sexta-feira, fevereiro 26, 2016

NEVE ENCERRA ESCOLAS EM CASTRO DAIRE CINFÃES E RESENDE

Devido à queda de neve que se verifica, hoje,  centenas de alunos de escolas dos concelhos de Castro Daire, Cinfães e Resende, no distrito de Viseu, estão hoje a regressar mais cedo a casa.
No concelho de Castro Daire, o vice-presidente da autarquia, Eurico Moita, explicou que algumas escolas primárias foram encerradas por precaução, após a hora de almoço, nomeadamente a do Mezio, a das Carvalhas e a de Picão”. O autarca justificou que a decisão decorre das previsões meteorológicas apontarem para a queda de neve em cotas acima dos 400/600 metros, podendo por isso,  complicar o regresso a casa dos alunos que vivem na Serra do Montemuro. “Houve alunos que frequentam a Escola Básica 1 de Castro Daire que vivem na zona de Bustelo, Almofala e S. Joaninho que fizeram a refeição e foram para as suas casas”, referiu, acrescentando que o fim de semana começou mais cedo para cerca de 250 alunos do concelho.
No concelho de Cinfães não há escolas encerradas, mas cerca de 50 alunos também foram transportados mais cedo para casa. Armando Mourisco, Presidente da Câmara de Cinfães, confirmou que “os alunos que residem nas aldeias da Serra do Montemuro (Gralheira, Ramires, Alhões e Bustelo) já foram levados para as suas residências, porque depois não conseguiriam chegar lá. Os outros mantêm as aulas normais”. O autarca adiantou,  ainda, que os alunos foram transportados cerca das 13:30 “até onde ainda é transitável e, daí, foram para as suas aldeias nos jipes dos bombeiros e do município”. Em Resende também não há escolas fechadas mas, de acordo com uma fonte da autarquia, “os meninos que vivem nas zonas onde está a cair neve estão a ser transportados mais cedo para casa, antes do almoço foram transportados os meninos do centro escolar de S. Cipriano: quatro para Feirão, oito para Panchorra e Talhada, dez para Ovadas e quatro para Roças”, tendo sido decidido antecipar o transporte escolar de autocarro das 16:30h para as 14:30. De acordo com a mesma fonte, estão carrinhas na zona de S. Cipriano (para fazer o transporte até Ovadas e Roças), em Felgueiras (para fazer o transporte até Feirão, Panchorra e Talhada) e em S. Martinho de Mouros (para fazer transporte até Moumiz). Segundo a Lusa, no distrito de Viseu encontram-se cortadas, devido à queda de neve, a Estrada Nacional 321, entre Castro Daire e Cinfães, e as municipais 553 (entre Resende e Feirão) e 553-1 (entre Resende e Bigorne).
Retirado daqui