 de Abril do mês passado.
Refira-se que A. Cândido Teixeira, natural de Lamego, frequentou o Seminário de Resende entre 1963 e 1968, tendo aí concluído o antigo 5.º ano (correspondente ao actual 9.º ano).
Dirigindo-se aos 312 antigos alunos e seus familiares, em representação de 18 seminários diocesanos e 20 de institutos religiosos, referiu: "É com muito gosto que partilho convosco um pouco da história da minha vida, em especial, a minha vocação sacerdotal".

segunda-feira, maio 04, 2009

Mais um Ministro em Resende

O Ministro do Trabalho e Solidariedade, Vieira da Silva, desloca-se amanhã, dia 5 de Maio, ao concelho de Resende, onde vai presidir à inauguração dos Centros Comunitários de Felgueiras e de S. Romão, que terá lugar às 12h30 e 15h00, respectivamente.
Estes novos equipamentos, que representam um investimento no valor de 1,1 milhões de euros, situam-se nas freguesias de Felgueiras e S. Romão e vão funcionar como pequenos núcleos com capacidade para prestar apoio local, integrando as valências de Centro de Dia, Lar de Idosos, Apoio Domiciliário e Centro de Actividades de Tempos Livres.

O funcionamento destes equipamentos permite a criação de cerca de 30 postos de trabalho directos, representa um aumento de capacidade da oferta de mais 26 camas no concelho e um serviço para mais 60 idosos.

De referir que a gestão dos Centros Comunitários foi objecto de um protocolo assinado entre o Município e a Casa do Povo de Resende que é uma Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS), ficando esta última como responsável pela gestão, através de um acordo de cooperação com a Segurança Social.

domingo, maio 03, 2009

"Barca de Sabores"

Clique no cartaz para ampliar.

Testemunho de um jovem do Seminário de Resende

Chama-se Luís Rafael Azevedo, sentiu o 1.º chamamento aos dez anos, é seminarista há quatro e tem dezassete de idade. Bastou um fim de semana no Seminário de Resende para se deixar convencer. E parece determinado em prosseguir, como pode constatar aqui.

sábado, maio 02, 2009

"Religiões e extraterrestres"

Pode ler aqui o artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje.

sexta-feira, maio 01, 2009

Douro Verde TV

É uma Web TV, da Media Marco (detentora dos títulos A Verdade e O repórter do Marão), que está disponível desde 20 de Abril no sitio da internet http://www.douroverde.tv, com sede em Marco de Canaveses.
Este novo projecto de comunicação social pretende ser o elo de ligação de uma comunidade de doze concelhos, na qual se inclui Resende, ligados entre si pela Comunidade Inter-Municipal do Tâmega e Sousa.
Este meio de comunicação integrará os links deste blogue. Nele poderá ver uma reportagem sobre a festa das cavacas.

VII Feira Anual em Rossas/Ovadas

Decorrerá no domingo, dia 3 de Maio, a feira anual em Rossas com chega de bois, que inclui um concurso pecuário de raça arouquesa. O prémio de presença é de 5€.
Às 16h00, começa a chega de bois e, às 17h00, terá lugar a entrega de prémios.
Esta iniciativa é organizada pela Junta de Freguesia de Ovadas e a Associação Desportiva e Recreativa Rodense e que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Resende.

Amanhã: Encontro de Coros em Resende

O Encontro de Coros conta com a participação dos seguintes Grupos:

  • Grupo Coral de S. João de Estoril- Lisboa;
  • Grupo Coral de Arrabal- Leiria;
  • Grupo Coral de Resende.
Data2009-05-02
LocalAuditório Municipal de Resende
Horário22:00 horas

quinta-feira, abril 30, 2009

AQUAS CALIDAS

Seminário de Resende em destaque com acção de promoção vocacional

Enquanto muitas dioceses fecharam os seminários, queixando-se de falta de vocações e de interessados em seguir o sacerdócio, a Diocese de Lamego, em contra-ciclo, apostou na sua continuidade e na importância do seu papel. E os frutos aí estão. Presentemente, o Seminário de Resende é frequentado por 37 alunos e o de Lamego por 16. E as ordenações de padres sucedem-se a um ritmo invejável em tempos de míngua e contracção religiosa.
Em Resende, o Sr. Bispo apostou numa equipa de formação jovem e irrequieta, capaz de mobilizar os jovens dentro e fora de portas, que não tem descurado a promoção vocacional. Neste âmbito, terminou no passado dia 26 de Abril uma iniciativa que abrangeu todas as 17 paróquias de Cinfães, levada a efeito por sacerdotes, seminaristas e um antigo aluno. Desde Outubro, aos sábados e domingos, foi dada a conhecer “abertamente” a vivência diária num Seminário, mas também “num tom pessoal", havendo partilha de testemunhos e opções vocacionais, como referiu o Pe. Paulo Alves, Vice-Reitor do Seminário (à Agência Ecclesia- link) que assegurou ser o testemunho dos seminaristas o factor central nesta acção.
Apesar dos poucos recursos, este responsável reafirma a vontade de cobrir todas as paróquias da diocese com acções de promoção vocacional.
Os resultados só serão visíveis dentro de 5/6 anos. Contudo o último encontro do pré-Seminário teve mais 24 jovens.