quarta-feira, maio 16, 2012

Debate com Anselmo Borges e João Gouveia Monteiro na RTP2

Este debate,  que preencheu o programa do passado domingo "Câmara Clara", pode ser visto aqui.

segunda-feira, maio 14, 2012

Deslumbrante: GD Resende 5 - 2 Cassurães

O Resende precisava de inverter o resultado de 2-0 da 1ª mão desta liguilha, uma  tarefa difícil contra uma equipa muito experiente, mas conseguiu. Três golos foram marcados na 1.ª parte, respectivamente  por Carlitos Bengalas, Pedro Esteves e César Alexandre Vega. Os autores dos outros dois foram Pedro Esteves e Nesco. 
Este jogo,  com muitos golos, bom futebol e emoção,  fica a constituir um marco na história do clube. O Grupo Desportivo de Resende revelou ser uma equipa fantástica, com uma capacidade de superação enorme, com um balneário coeso, com uma grande paixão pelo clube e pelo futebol. Cada jogo foi uma final; cada golo foi festejado emotivamente...
Parabéns a todos!
Também no Facebook (www.facebook.com/paus.resende)

Consultas no Posto Médico da Paróquia de Anreade (uma iniciativa da Associação Miguelanjo*)

A direção da Associação Paroquial "MIGUEL ANJO" informa que, a partir de Segunda-Feira, dia 19 de Abril de 2012, o Posto Médico da Paróquia vai funcionar também às Segundas -Feiras, a partir das 14 horas, com consultas médicas pelo competentíssimo clínico Dr. Brites Inácio.
As consultas já se vinham fazendo há anos, às Quartras-Feiras. A partir de agora, passam a ser às Segundas e às Quartas, a partir das 14 horas.
Em atenção a ser um serviço paroquial, no Centro Paroquial, os interessados apenas terão de dispor de 27,50 euros: 25 para o médico e 2,50 para ajuda das despesas da Associação.
O serviço, que se destina em primeira mão aos paroquianos de Anreade, está aberto a qualquer pessoa interessada, mesmo de outras freguesias.
Por boa vontade e generosidade do médico, sempre que seja necessário, passará receitas sem consultas, pagando nesse caso apenas 2 euros para a Associação.
*Pela Direção:
O Presidente: Pe. J. Correia Duarte
O Adjunto do Presidente: Dr. José Gabriel
Os responsáveis pelo setor: Dra. Carolina Loureiro / António Mendes Moreira
Retirado do blogue da Paróquia de Anreade (link)

sábado, maio 12, 2012

A outra "Santíssima Trindade"

É este o título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, maio 11, 2012

"Câmara Clara" do próximo domingo, pelas 22h30, na RTP2: Anselmo Borges e João Gouveia Monteiro são os convidados

Clique na imagem para poder ler.

Reportagem do Jornal de Resende sobre projectos de investimento em Caldas de Aregos*

 Clique nas imagens para poder ler. Estas páginas podem ser lidas em PDF aqui e aqui, fazendo posteriormente os ajustamentos com + e -no canto superior direito.
*Da autoria de Paulo Sequeira

quinta-feira, maio 10, 2012

Inauguração do Lar Hotel Dr. José Dias Gabriel e homenagem ao Provedor*

No próximo dia 19 de maio, com do secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, do diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Viseu, do presidente da Câmara Municipal de Resende, os elementos dos Corpos Sociais, convidados, Irmãos da Misericórdia, funcionários e utentes das respostas sociais, vai ser inaugurado o Lar Hotel Dr. José Dias Gabriel. Este edifício, cujo projeto é da autoria dos resendenses, arquiteta Liliana Pinto e engenheiro Hélder Pinto, foi construído pelo senhor empreiteiro José Fernando Pinto, também Resendense, teve um custo de 1.500.000,00 € suportado na totalidade pela Santa Casa da Misericórdia de Resende.
A Santa Casa mandou construir este edifício em banda, com 8 residências individuais e 11 residências de casal para idosos, a partir dos 65 anos. Oferece regime de permanência em alojamento e pensão completa, proporcionando aos utentes a desejada qualidade de vida e segurança, com atendimento personalizado, sendo um fator de autossustentabilidade institucional, porque pode ser comprado o espaço individual para residência, até ao final da vida terrena. Este Lar Hotel foi construído de raiz, dispondo de excelentes condições de acolhimento, com sala-de-estar, quarto de dormir, quarto de banho privado, pequena cozinha, climatizadas, elevador, telefone, TV e varanda individual, virada para o monte de S. Cristóvão, da serra de Montemuro.
Apresenta espaços de ocupação de tempos livres, com assistência médica e de enfermagem e acesso aos meios auxiliares de diagnóstico do Hospital da Misericórdia: Análises clínicas, serviço de imagiologia e serviço de fisioterapia convencionados, tudo pensado por uma equipa de técnicos qualificados, para garantirem padrões de elevado bem-estar aos seus utilizadores.
A Santa Casa da Misericórdia de Resende é uma Instituição de Solidariedade Social e também de caridade cristã, com 82 anos de existência e tem as seguintes respostas sociais: Creche, Jardim Infantil, Lar de Crianças e Jovens, Lar de Idosos, Lar de Grandes Dependentes Acamados, Apoio Domiciliário, Lar Residencial, Cafetaria Social, Equipa RSI, uma Oficina de Artesanato na área da cestaria, chapelaria, pintura no barro e no vidro e cavacas de Resende, parceira com o Centro Distrital na distribuição de géneros alimentícios e dentro do Programa de Emergência Social serve refeições a pessoas carenciadas do concelho e, no âmbito da saúde com Serviços de Imagiologia (Raio-X ósseo e digestivo, Ecografia, Ecocardiografia, Eletrocardiograma e Halter), Análises Clínicas, Serviços de Medicina Física e de Reabilitação, Clínica de Medicina Dentária, Consultas de Especialidade Médica, dando emprego a cerca de 130 colaboradores.
Na circunstância, os Irmãos da Misericórdia vão homenagear o provedor José Dias Gabriel que está ao serviço da Misericórdia há 33 anos, sendo três anos como secretário da mesa administrativa, 12 anos como vice-provedor e 18 como provedor, descerrando um busto em sua honra que vai ser colocado no jardim envolvente do edifício do Lar Hotel. A Assembleia Geral de Irmãos aprovou por unanimidade a proposta do senhor Presidente da Assembleia Geral para ser dado o nome do Dr. José Dias Gabriel ao edifício do Lar Hotel que vai ser inaugurado.
*Texto retirado de "A Verdade" (Jornal de Marco de Canaveses)

Época alta: Todos os comboios com passagem por Aregos param nesta estação

Todos os comboios provenientes do Porto/Caíde com destino à Régua/Pocinho e os comboios com origem e destino inverso fazem paragem na estação de Aregos, num total diário de treze em cada um dos sentidos, embora com  horários diferentes nos dias úteis  e  fins de semana.. Esta alteração teve início a partir de 6 de Maio, prolongando-se até 14 de Outubro.
À espera dos passageiros a partir e para a estação de Aregos, estará a "Barca d' Aregos" a unir as duas margens. O concelho de Resende, designadamente Caldas de Aregos, será o grande beneficiário deste aumento de oferta de paragens de comboios.
Se a evolução da procura for significativa, tudo indica que esta situação será reposta na "época alta" de 2013.

Anselmo Borges intervém na Academia de Ciências de Lisboa

A sua intevenção, que terá hoje lugar pelas 16h30,  será em torno da "Religião e Ciência" no âmbito do Seminário "Religiões" (link).

quarta-feira, maio 09, 2012

Carta aberta de Rui Rebelo aos JOGADORES do Grupo Desportivo de Resende

Companheiros de “combate”: não vale a pena pensar mais do jogo de ontem (derrota na liguilha por 2-0 com Santiago de Cassurães), todos sentimos que não merecíamos aquele resultado, mas erros claros de arbitragem influenciaram o resultado. Resta-nos dar os parabéns ao adversário (que trabalhou com mérito para nos vencer, é uma equipa muito experiente, com grandes jogadores e que esta época nunca perdeu em casa, sofrendo apenas 6 golos). Resta-nos também desejar melhores dias ao árbitro da partida, porque como já disse, é um juiz de qualidade inegável e indiscutível, mas no futebol todos temos dias maus. O “azar” foi mesmo os erros serem daqueles que têm influência no resultado (expulsão caricata do nosso atleta com 2 amarelos em 4 minutos, 1 deles após ter sofrido penalti não assinalado, outras situações de grande penalidade e agressões sem bola, não punidas) mas paciência, não é por este jogo que vou mudar de opinião: o Tiago Daniel Rodrigues, é um excelente árbitro de futebol e continua a merecer o meu respeito e admiração, já me arbitrou várias vezes e sempre com elevada categoria, mesmo em jogos onde fui derrotado.
Logo após o apito final, quando nos reunimos em círculo, começámos a preparação para o próximo jogo. Lembrem-se das minhas palavras, gosto de sentir o estado de espírito da equipa, basta falar com alguns de vocês ou olhar-vos com atenção (porque vos conheço muito bem) para perceber o que vos “vai na alma”. Sentimo-nos injustiçados, mas acima de tudo o que vejo e sinto é UMA AMBIÇÃO ENORME E UMA VONTADE FORTÍSSIMA que chegue domingo. Vocês querem ter a oportunidade de ganhar, mas também sinto que estão altamente MOTIVADOS para fazer uma grande exibição e jogar com qualidade como aconteceu muitas vezes esta época, por exemplo, contra adversários teoricamente muito mais fortes e apostados em subir há vários anos, adversários que acabaram por ficar atrás de nós na classificação final.
Como tenho dito, independentemente do resultado do próximo domingo, o que vocês já conseguiram permite, só por si, deixar uma marca histórica neste grande clube fundado no longínquo ano de 1928! JUNTOS, esta época, já vencemos adversidades muito maiores: lembram-se de termos “o mundo” contra nós nas primeiras 4 jornadas (4 derrotas)? Lembram-se da resposta que demos: 5 vitórias consecutivas? Lembram-se de estarmos a perder em Ceireiros (na altura o 3º class.) e com menos 1 homem ganhámos 4-1? Lembram-se do fantástico jogo em casa com Vouzela (também com menos 1)? Lembram-se da forma categórica como ganhámos a adversários fortíssimos como M. Beira ou F.Aves? Lembram-se da forma como festejámos cada golo, cada ponto e cada vitória? Sabiam que o 3º lugar conseguido foi a melhor classificação desde 2007-2008? Lembram-se que há um ano o Resende era último classificado? Lembram-se do GRUPO COESO que temos e do ORGULHO que sentem em fazer parte deste clube e desta equipa? Sabiam que somos provavelmente a única equipa do distrito que, nos jogos em casa, tem em média 300 a 400 pessoas a assistir aos jogos? Entendem o que isso significa? Já repararam que alguns de vocês apesar de terem 19 ou 20 anos, têm 12 anos de G.D.Resende ao peito? Já repararam também que os nossos jogadores que não são de Resende, lutam tanto como os que são de cá? Já pensaram porque vos apelidam de “guerreiros”? Já pensaram o porquê de um clube do norte do distrito (habitualmente esquecido pela comunicação social regional) de repente, começou a ser notícia? Quantas vezes já aconteceu, este ano, mesmo em jogos em que fomos derrotados, alguns adversários dizerem-nos: “…é pá vocês foram a melhor equipa que defrontámos…”? Já pensaram que também são uma equipa disciplinada, pois até agora ninguém levou vermelho direto!? Já repararam na dedicação que as pessoas que estão à volta da equipa têm em servir-nos (presidente, direção, apoio médico…)? Sabiam que essa dedicação é fruto do vosso grande desempenho e também da vossa dedicação? Qual será o motivo dos 2 colegas ausentes quererem a todo custo ajudar a equipa (1 com pubalgia e outro sujeito a perder o emprego que procurava quase há 1 ano)? Haverá muito mais a dizer, mas fico por aqui…
Para finalizar quero relembrar-vos que vocês são uma equipa com qualidade individual, com organização tática, competitiva, solidária, confiante, difícil de defrontar e com imensa alma e capacidade de superação em momentos difíceis. Temos enorme confiança e orgulho em TODOS e sabemos que domingo vamos entrar em campo com humildade, mas, apesar de desfalcados de elementos importantes, com muita VONTADE de VENCER. Aconteça o que acontecer, nada apagará uma GRANDE ÉPOCA de jogadores extraordinários num clube histórico, filial n.º 2 do F.C.Porto. VAMOS GANHAR ESTA FINAL, “isto ainda não acabou” (frase muito nossa).
Resende, 7 de maio de 2012

Rui Rebelo – treinador do G.D.Resende

terça-feira, maio 08, 2012

Parabéns à equipa de Futsal de S. Martinho de Mouros pela melhor classificação de sempre no Campeonato Distrital

O C.D.R.C de S. Martinho de Mouros, ao vencer em Vouzela a equipa de Amorim Girão por 10-0,  acaba de atingir a melhor classificação de sempre no Campeonato Distrital de Futsal da A. F. de Viseu, terminando em  2.º lugar,  a apenas um ponto do 1.º classificado. Conseguiu ainda a proeza de ter sido a equipa com a melhor defesa da prova e aquela que teve  menos derrotas. 
Mais estatísticas podem ser consultadas aqui. Os interessados em saber mais sobre o clube e o plantel podem seguir o facebook (link).
Também no Facebook (www.facebook.com/paus.resende)

segunda-feira, maio 07, 2012

Resende em Maio: Agenda cultural e desportiva

A Câmara Municipal de Resende oferece a todos os munícipes e turistas que visitam o concelho um mês de maio recheado de atividades culturais, desportivas e sociais.
Em destaque este mês encontram-se diversas atividades de caráter desportivo a realizar no âmbito do mês do Coração. Sob o mote “Resende a Mexer” vão realizar-se caminhadas, atividades de grupo e hidroginástica dirigidas a toda a população. Assim, a partir do dia 8 de maio, todas as terças e quintas-feiras do mês, o Município em colaboração com o Centro de Saúde de Resende, promovem caminhadas com concentração às 21h00, em frente à Câmara Municipal. Nos dias 12 e 19 de maio, a partir das 10h00, o Largo da Feira em Resende vai ser palco de atividades de grupo para todas as idades e no dia 26 de maio, às 10h00, a Piscina Municipal Coberta abre-se ao público para sessões de hidroginástica. As inscrições encontram-se abertas na Secção de Atendimento da Câmara Muncipal de Resende, sendo que as atividades são gratuitas e a Câmara Municipal oferece uma t-shirt a todos os participantes.

A apresentação do livro “Orações de Sapiência” vai decorrer no dia 12 de maio, pelas 17h30, no Auditório do Museu Municipal. Trata-se de uma obra que reúne “seis orações de sapiência quinhentistas, escritas e pronunciadas no âmbito da Universidade de Coimbra, segundo o costume já então secular da tradição e dos estatutos universitários, que as prescreviam por ocasião de festividades escolares, como eram a concessão de graus académicos ou atos inaugurais de instituições e de especiais atividades escolares”.

No dia 14 de maio, a partir das 21h00, no Auditório Municipal de Resende, vai decorrer o seminário subordinado ao tema “Como gerir melhor a sua Instituição” dirigido a dirigentes e diretores técnicos. Trata-se de um seminário para aprender a gerir melhor, no sentido de atingir os resultados esperados com os menores custos possíveis. As inscrições encontram-se abertas na Secção de Atendimento da Câmara Municipal de Resende, até ao dia 11 de maio.


Hidroginástica Recreativa é uma formação para técnicos que vai ter lugar no Auditório do Museu Municipal, no dia 19 de maio, a partir das 09h30. Esta formação a lecionar por Lígica da Costa Guilherme, com um vasto curriculum na área da educação física e gestão do desporto, vai ter uma componente teórica e prática. A inscrição pode realizar-se através do email: hidroresende@gmail.com, mediante o pagamento de 10,00 euros, através de transferência bancária para o NIB: 003506840002144263039.

 
O Município de Resende em colaboração com a Associação de Física da Universidade de Aveiro (FISUA) promovem um curso de iniciação em astronomia dirigido a todos os observadores interessados em conhecer o céu noturno e as técnicas de observação. A iniciativa decorre no dia 26 de maio, com a componente teórica a ter lugar no Auditório do Museu Municipal. O curso é gratuito, tem 10 horas de duração, com uma sessão de observação à noite no Pavilhão Multiusos de Caldas de Aregos, e decorre no seguinte horário: 10h00-13h00/15h00-19h00/21h00-24h00.

Continua patente no Museu Municipal de Resende até ao dia 20 de maio, a exposição intitulada “Manusearte”. Trata-se uma exposição coletiva de pintura e escultura com obras de Olga dos Anjos Andrade, Maria Salomé Pereira e Miguel Alexandre Rebelo.

Já no Centro Cultural de S. Cipriano pode visitar, até ao dia 10 de junho, a exposição de fotografia “3 Pontos de Vista” de autoria de António Pereira. Uma exposição com diversas fotografias que mostram S. Cipriano há 50 anos atrás e atualmente. Esta mostra pode ser visitada em dias úteis, das 10h00 às 12h30 e aos sábados das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.

Como já é habitual, o Auditório Municipal de Resende apresenta todas as sextas-feiras, a partir das 21h30, sessões de cinema para todos os gostos.

Informações adicionais sobre todas estas atividades podem ser consultadas em www.cm-resende.pt.

O Gabinete de Comunicação e Imagem

domingo, maio 06, 2012

Anselmo Borges fala a estudantes (e professores) do ensino secundário e universitário

Na segunda-feira, dia 7 de Maio, de manhã (às 10h00), estará   na Escola Secundária de Exposende para falar sobre "Ciência, Filosofia e Religião". No mesmo dia, à tarde (às 17h00), fará uma conferência na Universidade do Minho sobre "A Secularização e a Europa".

Jornal "Sê...", n.º de Maio de 2012

É hoje distribuído pelos escuteiros na missa das 12h00,  na igreja matriz, podendo ser lido aqui.

sábado, maio 05, 2012

No dia da Mãe: Peregrinação da paróquia de Resende à capela de N. Sra. do Viso

15h00-Caminhada Mariana
16h00-Missa Campal
17h00-Procissão e Consagração das Mães
  Também no Facebook (www.facebook.com/paus.resende)

Ética de mínimos e ética de máximos

No DN de hoje, Anselmo Borges escreve sobre o tema em epígrafe, que pode ler aqui.

sexta-feira, maio 04, 2012

Inauguração do Lar de S. Martinho de Mouros

Embora já em funcionamento, foi inaugurado,  no passado dia 28 de Abril, o Lar de Idosos de S. Martinho de Mouros, pertencente à Irmandade de S. Francisco Xavier,  à frente da qual está António Fonseca, a quem (é justo realçá-lo), pelo seu empenhamento e persistência, muito se deve este equipamento.
O valor do investimento ascende a 1.513.000,00 euros. Para a sua construção, a instituição contou com o apoio da Segurança Social que, através do programa PARES, comparticipou com 656.290,00 euros. A Câmara municipal de Resende também contribuiu para a concretização da obra com um apoio no valor total de 340.000.00 euros.
Neste momento, o lar de idosos emprega 33 pessoas responsáveis por responder a 31 utentes internados no lar, a 47 que beneficiam do serviço domiciliário e a 10 utentes que usufruem do centro de dia.

5.º Torneio de Ténis de Mesa "Cerejeira em Flor"

A Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual (ANDDI) em colaboração com a Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu, o Município de Resende e o Externato D. Afonso Henriques organizam, no próximo dia 5 de maio, no Externato D. Afonso Henriques, o 5.º Torneio de Ténis de Mesa Cerejeira em Flor.

quinta-feira, maio 03, 2012

quarta-feira, maio 02, 2012

Projeto Comenius em meeting na Áustria

De 23 a 27 de abril de 2012, um grupo de seis professores e cinco alunos da Escola Secundária Dom Egas Moniz, de Resende, participou no 4.º Encontro do Projeto Comenius, realizado na cidade de Wiener Neustadt, na Áustria, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida da Agência Nacional PROALV.
O primeiro dia foi ocupado com a longa viagem até Wiener Neustadt, com o encaminhamento dos alunos às famílias de acolhimento e com a acomodação da comitiva de professores no hotel.
O segundo dia iniciou-se com uma caminhada de 30 minutos por parte de todas as delegações até à escola anfitriã. Seguiram-se as boas vindas por parte do diretor local, exibições musicais e de dança por parte de um grupo de alunos e apresentações de trabalhos a cargo das delegações da Áustria, Dinamarca, Turquia e Roménia. A interação entre as representações dos vários países continuou aquando do almoço. Da parte de tarde, realizou-se um “tour” a “Hohe Wand”, designadamente ao parque natural local. Ao fim da tarde, foi organizada uma visita guiada à “SchnapsDestillery”, para professores e alunos, onde foi possível saborear os sumos de fruta lá produzidos e as bebidas alcoólicas (“schnaps”) obtidas por processo de destilação.
O terceiro dia foi dedicado à apresentação de trabalhos por parte da delegação da Grécia. Durante a parte da manhã, as delegações dos vários países foram ainda brindadas com exibições de valsa por parte de alunos da escola anfitriã, seguidas de uma parte prática com intervenção das várias comitivas. A manhã terminou com uma sessão de zumba, participada também por todas as delegações. A parte de tarde foi dedicada à realização de um tour à cidade de Viena. À noite, os professores de todas as delegações realizaram um jantar convívio e os alunos ficaram acompanhados pelas famílias de acolhimento.
O último dia foi dedicado à longa viagem de regresso a casa.

Professor Dionísio Ferreira
Notas: O conteúdo desta notícia compromete apenas o seu autor, não sendo a Agência Nacional e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que possa ser feita das informações nela contidas.
Este projeto da União Europeia, de parcerias Multilaterais Comenius foi financiado pela referida Agência Nacional PROALV com o montante de 22 mil euros.
Também no Facebook (www.facebook.com/paus.resende)

terça-feira, maio 01, 2012

Anselmo Borges a propósito da eliminação de feriados: "Ser humano não pode ser besta de carga"

O teólogo Anselmo Borges defende que os feriados religiosos têm uma dimensão simbólica que é preciso preservar e que são referências do país, sendo, por isso, necessária uma negociação cuidadosa entre o Estado português e o Vaticano.
Em declarações à TSF, este teólogo recordou que apesar de o ser humano ter de trabalhar ele «não pode ser besta de carga» e que os feriados estão associados «com dias especiais de um determinado país».
«Não se pode esquecer de maneira nenhuma que há referências fundamentais do país, há dimensões simbólicas que é necessário salvaguardar», acrescentou Anselmo Borges, que diz que a posição anterior da Igreja estava bem orientada.
Para Anselmo Borges, «deve-se mais facilmente deixar cair o 15 de Agosto, uma vez que já temos o 8 de Dezembro com uma festa dedicada a Nossa Senhora e salvaguardar a todo o custo o 1 de Novembro, dia de Todos-os-Santos e da Memória».
Este teólogo considerou ainda que o «Vaticano vai ao encontro da devoção popular portuguesa que dá imenso interesse devocional a Nossa Senhora e portanto o Vaticano quererá salvaguardar as duas festas de Nossa Senhora como dias feriados».
As declarações de Anselmo Borges podem ser ouvidas aqui.
 Também no Facebook (www.facebook.com/paus.resende)

segunda-feira, abril 30, 2012

Futsal: S. Martinho de Mouros 3 - 2 SC de Lamego

Com este resultado, o CDRC de S. Martinho de Mouros isolou-se no segundo lugar. Até à última jornada mantém-se acesa a luta pelo título.
Eis os restantes resultados da 25.ª Jornada
Juvenil 31 Barcos 6 – 5 Tondela
Viseu 2001 B 6 - 4 Pedreles
Armamar Futsal – Amorim Girão
SM Orgens 3 -5 CB Moimenta Beira
Balsa Nova 3 – 5 CB C. Daire
CB SJ Pesqueira 3 – 4 Rio Moinhos

Classificação após a 25.ª Jornada
1.º - Rio de Moinhos - 51
2.º - São Martinho de Mouros -50
3.º - Juvenil 31 Barcos - 48
4.º - CB Castro Daire - 48
5.º - Pedreles Beira Dão - 47
6.º - SC Lamego - 47
7.º - Moimenta da Beira - 46
8.º - Balsa Nova - 45
9.º - CB S. João da Pesqueira- 37
10.º - Viseu 2001 "B"- 37
11.º - Armamar Futsal - 19 (-1jogo)
12.º - Tondela - 11
13.º - Amorim Girão - 10 (-1jogo)
14.º - São Martinho - 7
Na próxima jornada, a equipa de S. Martinho de Mouros desloca-se a Vouzela, para defrontar a equipa da A. Amorim Girão.
Apesar da fraca classificação deste adversário, o encontro tem de ser encarado com toda a seriedade e concentração, pois para além de ainda sonharmos com o título, temos de atingir a melhor classificação de sempre para o nosso clube, que também pode dar acesso à 3.ª Divisão Nacional.
(Retirado do facebook/C.D.R.C. de S. Martinho de Mouros)
 Também no Facebook (www.facebook.com/paus.resende)

Guilherme d'Oliveira Martins escreve sobre o livro "Corpo e Transcendência", de Anselmo Borges

Guilherme d'Oliveira Martins, actual presidente do Tribunal de Contas, é um dos homens mais cultos  do nosso país. Não sei onde vai arranjar tempo para o exercício das múltiplas  actividades em diversas instituições, a que preside ou colabora de forma competente e dedicada, e ainda para a escrita, leituras, entrevistas, conferências, viagens...
No blogue  do Centro Nacional de Cultura (link), a que preside,  escreve, como é seu timbre,  um texto "poderoso" sobre o livro de Anselmo Borges "Corpo e Transcendência".

sábado, abril 28, 2012

Menos católicos mais católicos?

É este o título da crónica (link) de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, em que tece algumas considerações sobre o estudo "Identidades religiosas em Portugal: identidades, valores e práticas - 2011", realizado pela Universidade Católica.
Também no Facebook (www.facebook.com/paus.resende)

"Abril no Feminino" no Centro Cultural de S. Cipriano

Este concerto musical, que muitos já puderam apreciar no passado dia 24 de Abril no Auditório Municipal, terá hoje lugar, a partir da 22h00, no Centro Cultural de S. Cipriano

quinta-feira, abril 26, 2012

Edição de abril do Jornal de Resende

Os novos investimentos previstos para Caldas de Aregos é o tema central da edição de abril do Jornal de Resende na qual se dá a conhecer quatro iniciativas, três privadas e uma da autarquia, que significaria, a concretizarem-se, um investimento de 25 milhões de euros, aproximadamente, a criação de cerca de 120 postos de trabalho e a construção de mais de 200 camas.
Destaque, igualmente, para os 11,8 milhões de euros de investimento privado ao abrigo do PRODER; a visita dos deputados do PS ao concelho; a dificuldade de ser médico em Resende; e a apresentação da “Casa dos Escritores no Douro” e da “Fotomonografia de Resende”.
Na publicação, a sair no final desta semana, destaca-se, também, uma entrevista ao Presidente da Junta de Freguesia de Resende, Arlindo Pinto Sequeira, numa crónica assinada por Marinho Borges, intitulada “Ao almoço com…”, patrocinada pelo restaurante Gentleman.
Relevo, ainda, para os habituais artigos de opinião, da autoria do Dr.º João Teixeira, Dr.º Joaquim Correia Duarte e Dr.ª Rita Diogo.
 Também no Facebook (www.facebook.com/paus.resende)

quarta-feira, abril 25, 2012

No próximo sábado, todos no pavilhão desportivo de S. Martinho de Mouros

A equipa de S. Martinho de Mouros em Futsal tem feito uma época excepcional. A dois jogos do fim e com 47 pontos (à frente está o Rio de Moinhos com 48 pontos)  ainda pode ser campeão. No próximo sábado, dia 28 de Abril, pelas 17h00, todos os caminhos vão dar ao pavilhão desportivo de S. Martinho de Mouros, para apoiar  esta nossa grande equipa frente ao Sporting de Lamego.
 Também no Facebook (www.facebook.com/paus.resende)

terça-feira, abril 24, 2012

segunda-feira, abril 23, 2012

Festa das Cavacas animou Caldas de Aregos


As cavacas, o doce genuíno e típico de Resende, estiveram em festa este domingo, no Pavilhão Multiusos de Caldas de Aregos, pelo sexto ano consecutivo.
Como já é habitual em edições anteriores, os visitantes realizaram, gratuitamente, uma viagem no rio Douro a bordo da embarcação Barca d'Aregos, disponibilizada pelo Município de Resende, onde desfrutaram de um passeio aprazível e tiveram oportunidade de apreciar o cenário natural com que a natureza brindou a região do Douro.
Muitos foram ainda os que aproveitaram a viagem de comboio com paragem na estação de Caldas de Aregos, fazendo a travessia do rio, até onde decorria a Festa, a bordo da embarcação já referida e sem custos para o visitante.
Com esta iniciativa pretendeu-se, mais uma vez, reforçar a aposta do Município em valorizar a sua base produtiva local, bem como sinalizar Resende como um espaço de grandes tradições, tendo no Douro o seu principal referencial.  
Também no Facebook (www.facebook.com/paus.resende)



Grupo Desportivo de Resende disputará liguilha de subida de divisão

O GD Resende garantiu o 3.º lugar da 1.ª Divisão da AF Viseu, o que lhe permitirá disputar a liguilha de subida. O adversário será a equipa de Santiago de Cassurrães, de Mangualde, com jogos previstos para os próximos dias 6 e 12 Maio. Assim, o GD Resende tem possibilidades de ascender à Divisão de Honra da AF de Viseu.
Vamos todos apoiar o Resende!

sábado, abril 21, 2012

O efeito de Mateus

É este o título da crónica de Anselmo Borges no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, abril 20, 2012

Inaugurada Casa Funerária da Panchorra

Foi inaugurada, no passado dia 14 de Abril, a Casa Funerária da Panchorra. numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, e do Presidente da Junta da Freguesia da Panchorra, Horácio Saraiva. 
O novo equipamento encontra-se situado junto à Igreja Matriz da Panchorra e implicou um investimento no valor de 25.000,00, tendo a Câmara Municipal atribuído uma verba de 10.000,00 euros para a construção do espaço, concretizando assim uma pretensão antiga da população da Panchorra.
 Também no Facebook (www.facebook.com/paus.resende)

VII Aniversário da conquista do Dragão d'Ouro

 Também no Facebook (www.facebook.com/paus.resende)

quinta-feira, abril 19, 2012

Com a coordenação e prefácios de Anselmo Borges e João Gouveia Monteiro

É a reposição em livro dos contributos dos oradores do Colóquio Internacional "As Três Religiões do Livro", realizado em 18 de Novembro de 2010, na Faculdade de Letras da UC. Como refere Anselmo Borges, o título do Colóquio pode ser enganador, pois todas as grandes religiões mundiais estiveram representadas. Infelizmente, Abdoolkarim A. Vakil não enviou o texto da sua intervenção referente ao islão. 

quarta-feira, abril 18, 2012

Entrevista com o Presidente da Junta de Freigil

 Decorreu ao longo de um jantar no restaurante Gentleman, tendo sido publicado no Jornal de Resende, número de Março de 2012,  o resultado desta interessante conversa com Manuel Jorge Cardoso, que já se encontra n' "O Canastro" (link).
 Também no Facebook (www.facebook.com/paus.resende)

terça-feira, abril 17, 2012

Convenção de Saúde e Bem Estar em Caldas de Aregos

O antigo celeiro de Caldas de Aregos irá acolher em 5 de Maio,  a partir das 14h45,  uma "Convenção de Saúde e Bem Estar". O evento disponibilizará massagens e muita animação musical. Em simultâneo, decorrerá uma feira de equipamentos desportivos. Para inscrições e informações poderão contactar os telemóveis com os números:  919 143 615 ou 938 566 329 ou o e-mail: inescorreiarita@hotmail.com
Também no Facebook (www.facebook.com/paus.resende)

segunda-feira, abril 16, 2012

FESTA DAS CAVACAS REGRESSA A CALDAS DE AREGOS: Famoso doce tradicional promove Resende

As cavacas, o doce genuíno e típico de Resende, vão estar em festa no próximo dia 22 de abril, no Pavilhão Multiusos de Caldas de Aregos, pelo sexto ano consecutivo, numa iniciativa da Câmara Municipal em conjunto com a Companhia das Águas, E.M., S. A..
O certame, que vai realizar-se a 5 km da vila de Resende, junto a uma das mais belas paisagens do rio Douro, vai reunir mais de uma dezena de vendedores/produtores que vão comercializar e promover o famoso doce tradicional, entre música popular e passeios turísticos no rio Douro.
A festividade tem início oficial às 11h00 com uma visita aos stands dos vendedores/produtores de cavacas, de vinho, licores e compotas da região. Na ocasião vai ser inaugurada a exposição de fotografia: “Cavacas de Resende muito mais que um doce!” e vai realizar-se uma prova de vinhos e licores acompanhados pelo doce tradicional. A animação musical ficará a cargo, durante todo o dia, da Orquestra Big Band de S. Cipriano, Tuna do Externato D. Afonso Henriques e SEMBLANTE + Gabriela Pina. A animação de rua será assegurada pelo grupo Espalha Animação.
Como já é habitual em edições anteriores, os visitantes poderão realizar gratuitamente, a partir das 15h00, uma viagem no rio Douro a bordo da embarcação Barca de Aregos disponibilizada pelo Município de Resende, junto ao Cais de Caldas de Aregos. Assim, os visitantes poderão desfrutar de um passeio aprazível e apreciar o cenário natural com que a natureza brindou a região do Douro.
De referir ainda que tal como no ano passado, também este ano a autarquia de Resende estabeleceu uma parceria com a CP para facilitar a viagem até à festa. Assim, a CP durante o dia disponibilizará horários de comboio especiais entre as estações do Porto e de Caldas de Aregos (Tormes), sendo que os visitantes terão à sua espera na estação, a embarcação referida que assegurará a travessia do rio até à outra margem, onde decorre a festa, sem custos para o visitante.
Com esta iniciativa pretende-se reforçar a aposta do Município em valorizar a sua base produtiva local, bem como sinalizar Resende como um espaço de grandes tradições, tendo no Douro o seu principal referencial.
O Gabinete de Comunicação e Imagem da CMR
Também no Facebook (www.facebook.com/paus.resende)

Resende 3 – 1 Ferreira de Aves

O Grupo Desportivo de Resende fez ontem o último jogo, que ficará para a história. Ganhou por 3 a 1 a um super candidato que tinha os mesmos pontos que nós. Resende fez a melhor exibição da época. Começou a perder, mas depois o Clube Recreativo de Ferreira de Aves eclipsou-se perante o brilho e o domínio absoluto do Resende. Os golos foram marcados por Carlos Bengalas, Rui Miguel e Nuno Cardoso.
Há 5 anos que o Resende não estava tão bem classificado. Estamos em 3º lugar e ainda podemos disputar uma liguilha para subir à divisão de honra. Oxalá a sorte nos acompanhe. Há um ano o Resende tinha 6 pontos; agora tem 46!
Parabéns à equipa técnica, na pessoa do Prof. Rui Rebelo, jogadores e dirigentes do GDR.

domingo, abril 15, 2012

Pedreles 2 - 2 S. Martinho de Mouros

A equipa de S. Martinho de Mouros  foi ontem empatar por 2 bolas a Mangualde na 24.ª Jornada da AF Viseu Futsal Divisão de Honra 2011/2012. É um resultado honroso, continuando ambas as equipas a perseguir o título com 47 pontos.
 Também no Facebook (www.facebook.com/paus.resende)

Inauguração do novo edifício do Lar de Idosos e Centro de Dia de S. Martinho de Mouros

Terá lugar no próximo dia 28 de Abril, contando com a presença do Secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Dr. Marco António Costa, e o programa será o seguinte: 
16h00 - Bênção e inauguração do Lar de Idosos e Centro de Dia
17h00 - Sessão Solene nas instalações do lar de Idosos
18h00 - Lanche convívio com Animação Musical
O Juiz da Mesa Administrativa da Irmandade de S. Francisco Xavier, António José de Almeida Fonseca tem a honra de convidar toda a população a participar neste tão importante evento.

sexta-feira, abril 13, 2012

quinta-feira, abril 12, 2012

1.º Torneio da Sueca em S. Romão

A Comissão de Festas de S. Romão vai organizar o 1.º Torneio de Sueca, que terá lugar no próximo dia 28 de Abril, com início às 09h00. As inscrições (12 cartas, com almoço incluído) poderão ser feitas até ao dia 27 de Abril no café "Bons Amigos" e pelos telefs. 933 403 845 ou 254 875 320.
Dois borregos, dois leitões, dois galos e dois coelhos esperam os premiados.

quarta-feira, abril 11, 2012

Associação Miguel Anjo promove 3.ª caminhada pedestre

A Associação Miguel Anjo, ligada à paróquia de Anreade, está a organizar o 3.º percurso pedestre, que se irá realizar no próximo domingo, dia 15 de Abril. Iniciar- se-á no adro da igreja de Anreade, às 10h30, terminando no adro da igreja de S. Romão. O trajecto privilegiará os antigos caminhos pedonais. À espera, os caminhantes terão o almoço (churrasco) e animação durante a tarde.
É obrigatória a inscrição, que incluirá um contributo de 1,50€ para ajuda nas despesas do almoço. As crianças até aos 7 anos estão isentas.
Retirado do blogue Paróquia de Anreade (link)

Reunião da Associação de Caçadores e Pescadores de S. Cipriano

Terá lugar no próximo dia 15 de Abril, com início às 15h00, uma assembleia geral da Associação de Caçadores e Pescadores de S. Cipriano, cujo objectivo é discutir e aprovar o relatório de contas do ano transacto e aprovar o relatório de actividades para 2012.

terça-feira, abril 10, 2012

Hino à Páscoa

As cerejeiras em flor são o maior hino à Páscoa. Este ano, algumas permaneceram "revestidas" por mais algum tempo. 
Também no Facebook (www.facebook.com/paus.resende)

Livro de Anselmo Borges no Forum TAGV (Teatro Académico Gil Vicente-Coimbra)

Este Forum, numa organização do TAGV e do CLP (Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra),  pretende contribuir para um espaço público participado, promovendo debates e apresentações, relacionados com temas de âmbito cultural e social, em parceria com entidades e associações da Cidade, da Região Centro e do País em geral.
Na sessão do passado dia 2 de Abril, a Prof. Doutora Ana Maria Machado, da Fac.  de Letras da UC, "falou" do livro de Anselmo Borges,  Corpo e Transcendência, cuja exposição pode ser lida aqui.  

segunda-feira, abril 09, 2012

Passeio na Av. das Tílias, nas Caldas de Aregos

Ontem, à tarde, muitas pessoas afluíram ao cais das Caldas de Aregos para tomar café e usufruir nas esplanadas do tempo ameno. 
Não faltei ao primeiro passeio da primavera pela Avenida das Tílias.

domingo, abril 08, 2012

Domingo de Páscoa

A missa de domingo de Páscoa (missa da Ressurreição) na igreja de Anreade teve início às 07h00. Pelas 09h00, o compasso já andava na Casa Nova/Quinta da Cancela. O tempo esteve excelente.
O frio que se fez sentir na 6.ª feira (com alguma neve no Montemuro, pela madrugada) e sábado era apenas uma recordação. 
Como sempre, assisti às cerimónias da Vigília Pascal na igreja de Paus. O coro local, muito bem ensaiado, emprestou um  cariz festivo  à longa liturgia,  conferindo-lhe uma beleza especial. Foi notória a participação de muitas pessoas residentes em Lisboa e no Porto  e de alguns emigrantes.
 Também no Facebook (www.facebook.com/paus.resende)

sábado, abril 07, 2012

Teólogo condenado: da criação à ressurreição

Trata-se de Andrés Torres Queiruga de quem  Anselmo Borges faz aqui (na crónica do DN de hoje)   uma síntese do seu pensamento teológico.

quinta-feira, abril 05, 2012

Sugestões para a Semana Santa/Páscoa em Resende

1. No dia 5 de Abril, quinta-feira, poderá assistir às cerimónias de Quinta-Feira Santa. Na igreja paroquial de Resende terão início às 18h00; em Anreade, às 19h30
2. No dia 5 de Abril, quinta-feira, às 21h30, no Centro Cultural de S. Cipriano, vai ser passado o filme “A Paixão de Cristo”, de Mel Gibson
3. No dia 6 de Abri, sexta-feira, a partir das 21h30, Via Sacra da capela da Livração à igreja paroquial de Resende
4. No dia 6 de Abril, sexta-feira, às 21h30, pode ir ver o filme “Os descendentes”, protagonizado por George Clooney, no Auditório Municipal
5. No dia 7 de Abril, sábado, às 18h00, no Centro Cívico de S. Martinho de Mouros, vai decorrer a apresentação pública do livro “Resende Fotomonografia”, que reúne um conjunto de fotografias, quadros únicos que trespassam o concelho, desde o Montemuro ao Douro.
6. No dia 7 de Abril, sábado, poderá participar nas cerimónias da Vigília Pascal. Na igreja paroquial de Resende e Anreade, têm início às 21h00.
7. Há ainda a oportunidade para visitar uma exposição colectiva de pintura no Museu Municipal e uma mostra de fotografia no Centro Cultural de S. Cipriano

terça-feira, abril 03, 2012

Associação de Amigos de S. Cristóvão organiza V Passeio Moto 4/2

Este passeio tem por objectivo dar a conhecer a todos os participantes as belas paisagens que existem no nosso Concelho, contribuindo assim para a dinamização da freguesia de Felgueiras e para a divulgação das potencialidades do nosso Concelho, que certamente irá trazer muita gente à nossa terra.
A organização pede a todas as pessoas a melhor colaboração possível, designadamente permitindo a passagem da comitiva pelos seus caminhos.
Os Sócios interessados em participarem no almoço gratuito por volta das 14 horas, deverão fazer a sua inscrição até ao dia 06 de Abril, junto do Tesoureiro (Vítor Pereira).
Também no Facebook (www.facebook.com/paus.resende)

Investimentos privados de 11,8 milhões em Resende: PRODER viabiliza mais de 200 projetos no concelho*

O concelho de Resende tem beneficiado de vários milhões de euros através dos diversos projetos aprovados ao abrigo do Programa Nacional de Desenvolvimento Rural (PRODER). Até final de 2011 foram aprovadas mais de 200 candidaturas com um investimento associado de 11,8 milhões de euros e apoio PRODER na ordem dos 7 milhões de euros. Estes projetos estão já a ser executados.
Para o Presidente do Município de Resende, António Borges, este tipo de apoios é muito importante para a dinamização da nossa base produtiva tradicional e para o nosso mundo agrícola. Quero ainda salientar que no caso de Resende, quando comparamos com outros concelhos, a capacidade de captar investimentos nesta área tradicional foi muito maior.
No âmbito do sub-programa 1 promoção da competividade - a medida com mais projetos aprovados é a que apoia a instalação de jovens agricultores que somou 79 projetos aprovados, num investimento global de 3.708 milhões de euros. Através da medida modernização e capacitação das empresas foram 70 as entidades com candidaturas viabilizadas no concelho, representando um investimento total de 6.450 milhões de euros.
No que diz respeito ao sub-programa 2 gestão sustentável do espaço rural - o PRODER aprovou 26 candidaturas às quais atribuiu uma comparticipação num montante total de 539,000,00 euros. No sub-programa 3 dinamização das zonas rurais foram viabilizadas duas candidaturas, nas áreas do desenvolvimento de atividades turísticas e de lazer e dos serviços básicos para a população rural.
Para nós é motivo de satisfação que, ao esforço de investimento público que a Câmara faz, se juntem, por exemplo, cerca de 80 jovens com projetos agrícolas financiados e a serem executados, explica António Borges.
*Remetido pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da CMR

segunda-feira, abril 02, 2012

domingo, abril 01, 2012

Boassas 2-3 Resende


 Neste jogo, que teve lugar esta tarde em Boassas, os valorosos atletas de Resende arrancaram uma preciosa vitória, o que lhes permite partir para a última jornada  com esperanças na subida de divisão.
Também no Facebook (www.facebook.com/paus.resende)

Jornal "Sê...", de Abril de 2012

Jornal dos escuteiros da paróquia de Resende, cujo número de Abril pode ser lido aqui.