quarta-feira, abril 23, 2014

Apresentação de projectos de empreendedorismo e feira de orientação escolar e profissional no Agrupamento de Escolas de Resende (dias 23 e 24 de Abril)

Nestes dois dias estarão presentes no Agrupamento de Escolas de Resende 9 Instituições de Ensino Superior,  fazendo a divulgação e demonstração de programas de Orientação Escolar e Profissional.
A Escola será visitada pelos alunos de todo o Agrupamento e pelos alunos de Stª Marinha do Zêzere e Mesão Frio. 
No dia 23 de Abril,  pelas 14.00,   a UTAD fez uma apresentação sobre Empreendedorismo Jovem e demonstração de aplicações WindowsPhone para jovens.

terça-feira, abril 22, 2014

Páscoa em Resende

Apesar das ameaças, não choveu na Semana Santa em Resende. O sol até brindou os dias de  domingo e segunda-feira de Páscoa, o que tornou as visitas pascais, que decorreram em todas as paróquias do concelho,  em  momentos ainda mais agradáveis e de grande convívio. 

domingo, abril 20, 2014

A jornada de Sábado*

*Crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de ontem, que pode ler aqui

quinta-feira, abril 17, 2014

II Jornadas da Saúde "Envelhecimento Saudável", 26 e 27 de Abril, S. Martinho de Mouros

Para qualquer informação, contacte a Presidente das Jornadas, Dra. Liliana Duarte, através do telem. 965827009.
Clique no cartaz para poder ler

quarta-feira, abril 16, 2014

Semana Santa*

*Cruz "embutida" na parede da capela do Senhor dos Desamparados/Fazamões. 
Na próxima 6.ª feira (sexta-feira santa), pelas 21h30,  o Agrupamento de Escuteiros/Grupo de Jovens da Paróquia de Resende, caso o tempo o permita, levarão a efeito no Largo da Feira de Resende a dramatização da Paixão de Cristo. 

domingo, abril 13, 2014

Noite de lobisomem em S. Martinho de Mouros

Em noite de lua cheia, era necessário apanhar o lobisomem que atormentava a vila de S. Martinho de Mouros. E todos (actores e população assistente) lá fomos ao seu encalço ao longo da rua, com várias paragens, tendo sido apanhado nas escadas da igreja do Senhor do Calvário.
Com representações nas noites da passada sextas-feira e sábado, foi uma peça de teatro escrita e encenada pelo Teatro de Montemuro e representada por crianças e jovens do grupo de escuteiros de S. Martinho de Mouros.
A adesão foi grande e aí está uma experiência de animação que valerá a pena repetir.

sábado, abril 12, 2014

Francisco e o 25 de Abril*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, abril 11, 2014

Dr. Garcez Trindade, presidente da CM de Resende, em discurso directo*

"Somos vítimas do mais despudorado ataque do poder central. Podem levar-nos tudo, o tribunal, a repartição de finanças, o centro de saúde..., mas não levarão a nossa vontade, a nossa determinação, a nossa inteligência."
*Na intervenção aquando da apresentação do livro Caldas de Aregos/Águas Milagrosas do Douro

quinta-feira, abril 10, 2014

Teatro «Lendas Vivas - Tradições Contadas»

Local
Igreja Matriz de S. Martinho de Mouros

Data
de 11/04/2014 a 12/04/2014

Hora
21:30 horas


A companhia de Teatro Regional da Serra do Montemuro vai apresentar a peça “Lendas Vivas – Tradições Contadas”, nos próximos dias 11 e 12 de Abril, pelas 21h30, junto à Igreja Matriz de S. Martinho de Mouros.

Trata-se de teatro de rua que conta com a participação do Corpo Nacional de Escutas de S. Martinho de Mouros.
Apareça e divirta-se!

quarta-feira, abril 09, 2014

Apresentação da Peça de Teatro " A história de um papagaio", pela Universidade Sénior de Resende*

No próximo dia 13 de Abril, pelas 15h, no Auditório Municipal de Resende, os formandos da Universidade Sénior, do Rotary Clube de Resende, vão apresentar uma peça de Teatro de fantoches: " A história de um papagaio", esta peça destina-se a maiores de 6 anos, e terá entrada livre.
Participaram na construção desta peça os seguintes intervenientes: autoria e encenação Prof. Dulce Pereira, confeção de fantoches Prof. Lurdes Amaral e musica Prof. Carlos Francisco, e por último o grande contributo dos alunos da Universidade Sénior, que com muito entusiasmo aderiram a esta disciplina que foi pela primeira vez introduzida no plano curricular da Universidade Sénior.
A directora da Universidade Sénior, Dra Anabela Oliveira, enaltece o excelente trabalho realizado por todos os intervenientes, em especial os alunos, pois são eles que inspiram esta Universidade. Ainda sublinha que este projecto resulta de trabalho 100% voluntário, de todos os que colaboram na Universidade Sénior, aos quais agradece a prestimosa colaboração.
Sinopse:
António de Mascarenhas (senhor António para os amigos!) era um homem dado a grandezas. Mas a única riqueza que possuía era um papagaio que ele dizia ter trazido do Brasil. E agora via-se na necessidade de vender o animal se queria ter algum dinheiro. O que ele não esperava era a dificuldade que iria ter para o vender e o que iria acontecer ao papagaio.
O projeto da Universidade Sénior resultou de um lema que está implícito em todos os clubes Rotários “dar de si antes de pensar em si”. O Rotary Clube de Resende mobilizou-se nesse sentido, e em 9 de outubro de 2010 fez a abertura oficial da Universidade Sénior de Resende, com o apoio de diferentes entidades locais, nomeadamente a Câmara Municipal de Resende e Fábrica da Igreja da Paroquia de Resende. Com os mesmos propósitos, desde quando iniciou, a Universidade Sénior de Resende apresenta um curriculum baseado num projeto educativo e formativo, cultural, social e desportivo, que pretende dar importância ao meio envolvente e às vivências e desejos de cada um dos formandos, visando a melhoria da sua qualidade de vida, o combate ao isolamento e à exclusão social, através da educação. A Universidade Sénior destina-se adultos com idade igual ou superior a 55 anos, independentemente do seu nível de escolaridade. Todas as disciplinas lecionadas ao longo destes anos letivos têm vindo a ser dadas por professores voluntários, que partilham o seu tempo e os seus conhecimentos com esta população-alvo, sempre numa ótica de que a aprendizagem acontece e faz-se ao longo da vida. No ano letivo 2013/2014, de acordo com as necessidades e preferências dos alunos, aposta-se em disciplinas com uma componente mais prática; no voluntariado feito pelos próprios alunos; aposta-se também, numa variedade maior de atividades que complementam as disciplinas teórico-práticas, nomeadamente workshops, sessões de esclarecimentos e sensibilização, tertúlias, visitas de estudo, comemoração de dias, épocas festivas, danças salão, teatro, culinária, canto, reiki e acupuntura.
*Notícia elaborada e remetida pela Universidade Sénior de Resende

OBRAS EM CALDAS DE AREGOS EM CONCLUSÃO: Regeneração urbana valoriza espaço público em Resende*


Encontra-se em conclusão a obra de Regeneração Urbana da Envolvente da Ribeira de Cesta, em Caldas de Aregos - Resende, cujo valor do investimento ascende a 190.000,00 euros.

A empreitada, da responsabilidade da União de Freguesias de Anreade e S. Romão de Aregos, conta com uma comparticipação no valor de 91.213,00 euros, do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), através da medida “Melhoria da Qualidade de Vida”, sendo que o Município de Resende atribuiu uma comparticipação financeira no valor de 80.000,00 euros, disponibilizando ainda todo o acompanhamento técnico da obra, incluindo o fornecimento do projeto.

O objetivo é requalificar o espaço público que ladeia o canal da Ribeira de Cesta, no seu percurso para além da avenida das Tílias, desde o cruzamento com a EN222 até ao Cais Fluvial de Aregos, incluindo neste último as áreas de circulação de pessoas e de automóveis, reorganizar o acesso e o estacionamento do Balneário da Termas de Aregos e reenquadrar a Capela de Santa Maria Madalena de Aregos, bem como delimitar o seu adro.

Com esta regeneração urbana pretende-se privilegiar o passeio a pé em toda esta área de lazer e fruição e, para o efeito, melhorar significativamente as condições em que o mesmo é realizado, através da introdução de pavimentos em cubo de granito serrado, na face aparente, e de micro cubo de granito.

De destacar o reforço do caráter lúdico dos percursos pedonais, introduzindo-se um “percurso de madeira” adjacente ao canal da Ribeira de Cesta, cujos elementos mais relevantes e apelativos são precisamente as pontes criadas através de estruturas tridimensionais em madeira. Desta forma reduz-se a expressão do canal, enquanto barreira intransponível, procedendo-se à demolição das suas guardas em granito maciço, e multiplicando-se os pontos de contacto entre as duas margens, aproximando-se física e visualmente ambos os lados.

Em reforço da ideia de unidade das duas margens do canal, de referir a criação de áreas verdes na margem nascente do canal, bem como a introdução de árvores de grande porte, de forma a estabelecer-se alguma ligação com a avenida da Tílias e ampliarem-se as zonas de sombra natural na área do cais fluvial. Em destaque, ainda, o reforço do caráter lúdico e de lazer, através da criação de um parque infantil, situado na área ajardinada do cais fluvial, junto à área das esplanadas.

Com esta intervenção pretende-se valorizar o espaço que ladeia as Termas de Caldas de Aregos e o Cais Fluvial, melhorando a qualidade de vida dos munícipes e criar simultaneamente melhores condições de acolhimento para quem nos visita.

O Gabinete de Comunicação e Imagem da CMR
08 de abril de 2014

terça-feira, abril 08, 2014

Festival da Cerejeira em Flor

Numa organização do Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus, decorreu,  na tarde do passado domingo, junto à sede deste Rancho,  o Festival da Cerejeira em Flor. No primeiro dia ameno desta Primavera, parecendo encomendado propositadamente para a ocasião, e ainda com muitas cerejeiras em flor, actuaram os seguintes grupos: i) Banda de Música de S. Cipriano "A Velha"; ii) Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus; iii) Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade; e iv) Rancho de Danças e Cantares Arouquenses-Arouca. 
Esteve presente uma numerosa assistência, proveniente de Paus e de outras  freguesias dos  concelhos  de Resende e de Baião. Marcaram presença os presidentes da Junta de Paus e da Câmara Municipal de Resende, assim como toda a liderança do PSD de Resende.
Estão de parabéns mais uma vez Liseta Cardoso e António Branquinho.

segunda-feira, abril 07, 2014

Exibição dos Bombeiros Voluntários de Seia no Externato – Resende*

Na passada sexta - feira, dia 04 de Abril, pelas 14 horas, último dia de aulas do 2º período, decorreu no Externato D. Afonso Henriques - Resende, a exibição de duas equipas de Salvamento de Grande Ângulo dos Bombeiros Voluntários de Seia.
Perto de 300 alunos desta escola tiveram a oportunidade de observar a atuação destas equipas num cenário de salvamento e imobilização de vítimas.
Para além desta demonstração os alunos tiveram a oportunidade de participar num exercício de Escalada, Slide e Rapel.
Os alunos conheceram os vários materiais expostos e necessários numa operação de socorro que a equipa de Salvamento de Grande Ângulo tenha que intervir nomeadamente em zonas montanhosas, falésias ou em fogos urbanos.
Esta equipa de salvamento, oriunda da serra da Estrela, não se esqueceram de trazer a moto de neve e respetiva maca, na qual os alunos puderam apreciar e tirar algumas fotos.
Nesta iniciativa, para além da atuação da equipa de salvamento dos Bombeiros Voluntários de Seia, teve a colaboração e participação dos Bombeiros Voluntários de Resende.
  *  Aquilino Rocha Pinto (responsável pela iniciativa)                                                                                               A

domingo, abril 06, 2014

Jornal "Sê...", edição de Abril de 2014

Jornal da paróquia e dos escuteiros de Resende, cuja edição de Abril pode ser lida aqui

sábado, abril 05, 2014

O dinheiro faz a felicidade?*

*Crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, abril 04, 2014

Evento em Cárquere

Clique no cartaz para ler.

quarta-feira, abril 02, 2014

Cinco câmaras, entre as quais a de Resende, celebram "Acordo de Amarante" para mais cooperação no Baixo Tâmega*

Os presidentes de cinco câmaras do Baixo Tâmega e Douro Sul celebraram o "Acordo de Amarante", documento em que se comprometem com uma estratégia comum de desenvolvimento, avançou nesta terça-feira à Lusa o autarca de Amarante.
Para ler a notícia completa do jornal Público, clique aqui.  

terça-feira, abril 01, 2014

segunda-feira, março 31, 2014

Evento no Externato D. Afonso Henriques

Clique no cartaz para ler.

Na Escola Secundária de Resende

domingo, março 30, 2014

FESTA DAS CAVACAS

Com animação levada a cabo com grupos concelhios (ainda bem que se apostou  na prata da casa), a afluência de público a este certame foi considerável, apesar do  tempo chuvoso. Além dos políticos locais, visitaram a feira os deputados do PS por Viseu Acácio Pinto e José Junqueiro.
Lamenta-se que este evento tenha coincidido com a Feira do Fumeiro e do Cozido, organizada pela Câmara Municipal de Baião. Uma oferta concorrencial (de peso) evitável. 
Apontamento também disponível no Facebook PAUS-RESENDE (link)

Mudança de paradigma*

Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de ontem, que pode ler aqui

sexta-feira, março 28, 2014

Apresentação do livro "Caldas de Aregos: As Águas Milagrosas do Douro"

 Faz amanhã, sábado, uma semana, que decorreu no Auditório Municipal de Resende, a apresentação do livro em banda desenhada "Caldas de Aregos: As Águas Milagrosas do Douro", que será recordado como o grande evento cultural do concelho de Resende do ano de 2014. 
Os autores, Paulo Sequeira e Pedro Ferreira (textos) e José Vicente (ilustrações) deram conta do que foi o longo e laborioso  percurso da materialização em livro de um projecto constantemente a fervilhar de ideias e propostas. 
A apresentação esteve a cargo do Dr.Álvaro Bonito, Director da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, que enalteceu a qualidade e a  oportunidade do livro e o mérito e as marcas do empreendedorismo dos autores."Não é um compêndio de história, mas um livro (despretensioso e simultaneamente rigoroso) sustentado em investigação e factos históricos. É uma viagem visualizada e lúdica de Caldas de Aregos até aos  dias de hoje, constituindo um estímulo para que as Termas ganhem o estatuto que já tiveram no passado", referiu.
O Eng.António Borges disse que o meritório trabalho de Paulo Sequeira e Pedro Ferreira em prol de Caldas de Aregos pode ser apelidado como um verdadeiro apostolado. "A mensagem deste livro é de inquietude, em que a outra parte temos de ser nós a ocuparmo-nos dela", sustentou a dado passo.
Outro dos oradores foi o Dr. Telmo Pinto, presidente da cooperativa Dólmen, uma das entidades co-financiadoras do projecto, que se mostrou encantado com o resultado da obra, tendo dirigido um convite aos autores para que utilizassem a mesma metodologia num trabalho de outra envergadura, que abarcasse a região.
Por último, falou o actual presidente da Câmara Municipal de Resende, Dr. Garcez Trindade, que confessou ser este livro um dos poucos momentos de conforto nos  meses que leva de mandato,  "nesta altura atribulada de ataque do poder central ao poder local, em que nos querem levar tudo". 
Sem ninguém contar, a numerosa assistência foi surpreendida pela apresentação em audio-livro desta obra, que encantou toda a gente,  da responsabilidade de José António Pereira, jovem e brilhante estudante de Ciências de Comunicação da Universidade do Porto,natural de S. Martinho de Mouros.
Este é um livro que conta a história de Caldas de Aregos de forma criativa e excepcionalmente atractiva. Muito útil aos resendenses e a todos os que nos visitam. Parabéns e bem-haja ao Paulo Sequeira, ao Pedro Ferreira e ao José Vicente por nos terem presenteado com esta obra tão bem conseguida.

Festa das Cavacas alia-se a fim de semana gastronómico*

No próximo domingo, o Município de Resende organiza mais uma edição da Festa das Cavacas, no Pavilhão Multiusos de Caldas de Aregos. Aliado a este evento está também o Fim de Semana Gastronómico. A altura ideal para se deixar envolver pelos sabores de Resende, comprovar por si mesmo a qualidade do doce da região e perceber o porquê da sua fama.
Os festejos começam no dia 29, pelas 21h30, com a inauguração da exposição “Doce Alquimia” seguida da atuação do grupo “Douro Fado”. Por sua vez, no dia 30, pelas 11h00 é a abertura oficial da festa na qual produtores do concelho, com stands de venda próprios vendem e dão a provar as cavacas por vezes acompanhadas com vinhos de produtores, também da região.

A animação musical está a cargo do grupo de bombos “Bons Mouros”, do Grupo de Danças e Cantares “Os Moleiros” de Santa Maria de Cárquere, do Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus e da Orquestra da Academia de Música de Resende.

Novidade este ano é o concurso “Melhores Cavacas da Festa das Cavacas”. Este visa premiar o produtor que se distinguir com a melhor confeção do doce regional daquele certame. O vencedor é anunciado às 17h30, hora em que são entregues os certificados de participação. O encerramento da feira está previsto para as 18 horas.

Tal como no ano anterior, quem quiser aproveitar para contemplar a bela paisagem que o Douro oferece pode deslocar-se até Resende de comboio, saindo na Estação de Aregos, onde a Barca o aguarda para fazer a travessia, gratuitamente, pelo rio até à festa. Durante o fim de semana, os visitantes poderão usufruir, ainda, das Termas de Caldas de Aregos, onde poderão desfrutar da piscina termal, banho turco e ginásio, gratuitamente, bastando para isso marcar previamente através do seguinte contacto: 254875259.

Como já foi referido, paralelamente à Festa das Cavacas ocorre o Fim de Semana Gastronómico, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal. Esta iniciativa oferece um desconto de 10% nas refeições de anho assado e arroz do forno, comida tradicional de Resende, a começar no jantar de sexta-feira e a terminar no almoço de domingo, nos seguintes restaurantes: “Delícia do Douro”, “Bengalas”, “Gentleman” e “Douro à Vista” na vila de Resende e “Douro Park Hotel” e “Restaurante das Caldas” em Aregos. Há ainda um desconto de 15% em alojamento nas noites de sexta e sábado no “Douro Park Hotel” e “Vald’ Aregos- Turismo Rural”.

Para quem deseja conhecer melhor o concelho, sugerimos uma visita ao Museu Municipal que vai estar aberto no sábado, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, e domingo das 10h00 às 13h00. Uma boa oportunidade para conhecer o espólio etnográfico, que caracteriza os usos e costumes da nossa região, o núcleo arqueológico, composto por um conjunto de materiais desde a pré-história aos nossos dias. a sala de exposição permanente “Edgar Cardoso, Pontes no Douro”, ilustre engenheiro que criou laços afectivos com Resende e o Douro e a sala de exposições temporárias onde está patente a exposição “10+5 Artista do Agora”, que reúne arte mista desde pintura, cerâmica e escultura, com obras de 10 artistas portugueses e 5 estrangeiros.

As cavacas são bastante apelativas para visitar Resende. Aliá-las à degustação do anho assado com arroz de forno e passeios de barco gratuitos enquanto desfruta de toda a beleza da região é, mais do que uma tentação, um fim de semana imperdível.
*Retirado do site da CM de Resende

ESPLENDOR DAS CEREJEIRAS EM FLOR

 Ontem o vale de Paus estava assim, apesar do mau tempo (chuva e frio.

quinta-feira, março 27, 2014

Progresso nas obras frente à igreja de Paus

A lixeira foi finalmente removida e as obras recomeçaram,como se pode verificar por esta "máquina" em plena laboração, ontem e hoje.

quarta-feira, março 26, 2014

Cerejeira em flor*

*Foto tirada hoje em Paus.

domingo, março 23, 2014

Ouvir o silêncio que fala*

*É o título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de  ontem, que pode ler  aqui.

sexta-feira, março 21, 2014

A não perder amanhã, sábado: Apresentação do livro «Caldas de Aregos - As Águas Milagrosas do Douro»

 Local
Auditório Municipal de Resende
Data
22/03/2014
Hora
16:00 horas
Trata-se de um livro de Banda Desenhada da autoria de Paulo Sequeira e Pedro Ferreira, com ilustração de José Vicente, que merecem a nossa estima e admiração pelo trabalho persistente na divulgação do que melhor tem o nosso concelho. A obra evoca o passado das Caldas de Aregos, terra que se notabilizou pelas suas águas “milagrosas”, como assim eram chamadas.
O lançamento desta obra insere-se no projeto denominado “Douro Memories”, da autoria dos dois investigadores (acima referidos) das raízes históricas das Caldas de Aregos, com o objetivo de recuperar, preservar, valorizar, promover e divulgar a herança que o Douro transporta: o seu vasto património material e imaterial.
Este projeto, que conta com o apoio do Dólmen – Associação de Desenvolvimento Local, recebeu em maio de 2013 uma menção honrosa no “Prémio Rural Criativo 2013”, pela “qualidade, inovação e apresentação”, entre 42 a concurso.
Será uma surpresa a forma criativa como será apresentada esta obra.

quinta-feira, março 20, 2014

Porque hoje começa a Primavera

Num destes dias, nas Quintãs e Cantim de Cima, respectivamente. 

Assembleia Geral da Associação dos Bombeiros Voluntários de Resende e da Santa Casa da Misericórdia de Resende

Ambas as Assembleias Gerais se realizam no próximo dia 29 de Março, pelas 14h00. Destinam-se essencialmente à apresentação, discussão e votação do Relatório de Actividades e Contas de Gerência, referentes ao ano de 2013.

quarta-feira, março 19, 2014

Junto à aldeia de Codeçal-Montemuro

Num destes dias de sol.

terça-feira, março 18, 2014

Jornal "Sê...", edição de Março de 2014

Jornal formativo e informativo dos escuteiros e da paróquia de Resende, que pode ser lido aqui.

segunda-feira, março 17, 2014

sábado, março 15, 2014

O maior afrodisíaco*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui

quinta-feira, março 13, 2014

Uma afronta à freguesia, à paróquia e às gentes de Paus

Com início das obras há cerca de 4 anos, o local está-se a transformar numa lixeira. Inacreditável...

sábado, março 08, 2014

Francisco sobre temas em discussão*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

Mais de 300 pessoas protestam contra encerramento do Tribunal de Resende*

Mais de 300 pessoas protestaram esta na manhã de ontem contra o encerramento do Tribunal de Resende. Alguns populares chegaram mesmo a invadir o edifício.

Veja aqui a reportagem da SIC Notícias.

quinta-feira, março 06, 2014

Um projecto/livro de Paulo Sequeira e Pedro Ferreira

Clique no cartaz para ler. 
Veja também no  facebook.com/paus.resende (link)

quarta-feira, março 05, 2014

Resende promove manifestação na sexta-feira contra encerramento do tribunal

A Câmara de Resende, no norte do distrito de Viseu, promove na sexta-feira de manhã uma manifestação contra a extinção do tribunal, cuja manutenção considera "indispensável para garantir o acesso à justiça" de todos os munícipes.
A ação de protesto realiza-se em frente ao edifício do tribunal e tem como objetivo "chamar a atenção das entidades governamentais" para as consequências que o seu encerramento pode vir a ter.
A autarquia pretende também demonstrar a "indignação pelo encerramento de um serviço essencial para a fixação da população e desenvolvimento do concelho".
Há cerca de um mês, a Câmara de Resende entregou no Supremo Tribunal Administrativo uma providência cautelar para tentar impedir a extinção do tribunal judicial, argumentando que a sua existência é "um imperativo constitucional".
No documento, era referido que, com esta extinção, estão a ser negados aos habitantes "os direitos fundamentais de acesso aos tribunais para defesa dos seus direitos, liberdades e garantias e de obter uma tutela efetiva e em tempo útil", caso estes sejam ameaçados ou violados.
A autarquia recorda que um dos argumentos usados para justificar a extinção do tribunal de Resende foi a movimentação processual, porque "em cada ano tinha uma pendência de processos inferior a 250".
No entanto, garante que esses números não são verdadeiros, porque no final do ano de 2012 registava-se uma pendência de 609 processos e no de 2013 o mesmo número. Também a realidade económica, social e cultural do concelho "está em contraste com aquela que foi analisada" na reunião de Conselho de Ministros.
O município alerta que a extinção do tribunal terá consequências como o aumento do custo do acesso aos tribunais, o "potenciar o recurso à autodefesa", o abandono de pessoas e "destruir a identidade económica, social e cultural" de Resende.
No distrito de Viseu, a reforma judiciária vai levar ao encerramento dos tribunais de Armamar, Resende e Tabuaço, sendo criadas secções de proximidade em Castro Daire, Oliveira de Frades, Vouzela e S. João da Pesqueira.
*Texto da Lusa

terça-feira, março 04, 2014

Explosão de forno queimou mulher em Resende *

Uma mulher de 37 anos sofreu, esta segunda-feira à noite, queimaduras de 1º e 2º graus, após uma explosão no forno da cozinha da casa que habita, em Cabeço de Freigil, Resende.
De acordo com o comandante dos bombeiros voluntários de Resende, Sérgio Monteiro, "a mulher estava a fazer um bolo e o forno explodiu", explicou.
A vítima "sofreu queimaduras em 20% do corpo" , adiantou.
No local, esteve a viatura de Suporte de Vida Básica de Cinfães e a Viatura Médica de Emergência Médica de Vila Real .
A explosão destruiu as portas da cozinha da habitação, no segundo andar, onde ocorreu a explosão, mas a casa ficou com condições de habitabilidade. 
*Retirado do JN (link)

segunda-feira, março 03, 2014

Inauguração do Museu do Cabeleireiro

Decorreu, no passado dia 27 de Fevereiro, a inauguração do Museu do Cabeleireiro, em Lisboa. Este museu resulta da iniciativa do profissional Joaquim Pinto, que tem vindo a coleccionar peças relacionadas com a profissão desde há mais de 20 anos.
Esta colecção, que já esteve exposta em diversas localidades do país e está, inclusivamente, disponível para visualização online, em www.museudobarbeiroecabeleireiroonline.com, pode agora ser apreciada ao vivo no Centro Comercial Apolo 70, em Lisboa. Na cerimónia de inauguração, o nosso conterrâneo Joaquim Pinto contou com a presença de familiares, amigos e colegas de profissão.
A maioria das peças já foi objecto de uma exposição no Museu Municipal de Resende.
É uma colecção única em Portugal e uma das mais completas do mundo.
Retirado de: http://www.joaquim-pinto.blogspot.pt/

sábado, março 01, 2014

Eles já não são os mesmos*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui

sexta-feira, fevereiro 28, 2014

Trabalho

"O mais difícil no trabalho é ter de aturar os caprichos dos patrões", dizia muitas vezes mais ou menos isto Alfredo Borges, meu pai.
Trabalhou afincadamente até ao fim dos seus dias, mas abençoou o dia em que pôde fazê-lo sem o jugo de ninguém. 
Esse dia chegou felizmente hoje para mim. Levo testemunhos de inesquecível amizade e de  óptimas lições de companheirismo. O quanto me deram nunca poderá ser retribuído.

quinta-feira, fevereiro 27, 2014

quarta-feira, fevereiro 26, 2014

Leilão de Domingo Gordo e Dia de Carnaval na Paróquia de Anreade

1. No próximo domingo, dia 2 de Março, ir-se-á realizar o tradicional leilão de Domingo Gordo, cujas receitas reverterão a favor da igreja e da paróquia. 
-14h30-Celebração da Eucaristia Dominical
-14h45-Leilão das ofertas
-17h00-Convívio
2.  Programa de carnaval para a próxima 3.ª feira (organização da Associação Paroquial "Miguel Anjo"
-14h30-Desfile de máscaras no adro da igreja
-15h30-Atribuição de prémios por voto secreto de todos os presentes na assistência
-16h00-Entrega de prémios e de um doce às crianças presentes

terça-feira, fevereiro 25, 2014

Inauguração do Museu do Barbeiro e Cabeleireiro

É a realização de um sonho do nosso conterrâneo e amigo Joaquim Pinto, cujo percurso profissional honra Resende.
É um dos  melhores  museus do género do mundo.  

segunda-feira, fevereiro 24, 2014

Dr. Jaime Bernardino Alves eleito para o Conselho Nacional do PSD

Em lista opositora à liderada por Miguel Relvas, o Dr. Jaime Alves foi eleito,  no Congresso que decorreu neste fim de semana, para o Conselho Nacional do PSD.  

domingo, fevereiro 23, 2014

Professora Dulce Pereira magoada: " O candidato à Câmara pelo Partido Socialista, Dr. Trindade - que ganhou as eleições e eu tive a oportunidade de o felicitar por isso -, nunca me abordou no sentido de eu continuar"

Na entrevista, conduzida por José António Pereira, ao jornal "Ventos da Mogueira, edição de Janeiro de 2014, a  ex-vereadora Dulce Pereira,  que integrou os executivos camarários do Eng. António Borges, foi clara quanto ao processo da formação da lista do PS à Câmara Municipal de Resende. "Apesar de ter esperado por ela (conversa), nunca aconteceu. Achei, portanto, que era uma pessoa descartável e que não faria parte deste novo executivo e pronto, foi isso que aconteceu. Foi nunca me terem convidado. Há uma coisa que eu tenho  que dizer. Eu nunca estive na política por pedir para estar na política. Alguém pediu para eu vir para a política. Eu sou professora, mas estive como vereadora. Mas a minha entrada na política não fui eu que a pedi. Foi alguém que veio pedir-me para entrar na política. A quem agradeço. Cresci muito como pessoa ao entrar na política e ao trabalhar para o bem da comunidade, de Resende. Estou muito feliz por isso e muito contente. Mas nunca pedi. Portanto também não era agora, no final dos doze anos que, com outro candidato, havia de pedir. Quer dizer, eu tinha trabalhado feito, tinha provas dadas. O normal seria que tivessem uma conversa comigo. Acho que sim. Não houve essa conversa, tudo bem." (risos)

sábado, fevereiro 22, 2014

O que pensam os católicos sobre a Igreja?*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui

sexta-feira, fevereiro 21, 2014

D. António Francisco dos Santos, nomeado Bispo do Porto, estudou no seminário de Resende

O Papa Francisco nomeou D. António Francisco dos Santos, até agora Bispo de Aveiro,  como novo Bispo do Porto. A nomeação foi tornada pública esta manhã, dia 21 de Fevereiro, pela Sala de Imprensa da Santa Sé. A data da entrada solene na diocese do Porto será indicada proximamente.
Nascido em Tendais, concelho de Cinfães, diocese de Lamego, no dia 29 de Agosto de 1948, D. António Francisco dos Santos ingressou no seminário menor de Resende, em 1959 e concluiu o Curso Superior de Teologia no seminário maior de Lamego, em 24 de Junho de 1971. 

A contagem decrescente continua

Hoje a porta do meu gabinete de trabalho apareceu decorada assim.

quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Contagem decrescente para novos projectos

Aviso que os meus colegas de trabalho afixaram na porta do gabinete.

quarta-feira, fevereiro 19, 2014

Vinho da Quinta da Massôrra entre os 148 melhores do ano, de acordo com a Revista de Vinhos

A edição deste mês da Revista de Vinhos destaca 148 vinhos e uma aguardente que marcaram o ano vinícola. Deste lote consta o vinho da Quinta da Massôrra, Regional Minho Reserva,  Branco 2011.
Eis o registo: "Arinto da zona de Resende, mostra uma cor dourada e notas de limão e toranja bem maduros envolvidas na leve baunilha da barrica. Complexo e vibrante, cremoso e fresco, longo e sedutor no final a especiarias (13,5%)".

terça-feira, fevereiro 18, 2014

Homem de Vinhós, detido por violência doméstica

Elementos da GNR de Resende detiveram, no passado dia 14 de Fevereiro,  um indivíduo, residente em Vinhós,  de 41 anos de idade,  por crime de violência doméstica contra a cônjuge e filha de 16 anos e posse ilegal de arma. 
Foram apreendidas duas armas de fogo, duas armas brancas e 35 munições. O mesmo foi presente ao Tribunal de Turno de Lamego, tendo-lhe sido aplicada como medida de coação pulseira electrónica e impossibilidade de contactar a esposa e filha.

segunda-feira, fevereiro 17, 2014

Questão dos vencimentos e das mordomias do Bispo das Forças Armadas, D. Manuel Linda (natural do concelho de Resende), dá que pensar à luz de qualquer manual de coerência, dignidade e bom senso, quanto mais à luz do Evangelho...

Perante a impossibilidade legal de o Governo pagar salário ao bispo das Forças Armadas - que já tem ao seu dispor um gabinete, automóvel, motorista e secretária - , a solução foi nomear D. Manuel Linda, que está reformado com 1429 euros, também para capelão-chefe da Igreja Católica. O cargo é remunerado com 3518 euros. Decisão final depende da ministra das Finanças.
D. Manuel Linda, nomeado bispo das Forças Armadas (FA) e de Segurança pelo Papa Francisco em outubro passado, reformou-se no mesmo mês e só poderá ser remunerado com autorização expressa das Finanças, soube o DN.
O prelado reformou-se como professor com uma pensão de 1429 euros. A sua situação de aposentado foi publicada a 9 de dezembro em Diário da República.
D. Manuel Linda confirmou ao DN existir "um problema de legalidade" quanto ao novo estatuto do bispo das Forças Armadas e de Segurança e respetiva remuneração: "O problema económico também se põe, mas é muito secundário, porque a grande questão é legal: como ser reconhecido" pelo Estado e estar "autorizado a aceder às suas instalações".
O ainda bispo auxiliar de Braga, que entregou os papéis da reforma em dezembro de 2012, sublinhou que a Concordata entre o Estado e a Santa Sé é, em termos legislativos, de "uma ordem superior" à do decreto-lei que regulamenta o Serviço de Assistência Religiosa (abrangendo todas as confissões), pelo que a figura do bispo católico afeto às Forças Armadas deveria ter tido um reconhecimento que o Governo de então, socialista, não fez, adiantou.
Tendo ainda em conta a questão da idade para aceder às fileiras (inferior aos 57 anos que tem) ou ser capelão militar (menor do que a permitida para chegar a bispo), D. Manuel Linda reconheceu ao DN que "a omissão" legal que impede a sua remuneração como bispo das FA e de Segurança será ultrapassada com a nomeação para capelão-chefe. "É um posto que está vago e deve existir, segundo a legislação" em vigor.
*Texto transcrito do DN (link)
Recomendo também a leitura deste apontamento, o bispo dos nossos impostos (link)

O Papa e o maldito sexo. 2*

Num gesto sem precedentes, o Papa Francisco enviou aos católicos de todo o mundo um inquérito com 39 perguntas, para saber directamente e não já só pelos bispos o que se passa em domínios considerados tabu: novas formas de família, casais homossexuais, uniões de facto, relações pré-matrimoniais, divorciados que voltam a casar e a sua relação com os sacramentos, adopção, contracepção, uniões à experiência, educação religiosa das crianças...
Para continuar a ler a crónica de Anselmo Borges, publicada no DN do último sábado, clique aqui

sábado, fevereiro 15, 2014

Processos-crime crescem o dobro no tribunal de Resende, segundo o Correio da Manhã*

Tribunal de Resende teve 595 processos em 2013. Sofreu remodelações de 375 mil euros.
Teve 595 processos no ano passado, dos quais 164 - ou seja, mais do dobro em relação a 2012 - eram processos-crime. Nos últimos dois anos, sofreu remodelações no valor de 375 mil euros. Mas o Tribunal de Resende mantém-se na lista dos espaços que vão encerrar no novo mapa judicial.
Esta semana, a autarquia avançou com uma providência cautelar no Supremo Tribunal Administrativo para travar o encerramento do tribunal. Argumenta que este ultrapassa o requisito do número máximo de 250 processos por ano: em 2013, eram 595 processos e 385 inquéritos do Ministério Público. Já em 2012, os números eram 489 e 387, respetivamente. 
"Três quartos dos processos são de caráter oficioso, o que significa que a deslocação de testemunhas será a cargo do Governo", salienta Manuel Garcia Trindade, presidente da câmara.
O tribunal, com cinco funcionários, teve uma requalificação interior de 300 mil euros em 2012 e obras no exterior, há um ano, no valor de 75 mil euros. Na semana passada, os oito advogados de Resende convocaram a população para uma vigília. 
"O encerramento vai condicionar negativamente a economia do concelho, além de retirar a esta gente o direito à Justiça", refere João Gama, advogado. 
"Tudo o que vem a Resende é pelo tribunal, pelas Finanças e pela Câmara. De resto, a vila está deserta", lamenta Luís Miranda, proprietário do café Sangens. "Tudo pode mudar", acredita ainda Manuel Martinho, gerente da papelaria Lina & Couto. 
*Texto da autoria de Ana Sofia Coelho, do Correio da Manã (link)

quinta-feira, fevereiro 13, 2014

Jornal "Sê...", edição de Fevereiro de 2014

Com notícias do Agrupamento de Escuteiros e da Paróquia de Resende (sabia, por exemplo, que nesta paróquia houve, durante o ano de 2013,  31 baptismos, 33 confirmações/crismas, 9 casamentos e 34 funerais?), podendo ser lido aqui

segunda-feira, fevereiro 10, 2014

Aldeias da serra do Montemuro isoladas pela neve que chega a um metro de altura*

 As aldeias da Serra do Montemuro, no distrito de Viseu,  estão esta manhã de segunda-feira isoladas,  devido ao forte nevão que caiu durante a madrugada.
De acordo com o comandante dos bombeiros voluntários de Resende, Sérgio Monteiro, há zonas onde a neve atinge "um metro de altura", realçou.
"Todas as estradas de acesso à A24 (Viseu-Vila Real) estão cortadas, circulando apenas viaturas todo o terreno, carros de bombeiros e Proteção civil", acrescentou.
Os voluntários de Resende estão a dar apoio, nomeadamente ao Centro Comunitário de Felgueiras que presta apoio domiciliário a idosos. "Estamos a levar alimentação aos idosos que estão isolados na serra", adiantou o comandante.
A EN2, entre Bigorne e Lamego, assim como a EN 321, entre Castro Daire e Cinfães também estão intransitáveis.
*Transcrito do JN (link), da autoria de Sandra Ferreira 

RESENDE PROMOVE ATIVIDADES PARA SENIORES: Iniciativas pretendem combater o isolamento social

O Município de Resende deliberou aprovar na última reunião de Câmara, realizada no dia 5 de fevereiro, a implementação de diversas iniciativas dirigidas aos seniores do concelho.

Assim, o executivo camarário decidiu aprovar a realização doprograma “Acrescentar Vida aos Anos” que compreende as seguintes atividades para pessoas com mais de 65 anos de idade e reformados:

-         Ludoterapia – jogos lúdicos, caminhadas, dança, atividades de motricidade, uma vez por semana no Pavilhão Desportivo da EB2 (Resende) e quinzenalmente nos Pavilhões Municipais de S. Martinho de Mouros, Freigil e Anreade, de abril a setembro;
-         Criação de uma equipa de Boccia Sénior – treinos a efetuar uma vez por semana no Pavilhão Municipal de Anreade ou outro(s) a definir;
-         Oficina de Memória – atividades de culinária, leitura, teatro, manualidades, etc., uma vez por semana, na sala de atividades do Museu Municipal e quinzenalmente no Centro Cívico de S. Martinho de Mouros;
-         Encontros Intergeracionais – a realizar nas freguesias no período de abril a setembro;
-         Baile à moda antiga – para comemorar os Santos Populares. A realizar nas freguesias em local a combinar com os respetivos Presidentes de Junta.

Na mesma reunião foi também aprovado o programa intitulado “Não Estou Só” dirigido a todos os seniores que vivam sós ou com outros seniores e que inclui visitas técnicas semanais a realizar por um(a) Assistente Social ou outro(a) Técnico(a), com o objetivo de monitorizar a situação física e cognitiva do sénior através da observação e do diálogo e ser o elo de ligação, quando não houver outro, com a comunidade e com os serviços públicos, nomeadamente a facilitação de acesso aos Serviços de Saúde, à aquisição de medicamentos e géneros alimentares, entre outros serviços básicos.

Em curso encontra-se o Programa Ocupacional de Tempos Livres para pessoas com mais de 65 anos de idade e para reformados com idade inferior. As inscrições encontram-se abertas para esta iniciativa a decorrer nas instalações das Piscinas Municipais Cobertas com atividades aquáticas, duas horas por semana, sendo que a inscrição é totalmente gratuita. Se tem mais de 65 anos ou é reformado não perca esta oportunidade de desenvolver a sua atividade física e melhorar o seu bem estar psicológico.

Procure informações sobre estas atividades e inscreva-se nos serviços de atendimento da Câmara Municipal.

O Presidente do Município de Resende, M. Garcez Trindade, e a Vereadora do Pelouro da Ação Social, Maria José Dias, referem que “a implementação destas atividades pretende desenvolver a ocupação saudável dos tempos livres da população sénior, bem como promover o convívio e a confraternização entre os seniores do concelho, de forma a evitar o seu isolamento social e geográfico. Por outro lado, pretende-se fomentar a troca de hábitos e modos de vida diferentes, permitindo a partilha de conhecimentos e a vivência de experiências novas, com vista à melhoria do bem estar físico e mental e contribuir, assim, para o equilíbrio emocional dos seniores”.

O Gabinete de Comunicação e Imagem da CM Resende
10 de fevereiro de 2014

domingo, fevereiro 09, 2014

O Papa e o maldito sexo. 1*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de ontem, que pode ler aqui

sexta-feira, fevereiro 07, 2014

Festa de comemoração dos 50 anos de sacerdócio do Padre José Tomás Borges



Para que a família, amigos e vizinhos possam reviver esta inesquecível festa, que teve lugar na igreja de Paus e nas Quintãs, na casa da Maria dos Anjos, no passado dia 4 de Agosto de 2013.

Alunos da Escola Secundária de Resende fazem greve e querem obras concluídas

07 Fev, 2014, 12:47

Mais de metade dos alunos da Escola Secundária de Resende estão em greve, reivindicando que as obras de requalificação do edifício sejam retomadas com a maior brevidade, informou hoje fonte da instituição de ensino.

Em declarações à agência Lusa, o diretor do Agrupamento de Escolas de Resende, Manuel Tuna, disse que cerca de 300 dos 550 alunos que frequentam o estabelecimento de ensino estão a faltar às aulas desde as 08:30.
"A maioria dos alunos está em greve, reivindicando a continuação das obras de requalificação da escola que estão paradas há cerca de um ano. Os alunos estão cansados de estarem, há quatro anos, a ter aulas em monoblocos", explicou.
De acordo com o responsável, os monoblocos, vulgarmente conhecidos como contentores, têm uma dimensão reduzida para as turmas constituídas por cerca de 30 alunos e apresentam sinais de alguma degradação.
"São salas pré-montadas, que deveriam ser usadas de forma provisória, mas que já estão em funcionamento há quatro anos. Há um cansaço natural de toda a comunidade escolar, inclusive por parte dos professores", acrescentou.
Manuel Tuna apela aos alunos para que regressem às aulas, mas admite compreender o seu descontentamento para com a morosidade das obras de requalificação, a cargo da Parque Escolar.
"Não temos muitas informações, a não ser que as obras estão paradas porque há um contencioso com a construtura. Estamos preocupados e gostaríamos que as entidades competentes fossem sensíveis ao bem-estar dos alunos e resolvessem o caso o mais rapidamente possível", referiu.
Os alunos da Secundária de Resende levaram o seu descontentamento às ruas da vila, desfilando numa espécie de manifestação que chegou ao conhecimento do presidente da Câmara, Garcez Trindade.
"Os alunos manifestam-se com alguma razão, pois estão a ter aulas em monoblocos em condições degradantes e que levantam algumas questões ao nível da segurança, uma vez que só têm uma entrada/saída", sustentou.
O autarca sublinhou que já levou esta questão a várias entidades, mas que até então não obteve qualquer resposta.
"Para a tarde de hoje já estava agendada uma reunião do Conselho Municipal de Educação, onde vamos abordar este assunto. As obras de requalificação começaram em janeiro de 2011 e tinham 15 meses de execução", apontou.
O autarca de Resende promete voltar a enviar ao Ministério da Educação informação a dar conta deste atraso nas obras, de forma a que o assunto não seja esquecido.
"Ontem falou-se no encerramento do tribunal de Resende, hoje fala-se do caso da Escola Secundária e para a semana será o eventual fecho da Repartição de Finanças. Vai ser assim até o concelho acabar", lamentou.
A agência Lusa contactou a Parque Escolar, não tendo conseguido, até às 12:00, esclarecimentos sobre o caso da Escola Secundária de Resende.

Câmara de Resende avança com providência cautelar para travar encerramento do tribunal

O presidente da Câmara de Resende, Garcez Trindade, anunciou hoje que vai avançar com uma providência cautelar para tentar impedir o encerramento do tribunal do concelho, prometendo mobilizar a população caso a medida não surta efeito.

«Já dei instruções ao advogado para que interponha uma providência cautelar contra o Ministério da Justiça, no sentido de impedir a decisão de encerramento do Tribunal de Resende que está a ser veiculada na comunicação social», alegou.
No distrito de Viseu, a reforma judiciária vai levar ao encerramento dos tribunais de Armamar, Resende e Tabuaço, sendo criadas secções de proximidade em Castro Daire, Oliveira de Frades, Vouzela e S. João da Pesqueira.
Diário Digital / Lusa 

quinta-feira, fevereiro 06, 2014

Novo mapa judiciário hoje aprovado em conselho de ministros: Resende perde tribunal


Serão encerrados 20 tribunais, menos 29 do que o previsto no memorando de entendimento com a “troika”. Um dos critérios foi encerrar os tribunais com menos de 250 processos por ano, assegurou a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, após o conselho de ministros,  que aprovou o novo mapa judiciário. 
Os tribunais a fechar são: Sever do Vouga, Penela, Portel, Monchique, Fornos de Algodres, Mêda, Bombarral, Cadaval, Castelo de Vide, Ferreira do Zêzere, Mação, Sines, Paredes de Coura, Boticas, Murça, Sabrosa, Mesão Frio, Armamar, Resende, Tabuaço. 
Em compensação, anunciou a ministra, vão ser criadas 27 secções de proximidade.

terça-feira, fevereiro 04, 2014

Estrada cortada em Resende devido a queda de árvores*

A estrada municipal que liga Cárquere a Canizes, no concelho de Resende, foi cortada esta tarde de terça-feira devido à queda de árvores causada pelos ventos fortes.
"Com a queda dos pinheiros foi também arrastado um cabo de eletricidade", explicou Sérgio Monteiro, comandante dos bombeiros voluntários de Resende que aguarda a chegada ao local de uma equipa da EDP.
Segundo explicou o presidente da junta de Cárquere, Amadeu Vasconcelos, há habitantes a queixarem-se de que o vento tem estado a causar estragos. "Ligaram-me duas pessoas a dizer que o vento fez levantar telhas das habitações", afirmou ao JN.
*Transcrito do JN (link)
 

segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Neve na serra de Montemuro

Veja a reportagem da sicnotícias (link).

domingo, fevereiro 02, 2014

Mandela: o milagre do perdão*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada ontem no DN, que pode ler aqui