segunda-feira, agosto 18, 2008

XXI Festival de Folclore de Cárquere

Em tarde amena e em local muito aprazível, realizou-se ontem, com início cerca das 15h30, o XXI Festival de Folclore, organizado pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere, em que, além do grupo anfitrião, actuaram mais seis, incluindo um espanhol.
O espectáculo, com locução do Prof. António Marques, abriu com a actuação do rancho anfitrião, que encantou mais uma vez a assistência com os seus cantares e danças características, entre as quais, a “chula rabela” (dança ex-libris do Douro), “se eu fosse ladrão roubava” e “o malhão” (dança que corporiza a vida dura da serra do Montemuro).
Recorde-se que o Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere foi fundado em 10 de Março de 1981, tendo iniciado em 1983 as recolhas etnográficas sob a orientação da Federação do Folclore Português, na qual está filiado desde 10 de Novembro de 1989. Foi fundado pelo Dr. Brito de Matos, seu actual presidente, tendo como directora artística a Prof. Ana da Conceição Correia.
Entre a numerosa assistência deste festival, encontrava-se o representante da Federação do Folclore Português, a Prof. Dulce Pereira e Silvano Moura, veradores da Câmara Municipal de Resende, e o presidente da Junta de Freguesia.