segunda-feira, maio 12, 2014

Produção de cereja de Resende com quebra muito acentuada

Começou a apanha da cereja. Mas há muito menos relativamente ao ano transacto. Alguns produtores já constataram que nem vale a pena subir a muitas árvores.
De acordo com a avaliação de Rogério Silva, presidente da CER-Associação de Promoção de Cerejas de Resende, ao Jornal do Centro, "...uma cerejeira que costumava dar perto de 50 quilos de fruto, este ano não deverá passar dos 10 quilos. (...) A diminuição da produção, explicou, deve-se à muita chuva e a alguma geada".
O preço do quilo da cereja, à venda junto às estradas, rondava os 5/6 euros na semana passada. Actualmente, baixou para os 3/4 euros.
Também em facebook.com/paus.resende (link).

Resende: Morre debaixo de tractor em Anreade*

Um homem, de 49 anos, morreu depois de ter sofrido um despiste com um tractor agrícola, no passado dia 9 de maio, em Anreade, concelho de Resende.
Segundo apurou o Jornal A Verdade, o homem estaria a trabalhar num campo junto à habitação, ao início da tarde, quando, ao passar num terreno íngreme, o trator capotou, tendo esmagado a vítima.
No local, estiveram o INEM e os bombeiros de Resende.
A GNR tomou conta da ocorrência.
*Transcrito do jornal A Verdade (link)

domingo, maio 11, 2014

O dia dos quatro papa*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de ontem, que pode ler aqui

sexta-feira, maio 09, 2014

Excursão à Festa das Rosas, em Vila Franca do Lima (dia 11 de Maio)

Esta é uma festa de grande nomeada, que inclui uma procissão tradicional, mordomas com os "sublimes" cestos floridos, andores com flores naturais, muitos figurantes...
Trajecto: Resende, Braga e Vila Franca.
Custo: 12,50€ (adulto); 8,00€ (criança)
Contactos: 961 962 693 (António Costa); 911 926 183 (Vítor Manuel)

Dragões de Resende organizam passeio BTT


quinta-feira, maio 08, 2014

Jornal "Sê...", edição de Maio de 2014

Para acompanhar a dinâmica e as notícias do Agrupamento de Escuteiros e da Paróquia de Resende, podendo ser lido aqui

quarta-feira, maio 07, 2014

Concerto em S. Cipriano com a Academia de Música de Cinfães

Ocorrerá no próximo dia 10 de Maio, sábado, pelas 21h30, no Centro Cultural de S. Cipriano. 

terça-feira, maio 06, 2014

Frei José Filipe Rodrigues, com origens familiares em Resende (a mãe é natural de Feirão e o pai de Cotelo), publica "Retalhos da vida de um padre"

Nascido em Lisboa, o Frei Filipe tem as suas raízes em Feirão, no concelho de Resende (terra natal da Mãe), e Cotelo, no concelho de Castro Daire (terra natal do Pai), lugares onde regressa amiúde, nomeadamente nas férias grandes, no Verão. Além de outras muitas funções,  é Visitador do  mosteiro de clausura, das irmãs dominicanas, situado um pouco acima do Santuário dos Remédios, o que  o "obriga" a deslocar-se frequentemente a Lamego.
Para além das  afinidade das terras e dos contextos desta região, muitos outros temas tornam esta leitura apetecível e agradável.
Frei José Filipe Rodrigues é dominicano e exerce o seu múnus em Lisboa. 

domingo, maio 04, 2014

Canonizações e seus perigos*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de ontem, que pode ler aqui

sábado, maio 03, 2014

4 de Abril, domingo, dia da Mãe: Teatro em Anreade

A associação paroquial "Miguel Anjo" oferecerá às mães e a toda a população uma peça de teatro, que será representada pelo "Grupo de Teatro Vallislongus" e terá início às 15h30. Será levada a efeito no Salão Polivalente do Centro Paroquial de Anreade. 

sexta-feira, maio 02, 2014

Cerejas a caminho

Pessoas entendidas e experientes são de opinião que, este ano, haverá menos cerejas. 

Crenças, crendices e adornos*

*Algures no concelho de Resende.

quinta-feira, maio 01, 2014

Bastonária da Ordem dos Advogados na Assembleia Municipal: Reapreciação parlamentar do novo mapa judiciário devolve esperança ao concelho

A Bastonária da Ordem dos Advogados, Elina fraga, participou na reunião da Assembleia Municipal que decorreu no dia 28 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde fez uma intervenção em torno da polémica reorganização do mapa judiciário.
A participação de Elina Fraga na Assembleia Municipal resulta do novo regimento de funcionamento deste órgão autárquico que prevê a participação de personalidades de âmbito nacional que farão uma intervenção em torno de um tema de importância para o concelho e de relevância na agenda política nacional.

Com este novo regimento, aquele órgão autárquico pretende desempenhar um papel mais ativo e dinamizador, privilegiando o debate de temas da atualidade e, consequentemente, motivar a participação dos cidadãos.

Na conferência de imprensa que antecedeu a sessão da Assembleia Municipal, a Bastonária da Ordem dos Advogados referiu que “O Governo de Portugal está a promover uma reorganização do mapa judiciário que vai penalizar a justiça em Portugal e vai representar um retrocesso inaceitável naquilo que são as garantias e direitos constitucionais dos cidadãos. O concelho de Resende é um dos mais fustigados com esta reorganização judiciária, porque não tem acessibilidades e é um concelho do interior que sofre os constrangimentos próprios de um território desertificado”.

Acrescentou, ainda, que “no final desta semana haverá uma reapreciação parlamentar da regulamentação da lei e estou convencida que os deputados da nação e, sobretudo os deputados do distrito de Viseu, independentemente da sua filiação partidária, se voltarão a recordar dos compromissos que têm com os seus eleitores e, num exercício de humildade democrática, irão ouvir as populações e dizer não ao novo mapa judiciário tal como está configurado”.

Para o Presidente da Assembleia Municipal de Resende, António Borges, “esta reforma do novo mapa judiciário é uma enorme injustiça em relação a Resende, sobretudo porque é baseada em inverdades, pois os argumentos que levaram ao encerramento do Tribunal não são verdadeiros. Sempre defendemos que o acesso à justiça é a primeira prioridade, contra uma sociedade onde a lei do mais forte sempre impera, penalizando os cidadãos com menos recursos e prejudicando territórios como aquele em que nos encontramos”.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, informou que o Município vai estar presente no debate da Assembleia da República na próxima sexta-feira, salientou que “sabemos que é a última oportunidade de se abordar o assunto que é um atentado à democracia, pois o que está a ser decretado não vem dar a mesma oportunidade e igualdade a todos os portugueses” e mantém a esperança que “os senhores deputados consigam demonstrar que esta medida prevista na reforma judiciária lesa, assim, a população de Resende”.

De referir que foi publicado no dia 27 de Março de 2014 o Decreto-Lei n.º 49/2014 que procede à regulamentação da Lei da Organização do Sistema Judiciário e estabelece o regime aplicável à organização e funcionamento dos tribunais judiciais, sendo que o que ressalta é o encerramento de 20 Tribunais. Entre estes está o Tribunal Judicial de Resende e, consequentemente, a concentração da competência nos Tribunais de Lamego e de Viseu.

quarta-feira, abril 30, 2014

Universidade Sénior de Resende organiza passeio ao Tua

A Universidade Sénior do Rotary Clube de Resende está a organizar um “Passeio ao Tua”, de comboio. Será no próximo dia 3 de Maio, e estão todos convidados e “embarcar” na estação da Ermida, pelas 10.47h, com destino a um almoço tipicamente português, a realizar no Tua. Durante a viagem terão oportunidade de vislumbrar as lindíssimas paisagens do nosso Douro Património Mundial e de partilhar a agradável companhia dos formandos da Universidade Sénior.
A Dra Anabela Oliveira, directora da Universidade Sénior refere que “Será mais um momento de valorização da amizade, do espírito de partilha e de convívio..  e que são estes os pilares que suportam as Universidades Séniores de Rotary..” deixou ainda uma palavra de apreço a Dra Márcia Pinto e a Dra Susana Leitão, porque mais uma vez contribuíram para a realização de um evento da Universidade Sénior, seguindo o lema rotário de “dar de si, antes de pensar em si.
Universidade Sénior de Resende surgiu em Outubro de 2010 e apresenta um curriculum baseado num projecto educativo, cultural, social e desportivo, que complementam as disciplinas teórico-práticas, nomeadamente workshops, sessões de esclarecimentos e sensibilização, tertúlias, visitas de estudo, comemoração de dias, épocas festivas, danças salão, teatro, culinária, canto, reiki e acupunctura, sem nunca esquecer as vivências e desejos de cada um dos formandos, visando a melhoria da sua qualidade de vida, o combate ao isolamento e à exclusão social, através da educação. A Universidade Sénior destina-se adultos com idade igual ou superior a 55 anos, independentemente do seu nível de escolaridade. Todas as disciplinas lesionadas ao longo destes anos lectivos têm vindo a ser dadas por professores voluntários.

Dia 4 de Maio: Feira do Rodo, em Ovadas

Dia 4 de Maio-concurso pecuário de gado bovino (raça Arouquesa). Haverá um prémio de presença no valor de 5€.
Manhã -10h: prémios relativos à feira
Tarde -16h: mostra de reprodutores do Rodo; 17h-entrega de prémios

Hoje à tarde: Apresentação do livro «Flores (ser) após um inverno agreste»

Local
Museu Municipal de Resende

Data
30/04/2014

Hora
17:30 horas

Hoje, dia 30 de Abril, pelas 17h30, no Museu Municipal, vai decorrer a apresentação do livro "Flores (ser) após um inverno agreste", da autoria de Célia Sequeira.

terça-feira, abril 29, 2014

Homem suicida-se junto à capela de Nossa Senhora do Viso, Resende

Um homem,  com cerca de 35 anos, suicidou-se com uma arma de caça, ontem ao fim da tarde, junto à capela da Senhora do Viso. De acordo com vários relatos, este homem foi visto algumas horas antes na vila de Resende e tudo indicava que iria, como habitualmente, para Forjães, onde actualmente residia com os pais.
Já anteriormente, há cerca de oito meses,  após um período como emigrante em França, tentou o suicídio por envenenamento, tendo recuperado num hospital do Porto. Após este episódio, emigrou novamente, tendo regressado ao nosso concelho há pouco tempo. 

Primavera em Resende

segunda-feira, abril 28, 2014

Anselmo Borges a propósito da canonização de João XXIII e João Paulo II

Como muitos puderam constatar, Anselmo Borges foi presença ontem na RTP,  onde comentou longamente a  canonização dos Papas João XXIII e João Paulo II, tendo sido também solicitado a responder a propósito a um inquérito pelo jornal Público (link). 

sábado, abril 26, 2014

40 anos depois*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui

Réstia de sol na serra das Meadas, em dia chuvoso*

*Dia 26 de Abril, pelas 19h20

quinta-feira, abril 24, 2014

Revista do Agrupamento de Escolas de Resende, edição de Março de 2014

É uma revista formativa e informativa, que dá a conhecer a dinâmica da comunidade escolar do concelho, sendo coordenada pelos professores Paulo Sequeira, António Loureiro, Fernando Vieira e Alice Colaço. A capa é da autoria do professor José Vicente, que teve a colaboração dos alunos do Curso Técnico Profissional de Cerâmica Artística (10.º C).
Pode ser consultada aqui

quarta-feira, abril 23, 2014

Apresentação de projectos de empreendedorismo e feira de orientação escolar e profissional no Agrupamento de Escolas de Resende (dias 23 e 24 de Abril)

Nestes dois dias estarão presentes no Agrupamento de Escolas de Resende 9 Instituições de Ensino Superior,  fazendo a divulgação e demonstração de programas de Orientação Escolar e Profissional.
A Escola será visitada pelos alunos de todo o Agrupamento e pelos alunos de Stª Marinha do Zêzere e Mesão Frio. 
No dia 23 de Abril,  pelas 14.00,   a UTAD fez uma apresentação sobre Empreendedorismo Jovem e demonstração de aplicações WindowsPhone para jovens.

terça-feira, abril 22, 2014

Páscoa em Resende

Apesar das ameaças, não choveu na Semana Santa em Resende. O sol até brindou os dias de  domingo e segunda-feira de Páscoa, o que tornou as visitas pascais, que decorreram em todas as paróquias do concelho,  em  momentos ainda mais agradáveis e de grande convívio. 

domingo, abril 20, 2014

A jornada de Sábado*

*Crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de ontem, que pode ler aqui

quinta-feira, abril 17, 2014

II Jornadas da Saúde "Envelhecimento Saudável", 26 e 27 de Abril, S. Martinho de Mouros

Para qualquer informação, contacte a Presidente das Jornadas, Dra. Liliana Duarte, através do telem. 965827009.
Clique no cartaz para poder ler

quarta-feira, abril 16, 2014

Semana Santa*

*Cruz "embutida" na parede da capela do Senhor dos Desamparados/Fazamões. 
Na próxima 6.ª feira (sexta-feira santa), pelas 21h30,  o Agrupamento de Escuteiros/Grupo de Jovens da Paróquia de Resende, caso o tempo o permita, levarão a efeito no Largo da Feira de Resende a dramatização da Paixão de Cristo. 

domingo, abril 13, 2014

Noite de lobisomem em S. Martinho de Mouros

Em noite de lua cheia, era necessário apanhar o lobisomem que atormentava a vila de S. Martinho de Mouros. E todos (actores e população assistente) lá fomos ao seu encalço ao longo da rua, com várias paragens, tendo sido apanhado nas escadas da igreja do Senhor do Calvário.
Com representações nas noites da passada sextas-feira e sábado, foi uma peça de teatro escrita e encenada pelo Teatro de Montemuro e representada por crianças e jovens do grupo de escuteiros de S. Martinho de Mouros.
A adesão foi grande e aí está uma experiência de animação que valerá a pena repetir.

sábado, abril 12, 2014

Francisco e o 25 de Abril*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, abril 11, 2014

Dr. Garcez Trindade, presidente da CM de Resende, em discurso directo*

"Somos vítimas do mais despudorado ataque do poder central. Podem levar-nos tudo, o tribunal, a repartição de finanças, o centro de saúde..., mas não levarão a nossa vontade, a nossa determinação, a nossa inteligência."
*Na intervenção aquando da apresentação do livro Caldas de Aregos/Águas Milagrosas do Douro

quinta-feira, abril 10, 2014

Teatro «Lendas Vivas - Tradições Contadas»

Local
Igreja Matriz de S. Martinho de Mouros

Data
de 11/04/2014 a 12/04/2014

Hora
21:30 horas


A companhia de Teatro Regional da Serra do Montemuro vai apresentar a peça “Lendas Vivas – Tradições Contadas”, nos próximos dias 11 e 12 de Abril, pelas 21h30, junto à Igreja Matriz de S. Martinho de Mouros.

Trata-se de teatro de rua que conta com a participação do Corpo Nacional de Escutas de S. Martinho de Mouros.
Apareça e divirta-se!

quarta-feira, abril 09, 2014

Apresentação da Peça de Teatro " A história de um papagaio", pela Universidade Sénior de Resende*

No próximo dia 13 de Abril, pelas 15h, no Auditório Municipal de Resende, os formandos da Universidade Sénior, do Rotary Clube de Resende, vão apresentar uma peça de Teatro de fantoches: " A história de um papagaio", esta peça destina-se a maiores de 6 anos, e terá entrada livre.
Participaram na construção desta peça os seguintes intervenientes: autoria e encenação Prof. Dulce Pereira, confeção de fantoches Prof. Lurdes Amaral e musica Prof. Carlos Francisco, e por último o grande contributo dos alunos da Universidade Sénior, que com muito entusiasmo aderiram a esta disciplina que foi pela primeira vez introduzida no plano curricular da Universidade Sénior.
A directora da Universidade Sénior, Dra Anabela Oliveira, enaltece o excelente trabalho realizado por todos os intervenientes, em especial os alunos, pois são eles que inspiram esta Universidade. Ainda sublinha que este projecto resulta de trabalho 100% voluntário, de todos os que colaboram na Universidade Sénior, aos quais agradece a prestimosa colaboração.
Sinopse:
António de Mascarenhas (senhor António para os amigos!) era um homem dado a grandezas. Mas a única riqueza que possuía era um papagaio que ele dizia ter trazido do Brasil. E agora via-se na necessidade de vender o animal se queria ter algum dinheiro. O que ele não esperava era a dificuldade que iria ter para o vender e o que iria acontecer ao papagaio.
O projeto da Universidade Sénior resultou de um lema que está implícito em todos os clubes Rotários “dar de si antes de pensar em si”. O Rotary Clube de Resende mobilizou-se nesse sentido, e em 9 de outubro de 2010 fez a abertura oficial da Universidade Sénior de Resende, com o apoio de diferentes entidades locais, nomeadamente a Câmara Municipal de Resende e Fábrica da Igreja da Paroquia de Resende. Com os mesmos propósitos, desde quando iniciou, a Universidade Sénior de Resende apresenta um curriculum baseado num projeto educativo e formativo, cultural, social e desportivo, que pretende dar importância ao meio envolvente e às vivências e desejos de cada um dos formandos, visando a melhoria da sua qualidade de vida, o combate ao isolamento e à exclusão social, através da educação. A Universidade Sénior destina-se adultos com idade igual ou superior a 55 anos, independentemente do seu nível de escolaridade. Todas as disciplinas lecionadas ao longo destes anos letivos têm vindo a ser dadas por professores voluntários, que partilham o seu tempo e os seus conhecimentos com esta população-alvo, sempre numa ótica de que a aprendizagem acontece e faz-se ao longo da vida. No ano letivo 2013/2014, de acordo com as necessidades e preferências dos alunos, aposta-se em disciplinas com uma componente mais prática; no voluntariado feito pelos próprios alunos; aposta-se também, numa variedade maior de atividades que complementam as disciplinas teórico-práticas, nomeadamente workshops, sessões de esclarecimentos e sensibilização, tertúlias, visitas de estudo, comemoração de dias, épocas festivas, danças salão, teatro, culinária, canto, reiki e acupuntura.
*Notícia elaborada e remetida pela Universidade Sénior de Resende

OBRAS EM CALDAS DE AREGOS EM CONCLUSÃO: Regeneração urbana valoriza espaço público em Resende*


Encontra-se em conclusão a obra de Regeneração Urbana da Envolvente da Ribeira de Cesta, em Caldas de Aregos - Resende, cujo valor do investimento ascende a 190.000,00 euros.

A empreitada, da responsabilidade da União de Freguesias de Anreade e S. Romão de Aregos, conta com uma comparticipação no valor de 91.213,00 euros, do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), através da medida “Melhoria da Qualidade de Vida”, sendo que o Município de Resende atribuiu uma comparticipação financeira no valor de 80.000,00 euros, disponibilizando ainda todo o acompanhamento técnico da obra, incluindo o fornecimento do projeto.

O objetivo é requalificar o espaço público que ladeia o canal da Ribeira de Cesta, no seu percurso para além da avenida das Tílias, desde o cruzamento com a EN222 até ao Cais Fluvial de Aregos, incluindo neste último as áreas de circulação de pessoas e de automóveis, reorganizar o acesso e o estacionamento do Balneário da Termas de Aregos e reenquadrar a Capela de Santa Maria Madalena de Aregos, bem como delimitar o seu adro.

Com esta regeneração urbana pretende-se privilegiar o passeio a pé em toda esta área de lazer e fruição e, para o efeito, melhorar significativamente as condições em que o mesmo é realizado, através da introdução de pavimentos em cubo de granito serrado, na face aparente, e de micro cubo de granito.

De destacar o reforço do caráter lúdico dos percursos pedonais, introduzindo-se um “percurso de madeira” adjacente ao canal da Ribeira de Cesta, cujos elementos mais relevantes e apelativos são precisamente as pontes criadas através de estruturas tridimensionais em madeira. Desta forma reduz-se a expressão do canal, enquanto barreira intransponível, procedendo-se à demolição das suas guardas em granito maciço, e multiplicando-se os pontos de contacto entre as duas margens, aproximando-se física e visualmente ambos os lados.

Em reforço da ideia de unidade das duas margens do canal, de referir a criação de áreas verdes na margem nascente do canal, bem como a introdução de árvores de grande porte, de forma a estabelecer-se alguma ligação com a avenida da Tílias e ampliarem-se as zonas de sombra natural na área do cais fluvial. Em destaque, ainda, o reforço do caráter lúdico e de lazer, através da criação de um parque infantil, situado na área ajardinada do cais fluvial, junto à área das esplanadas.

Com esta intervenção pretende-se valorizar o espaço que ladeia as Termas de Caldas de Aregos e o Cais Fluvial, melhorando a qualidade de vida dos munícipes e criar simultaneamente melhores condições de acolhimento para quem nos visita.

O Gabinete de Comunicação e Imagem da CMR
08 de abril de 2014

terça-feira, abril 08, 2014

Festival da Cerejeira em Flor

Numa organização do Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus, decorreu,  na tarde do passado domingo, junto à sede deste Rancho,  o Festival da Cerejeira em Flor. No primeiro dia ameno desta Primavera, parecendo encomendado propositadamente para a ocasião, e ainda com muitas cerejeiras em flor, actuaram os seguintes grupos: i) Banda de Música de S. Cipriano "A Velha"; ii) Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus; iii) Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade; e iv) Rancho de Danças e Cantares Arouquenses-Arouca. 
Esteve presente uma numerosa assistência, proveniente de Paus e de outras  freguesias dos  concelhos  de Resende e de Baião. Marcaram presença os presidentes da Junta de Paus e da Câmara Municipal de Resende, assim como toda a liderança do PSD de Resende.
Estão de parabéns mais uma vez Liseta Cardoso e António Branquinho.

segunda-feira, abril 07, 2014

Exibição dos Bombeiros Voluntários de Seia no Externato – Resende*

Na passada sexta - feira, dia 04 de Abril, pelas 14 horas, último dia de aulas do 2º período, decorreu no Externato D. Afonso Henriques - Resende, a exibição de duas equipas de Salvamento de Grande Ângulo dos Bombeiros Voluntários de Seia.
Perto de 300 alunos desta escola tiveram a oportunidade de observar a atuação destas equipas num cenário de salvamento e imobilização de vítimas.
Para além desta demonstração os alunos tiveram a oportunidade de participar num exercício de Escalada, Slide e Rapel.
Os alunos conheceram os vários materiais expostos e necessários numa operação de socorro que a equipa de Salvamento de Grande Ângulo tenha que intervir nomeadamente em zonas montanhosas, falésias ou em fogos urbanos.
Esta equipa de salvamento, oriunda da serra da Estrela, não se esqueceram de trazer a moto de neve e respetiva maca, na qual os alunos puderam apreciar e tirar algumas fotos.
Nesta iniciativa, para além da atuação da equipa de salvamento dos Bombeiros Voluntários de Seia, teve a colaboração e participação dos Bombeiros Voluntários de Resende.
  *  Aquilino Rocha Pinto (responsável pela iniciativa)                                                                                               A

domingo, abril 06, 2014

Jornal "Sê...", edição de Abril de 2014

Jornal da paróquia e dos escuteiros de Resende, cuja edição de Abril pode ser lida aqui

sábado, abril 05, 2014

O dinheiro faz a felicidade?*

*Crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, abril 04, 2014

Evento em Cárquere

Clique no cartaz para ler.

quarta-feira, abril 02, 2014

Cinco câmaras, entre as quais a de Resende, celebram "Acordo de Amarante" para mais cooperação no Baixo Tâmega*

Os presidentes de cinco câmaras do Baixo Tâmega e Douro Sul celebraram o "Acordo de Amarante", documento em que se comprometem com uma estratégia comum de desenvolvimento, avançou nesta terça-feira à Lusa o autarca de Amarante.
Para ler a notícia completa do jornal Público, clique aqui.  

terça-feira, abril 01, 2014

segunda-feira, março 31, 2014

Evento no Externato D. Afonso Henriques

Clique no cartaz para ler.

Na Escola Secundária de Resende

domingo, março 30, 2014

FESTA DAS CAVACAS

Com animação levada a cabo com grupos concelhios (ainda bem que se apostou  na prata da casa), a afluência de público a este certame foi considerável, apesar do  tempo chuvoso. Além dos políticos locais, visitaram a feira os deputados do PS por Viseu Acácio Pinto e José Junqueiro.
Lamenta-se que este evento tenha coincidido com a Feira do Fumeiro e do Cozido, organizada pela Câmara Municipal de Baião. Uma oferta concorrencial (de peso) evitável. 
Apontamento também disponível no Facebook PAUS-RESENDE (link)

Mudança de paradigma*

Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de ontem, que pode ler aqui

sexta-feira, março 28, 2014

Apresentação do livro "Caldas de Aregos: As Águas Milagrosas do Douro"

 Faz amanhã, sábado, uma semana, que decorreu no Auditório Municipal de Resende, a apresentação do livro em banda desenhada "Caldas de Aregos: As Águas Milagrosas do Douro", que será recordado como o grande evento cultural do concelho de Resende do ano de 2014. 
Os autores, Paulo Sequeira e Pedro Ferreira (textos) e José Vicente (ilustrações) deram conta do que foi o longo e laborioso  percurso da materialização em livro de um projecto constantemente a fervilhar de ideias e propostas. 
A apresentação esteve a cargo do Dr.Álvaro Bonito, Director da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, que enalteceu a qualidade e a  oportunidade do livro e o mérito e as marcas do empreendedorismo dos autores."Não é um compêndio de história, mas um livro (despretensioso e simultaneamente rigoroso) sustentado em investigação e factos históricos. É uma viagem visualizada e lúdica de Caldas de Aregos até aos  dias de hoje, constituindo um estímulo para que as Termas ganhem o estatuto que já tiveram no passado", referiu.
O Eng.António Borges disse que o meritório trabalho de Paulo Sequeira e Pedro Ferreira em prol de Caldas de Aregos pode ser apelidado como um verdadeiro apostolado. "A mensagem deste livro é de inquietude, em que a outra parte temos de ser nós a ocuparmo-nos dela", sustentou a dado passo.
Outro dos oradores foi o Dr. Telmo Pinto, presidente da cooperativa Dólmen, uma das entidades co-financiadoras do projecto, que se mostrou encantado com o resultado da obra, tendo dirigido um convite aos autores para que utilizassem a mesma metodologia num trabalho de outra envergadura, que abarcasse a região.
Por último, falou o actual presidente da Câmara Municipal de Resende, Dr. Garcez Trindade, que confessou ser este livro um dos poucos momentos de conforto nos  meses que leva de mandato,  "nesta altura atribulada de ataque do poder central ao poder local, em que nos querem levar tudo". 
Sem ninguém contar, a numerosa assistência foi surpreendida pela apresentação em audio-livro desta obra, que encantou toda a gente,  da responsabilidade de José António Pereira, jovem e brilhante estudante de Ciências de Comunicação da Universidade do Porto,natural de S. Martinho de Mouros.
Este é um livro que conta a história de Caldas de Aregos de forma criativa e excepcionalmente atractiva. Muito útil aos resendenses e a todos os que nos visitam. Parabéns e bem-haja ao Paulo Sequeira, ao Pedro Ferreira e ao José Vicente por nos terem presenteado com esta obra tão bem conseguida.

Festa das Cavacas alia-se a fim de semana gastronómico*

No próximo domingo, o Município de Resende organiza mais uma edição da Festa das Cavacas, no Pavilhão Multiusos de Caldas de Aregos. Aliado a este evento está também o Fim de Semana Gastronómico. A altura ideal para se deixar envolver pelos sabores de Resende, comprovar por si mesmo a qualidade do doce da região e perceber o porquê da sua fama.
Os festejos começam no dia 29, pelas 21h30, com a inauguração da exposição “Doce Alquimia” seguida da atuação do grupo “Douro Fado”. Por sua vez, no dia 30, pelas 11h00 é a abertura oficial da festa na qual produtores do concelho, com stands de venda próprios vendem e dão a provar as cavacas por vezes acompanhadas com vinhos de produtores, também da região.

A animação musical está a cargo do grupo de bombos “Bons Mouros”, do Grupo de Danças e Cantares “Os Moleiros” de Santa Maria de Cárquere, do Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus e da Orquestra da Academia de Música de Resende.

Novidade este ano é o concurso “Melhores Cavacas da Festa das Cavacas”. Este visa premiar o produtor que se distinguir com a melhor confeção do doce regional daquele certame. O vencedor é anunciado às 17h30, hora em que são entregues os certificados de participação. O encerramento da feira está previsto para as 18 horas.

Tal como no ano anterior, quem quiser aproveitar para contemplar a bela paisagem que o Douro oferece pode deslocar-se até Resende de comboio, saindo na Estação de Aregos, onde a Barca o aguarda para fazer a travessia, gratuitamente, pelo rio até à festa. Durante o fim de semana, os visitantes poderão usufruir, ainda, das Termas de Caldas de Aregos, onde poderão desfrutar da piscina termal, banho turco e ginásio, gratuitamente, bastando para isso marcar previamente através do seguinte contacto: 254875259.

Como já foi referido, paralelamente à Festa das Cavacas ocorre o Fim de Semana Gastronómico, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal. Esta iniciativa oferece um desconto de 10% nas refeições de anho assado e arroz do forno, comida tradicional de Resende, a começar no jantar de sexta-feira e a terminar no almoço de domingo, nos seguintes restaurantes: “Delícia do Douro”, “Bengalas”, “Gentleman” e “Douro à Vista” na vila de Resende e “Douro Park Hotel” e “Restaurante das Caldas” em Aregos. Há ainda um desconto de 15% em alojamento nas noites de sexta e sábado no “Douro Park Hotel” e “Vald’ Aregos- Turismo Rural”.

Para quem deseja conhecer melhor o concelho, sugerimos uma visita ao Museu Municipal que vai estar aberto no sábado, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, e domingo das 10h00 às 13h00. Uma boa oportunidade para conhecer o espólio etnográfico, que caracteriza os usos e costumes da nossa região, o núcleo arqueológico, composto por um conjunto de materiais desde a pré-história aos nossos dias. a sala de exposição permanente “Edgar Cardoso, Pontes no Douro”, ilustre engenheiro que criou laços afectivos com Resende e o Douro e a sala de exposições temporárias onde está patente a exposição “10+5 Artista do Agora”, que reúne arte mista desde pintura, cerâmica e escultura, com obras de 10 artistas portugueses e 5 estrangeiros.

As cavacas são bastante apelativas para visitar Resende. Aliá-las à degustação do anho assado com arroz de forno e passeios de barco gratuitos enquanto desfruta de toda a beleza da região é, mais do que uma tentação, um fim de semana imperdível.
*Retirado do site da CM de Resende

ESPLENDOR DAS CEREJEIRAS EM FLOR

 Ontem o vale de Paus estava assim, apesar do mau tempo (chuva e frio.

quinta-feira, março 27, 2014

Progresso nas obras frente à igreja de Paus

A lixeira foi finalmente removida e as obras recomeçaram,como se pode verificar por esta "máquina" em plena laboração, ontem e hoje.

quarta-feira, março 26, 2014

Cerejeira em flor*

*Foto tirada hoje em Paus.

domingo, março 23, 2014

Ouvir o silêncio que fala*

*É o título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de  ontem, que pode ler  aqui.

sexta-feira, março 21, 2014

A não perder amanhã, sábado: Apresentação do livro «Caldas de Aregos - As Águas Milagrosas do Douro»

 Local
Auditório Municipal de Resende
Data
22/03/2014
Hora
16:00 horas
Trata-se de um livro de Banda Desenhada da autoria de Paulo Sequeira e Pedro Ferreira, com ilustração de José Vicente, que merecem a nossa estima e admiração pelo trabalho persistente na divulgação do que melhor tem o nosso concelho. A obra evoca o passado das Caldas de Aregos, terra que se notabilizou pelas suas águas “milagrosas”, como assim eram chamadas.
O lançamento desta obra insere-se no projeto denominado “Douro Memories”, da autoria dos dois investigadores (acima referidos) das raízes históricas das Caldas de Aregos, com o objetivo de recuperar, preservar, valorizar, promover e divulgar a herança que o Douro transporta: o seu vasto património material e imaterial.
Este projeto, que conta com o apoio do Dólmen – Associação de Desenvolvimento Local, recebeu em maio de 2013 uma menção honrosa no “Prémio Rural Criativo 2013”, pela “qualidade, inovação e apresentação”, entre 42 a concurso.
Será uma surpresa a forma criativa como será apresentada esta obra.

quinta-feira, março 20, 2014

Porque hoje começa a Primavera

Num destes dias, nas Quintãs e Cantim de Cima, respectivamente. 

Assembleia Geral da Associação dos Bombeiros Voluntários de Resende e da Santa Casa da Misericórdia de Resende

Ambas as Assembleias Gerais se realizam no próximo dia 29 de Março, pelas 14h00. Destinam-se essencialmente à apresentação, discussão e votação do Relatório de Actividades e Contas de Gerência, referentes ao ano de 2013.

quarta-feira, março 19, 2014

Junto à aldeia de Codeçal-Montemuro

Num destes dias de sol.

terça-feira, março 18, 2014

Jornal "Sê...", edição de Março de 2014

Jornal formativo e informativo dos escuteiros e da paróquia de Resende, que pode ser lido aqui.

segunda-feira, março 17, 2014

sábado, março 15, 2014

O maior afrodisíaco*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui

quinta-feira, março 13, 2014

Uma afronta à freguesia, à paróquia e às gentes de Paus

Com início das obras há cerca de 4 anos, o local está-se a transformar numa lixeira. Inacreditável...

sábado, março 08, 2014

Francisco sobre temas em discussão*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

Mais de 300 pessoas protestam contra encerramento do Tribunal de Resende*

Mais de 300 pessoas protestaram esta na manhã de ontem contra o encerramento do Tribunal de Resende. Alguns populares chegaram mesmo a invadir o edifício.

Veja aqui a reportagem da SIC Notícias.

quinta-feira, março 06, 2014

Um projecto/livro de Paulo Sequeira e Pedro Ferreira

Clique no cartaz para ler. 
Veja também no  facebook.com/paus.resende (link)

quarta-feira, março 05, 2014

Resende promove manifestação na sexta-feira contra encerramento do tribunal

A Câmara de Resende, no norte do distrito de Viseu, promove na sexta-feira de manhã uma manifestação contra a extinção do tribunal, cuja manutenção considera "indispensável para garantir o acesso à justiça" de todos os munícipes.
A ação de protesto realiza-se em frente ao edifício do tribunal e tem como objetivo "chamar a atenção das entidades governamentais" para as consequências que o seu encerramento pode vir a ter.
A autarquia pretende também demonstrar a "indignação pelo encerramento de um serviço essencial para a fixação da população e desenvolvimento do concelho".
Há cerca de um mês, a Câmara de Resende entregou no Supremo Tribunal Administrativo uma providência cautelar para tentar impedir a extinção do tribunal judicial, argumentando que a sua existência é "um imperativo constitucional".
No documento, era referido que, com esta extinção, estão a ser negados aos habitantes "os direitos fundamentais de acesso aos tribunais para defesa dos seus direitos, liberdades e garantias e de obter uma tutela efetiva e em tempo útil", caso estes sejam ameaçados ou violados.
A autarquia recorda que um dos argumentos usados para justificar a extinção do tribunal de Resende foi a movimentação processual, porque "em cada ano tinha uma pendência de processos inferior a 250".
No entanto, garante que esses números não são verdadeiros, porque no final do ano de 2012 registava-se uma pendência de 609 processos e no de 2013 o mesmo número. Também a realidade económica, social e cultural do concelho "está em contraste com aquela que foi analisada" na reunião de Conselho de Ministros.
O município alerta que a extinção do tribunal terá consequências como o aumento do custo do acesso aos tribunais, o "potenciar o recurso à autodefesa", o abandono de pessoas e "destruir a identidade económica, social e cultural" de Resende.
No distrito de Viseu, a reforma judiciária vai levar ao encerramento dos tribunais de Armamar, Resende e Tabuaço, sendo criadas secções de proximidade em Castro Daire, Oliveira de Frades, Vouzela e S. João da Pesqueira.
*Texto da Lusa

terça-feira, março 04, 2014

Explosão de forno queimou mulher em Resende *

Uma mulher de 37 anos sofreu, esta segunda-feira à noite, queimaduras de 1º e 2º graus, após uma explosão no forno da cozinha da casa que habita, em Cabeço de Freigil, Resende.
De acordo com o comandante dos bombeiros voluntários de Resende, Sérgio Monteiro, "a mulher estava a fazer um bolo e o forno explodiu", explicou.
A vítima "sofreu queimaduras em 20% do corpo" , adiantou.
No local, esteve a viatura de Suporte de Vida Básica de Cinfães e a Viatura Médica de Emergência Médica de Vila Real .
A explosão destruiu as portas da cozinha da habitação, no segundo andar, onde ocorreu a explosão, mas a casa ficou com condições de habitabilidade. 
*Retirado do JN (link)

segunda-feira, março 03, 2014

Inauguração do Museu do Cabeleireiro

Decorreu, no passado dia 27 de Fevereiro, a inauguração do Museu do Cabeleireiro, em Lisboa. Este museu resulta da iniciativa do profissional Joaquim Pinto, que tem vindo a coleccionar peças relacionadas com a profissão desde há mais de 20 anos.
Esta colecção, que já esteve exposta em diversas localidades do país e está, inclusivamente, disponível para visualização online, em www.museudobarbeiroecabeleireiroonline.com, pode agora ser apreciada ao vivo no Centro Comercial Apolo 70, em Lisboa. Na cerimónia de inauguração, o nosso conterrâneo Joaquim Pinto contou com a presença de familiares, amigos e colegas de profissão.
A maioria das peças já foi objecto de uma exposição no Museu Municipal de Resende.
É uma colecção única em Portugal e uma das mais completas do mundo.
Retirado de: http://www.joaquim-pinto.blogspot.pt/

sábado, março 01, 2014

Eles já não são os mesmos*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui