quinta-feira, junho 25, 2009

Seminário de Resende: Requalificação do Centro de Acolhimento e Formação

No pretérito dia 24 de Junho, dia de S. João, realizou-se, no Governo Civil de Viseu, a assinatura de um Contrato Programa de Equipamentos Urbanos de utilização Colectiva, entre a Direcção-Geral das Autarquias Locais, a CCDRN e o Seminário Menor de Resende. Presidiu à cerimónia de assinatura dos contratos de financiamento o Secretário de Estado Adjunto da Administração Local, o Dr. Eduardo Cabrita.

Este SubPrograma 2 tem como destinatários as instituições privadas sem fins lucrativos e que prossigam interesses públicos. Os projectos apoiados visam o financiamento de infra-estruturas de cariz religioso, desportivo, cultural e recreativo, cujos montantes de investimento não excedam os 100 mil euros.

O governo assumiu, através deste contrato, a comparticipação da requalificação do Centro de Acolhimento e Formação, situado no Seminário de Resende. Em concreto, o apoio, em 70% dos custos da obra, destina-se à requalificação da “camarata do fundo”. Atendendo às diversas iniciativas de formação e acolhimento que nos últimos tempos se têm realizado no Seminário de Resende (Cursos de Acólitos, Encontros para Ministros Extraordinários da Comunhão, Retiros, Encontros de Férias, Reuniões de Grupos de Pastoral), consideramos oportuno este investimento na requalificação da “camarata do fundo”. Este espaço ficará dotado de vinte quartos, podendo albergar até cerca de cinquenta pessoas. Para além da rentabilização desta estrutura, que estará ao serviço da Igreja e das comunidades, esta será, por certo, a melhor forma de preservamos um dos lugares mais emblemáticos do Seminário de Resende e um dos que mais significativas recordações sempre deixou em todos aqueles que um dia passaram pelo Seminário de Resende: as camaratas.

Em nome de toda a comunidade do Seminário fica registada uma palavra de sincero agradecimento ao Eng. António Borges, presidente da Câmara Municipal de Resende, pelo interesse e apoio dispensado ao longo da candidatura e, sobretudo, pelo estímulo fortificante que sempre tem concedido ao Seminário de Resende. Ao Eng. Carlos Arão e à sua equipa de trabalho o nosso reconhecimento pela elaboração do projecto. (Apontamento remetido pelo Seminário de Resende)

quarta-feira, junho 24, 2009

"Puxadinhos da cabeça"

Curiosa designação (na esteira do curioso número, como diria o outro). Antigamente, nas nossas aldeias havia sempre um ou outro puxadinho da cabeça. Eram pessoas consideradas inteligentes que de estudarem tanto, isto é, de puxarem tanto pela cabeça, acabavam por ficar puxadinhas.
Era uma forma de “branquear”, isto é, tornar socialmente aceitável a loucura (psicose/esquizofrenia ou forma grave de depressão) surgida em pessoas que até tiveram a possibilidade de estudar. Os outros (com os mesmos sintomas) eram irremediavelmente considerados malucos (no caso da psicose/esquizofrenia) ou cismáticos (no caso da forma grave de depressão).
Recordo-me bem da preocupação da minha tia Antoninha aquando dos exames dos antigos 5.º e 7.º anos em Lamego: Marinho vejo-te sempre a estudar dia e noite e tenho medo que também fiques puxadinho da cabeça.
Nesse tempo, em Lamego, tive a possibilidade de contactar com um ex-estudante de Direito da Universidade de Coimbra, que desistiu no 3.º ano, sendo considerado puxadinho da cabeça. Mas pelas conversas tidas pareceu-me mais um boémio que desistiu da maçada de estudar, aceitando por conveniência o diagnóstico, porque era uma maneira de nada fazer e de continuar a viver tranquilamente à custa dos pais.

terça-feira, junho 23, 2009

Associação Amigos de Loureiro e Ermida organiza sardinhada pelo S. João

Dia 23 de Junho: i) 20h30-Sardinhada e febras; ii) 22h00-Caldo Verde; e iii) 24h00-Fogo de artifício e Música
Grátis para os sócios; 4 euros para os não sócios

segunda-feira, junho 22, 2009

Festa em honra de S. Pedro em Vila Verde-S. Martinho de Mouros

Dia 21 de Junho: 09h00-Hastear da bandeira; 11h30-Missa dos emigrantes; 14h00-Torneio de sueca
Dia 28 de Junho: 19h00-Procissão da capela de S. Pedro para a capela da Senhora da Boa Hora; 21h30-Actuação da Banda Atlântida; 24h00-Sessão de fogo de artifício
Dia 29: 09h00-Entrada da da Banda de Música Zé Ribeiro que percorrerá a povoação; 11h30-Missa e Sermão; 16h00-Procissão; 21h30-Actuação Vítor Pica; 24h00-Sorteio de compra de rifas

De Resende para a selecção nacional de voleibol

"Nuno Pereira e Alexandre Ferreira, jogadores do Juventude de Anreade, de Resende, foram convocados por Juan Diaz, seleccionador de Portugal de voleibol. São duas novidades na convocatória para os jogos frente à Áustria, referentes ao Grupo C da Liga Europeia.
Nuno Pereira e Alexandre Ferreira são jogadores que em campo ocupam a posição central. Ainda muito jovens, representam uma aposta de Juan Diaz para rejuvenescer a selecção de voleibol.
Não deixa de ser uma surpresa esta convocatória, já que se trata de dois atletas de um clube que milita na III Divisão Nacional". (Do Jornal do Centro, 19-06-2009)

domingo, junho 21, 2009

Início de Verão

É aqui, no café/bar Aquas Calidas, no cais de Caldas de Aregos, desfrutando da brisa ribeirinha, que poderá passar as tardes e noites de Verão mais amenas do concelho. É um bar "forrado" de cultura, com frases alusivas de Miguel Torga e apontamentos históricos das termas, onde poderá tomar o melhor café, conversar, ler e divertir-se.

sábado, junho 20, 2009

Sardinhada na Casa dos Dragões em Resende

Tendo como pretexto as festas de S. João, a Casa do FCP em Resende organizou hoje à noite uma sardinhada (com broa, vinho e caldo verde), que teve a participação de cerca de 80 pessoas.

Que nos espera?

A existência caminha de sentido em sentido - o que vamos realizando. Mas, um dia, somos confrontados com a pergunta: qual é o sentido de todos os sentidos? Este é o núcleo da questão religiosa: o quê ou quem dá sentido último à existência, para que não fique na situação da ponte que não encontra o outro lado, a outra margem? Porque, sem o Sentido último, os caminhos de sentido não vão dar a lado nenhum.
Eis um excerto da reflexão de Anselmo Borges no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, junho 19, 2009

Festa de S. João em Felgueiras

Clique no cartaz para ampliar.

Sessão de apresentação d' "A Viúva de Goujoim" em Armamar

Em virtude da trama do último romance do Dr. Joaquim Correia Duarte decorrer em (e a partir de) Goujoim, freguesia de Armamar, a respectiva Câmara Municipal tomou a iniciativa de organizar uma sessão solene de apresentação da obra, que terá lugar no próximo domingo, pelas 16h, integrando o programa das festas concelhias em honra de S. João. A apresentação estará a cargo do Padre Dr. Fernando Artur Mergulhão.
Em Resende, a sessão de apresentação do romance ocorreu no passado dia 25 de Abril, podendo ler aqui o apontamento escrito para o efeito.

quarta-feira, junho 17, 2009

Clube Desportivo de S. Martinho de Mouros aposta no Futsal

Com grandes pergaminhos no futebol, o Clube Desportivo, Recreativo e Cultural de S. Martinho de Mouros soube adaptar-se às dificuldades crescentes, apostando no futsal, através de uma estrutura mais leve e com diminuição de encargos. Embora com recursos limitados e poucos atletas, semana após semana, a equipa compete com galhardia com treze clubes federados na Associação de Futebol de Viseu, honrando e difundindo o nome e os valores da freguesia e do concelho.

Assim começa o apontamento sobre o Clube Desportivo de S. Martinho de Mouros, saído no número de Janeiro de 2009 do Jornal de Resende, que pode ler aqui.

segunda-feira, junho 15, 2009

"A viúva de Goujoim" no programa das festas de S. João de Armamar

"(...) No âmbito da Festa do Livro e da Leitura, que decorre em simultâneo, vai ser apresentado no dia 21, Domingo, às 16 horas o livro A Viúva de Goujoim, de Joaquim Correia Duarte, um romance enquadrado no tempo em que os portugueses emigraram para o Brasil à procura de fortuna e que tem como um dos cenários da trama a aldeia histórica de Goujoim no município de Armamar".

sábado, junho 13, 2009

"Martini: o outro Papa?"

Independentemente da questão da greve religiosa, é-se hoje convocado para alguns problemas complexos da Igreja institucional, que exigem debate livre, plural e responsável. Entre eles, a questão da democracia interna, da igualdade das mulheres, da sexualidade e, neste domínio, concretamente, da lei do celibato obrigatório para os padres.
Eis um excerto da reflexão de Anselmo Borges no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, junho 12, 2009

Mais uma noite em grande no "Aquas Calidas"

Clique no cartaz para ampliar.

quinta-feira, junho 11, 2009

Junta de Freguesia de S. João de Fontoura presta homenagem aos combatentes da guerra do ex-Ultramar

A Junta de Freguesia de S. João de Fontoura mandou ontem celebrar uma missa na capela da Senhora da Guia pelos soldados mortos na guerra do ex-Ultramar. O arrear da bandeira nacional foi feito na presença das fotos desses soldados. De seguida, houve um lanche de confraternização com ex-combatentes e amigos que se quiseram associar a esta iniciativa, que congregou cerca de 100 pessoas.
Refira-se que está previsto erguer um monumento em memória dos fontourenses que morreram nas guerras de África. Será uma homenagem da Junta de Freguesia de S. João de Fontoura , a que se associará o Prof. Doutor Vítor Cardoso, ex-combatente, através de um generoso contributo.

Festa de Santo António em Fazamões/Paus

Clicar para ampliar.

Homenagem ao Sr. Miranda, carteiro em Paus e S. Martinho de Mouros

Marcou gerações das aldeias calcorreadas anos a fio. Era a pessoa diariamente mais aguardada. Trazia notícias frescas, amenizava saudades de familiares ausentes e distribuía palavras amigas. Tinha todo o tempo do mundo para um copo e para uma boa conversa. O dia só ficava completo com a sua passagem.

Pode ler aqui o apontamento, escrito para o Jornal de Resende, e publicado no número de Dezembro de 2008.

segunda-feira, junho 08, 2009

Resultados das eleições por freguesias

Clicar nos cartazes para ampliar e assim poder ver resultados das freguesias em % e n.º de votos (v)

Resultados das eleições no concelho de Resende

Clicar no cartaz para ampliar

Homenagem aos combatentes do ex-Ultramar

Clique no cartaz para ampliar.

domingo, junho 07, 2009

Festa da Cereja na Casa do Concelho de Resende em Sintra

















Foi enquanto o diabo esfrega um olho. Às 11h00 de ontem, já não sobrava nenhuma cereja dos 1 000 quilos que, de madrugada, tinham chegado de diversos produtores de Resende numa camioneta que partira de Sinta, na 5.ª feira pela tardinha.
Tem sido assim desde 2002. Uma semana depois do Festival da Cereja de Resende, a Casa do Concelho de Resende celebra o seu dia com uma Festa da Cereja para os nossos conterrâneos a viver em Sintra e Lisboa. No sábado, a Cereja de Resende é Rainha no recinto da sede do Sporting Clube de Lourel, próximo de Sintra. À venda estão também produtos do nosso concelho e região: cavacas, pão, doce da Teixeira, fumeiro e artesanato.
A esta festa costuma associar-se a Câmara de Resende com um alto representante, que costuma ser a Sra. Vereadora da Cultura, Professora Dulce Pereira e um rancho, banda de música ou grupo de cantares do concelho. Este ano, por causa da coincidência da data das eleições, não vieram.
Hoje, há missa campal (09h30), almoço (12h30), actuação do Rancho Folclórico "Os Saloios de Dona Maria" de Sintra (16h00), baile com o Conjunto LT (18h00) e final de festa (20h00).

sábado, junho 06, 2009

Casa do Concelho de Resende em Sintra celebra cereja

Clique no cartaz para ampliar.

Cuidado, medicina e hospital

Hospital vem do latim hospite, que significa hóspede, também em conexão com hotel. Como ser-no-mundo, o Homem é, logo na raiz, hóspede: somos hospedados no mundo. Significativamente, a palavra está ligada também a hoste, donde provém hostil. Não nos pedem, à chegada a um hotel, que em inglês também se diz hostel e em espanhol hostal, a identificação, pois não se sabe quem chega por bem ou por mal?
Espera-se que o hospital seja lugar de hospitalidade e não de hostilidade. Em francês, para hospital, também há o composto Hôtel-Dieu. Lá no termo, quem não espera ser hospedado pelo Deus da graça?
Assim termina o artigo de Anselmo Borges, escrito no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, junho 05, 2009

Concerto da Banda "A Nova"

Rancho de Paus actua na Feira da Agricultura e em encontro internacional

Por escolha da Federação Portuguesa de Folclore, o rancho de Paus irá actuar, no próximo sábado (dia 6 de Junho), na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, em representação da região do Douro Sul.
Também por escolha da Federação Portuguesa de Folclore, os tocadores e cantadores do rancho de Paus participaram, em Espinho, no passado sábado (dia 30 de Maio), em representação do nosso país, num encontro de Federações de Folclore Internacionais, cantando e tocado a chula, tendo constituído um sucesso.

quinta-feira, junho 04, 2009

Trabalho no Douro: das rogas aos angariadores

Pode ler aqui o apontamento sobre o tema em epígrafe, escrito para o Jornal de Resende e publicado em Setembro de 2008. É o resultado de recolha de informações obtidas em S. João de Fontoura, Panchorra, Paus, S. Martinho de Mouros e Ovadas (incluindo alguns dos chamados "empreiteiros" de mão de obra para o Douro), que me deu algum trabalho e muito gozo.

quarta-feira, junho 03, 2009

Festa da cereja na Douro Verde TV

A reportagem pode ser vista aqui.

segunda-feira, junho 01, 2009

Celebração da cereja atrai multidão a Resende








A animação de rua, a música, o tradicional cortejo e o contributo do programa da RTP Portugal no Coração (com João Baião e artistas do "calibre" de Joaquim Barreiros e Ana Malhoa), transmitido ontem à tarde directamente de Resende, entre outros ingredientes , transformaram as nossas cerejas, vendidas a um euro e cinquenta cêntimos, em verdadeiras vedetas. Foram todos a elas. E claro, esgotaram.
Embora a nobreza das nossas cerejas mereça outros artistas, Resende correu mundo.