quinta-feira, junho 12, 2014

CEREJA DE RESENDE NA QUINTA DE BONJÓIA: Feira do Mundo Rural este fim de semana no Porto*

A cereja de Resende promete fazer as delícias dos visitantes da 11.ª edição da Feira do Mundo Rural, que decorrerá nos jardins da Quinta de Bonjóia, no Porto, nos próximos dias 13, 14 e 15 de junho.

O campo volta à cidade naquela que é a já tradicional Feira do Mundo Rural, promovida pela Câmara do Porto em parceria com a Câmara de Resende.

Para além das Cerejas de Resende, os visitantes podem apreciar, provar e comprar compotas, queijos, vinhos, doçaria tradicional, produtos biológicos, fumeiros e artesanato. Podem, ainda, apreciar os espetáculos de música tradicional, passear a cavalo, testar a sua destreza na modalidade de tiro com arco e contar com outras surpresas. 

A Licompotas, empresa artesanal de confeção de licores e compotas com sede em Resende, estará presente na Feira com os seus deliciosos produtos e o Grupo de Música Tradicional Portuguesa Resendense “TomVintém” subirá ao palco da Quinta da Bonjóia na tarde de domingo, dia 15 de junho.

No dia 14 de junho decorrerá o “Concurso do Cão da Serra da Estrela Bonjóia 2014”, promovido pela Liga de Criadores e Amigos do Cão da Serra da Estrela. Podem inscrever-se no concurso os canídeos da Raça Cão da Serra da Estrela, nas suas duas variedades de pelagem, comprido e curto, desde que registados no Clube Português de Canicultura (L.O.P. ou R.I.) e com seis meses ou mais de idade. De salientar ainda que, durante o evento, será apresentado o livro “Cozinha Infantil”, de Luís Portugal, concorrente do Master Chef Portugal, seguido de um show-cooking infantil gratuito.

A entrada na Feira do Mundo Rural é gratuita e o horário de abertura ao público é o seguinte: no dia 13 de junho, das 15h00 às 23h30, no dia 14 de junho, das 11h00 às 23h30, e no dia 15 de junho, das 11h00 às 19h00.


*O Gabinete de Comunicação e Imagem da CMR

quarta-feira, junho 11, 2014

"Tanto para conversar" com Anselmo Borges na net

Esta conversa entre Inês Meneses e Anselmo Borges, que teve lugar na passada 2.º feira na RTP2, pode ser vista (ou revista)  aqui

domingo, junho 08, 2014

Anselmo Borges na estreia do programa da RTP2 "Tanto para conversar" (dia 9, 2.ª feira, às 23h10)

A RTP2 estreia na próxima segunda-feira, dia 9 de Junho, às 23h10, o programa 'Tanto para Conversar'. Será um espaço de troca de ideias entre convidados e apresentador. O conceito deste programa é dar importância à palavra e a partir daí a conversa é um “encontro” entre o convidado e o seu interlocutor.
A primeira conversa será entre a radialista Inês Meneses e Anselmo Borges.
Eis os intervenientes da próxima semana.
2ª feira - Inês Meneses e Padre Anselmo Borges.
3ª feira - Pedro Rolo Duarte e Carlos Xistra
4ª feira - Manuela Azevedo e Tânia Santos e Ana Luandino
5ª feira - Luis Osório e Jorge Jardim Gonçalves
6ª feira - Gabriela Moita e Sandra Soeiro e José Soeiro.

A entrevista de Francisco no avião*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de ontem, que pode ler aqui

sexta-feira, junho 06, 2014

"Insólito...", retirado da edição de Abril do Jornal Ventos da Mogueira*

*Jornal editado pela Irmandade de S. Francisco Xavier, S. Martinho de Mouros. 
Clique na imagem para poder ler.

quinta-feira, junho 05, 2014

Festa da Cereja de Resende regressa a Sintra e à Grande Lisboa neste fim de semana

Uma vez mais, a Casa do Concelho de Resende, no concelho de Sintra, promove este fim de semana, dias 7 e 8 de Junho, a XII Festa da Cereja, iniciativa que se realiza nas instalações desportivas do Sporting Clube de Lourel.
Tendo a cereja como protagonista do evento, a Festa da Cereja da Casa de Resende é já um ponto de passagem obrigatório por esta altura do ano, ganhando notoriedade, não só no concelho de Sintra como nos concelhos limítrofes e na Área Metropolitana de Lisboa.
A popularidade deste certame ultrapassa todos os anos as melhores expectativas. A ano passado, foram transportadas para Sintra, cinco toneladas de cereja de Resende, que esgotaram em apenas cerca de cinco horas.

quarta-feira, junho 04, 2014

CEREJA ESGOTOU NO FESTIVAL EM RESENDE: Milhares de visitantes e toneladas de cereja vendidas

Nos dias 31 de maio e 1 de junho decorreu o Festival da Cereja de Resende que se realizou pelo 13.º ano consecutivo com a visita  de milhares de pessoas e toneladas de cereja vendidas, que esgotaram ao final da tarde, consagrando esta iniciativa como a maior festa do país em torno deste delicioso fruto.

A cereja de Resende é a melhor e é também a primeira da Europa a amadurecer devido às condições climatéricas da região e às características próprias do solo nas encostas sobranceiras ao rio Douro.

Para além da rainha da festa, a cereja, o Município apresentou outros motivos de interesse e de visita, desde a sua gastronomia, a feira de artesanato com produtos ligados à cereja, a animação e a música proporcionada pelos diversos grupos tradicionais e populares do concelho. No domingo, dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, o ponto alto da festa foi à tarde com o cortejo de carros alegóricos baseado no tema “Dos direitos da criança aos Direitos da Cereja” que contou com a participação de cerca de 900 crianças.

Em declarações à comunicação social, o Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, afirma que “Resende é o concelho com maior produção de cereja no norte do país e com uma grande qualidade. Já demos início ao processo de certificação da cereja, queremos aumentar a escala e a melhoria da qualidade deste fruto tão importante para a economia local e pretendemos chegar à indústria da transformação da cereja”. 

Com esta iniciativa, o Município pretende promover o seu produto de excelência e, consequentemente, divulgar as potencialidades do concelho, atraindo cada vez mais visitantes à região.

O Gabinete de Comunicação e Imagem

03 de junho de 2014

terça-feira, junho 03, 2014

Governadora do Rotary Internacional visitou Resende

No passado dia 30 de Maio. a Governadora do Distrito 1970, Goreti Machado, visitou o concelho de Resende. Iniciou a sua visita, deslocando-se a um estabelecimento de ensino de referência, no distrito de Viseu, o Externato D. Afonso Henriques, onde foi recebida pelo seu Diretor Padre José Augusto Marques. De seguida deslocou-se a Câmara Municipal de Resende onde foi presenteada com lembranças do concelho de Resende. A Srª Governadora, Goreti Machado, ainda teve oportunidade de provar as deliciosas cerejas de Resende na Cermouros, empresa de Resende que se dedica a comercialização deste produto de excelência do concelho de Resende. Realizou ainda uma reunião de trabalho com o Rotary Clube de Resende, onde deu uma palavra de estimulo e de apoio ao Clube local. E terminou o dia num animado jantar festivo de confraternização.
Alguns alunos da Universidade Sénior, acompanharam a Sra Governadora durante este périplo, demonstrando o seu apoio ao Rotary Clube de Resende neste dia tão marcante para o Clube.
O Rotary Clube de Resende teve ainda oportunidade de presentear a Sra Governadora com um cheque destinado a fundação Rotaria Portuguesa, flores oferecidas pelo Horto do Bulho, Sabonetes Aregos e o livro “Caldas de Aregos As Águas Milagrosas do Douro” oferecidos pelos responsáveis da Douro Memories.

segunda-feira, junho 02, 2014

Jornal "Sê...", edição de Junho de 2014

Jornal de formação e informação, que o põe ao corrente do que se passa com o agrupamento de escuteiros e com a paróquia de Resende, podendo ser consultado aqui 

domingo, junho 01, 2014

Anselmo Borges no próximo "Prós e Contras"- RTP

O tema será a Igreja e a Sexualidade (link). "O celibato dos padres não é um dogma".  A frase é do Papa Francisco e abre caminho ao debate, que contará com a participação de Anselmo Borges

sábado, maio 31, 2014

Francisco no Médio Oriente. "Conseguimos!" *

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui

quinta-feira, maio 29, 2014

FESTIVAL DA CEREJA DE RESENDE É JÁ NESTE FIM DE SEMANA: Mais de cem produtores disponibilizam o delicioso fruto a 2,5 euros/kg*

Resende está a ultimar os preparativos para a realização do Festival da Cereja, no próximo fim de semana, dias 31 de maio e 1 de junho, onde se espera a chegada de visitantes de todo o país que se deslocarão ao concelho para saborear o delicioso fruto.

Apesar da quebra na produção registada este ano provocada pela chuva que caiu na região na fase de floração e que comprometeu o “vingamento” da variedade temporã (precoce), a cereja mais tardia não foi afetada e, por isso, no Largo da Feira, mais de cem bancas, especialmente concebidas para o efeito, vão disponibilizar as tão deliciosas cerejas, pelo valor de 2,5 euros/kg.

Para além da venda de cereja, o anfiteatro do Parque Urbano vai receber durante dois dias os grupos de bombos, as bandas, os ranchos e outros grupos musicais do concelho que animarão a festa, mobilizando toda a população para este evento que já é uma referência em todo o país.

No sábado, dia 31 de maio, a partir das 22h00, o programa oferece a atuação da Banda de Música “A Nova” de S. Cipriano, seguindo-se o lançamento de fogo de artifício, pelas 23h30.

No domingo, dia 1 de junho, as ruas da vila vão receber, a partir das 15h00, o já habitual cortejo temático, este ano dedicado ao tema “Dos direitos da criança aos direitos da cereja"”, onde cerca de 1000 alunos acompanhados dos professores darão corpo à história, desfilando em carros alegóricos decorados, onde como não poderia deixar de ser a cereja é o personagem principal.

A cereja de Resende, famosa em território nacional e no estrangeiro, é por si só atração para uma visita ao concelho. Aliar ao seu sabor suculento, a simpatia das gentes, a animação, a gastronomia, entre as quais as não menos famosas cavacas, e as paisagens deslumbrantes do Douro, faz do XIII Festival da Cereja a festa que não vai querer perder.
*O Gabinete de Comunicação e Imagem da CMR
Programa e mais informações aqui (link)

quarta-feira, maio 28, 2014

A propósito da dívida da Câmara: Presidente da CM de Resende responde em carta aberta a comunicado do PSD+CDS concelhio

O comunicado do PSD+CDS, assinado pelo Dr. Jaime Alves, pode ser lido aqui.

Governadora do Rotary Internacional visita Resende

No próximo dia 30 de Maio a Governadora do Distrito 1970, Goreti Machado, vai visitar o concelho de Resende.
Inicia a sua visita, pelas 16h, deslocando-se a uma instituição de referência no ensino no distrito de Viseu, o Externato D. Afonso Henriques, onde será recebida pelo seu Diretor Padre José Augusto Marques.
A comitiva seguirá para os Paços do concelho de Resende, onde será recebida pelo Presidente da Câmara Municipal de Resende.
A Srª Governadora, Goreti Machado, ainda terá oportunidade de reunir com o Rotary Clube de Resende e no final do dia ocorrerá um jantar festivo de confraternização.

Rastreio do cancro oral (gratuito): 31 de Maio à tarde

Este rastreio tem a colaboração do Dr. Pedro Soares, Médico Dentista da Clínica de Medicina Dentária da Santa Casa da Misericórdia de Resende.

terça-feira, maio 27, 2014

"Se não houvesse morte, não haveria filosofia, não haveria religião", afirmou Anselmo Borges no I Encontro Nacional de Linhas de Apoio

Nesta conferência aberta a todos os interessados,  subordinada ao título "A Morte e a Ética", Anselmo Borges falou da morte como a grande interrogação do homem, da visão histórica como a morte foi sendo encarada  e percepcionada e da morte como fonte da ética. 
Em linguagem acessível, sempre seguido com  muito interesse, Anselmo Borges começou por referir que os rituais funerários são a demonstração de que o homem é um animal especial. "O homem define-se pela consciência da morte", disse. "A morte é o indizível, o impensável, que obriga a pensar; nos cemitérios não existe nada, a não ser a interrogação". 
Actualmente, a morte é tabu. "O homem é omnipotente na racionalidade dos meios. Vivemos a racionalidade dos meios, para outros meios e assim sucessivamente". Assim, a morte é vista como o fracasso supremo. Por isso, é escondida e ignorada. Só se fala nela em sentido neutro e abstracto, sendo neste caso objecto de livros e de congressos. Mas, num tempo de afirmação da individualidade, a angústia da morte acompanha-nos sempre.
O ser humano, ao contrário de outros animais,  caracteriza-se pelo facto de nascer frágil, dependente e aberto ao processo de desenvolvimento, pelo confronto com  experiências de liberdade e pela consciência  da mortalidade. Ora desta consciência nasce a vulnerabilidade e a compaixão; a consciência de que afinal somos todos irmãos. Neste sentido, a consciência da mortalidade é fonte da ética. 
Refira-se que o Encontro Nacional de Linhas de Apoio decorreu em Coimbra,  no passado sábado e domingo, e foi organizado pela Linha SOS Estudante (Secção Cultural da Associação Académica de Coimbra), que disponibiliza uma linha telefónica de apoio emocional e prevenção ao suicídio, diariamente das 20h à 01h -  239 484 020 - 969 554 545 - 915 246 060

O único casal centenário em Portugal é de S. Cipriano/Resende*


Lucinda Augusta, de São Cipriano, em Resende, completou este domingo cem anos. O seu marido, Vicente Dias, tem 104. Quase a completarem 78 anos de casamento, tornaram-se o único casal português em que ambos têm mais de cem anos.
*Notícia transcrita do Correio da Manhã (link)


segunda-feira, maio 26, 2014

Resultados em Resende das eleições para o Parlamento Europeu

Clique na imagem para poder ler convenientemente os resultados.
Pode consultar aqui os resultados por concelho e freguesia.

domingo, maio 25, 2014

CÁRQUERE/Igreja de Nossa Senhora

Estas fotos servem de ilustração ao texto* com o título em epígrafe, da autoria de Júlio Gil e Nuno Calvet, que integra o vol II "As mais belas igrejas de Portugal", colecção Património, Editorial Verbo.
A foto de cima respeita à igreja,  integrada no conjunto do pequeno mosteiro de que faz também parte a torre defensiva, transformada depois em sineira. A de baixo respeita à capela-mor construída no século XIII, coberta com abóbada nervurada, estilo manuelino,  e à imagem de Nossa Senhora-a-Branca, esculpida no século XIV e emoldurada por talhas barrocas.
*Este texto pode ser lido n' O Canastro (link). 

sábado, maio 24, 2014

"Ah, o famoso bispo do Porto!" *

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui

sexta-feira, maio 23, 2014

Peregrinação das paróquias do concelho de Resende a Nossa Senhora de Cárquere/4.º domingo de Maio

Programa
10h - Organização das Procissões
10h30m - Início das Procissões das paróquias
11h - Missa campal presidida pelo Sr. Bispo de Lamego, D. António Couto, com administração do Sacramento do Crisma aos jovens das várias paróquias
17h - Procissão do Santíssimo e encerramento da Peregrinação
Durante a tarde haverá atuação das Bandas de Música

quinta-feira, maio 22, 2014

Anselmo Borges irá falar sobre "A morte e a ética" no Encontro Nacional de Linhas de Apoio

Este encontro nacional, organizado pela SOS Estudante (Secção da Associação Académica de Coimbra), realizar-se-á nos próximos dias 24 e 25 de Maio, integrando duas conferências abertas ao público. Uma delas (" A Morte e a Ética") será proferida por Anselmo Borges às 15h45, no dia 24 de Maio,  e terá lugar no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (Pólo I).
Sobre a SOS Estudante:
A SOS Estudante é uma secção cultural da Associação Académica de Coimbra cuja principal actividade é a de atendimento telefónico de apoio emocional e prevenção de suicídio. É composta por estudantes do ensino superior, que passam por uma fase de formação intensiva durante cerca de um mês, e que, enquanto voluntários, são anónimos e garantem a confidencialidade em todas as chamadas. Esta secção foi criada dia 17 de Abril de 1997 com o intuito de prestar apoio aos estudantes universitários de Coimbra que se sentissem sós, mas, actualmente, recebe chamadas de todos os pontos do país e de pessoas das mais variadas faixas etárias.

13 e 14 de Junho: Maratona de Futsal no Pavilhão Municipal de Resende

As inscrições podem ser efectuadas até dia 10 de Junho,  através dos números 917 034 099 ou 918 604 122 ou por e-mail: maratona.futsal.resende@gmail.com

segunda-feira, maio 19, 2014

Fátima e a crise*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN, edição do último sábado, que pode ler aqui

quinta-feira, maio 15, 2014

II Concentração de Vespas

Local
Parque Urbano de Resende

Data
24/05/2014

Hora
09:30 horas
O Clube Amigos da Vespa de Resende, com o apoio da Câmara Municipal, organiza a II Concentração de Vespas em Resende, que irá decorrer no próximo dia 24 de maio, com o seguinte programa:

9h30 – Secretariado (Parque Urbano de Resende)
11h00 – Caldas de Aregos
12h30 – Almoço
14h30 – Passeio pelo concelho
17h00 – Lanche
18h00 – Centro Interpretativo da Cereja
19h00 - Jantar

As inscrições têm o valor de 20,00 euros, encontram-se abertas até ao dia 12 de maio, e podem ser realizadas através dos seguintes contactos: David Moura – 935566100, Miguel Piedade – 914746367, Nuno Barrosa – 914193924 ou José M. Almeida – 934897737.

As inscrições são confirmadas depois do pagamento através de transferência bancária para o NIB 0018 0003 3688 3544 02090.

Não perca a oportunidade de partir à descoberta do património natural e cultural com que a natureza brindou esta região do Douro numa altura em que as cerejeiras que cobrem as encostas do rio se encontram carregadas do delicioso fruto vermelho.

quarta-feira, maio 14, 2014

Escola de dança

Todas as quintas-feiras no Externato D. Afonso Henriques: hip-hop/contemporâneo/lyrical.
 Promotor: artdance/escola de música
Contactos: 911 099 349/969014 726

Apanha da cereja: pouca, mas bonita e saborosa como sempre


terça-feira, maio 13, 2014

No Auditório do Centro Cultural de S. Cipriano

Local
Centro Cultural de S. Cipriano

Data
17/05/2014

Hora
21:00

Este concerto é uma viagem pelas canções tradicionais portuguesas mais conhecidas do grande público.
Mais um espectáculo a não perder no auditório do Centro Cultural de S. Cipriano.

segunda-feira, maio 12, 2014

Produção de cereja de Resende com quebra muito acentuada

Começou a apanha da cereja. Mas há muito menos relativamente ao ano transacto. Alguns produtores já constataram que nem vale a pena subir a muitas árvores.
De acordo com a avaliação de Rogério Silva, presidente da CER-Associação de Promoção de Cerejas de Resende, ao Jornal do Centro, "...uma cerejeira que costumava dar perto de 50 quilos de fruto, este ano não deverá passar dos 10 quilos. (...) A diminuição da produção, explicou, deve-se à muita chuva e a alguma geada".
O preço do quilo da cereja, à venda junto às estradas, rondava os 5/6 euros na semana passada. Actualmente, baixou para os 3/4 euros.
Também em facebook.com/paus.resende (link).

Resende: Morre debaixo de tractor em Anreade*

Um homem, de 49 anos, morreu depois de ter sofrido um despiste com um tractor agrícola, no passado dia 9 de maio, em Anreade, concelho de Resende.
Segundo apurou o Jornal A Verdade, o homem estaria a trabalhar num campo junto à habitação, ao início da tarde, quando, ao passar num terreno íngreme, o trator capotou, tendo esmagado a vítima.
No local, estiveram o INEM e os bombeiros de Resende.
A GNR tomou conta da ocorrência.
*Transcrito do jornal A Verdade (link)

domingo, maio 11, 2014

O dia dos quatro papa*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de ontem, que pode ler aqui

sexta-feira, maio 09, 2014

Excursão à Festa das Rosas, em Vila Franca do Lima (dia 11 de Maio)

Esta é uma festa de grande nomeada, que inclui uma procissão tradicional, mordomas com os "sublimes" cestos floridos, andores com flores naturais, muitos figurantes...
Trajecto: Resende, Braga e Vila Franca.
Custo: 12,50€ (adulto); 8,00€ (criança)
Contactos: 961 962 693 (António Costa); 911 926 183 (Vítor Manuel)

Dragões de Resende organizam passeio BTT


quinta-feira, maio 08, 2014

Jornal "Sê...", edição de Maio de 2014

Para acompanhar a dinâmica e as notícias do Agrupamento de Escuteiros e da Paróquia de Resende, podendo ser lido aqui

quarta-feira, maio 07, 2014

Concerto em S. Cipriano com a Academia de Música de Cinfães

Ocorrerá no próximo dia 10 de Maio, sábado, pelas 21h30, no Centro Cultural de S. Cipriano. 

terça-feira, maio 06, 2014

Frei José Filipe Rodrigues, com origens familiares em Resende (a mãe é natural de Feirão e o pai de Cotelo), publica "Retalhos da vida de um padre"

Nascido em Lisboa, o Frei Filipe tem as suas raízes em Feirão, no concelho de Resende (terra natal da Mãe), e Cotelo, no concelho de Castro Daire (terra natal do Pai), lugares onde regressa amiúde, nomeadamente nas férias grandes, no Verão. Além de outras muitas funções,  é Visitador do  mosteiro de clausura, das irmãs dominicanas, situado um pouco acima do Santuário dos Remédios, o que  o "obriga" a deslocar-se frequentemente a Lamego.
Para além das  afinidade das terras e dos contextos desta região, muitos outros temas tornam esta leitura apetecível e agradável.
Frei José Filipe Rodrigues é dominicano e exerce o seu múnus em Lisboa. 

domingo, maio 04, 2014

Canonizações e seus perigos*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de ontem, que pode ler aqui

sábado, maio 03, 2014

4 de Abril, domingo, dia da Mãe: Teatro em Anreade

A associação paroquial "Miguel Anjo" oferecerá às mães e a toda a população uma peça de teatro, que será representada pelo "Grupo de Teatro Vallislongus" e terá início às 15h30. Será levada a efeito no Salão Polivalente do Centro Paroquial de Anreade. 

sexta-feira, maio 02, 2014

Cerejas a caminho

Pessoas entendidas e experientes são de opinião que, este ano, haverá menos cerejas. 

Crenças, crendices e adornos*

*Algures no concelho de Resende.

quinta-feira, maio 01, 2014

Bastonária da Ordem dos Advogados na Assembleia Municipal: Reapreciação parlamentar do novo mapa judiciário devolve esperança ao concelho

A Bastonária da Ordem dos Advogados, Elina fraga, participou na reunião da Assembleia Municipal que decorreu no dia 28 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde fez uma intervenção em torno da polémica reorganização do mapa judiciário.
A participação de Elina Fraga na Assembleia Municipal resulta do novo regimento de funcionamento deste órgão autárquico que prevê a participação de personalidades de âmbito nacional que farão uma intervenção em torno de um tema de importância para o concelho e de relevância na agenda política nacional.

Com este novo regimento, aquele órgão autárquico pretende desempenhar um papel mais ativo e dinamizador, privilegiando o debate de temas da atualidade e, consequentemente, motivar a participação dos cidadãos.

Na conferência de imprensa que antecedeu a sessão da Assembleia Municipal, a Bastonária da Ordem dos Advogados referiu que “O Governo de Portugal está a promover uma reorganização do mapa judiciário que vai penalizar a justiça em Portugal e vai representar um retrocesso inaceitável naquilo que são as garantias e direitos constitucionais dos cidadãos. O concelho de Resende é um dos mais fustigados com esta reorganização judiciária, porque não tem acessibilidades e é um concelho do interior que sofre os constrangimentos próprios de um território desertificado”.

Acrescentou, ainda, que “no final desta semana haverá uma reapreciação parlamentar da regulamentação da lei e estou convencida que os deputados da nação e, sobretudo os deputados do distrito de Viseu, independentemente da sua filiação partidária, se voltarão a recordar dos compromissos que têm com os seus eleitores e, num exercício de humildade democrática, irão ouvir as populações e dizer não ao novo mapa judiciário tal como está configurado”.

Para o Presidente da Assembleia Municipal de Resende, António Borges, “esta reforma do novo mapa judiciário é uma enorme injustiça em relação a Resende, sobretudo porque é baseada em inverdades, pois os argumentos que levaram ao encerramento do Tribunal não são verdadeiros. Sempre defendemos que o acesso à justiça é a primeira prioridade, contra uma sociedade onde a lei do mais forte sempre impera, penalizando os cidadãos com menos recursos e prejudicando territórios como aquele em que nos encontramos”.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, informou que o Município vai estar presente no debate da Assembleia da República na próxima sexta-feira, salientou que “sabemos que é a última oportunidade de se abordar o assunto que é um atentado à democracia, pois o que está a ser decretado não vem dar a mesma oportunidade e igualdade a todos os portugueses” e mantém a esperança que “os senhores deputados consigam demonstrar que esta medida prevista na reforma judiciária lesa, assim, a população de Resende”.

De referir que foi publicado no dia 27 de Março de 2014 o Decreto-Lei n.º 49/2014 que procede à regulamentação da Lei da Organização do Sistema Judiciário e estabelece o regime aplicável à organização e funcionamento dos tribunais judiciais, sendo que o que ressalta é o encerramento de 20 Tribunais. Entre estes está o Tribunal Judicial de Resende e, consequentemente, a concentração da competência nos Tribunais de Lamego e de Viseu.

quarta-feira, abril 30, 2014

Universidade Sénior de Resende organiza passeio ao Tua

A Universidade Sénior do Rotary Clube de Resende está a organizar um “Passeio ao Tua”, de comboio. Será no próximo dia 3 de Maio, e estão todos convidados e “embarcar” na estação da Ermida, pelas 10.47h, com destino a um almoço tipicamente português, a realizar no Tua. Durante a viagem terão oportunidade de vislumbrar as lindíssimas paisagens do nosso Douro Património Mundial e de partilhar a agradável companhia dos formandos da Universidade Sénior.
A Dra Anabela Oliveira, directora da Universidade Sénior refere que “Será mais um momento de valorização da amizade, do espírito de partilha e de convívio..  e que são estes os pilares que suportam as Universidades Séniores de Rotary..” deixou ainda uma palavra de apreço a Dra Márcia Pinto e a Dra Susana Leitão, porque mais uma vez contribuíram para a realização de um evento da Universidade Sénior, seguindo o lema rotário de “dar de si, antes de pensar em si.
Universidade Sénior de Resende surgiu em Outubro de 2010 e apresenta um curriculum baseado num projecto educativo, cultural, social e desportivo, que complementam as disciplinas teórico-práticas, nomeadamente workshops, sessões de esclarecimentos e sensibilização, tertúlias, visitas de estudo, comemoração de dias, épocas festivas, danças salão, teatro, culinária, canto, reiki e acupunctura, sem nunca esquecer as vivências e desejos de cada um dos formandos, visando a melhoria da sua qualidade de vida, o combate ao isolamento e à exclusão social, através da educação. A Universidade Sénior destina-se adultos com idade igual ou superior a 55 anos, independentemente do seu nível de escolaridade. Todas as disciplinas lesionadas ao longo destes anos lectivos têm vindo a ser dadas por professores voluntários.

Dia 4 de Maio: Feira do Rodo, em Ovadas

Dia 4 de Maio-concurso pecuário de gado bovino (raça Arouquesa). Haverá um prémio de presença no valor de 5€.
Manhã -10h: prémios relativos à feira
Tarde -16h: mostra de reprodutores do Rodo; 17h-entrega de prémios

Hoje à tarde: Apresentação do livro «Flores (ser) após um inverno agreste»

Local
Museu Municipal de Resende

Data
30/04/2014

Hora
17:30 horas

Hoje, dia 30 de Abril, pelas 17h30, no Museu Municipal, vai decorrer a apresentação do livro "Flores (ser) após um inverno agreste", da autoria de Célia Sequeira.

terça-feira, abril 29, 2014

Homem suicida-se junto à capela de Nossa Senhora do Viso, Resende

Um homem,  com cerca de 35 anos, suicidou-se com uma arma de caça, ontem ao fim da tarde, junto à capela da Senhora do Viso. De acordo com vários relatos, este homem foi visto algumas horas antes na vila de Resende e tudo indicava que iria, como habitualmente, para Forjães, onde actualmente residia com os pais.
Já anteriormente, há cerca de oito meses,  após um período como emigrante em França, tentou o suicídio por envenenamento, tendo recuperado num hospital do Porto. Após este episódio, emigrou novamente, tendo regressado ao nosso concelho há pouco tempo. 

Primavera em Resende

segunda-feira, abril 28, 2014

Anselmo Borges a propósito da canonização de João XXIII e João Paulo II

Como muitos puderam constatar, Anselmo Borges foi presença ontem na RTP,  onde comentou longamente a  canonização dos Papas João XXIII e João Paulo II, tendo sido também solicitado a responder a propósito a um inquérito pelo jornal Público (link). 

sábado, abril 26, 2014

40 anos depois*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui

Réstia de sol na serra das Meadas, em dia chuvoso*

*Dia 26 de Abril, pelas 19h20

quinta-feira, abril 24, 2014

Revista do Agrupamento de Escolas de Resende, edição de Março de 2014

É uma revista formativa e informativa, que dá a conhecer a dinâmica da comunidade escolar do concelho, sendo coordenada pelos professores Paulo Sequeira, António Loureiro, Fernando Vieira e Alice Colaço. A capa é da autoria do professor José Vicente, que teve a colaboração dos alunos do Curso Técnico Profissional de Cerâmica Artística (10.º C).
Pode ser consultada aqui

quarta-feira, abril 23, 2014

Apresentação de projectos de empreendedorismo e feira de orientação escolar e profissional no Agrupamento de Escolas de Resende (dias 23 e 24 de Abril)

Nestes dois dias estarão presentes no Agrupamento de Escolas de Resende 9 Instituições de Ensino Superior,  fazendo a divulgação e demonstração de programas de Orientação Escolar e Profissional.
A Escola será visitada pelos alunos de todo o Agrupamento e pelos alunos de Stª Marinha do Zêzere e Mesão Frio. 
No dia 23 de Abril,  pelas 14.00,   a UTAD fez uma apresentação sobre Empreendedorismo Jovem e demonstração de aplicações WindowsPhone para jovens.

terça-feira, abril 22, 2014

Páscoa em Resende

Apesar das ameaças, não choveu na Semana Santa em Resende. O sol até brindou os dias de  domingo e segunda-feira de Páscoa, o que tornou as visitas pascais, que decorreram em todas as paróquias do concelho,  em  momentos ainda mais agradáveis e de grande convívio. 

domingo, abril 20, 2014

A jornada de Sábado*

*Crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de ontem, que pode ler aqui

quinta-feira, abril 17, 2014

II Jornadas da Saúde "Envelhecimento Saudável", 26 e 27 de Abril, S. Martinho de Mouros

Para qualquer informação, contacte a Presidente das Jornadas, Dra. Liliana Duarte, através do telem. 965827009.
Clique no cartaz para poder ler

quarta-feira, abril 16, 2014

Semana Santa*

*Cruz "embutida" na parede da capela do Senhor dos Desamparados/Fazamões. 
Na próxima 6.ª feira (sexta-feira santa), pelas 21h30,  o Agrupamento de Escuteiros/Grupo de Jovens da Paróquia de Resende, caso o tempo o permita, levarão a efeito no Largo da Feira de Resende a dramatização da Paixão de Cristo. 

domingo, abril 13, 2014

Noite de lobisomem em S. Martinho de Mouros

Em noite de lua cheia, era necessário apanhar o lobisomem que atormentava a vila de S. Martinho de Mouros. E todos (actores e população assistente) lá fomos ao seu encalço ao longo da rua, com várias paragens, tendo sido apanhado nas escadas da igreja do Senhor do Calvário.
Com representações nas noites da passada sextas-feira e sábado, foi uma peça de teatro escrita e encenada pelo Teatro de Montemuro e representada por crianças e jovens do grupo de escuteiros de S. Martinho de Mouros.
A adesão foi grande e aí está uma experiência de animação que valerá a pena repetir.

sábado, abril 12, 2014

Francisco e o 25 de Abril*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, abril 11, 2014

Dr. Garcez Trindade, presidente da CM de Resende, em discurso directo*

"Somos vítimas do mais despudorado ataque do poder central. Podem levar-nos tudo, o tribunal, a repartição de finanças, o centro de saúde..., mas não levarão a nossa vontade, a nossa determinação, a nossa inteligência."
*Na intervenção aquando da apresentação do livro Caldas de Aregos/Águas Milagrosas do Douro

quinta-feira, abril 10, 2014

Teatro «Lendas Vivas - Tradições Contadas»

Local
Igreja Matriz de S. Martinho de Mouros

Data
de 11/04/2014 a 12/04/2014

Hora
21:30 horas


A companhia de Teatro Regional da Serra do Montemuro vai apresentar a peça “Lendas Vivas – Tradições Contadas”, nos próximos dias 11 e 12 de Abril, pelas 21h30, junto à Igreja Matriz de S. Martinho de Mouros.

Trata-se de teatro de rua que conta com a participação do Corpo Nacional de Escutas de S. Martinho de Mouros.
Apareça e divirta-se!

quarta-feira, abril 09, 2014

Apresentação da Peça de Teatro " A história de um papagaio", pela Universidade Sénior de Resende*

No próximo dia 13 de Abril, pelas 15h, no Auditório Municipal de Resende, os formandos da Universidade Sénior, do Rotary Clube de Resende, vão apresentar uma peça de Teatro de fantoches: " A história de um papagaio", esta peça destina-se a maiores de 6 anos, e terá entrada livre.
Participaram na construção desta peça os seguintes intervenientes: autoria e encenação Prof. Dulce Pereira, confeção de fantoches Prof. Lurdes Amaral e musica Prof. Carlos Francisco, e por último o grande contributo dos alunos da Universidade Sénior, que com muito entusiasmo aderiram a esta disciplina que foi pela primeira vez introduzida no plano curricular da Universidade Sénior.
A directora da Universidade Sénior, Dra Anabela Oliveira, enaltece o excelente trabalho realizado por todos os intervenientes, em especial os alunos, pois são eles que inspiram esta Universidade. Ainda sublinha que este projecto resulta de trabalho 100% voluntário, de todos os que colaboram na Universidade Sénior, aos quais agradece a prestimosa colaboração.
Sinopse:
António de Mascarenhas (senhor António para os amigos!) era um homem dado a grandezas. Mas a única riqueza que possuía era um papagaio que ele dizia ter trazido do Brasil. E agora via-se na necessidade de vender o animal se queria ter algum dinheiro. O que ele não esperava era a dificuldade que iria ter para o vender e o que iria acontecer ao papagaio.
O projeto da Universidade Sénior resultou de um lema que está implícito em todos os clubes Rotários “dar de si antes de pensar em si”. O Rotary Clube de Resende mobilizou-se nesse sentido, e em 9 de outubro de 2010 fez a abertura oficial da Universidade Sénior de Resende, com o apoio de diferentes entidades locais, nomeadamente a Câmara Municipal de Resende e Fábrica da Igreja da Paroquia de Resende. Com os mesmos propósitos, desde quando iniciou, a Universidade Sénior de Resende apresenta um curriculum baseado num projeto educativo e formativo, cultural, social e desportivo, que pretende dar importância ao meio envolvente e às vivências e desejos de cada um dos formandos, visando a melhoria da sua qualidade de vida, o combate ao isolamento e à exclusão social, através da educação. A Universidade Sénior destina-se adultos com idade igual ou superior a 55 anos, independentemente do seu nível de escolaridade. Todas as disciplinas lecionadas ao longo destes anos letivos têm vindo a ser dadas por professores voluntários, que partilham o seu tempo e os seus conhecimentos com esta população-alvo, sempre numa ótica de que a aprendizagem acontece e faz-se ao longo da vida. No ano letivo 2013/2014, de acordo com as necessidades e preferências dos alunos, aposta-se em disciplinas com uma componente mais prática; no voluntariado feito pelos próprios alunos; aposta-se também, numa variedade maior de atividades que complementam as disciplinas teórico-práticas, nomeadamente workshops, sessões de esclarecimentos e sensibilização, tertúlias, visitas de estudo, comemoração de dias, épocas festivas, danças salão, teatro, culinária, canto, reiki e acupuntura.
*Notícia elaborada e remetida pela Universidade Sénior de Resende

OBRAS EM CALDAS DE AREGOS EM CONCLUSÃO: Regeneração urbana valoriza espaço público em Resende*


Encontra-se em conclusão a obra de Regeneração Urbana da Envolvente da Ribeira de Cesta, em Caldas de Aregos - Resende, cujo valor do investimento ascende a 190.000,00 euros.

A empreitada, da responsabilidade da União de Freguesias de Anreade e S. Romão de Aregos, conta com uma comparticipação no valor de 91.213,00 euros, do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), através da medida “Melhoria da Qualidade de Vida”, sendo que o Município de Resende atribuiu uma comparticipação financeira no valor de 80.000,00 euros, disponibilizando ainda todo o acompanhamento técnico da obra, incluindo o fornecimento do projeto.

O objetivo é requalificar o espaço público que ladeia o canal da Ribeira de Cesta, no seu percurso para além da avenida das Tílias, desde o cruzamento com a EN222 até ao Cais Fluvial de Aregos, incluindo neste último as áreas de circulação de pessoas e de automóveis, reorganizar o acesso e o estacionamento do Balneário da Termas de Aregos e reenquadrar a Capela de Santa Maria Madalena de Aregos, bem como delimitar o seu adro.

Com esta regeneração urbana pretende-se privilegiar o passeio a pé em toda esta área de lazer e fruição e, para o efeito, melhorar significativamente as condições em que o mesmo é realizado, através da introdução de pavimentos em cubo de granito serrado, na face aparente, e de micro cubo de granito.

De destacar o reforço do caráter lúdico dos percursos pedonais, introduzindo-se um “percurso de madeira” adjacente ao canal da Ribeira de Cesta, cujos elementos mais relevantes e apelativos são precisamente as pontes criadas através de estruturas tridimensionais em madeira. Desta forma reduz-se a expressão do canal, enquanto barreira intransponível, procedendo-se à demolição das suas guardas em granito maciço, e multiplicando-se os pontos de contacto entre as duas margens, aproximando-se física e visualmente ambos os lados.

Em reforço da ideia de unidade das duas margens do canal, de referir a criação de áreas verdes na margem nascente do canal, bem como a introdução de árvores de grande porte, de forma a estabelecer-se alguma ligação com a avenida da Tílias e ampliarem-se as zonas de sombra natural na área do cais fluvial. Em destaque, ainda, o reforço do caráter lúdico e de lazer, através da criação de um parque infantil, situado na área ajardinada do cais fluvial, junto à área das esplanadas.

Com esta intervenção pretende-se valorizar o espaço que ladeia as Termas de Caldas de Aregos e o Cais Fluvial, melhorando a qualidade de vida dos munícipes e criar simultaneamente melhores condições de acolhimento para quem nos visita.

O Gabinete de Comunicação e Imagem da CMR
08 de abril de 2014

terça-feira, abril 08, 2014

Festival da Cerejeira em Flor

Numa organização do Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus, decorreu,  na tarde do passado domingo, junto à sede deste Rancho,  o Festival da Cerejeira em Flor. No primeiro dia ameno desta Primavera, parecendo encomendado propositadamente para a ocasião, e ainda com muitas cerejeiras em flor, actuaram os seguintes grupos: i) Banda de Música de S. Cipriano "A Velha"; ii) Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus; iii) Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade; e iv) Rancho de Danças e Cantares Arouquenses-Arouca. 
Esteve presente uma numerosa assistência, proveniente de Paus e de outras  freguesias dos  concelhos  de Resende e de Baião. Marcaram presença os presidentes da Junta de Paus e da Câmara Municipal de Resende, assim como toda a liderança do PSD de Resende.
Estão de parabéns mais uma vez Liseta Cardoso e António Branquinho.

segunda-feira, abril 07, 2014

Exibição dos Bombeiros Voluntários de Seia no Externato – Resende*

Na passada sexta - feira, dia 04 de Abril, pelas 14 horas, último dia de aulas do 2º período, decorreu no Externato D. Afonso Henriques - Resende, a exibição de duas equipas de Salvamento de Grande Ângulo dos Bombeiros Voluntários de Seia.
Perto de 300 alunos desta escola tiveram a oportunidade de observar a atuação destas equipas num cenário de salvamento e imobilização de vítimas.
Para além desta demonstração os alunos tiveram a oportunidade de participar num exercício de Escalada, Slide e Rapel.
Os alunos conheceram os vários materiais expostos e necessários numa operação de socorro que a equipa de Salvamento de Grande Ângulo tenha que intervir nomeadamente em zonas montanhosas, falésias ou em fogos urbanos.
Esta equipa de salvamento, oriunda da serra da Estrela, não se esqueceram de trazer a moto de neve e respetiva maca, na qual os alunos puderam apreciar e tirar algumas fotos.
Nesta iniciativa, para além da atuação da equipa de salvamento dos Bombeiros Voluntários de Seia, teve a colaboração e participação dos Bombeiros Voluntários de Resende.
  *  Aquilino Rocha Pinto (responsável pela iniciativa)                                                                                               A

domingo, abril 06, 2014

Jornal "Sê...", edição de Abril de 2014

Jornal da paróquia e dos escuteiros de Resende, cuja edição de Abril pode ser lida aqui

sábado, abril 05, 2014

O dinheiro faz a felicidade?*

*Crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, abril 04, 2014

Evento em Cárquere

Clique no cartaz para ler.

quarta-feira, abril 02, 2014

Cinco câmaras, entre as quais a de Resende, celebram "Acordo de Amarante" para mais cooperação no Baixo Tâmega*

Os presidentes de cinco câmaras do Baixo Tâmega e Douro Sul celebraram o "Acordo de Amarante", documento em que se comprometem com uma estratégia comum de desenvolvimento, avançou nesta terça-feira à Lusa o autarca de Amarante.
Para ler a notícia completa do jornal Público, clique aqui.  

terça-feira, abril 01, 2014