quarta-feira, março 21, 2012

Edição de março do Jornal de Resende


A reforma autárquica que prevê acabar com (pelo menos) 4 freguesias do concelho de Resende é o tema central da edição de março do Jornal de Resende na qual se dá a conhecer as bases da nova organização administrativa autárquica, recentemente aprovada pelo Governo, sendo certo que Resende deixará de ter as suas 15 freguesias, instituídas por decreto-Lei de 24 de outubro de 1855, aquando da extinção dos concelhos de Aregos e de S. Martinho de Mouros, que foram incorporados no de Resende.
Destaque, igualmente, para a instituição do Prémio Eça de Queirós, pela autarquia, que distinguirá os melhores alunos de Língua Portuguesa; “Resende Gourmet” uma marca criada por Rui Soares, natural de S. João de Fontoura, que junta os sabores da região ao aspeto exclusivo, o gosto típico ao paladar sofisticado, o antigo ao novo, os mercados tradicionais à nova economia; e ao tradicional carnaval do Loureiro que cumpriu, uma vez mais, a tradição.
Na publicação, a sair no final desta semana, destaca-se, também, uma entrevista ao Presidente da Junta de Freguesia de Freigil, Jorge Cardoso, numa crónica assinada por Marinho Borges, intitulada “Ao jantar com…”, patrocinada pelo restaurante Gentleman.
Terá, ainda, oportunidade de ler sobre a reunião de António Borges com o Bastonário da Ordem dos Advogados, a inauguração da exposição de fotografia do resendense António Pereira, no Centro Cultural de S. Cipriano, a celebração das cerejeiras em flor, a assinatura de um contrato entre a autarquia e a EDP, a presença de Marco Almeida na Gala dos Campeões, entre outras notícias.
Relevo, ainda, para os habituais artigos de opinião, da autoria do Dr.º João Teixeira, Dr.º Joaquim Correia Duarte e Dr.ª Rita Diogo.
Também  no Facebook (link)

terça-feira, março 20, 2012

Presidente da Câmara recebe Deputados do PS em Resende: Preocupações com os sinais de Lisboa

Os deputados do Grupo Parlamentar do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Viseu, José Junqueiro e Acácio Pinto, estiveram no concelho de Resende, no dia 19 de março, em visita de trabalho onde reuniram com o Presidente da Câmara Municipal, António Borges.
O Presidente da Câmara de Resende aproveitou a oportunidade para demonstrar aos Deputados da Assembleia da República a sua preocupação com a proposta do novo mapa judiciário que contempla a extinção do Tribunal Judicial de Resende, instalado num edifício que pertence ao Ministério da Justiça e que está a ser alvo de obras de requalificação.
António Borges passou em revista o conjunto de investimentos que têm sido realizados recentemente no concelho e que representam um esforço muito significativo na modernização do concelho, referindo a importância de intervenções como o novo Parque Empresarial de Anreade, o Posto da GNR, a ampliação do quartel dos Bombeiros Voluntários, o Estádio Municipal de Fornelos, o Centro Cultural de S. Cipriano, a Regeneração Urbana da Vila de Resende, a intervenção da Parque Escolar ou o Centro Escolar de S. Cipriano, todas elas em curso ou recentemente concluídas.
Durante a reunião foi, ainda, abordada a questão das acessibilidades ao concelho de Resende, particularmente a EN 222-2 de ligação à A24, cujo eixo é fundamental não só para o concelho como para toda a região e para o Distrito de Viseu. (o negrito é da responsabilidade do autor deste blogue).
No final realizou-se uma visita ao Tribunal e à obra de Regeneração Urbana da Vila de Resende que contempla a construção de um Parque Urbano e do Fórum Municipal no centro da Vila.
Durante a visita, José Junqueiro afirmou que este é um concelho diferente e que conheceu os caminhos do progresso e do desenvolvimento com um poder local dinâmico e com um trabalho extraordinário. Acrescentou, ainda que levamos uma preocupação no que diz respeito ao Tribunal que é um edifício que está em obras e que é objeto de uma decisão do Governo de encerramento irracional. Um edifício que tem todas as condições, onde o número de circulação de processos é substancialmente superior àquele que está referido no relatório.
Para António Borges são muito importantes as visitas de parlamentares a regiões como a nossa e era bom que o Governo também seguisse esse exemplo de ouvir e conhecer primeiro melhor os problemas antes de decidir sem ter em conta as realidades. Resende precisa de saber com quem contactar, porque não é fácil aceitar que quando se está na oposição se diga uma coisa e depois quando se trata de assumir responsabilidades se diga outra."
Foram, igualmente, apresentados a José Junqueiro, que também é vice-presidente do grupo parlamentar do PS, e Acácio Pinto, que desempenha importantes funções de coordenação na comissão parlamentar de educação, alguns investimentos e intenções de investimento privados em Caldas de Aregos e no novo parque empresarial, bem como as perspetivas para o relançamento do recurso termal.
O que resulta desta visita resume-se, alias, numa preocupação conjunta: que os sinais que são dados em Lisboa pelo Governo não sejam sinais de abandono de territórios como este, no Douro, quer no que diz respeito à atividade e investimentos privados, quer no que diz respeito aos serviços públicos.

LIVRO ‘CASAS DE ESCRITORES NO DOURO’ APRESENTADO NO MUSEU MUNICIPAL DE RESENDE

Rafael Barbosa, autor do blogue "Notícias de Resende", e José António Pereira, colaborador habitual do mesmo blogue, escreveram um interessante apontamento sobre este importante evento cultural em Resende, que poderá ser lido aqui.
 Também  no Facebook (link)

Anselmo Borges debate em escola e comunidade do interior

No âmbito da semana cultural na Escola Profissional de Carvalhais/S. Pedro do Sul, falará hoje, dia 20 de Março, da importância da escola e da educação. O Viseu Mais (link) dá conta que "Teremos a honra de receber um dos mais importantes filósofos e teólogos do nosso país...".
Na 5.ª feira, dia 22 de Março, proferirá duas conferências no Auditório da Casa de Cultura de Oliveira do Hospital: i) Valores, Política e Democracia; ii) Ciência, Razão e Fé.

A propósito das actividades de Anselmo Borges, fica a seguir uma carta/testemunho do P. José Martins Júnior.

Sezurense 0-1 Resende

O GD de Resende venceu, no passado domingo,  por uma bola a zero,  em Penalva do Castelo,  e subiu  para 4º lugar. O golo foi  marcado por Matinhas durante a 2ª parte. 
 Também  no Facebook (link)

segunda-feira, março 19, 2012

Revista do Agrupamento de Escolas de Resende, de Março de 2012

Alguns tópicos: Editorial; A Família e a Escola...para a Sociedade; Recordar o Natal; Dia de Reis; Visita ao Museu do Douro; Programa Mais Sucesso; Os desafios da biblioteca; Um projeto de vida; CriAtivos de Resende; As obras na Escola Secundária; Massagem para idosos; Dia de S. Valentim; Festejar o Carnaval; Ao encontro de Eça de Queirós; Desporto escolar; Visitas ao Museu Municipal; Semana Cultural.
Destaco a notícia relativa à Semana Cultural, que se irá realizar entre os dias 20 e 23 de Março, com actividades em todas as escolas do Agrupamento, e integrando temáticas que vão desde a leitura, a poesia e o teatro até à música.
Poderá ser lida aqui.
Apontamento partilhado no Facebook (link)

Especialistas do Aeromodelismo farão demonstração no Externato D. Afonso Henriques – Resende*


Na próxima sexta feira, dia 23 de Março, pelas 14:oo horas, terá lugar no Externato D. Afonso Henriques – Resende, uma demonstração de Aeromodelismo (aviões e helicópteros) e carros comandados, pelos ex campeões nacionais, Mário Vilaça, Campeão Nacional de F3 P (INDOOR) em 2009; António Vilaça, campeão nacional de F3 P (INDOOR) em 2010 e Sérgio Resende, campeão nacional de F3 C (helicópteros) em 2006.
Esta demonstração tem o apoio da Federação Portuguesa de Aeromodelismo e LAC – Liga de Aeromodelismo de Cávado - Braga) numa organização do Departamento de Expressões, deste Estabelecimento de Ensino Particular e Cooperativo.
Segundo, Pe. José Augusto de Almeida Marques, Diretor Pedagógico, refere que esta atividade proporcionará aos 300 alunos do 3.º Ciclo e Secundário uma tarde diferente que culminará com o último dia de aulas do 2.º Período.
*Remetida pelo Prof. Aquilino Pinto, coordenador da iniciativa 
 Apontamento partilhado no Facebook (link)

domingo, março 18, 2012

Estreia no Facebook com entrevista de Anselmo Borges ao "Notícias Magazine"

Este blogue faz a sua estreia no Facebook (link) com a entrevista de Anselmo Borges ao "Notícias Magazine" (a revista que acompanha o DN/JN aos domingos).
Claro que pode ser lida directamente aqui.     
Mas é uma entrevista para "saborear" (em formato papel) e guardar.

sábado, março 17, 2012

50 anos depois

Este ano passam 50 anos sobre um dos acontecimentos mais importantes do século XX: o Concílio Vaticano II, que o Papa João XXIII abriu em Outubro de 1962. Sem ele, é impossível imaginar o que seria hoje a Igreja Católica e, por arrastamento, o mundo. 
Assim começa o artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode ser lido aqui

sexta-feira, março 16, 2012

Anselmo Borges em destaque no "Notícias Magazine"/DN e JN do próximo domingo

O percurso de Anselmo Borges, que ultimamente tem suscitado as atenções dos meios de comunicação e o  interesse da inteligência portuguesa, será o grande tema do "Notícias Magazine" do próximo domingo (a revista que acompanha os jornais Diário de Notícias e Jornal da Notícias aos domingos). Faça já a sua reserva.

Datas das colheitas de sangue promovidas pela ADaR em 2012

Resende: 18 de Março e 26 de Agosto
S. Martinho de Mouros: 22 de Abril e 4 de Novembro
Anreade: 29 de Abril e 30 de Setembro
S. Cipriano: 29 de Abril e 30 de Setembro
Barrô: 13 de Maio e 25 de Novembro
Oliveira do Douro: 15 de Abril e 23 de Setembro

quinta-feira, março 15, 2012

Festa da Cerejeira em Flor - 2012

Paus: III Passeio TT Cerejeira em Flor

 
Clique na imagem para poder ler.

quarta-feira, março 14, 2012

Resende distingue melhores alunos de Português com Prémio Eça de Queirós: Alunos distinguidos receberão prémio no valor de 150,00 euros*

O Executivo Camarário e a Assembleia Municipal de Resende aprovaram o projeto de regulamento de atribuição do Prémio Eça de Queirós.
O Prémio Eça de Queirós destina-se a todos os alunos matriculados em estabelecimentos de ensino no concelho de Resende, que tenham residência no concelho e que frequentam o 2.º, o 3.º ciclo ou o Ensino Secundário. O prémio é atribuído ao melhor aluno na disciplina de Língua Portuguesa, de cada ano que integre os graus de ensino já referidos, em cada estabelecimento escolar.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, esta iniciativa da Câmara de Resende tem, como facilmente se percebe, vários objetivos. Por um lado, integrar a obra de Eça de Queirós no processo de desenvolvimento do concelho e, em S. Cipriano, no nosso novo auditório, onde se situam as terras literárias do escritor, sinalizar a língua portuguesa como prioridade da nossa comunidade escolar. A Casa da Torre, Carquede, Vila Clara (Resende) são apenas alguns dos motivos dos romances com os quais os resendenses se têm de reencontrar.
Os alunos distinguidos receberão, em Sessão Solene, a realizar nos Paços do Concelho na abertura do ano letivo seguinte, um certificado evocativo e um prémio monetário no valor de 150,00 euros.
O objetivo de atribuição deste prémio é distinguir os melhores alunos matriculados nos estabelecimentos de ensino de Resende, na disciplina da Língua Portuguesa, como forma de incentivo ao aperfeiçoamento na aprendizagem desta língua culturalmente rica.
*Do Gabinete de Comunicação e Imagem da CMR

terça-feira, março 13, 2012

segunda-feira, março 12, 2012

Resende venceu o Ceireiros por 2-1

  Foi mais um jogo em que a equipa de Resende jogou bastante bem, com um futebol muito apoiado e quase sempre com a bola em sua posse. O Ceireiros vendeu cara a derrota, pois  costuma fazer bons jogos contra as boas equipas.
Marcadores: Caê e Bruno Matinha

domingo, março 11, 2012

"Vida Minha", com letra do resendense Carlos Coelho, venceu o Festival da Canção 2012

Entre as 12 canções, todas com "cheirinho" a fado, que ontem disputaram o Festival RTP da Canção, "Vida Minha", interpretada por Filipa  Sousa, com letra de Carlos Coelho, que nasceu e estudou em Resende, e música de Andej Babic, foi a vencedora indiscutível.
O nosso conterrâneo, psicólogo no Porto, a quem dou os parabéns, já é reincidente nestes eventos. Tive o prazer de o conhecer e entrevistar para o Jornal de Resende.  O respectivo  apontamento poderá ser  relido  n' O Canastro (link).

Visitas pela Rota das Cerejeiras em Flor

A Câmara Municipal de Resende promove pelo segundo ano consecutivo, durante os meses de março e abril, visitas guiadas pela Rota das Cerejeiras em Flor que, no início da primavera, pintam de branco as encostas do rio Douro, proporcionando um cenário maravilhoso a descobrir. 
Do programa consta uma visita guiada ao Museu Municipal de Resende e uma viagem pelas freguesias de S. João de Fontoura, S. Pedro de Paus, S. Martinho de Mouros e Barrô, onde o cultivo das cerejas é mais evidente. Durante a visita, uma técnica mantém o diálogo com os visitantes e explica o desenvolvimento do ciclo da cereja. 
Assim, o Município de Resende convida-o a apreciar as belas paisagens desta região do Douro, que nesta altura do ano se cobrem de um manto branco proporcionado pelas cerejeiras em flor que se encontram em plena floração, marcando a chegada da primavera, numa experiência única a não perder.
As inscrições encontram-se abertas para grupos com o mínimo de 20 pessoas, podendo realizar-se no Museu Municipal de Resende ou através dos seguintes contactos: telefone n.º 254 877 200 ou e-mail: museu@cm-resende.pt. Mais informações sobre esta iniciativa podem ser consultadas em www.cm-resende.pt.
 Nota: As flores das cerejeiras começam agora a despontar. Mas já há outras árvores (ameixoeiras, damasqueiros...), como mostram  fotos de domingo passado, em plena floração.

sábado, março 10, 2012

Ciência, espiritualidade e justiça*

É o título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

António Borges não pára na luta pela continuação do tribunal em Resende

António Borges tem manifestado a sua total oposição à possível extinção do Tribunal Judicial da Comarca de Resende. Desta vez, deslocou-se a Lisboa para uma reunião conjunta entre os  representantes dos 47 municípios onde poderão encerrar os tribunais e o Bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto. Durante a reunião, os Municípios e a Ordem dos Advogados decidiram solicitar audiências com o Presidente da República, com o Primeiro-Ministro e com a Presidente da Assembleia da República, para mostrar total oposição relativamente à proposta para a nova reforma judicial.
Ver notícia completa aqui. 

sexta-feira, março 09, 2012

Junta de S. João de Fontoura apoia os fontourenses

 Clique nas imagens para poder ler.

Conversas na TSF à volta do livro "Corpo e Transcendência", de Anselmo Borges

É uma peça de alto gabarito. Vilas Boas conversou com os professores universitários presentes na apresentação do livro em Lisboa, cuja reportagem pode ouvir aqui.

quinta-feira, março 08, 2012

Ecos do debate, no Casino da Figueira da Foz, em torno do livro de Anselmo Borges

Além d' O Figueirense (link) e do  Diário de Coimbra, outros jornais deram grande relevo a este debate, como o Diário As Beiras e o Diário de Leiria.
Clique duas vezes nas imagens para poder ler.

Jornal "Sê...", de Março de 2012

Vale a pena ler este número deste jornal dos escuteiros e da paróquia de Resende. De entre muitas coisas, os leitores ficarão a saber que "No dia 2 de fevereiro,  celebrámos a Festa de S. Brás. A Eucaristia decorreu pelas 15h na capelinha,  onde se juntou um número significativo de fiéis. O dia estava aprazível e muitas pessoas aproveitaram a oportunidade para subir a encosta e confraternizar com os amigos o seu farnel".
Este número pode ser lido aqui.

Reunião dos irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Resende

No próximo sábado, dia 10 de Março, pelas 14h00,  terá lugar,  no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia de Resende, uma reunião dos irmãos, com o objectivo de apresentar, discutir e votar o Relatório de Actividades e Contas de Gerência, referentes ao ano de 201, e analisar outros assuntos de interesse para a instituição.

Dragões com tradição: "Rojões"

Quem quiser saborear este petisco, inscreva-se quanto antes na sede da Casa de Resende do FCP. O jantar decorrerá no próximo dia 17 de Março, pelas 20h00.

terça-feira, março 06, 2012

Registo do debate em Lisboa em torno de livro de Anselmo Borges

Clique duas vezes  na imagem para poder ler

Ivo Borges escreve sobre a situação na Síria*

*Artigo publicado na "Visão", n.º 991, 1 a 7 de Março de 2012
Clique duas vezes na imagem para poder ler

TVI noticia escândalo em Resende: Funcionário da autarquia filmava vídeos nas casas de banho das senhoras

Um funcionário da autarquia de Resende gravava vídeos na casa de banho das mulheres da Câmara Municipal. Depois de descoberto, o homem de 50 anos, foi suspenso por três meses, mas já regressou ao trabalho.
Na altura, também foi aberto um processo disciplinar, mas o resultado deste é desconhecido.
Perante o regresso ao trabalho do funcionário, a população mostra-se indignada. A autarquia justifica que está a cumprir a lei e que ainda vai ser decido o futuro do trabalhador numa reunião.
Veja aqui a reportagem da tvi 24. 


domingo, março 04, 2012

Chuva em Resende

Começou a chover ontem por volta das 13h00 e terminou hoje por volta das 12h00, com muitas intermitências.  Pouca para a terra ressequida,  mas foi um maná.

sábado, março 03, 2012

Anjos e víboras*

*Título da reflexão de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, março 02, 2012

Animação em S. Cipriano

Amanhã, dia 3 de Março, pelas 21h00, é inaugurada,  no Centro Cultural de S. Cipriano,  uma exposição de fotografia, da autoria de António Pereira, que mostra S. Cipriano há 50 anos atrás e actualmente. Esa mostra pode ser visitada, em dias úteis, das 10h00 às 12h30, e aos sábados, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00. Depois da inauguração da exposição,  vai ter lugar uma Noite de Fados pelo grupo DouroFados.

quinta-feira, março 01, 2012

Sentido da vida

Estou convencido que quem está de bem com a vida é porque já encontrou o sentido da vida.

quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Teatro de Montemuro em Coimbra nos dias 1 e 2 de Março

“Louco na Serra”, encenado por Steve Johnstone, estreou há menos de oito dias na Casa da Artes de Vila Nova de Famalicão. É a mais recente produção do Teatro do Montemuro, companhia sediada em Campo Benfeito (Castro Daire) e presença habitual na casa d’A Escola da Noite. Volta agora a apresentar um texto inédito, escrito pelo próprio encenador e por Peter Cann a partir do ambiente serrano habitado pelo grupo. Nele se conta a história de Leandro, um proprietário rural que decide deixar de cultivar as suas propriedades e entregá-las às suas três filhas, de acordo com o amor que cada uma delas demonstrar por ele. Ira, traição, inveja, vingança, crueldade e compaixão são apenas algumas das marcas da condição humana que o espectáculo evidencia. Sobe ao palco do Teatro da Cerca de S. Bernardo (telef. 239 718 238 e 966 302 488),  já esta semana, na quinta e na sexta-feira, às 21h30.
Sinopse
Debaixo de uma tempestade na Serra de Montemuro três homens, a viver em lugares distintos da serra, recordam os eventos do ano anterior e a queda de Leandro e da sua família no caos. Leandro é um proprietário rural com três filhas: Rebeca, Gabriela e Constância. Leandro decidiu não continuar a cultivar as suas propriedades, de modo a poder reformar-se e a deixar que as suas filhas e os respectivos maridos giram a propriedade. Num momento de puro capricho, ele decide dividir a terra de acordo com o amor que as suas filhas possam demonstrar por ele. “Louco na Serra” convida o espectador a caminhar sobre a frágil barreira entre a civilização e a selvajaria, confrontando-o com algumas das marcas da condição humana: ira, traição, inveja, delírio, medo, loucura, vingança, morte, crueldade e compaixão.
texto Peter Cann e Steve Johnstone tradução José Miguel Moura encenação Steve Johnstone direcção musical Simon Fraser cenografia Andrew Purvin construção de cenários Carlos Cal assistência à cenografia Maria da Conceição Almeida interpretação Abel Duarte, Eduardo Correia, Paulo Duarte costureiras Capuchinhas CRL e Maria do Carmo Félix desenho de luz Paulo Duarte direcção de produção Paula Teixeira direcção de cena Abel Duarte operação técnica Carlos Cal.
Retirado daqui.
Lá estarei.

segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Anselmo Borges falou em Coimbra do “Tempo, Escatologia e Apocalipse”

  Esta comunicação teve lugar no passado sábado, dia 25 de Fevereiro, no Hotel D. Dinis, no âmbito do 26.º Encontro de Filosofia (subordinado ao tema “Filosofia & Fins do Mundo”), organizado pela Associação de Professores de Filosofia. 
O fim do mundo, previsto no calendário maia para o próximo solstício de Inverno, que ocorrerá em 21 de Dezembro, deu o mote para a palestra. Mas mais que o fim do mundo, os Maias falam do fim de um mundo. Exemplos não faltam. Quando um homem morre, assistimos ao fim de um mundo. O mesmo sucedeu nas mudanças ao longo da história, com ciclos de fim de um mundo. O desaparecimento de uma língua (com a morte do último falante) representa também o fim de um mundo.
Entrando no tema do tempo, citou o aforismo de Santo Agostinho “se não me perguntarem o que é o tempo, então eu sei o que é o tempo; mas se me perguntarem o que é o tempo, então eu não sei o que é o tempo”,  desenvolvendo os vários conceitos de tempo:   tempo digital,  tempo cronológico,  tempo kairológico,  tempo “grego” e  tempo “bíblico”.
Qual é a conexão entre o tempo e a eternidade? O que é deixar o tempo e passar à eternidade? É possível esperar?, perguntou. No termo é que posso saber o que sou e ter uma resposta, disse. “A história deve ser lida do fim para o princípio; o processo da história ainda não transitou em julgado”, afirmou.
Nesta sequência, clarificou os conceitos de escatologia e apocalipse, tendo referido, designadamente, que a escatologia trata das últimas coisas, devendo as mesmas para o cristão ser lidas à luz da esperança, e que o apocalipse não é um livro de anúncio de catástrofes, como vulgarmente se pensa, mas antes um livro escrito com o propósito de dar força aos cristãos num tempo em que lhes era movida uma feroz perseguição.  A propósito e em conexão com estes temas, falou ainda de milenarismo, juízo final, inferno, purgatório e ressurreição.
Afirmou que para o crente a morte não tem a última palavra; não é a aniquilação. A ressurreição representa a vitória da luta contra a indignidade; a ressurreição é uma exigência que se coloca sobretudo no plano moral como resposta às vítimas da ignomínia, do horror, da injustiça.
Terminou dizendo que a esperança cristã está em sintonia com a teoria da evolução (“admira-me como foi objecto de tanta desconfiança e animosidade por parte da Igreja”), que aponta para um sentido, e não para o absurdo. “Quem ama profundamente a vida anseia pela vida eterna”, rematou.
P.S. A comunicação foi sendo percorrida por sínteses do pensamento (e enriquecida com bastantes  citações)  de muitos filósofos e teólogos relativamente aos temas em análise, de que não é possível dar conta neste espaço.

Vitória convincente do GD Resende por 2-1 frente ao GDC Roriz

O Resende venceu e convenceu por 2-1. Apesar de ser um resultado curto, o mesmo não representa o que se passou dentro de campo. Poderia ter sido um uma goleada à antiga,  mas a falta de eficácia no último toque premiou um Roriz esforçado,  que  proporcionou boas jogadas.
Foi mais uma vitória com muito público a presenciar uma prestação,  que só não foi excelente pelos muitos golos falhados.

sábado, fevereiro 25, 2012

O Papa e as intrigas no Vaticano

É o título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui
Como nem só da escrita se alimenta a inteligência e a curiosidade, importa referir que Anselmo Borges falou, na passada 5.ª feira, no Hotel D. Inês,  a convite do Rotary Clube de Coimbra, dos "Contributos das Religiões Monoteístas para a Paz e Compreensão Mundial". 

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Cerejas de Resende com um Verde Espumante Rosé

A quarta edição do concurso Vinhos Verdes&Gastronomia, promovida pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes,  distinguiu com medalhas de ouro seis restaurantes, entre 32 concorrentes de norte a sul do país, como vencedores da melhor harmonização de vinho verde com gastronomia. 
Nas sobremesas, o casamento das cerejas de Resende com  o espumante rosé "Lago Cerqueira" premiou  o Restaurante da Casa da Calçada (Amarante), autor desta singular harmonização.

quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Edição de fevereiro do Jornal de Resende

 O possível encerramento do Tribunal Judicial de Resende é o tema central da edição de Janeiro do Jornal de Resende, no qual se dá a conhecer as últimas notícias sobre a temática, ouvindo algumas pessoas que, direta e indiretamente, poderão ser afetadas pela recente, e polémica, proposta do Governo.
Destaque, igualmente, para a inauguração, no dia 10 de fevereiro, do lar residencial e fisioterapia da Santa Casa da Misericórdia de Resende, por parte do Ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares.
Na publicação, a sair no final desta semana, destaca-se, também, uma entrevista à Presidente da Junta de Freguesia de Anreade, Sónia Pinto, numa crónica assinada por Marinho Borges, intitulada “Ao almoço com…”, patrocinada pelo restaurante Gentleman.
Terá, ainda, oportunidade de ler sobre o Campeonato Nacional de Fundo em Remo (Caldas de Aregos), a visita do novo Bispo de Lamego, D. António Couto, ao Seminário de Resende, a XIII Convenção Federativa do PS de Viseu, a fusão das empresas municipais, a oficina de teatro “Eç’agorA”, a sessão da Cinemateca dedicada a “Caldas de Aregos – 1945”, entre outras notícias.
Relevo, ainda, para os habituais artigos de opinião, da autoria do Dr.º João Teixeira, Dr.º Joaquim Correia Duarte e Dr.ª Rita Diogo.

Ivo Borges continua a dar-nos a sua "Visão" do mundo

Aqui escreveu "O manifesto da Rússia",  uma interessante reflexão sobre várias fotografias de Platon, um olhar sobre os rostos que ousaram denunciar a opressão, abrindo caminho para manifestações outrora improváveis, numa altura em que se assinalam duas décadas sobre o fim da União Soviética.
Aqui escreveu sobre a questão da "Sobrepopulação" e das implicações a nível alimentar para o universo de 9 mil milhões de pessoas.  A cada ano 80 milhões de novos habitantes povoam o planeta. A população cresce, mas os recursos não. Como será em 2050?
Temas a não perder de vista.

quarta-feira, fevereiro 22, 2012

À conversa com Fernando Pereira, Presidente da Junta de S. Martinho de Mouros

 Foi num jantar no restaurante "Gentleman", que decorreu esta interessante conversa, que foi publicada no Jornal de Resende, número de Janeiro de 2012, e que pode ler aqui.

terça-feira, fevereiro 21, 2012

GD de Resende escorregou em Oliveira do Douro, tendo perdido por 0-1

As 4 derrotas nas primeiras 4 jornadas do Resende fizeram prever que esta época seria uma continuidade do ano passado, onde o clube venceu apenas uma partida. Depois disto, poucos acreditavam que na 18ª jornada fosse possível o Resende estar na luta pelos primeiros lugares.  À partida para esta jornada,  o Resende estava a 4 pontos do 1º lugar. Como no domingo anterior a equipa do Resende venceu em Fornelos o então líder Moimenta da Beira, e como o 1º e 2º jogavam entre si, cabia ao Resende vencer este derby para subir um pouco mais na tabela, coisa que não aconteceu.
Entrou bem no jogo, fazendo uma óptima 1ª parte e ao intervalo o 0-0 premiava o Oliveira do Douro que só não sofreu qualquer golo devido às excelentes defesas do seu guarda redes.
Na 2ª parte,  esperava-se que a toada do jogo se mantivesse, mas o Oliveira marcou cedo, de livre directo e os visitantes não mais conseguiram empatar a partida. 
Na próxima jornada,  o Resende recebe em sua casa o Roriz de Penalva do Castelo, equipa que tem surpreendido por ter conquistado 7 pontos em 3 jogos.

sábado, fevereiro 18, 2012

Política e ética*

*É o título da reflexão de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

quinta-feira, fevereiro 16, 2012

Debate em Lisboa em torno do livro de Anselmo Borges "Corpo e Transcendência"

 Clique nas imagens para ler.

Trinta personalidades (entre as quais se inclui Anselmo Borges) apelam à solidariedade com a Grécia

"A preocupação doméstica em sublinhar que 'não somos a Grécia' é, no mínimo, chocante no seio da União Europeia, onde mais se esperaria compreensão e solidariedade e, sobretudo, desajustada quando se sabe que a crise não é só grega mas europeia", continua o texto, que tem como título: "Somos solidários com o povo da Grécia". (link)

quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Relance pelas Casas do FCPorto e SLBenfica de Resende

1. A Casa do FCP leva a efeito, no próximo dia 20 de Fevereiro, a partir das 21h30, o tradicional baile de carnaval. Há música ao vivo com "Rui Assembleia".
2. A Casa do FCP irá organizar o XXII Torneio de Sueca, cujo regulamento se encontra exposto na sede, podendo inscrever-se 16 equipas no máximo. O sorteio ocorrerá no dia 29 de Fevereiro, iniciando-se o torneio no dia 2 de Março, a partir das 21h00.
3. Terá lugar no próximo dia 11 de Março, das 09h00 às 13h00, na sede da Casa do Benfica, a recolha de medula óssea para ajudar o Gustavo Martins.

segunda-feira, fevereiro 13, 2012

domingo, fevereiro 12, 2012

Vitória do Resende por 1-0 frente ao Moimenta da Beira

Resende recebeu o super-poderoso Moimenta da Beira, em sua casa. Muito público com uma claque ruidosa a funcionar como o 12º jogador.
Na primeira parte, os “miúdos” de Resende trataram o Moimenta sem cerimónias, o qual nunca conseguiu sequer chegar à baliza do Resende com perigo. Excelente futebol jogado pelo Resende a criar umas 3 ou 4 flagrantes oportunidades de golo, golo esse que viria a surgir por intermédio do capitão Caê, uma bomba junto ao poste.
Na 2ª parte, o jogo foi mais equilibrado. O Resende controlou o jogo e o Moimenta criou algum perigo apenas em bolas paradas,  que aproveitava para "despejar" para a confusão, à espera de um ressalto. Foi assim até ao minuto 97.30.
Com esta vitória, o Resende sobe ao 5º lugar e fica a 4 pontos do topo da tabela num campeonato disputado ao milímetro e com adversários poderosos como o Moimenta da Beira, que, por exemplo, ontem, apresentou 4 africanos no seu 11.
Continua assim a jovem equipa do Resende a surpreender pelos resultados e pelo futebol praticado. No próximo domingo desloca-se a Oliveira do Douro para um derby com a equipa local, esperando-se que muitos resendenses aqui marquem presença.

Cárquere festeja carnaval com Rancho Folclórico e Etnográfico

sábado, fevereiro 11, 2012

Deus e a pergunta final*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

D. António Couto no semináio de Resende

No próximo sábado, dia 11 de Fevereiro, o Seminário Menor de Resende celebra a sua padroeira, Nossa Senhora de Lourdes, no dia em que a Igreja assinala o seu dia no calendário litúrgico.
O Seminário Menor da Diocese, que conta com 17 alunos, abre as suas portas ao novo Bispo da Diocese, D. António Couto, ao clero, alunos no Seminário Maior, familiares dos Seminaristas e demais amigos e benfeitores da instituição, como os membros da Associação de Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Lamego.
Na parte da manhã, o Sr. D. António falará sobre "Aprender com Maria a viver com Jesus", naquele que será o seu primeiro encontro com os jovens que seguem o seu caminho vocacional no Seminário Menor da Diocese.
A Eucaristia terá lugar às 12h00, seguindo-se o almoço e uma tarde de convívio. Daqui (link)

Autarcas do Douro Sul em manifesto contra a extinção de tribunais*

Os 13 presidentes de câmara do círculo judicial de Lamego manifestaram o seu “profundo descontentamento” com a proposta de reforma do mapa judiciário, que extingue cinco tribunais na região do Douro Sul, incluindo quatro dos seis previstos para encerrarem no distrito de Viseu, e faz desaparecer o círculo judicial de Lamego.
Num documento discutido e aprovado numa reunião realizada na quinta-feira, dia 9 de Fevereiro, em Lamego, os autarcas sublinham, em conjunto com delegações locais da Ordem dos Advogados, a clara oposição à proposta da reforma do mapa judiciário.
“Não se pode aceitar a extinção dos tribunais de Armamar, Castro Daire, Mesão Frio, Resende e Tabuaço (e o fim do circulo judicial de Lamego) “, aponta o documento, que vai ser enviado ao Ministério da Justiça, onde é dada nota de estar em causa a “ofensa ao princípio constitucional” do acesso à justiça e aos tribunais.
Na proposta do Governo, das 10 comarcas do círculo judicial de Lamego, cinco são extintas, o que, para o presidente da AMVDS, António Borges, autarca socialista de Resende (distrito de Viseu), “compreende um claro afastamento da Justiça face aos cidadãos”. O autarca considerou, em tom de aviso, que se trata de “um assunto muito sério”.
“Ao criar estas dificuldades aos cidadãos no acesso à Justiça, está-se a contribuir para o aprofundamento das dificuldades numa região já profundamente deprimida no contexto nacional”, sinalizou ainda António Borges.
O autarca que preside à AMVDS alertou ainda que, “se a região ficar a ferro e fogo, não será responsabilidade dos presidentes de câmara, mas sim do Ministério da Justiça”.
Também o presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes (PSD), sublinhou, durante a reunião que apreciou e aprovou o documento, que em causa está uma proposta que atinge duramente municípios que já se encontram “notoriamente empobrecidos”. O responsável apontou a “ausência de sentido” quando o Governo optou por extinguir os governos civis, criando agora a ideia de círculo judicial distrital.
O fim do círculo judicial de Lamego, vai levar a que os tribunais que permanecem passem a integrar a comarca alargada do distrito de Viseu.
*Retirado do Jornal do Centro (link)

"Thyro", mais um vinho de Barrô

O Thyro nasce por afecto em terras de Barrô, mais precisamente na Quinta de Vilarinho, fruto do amor e tenacidade de Maria Teresa Vieira Cardoso e dos seus dois filhos Manuel e João,como pode continuar a ler aqui.
Já anteriormente demos notícia de Terrus (link) e Bétula (link), dois outros vinhos de Barrô, todos ligados por laços fraternais, literalmente. São Foy, que produz os vinhos "Terrus", é irmã de Jerónimo, produtor dos vinhos "Bétula",  aos quais se junta Teresa Vieira Cardoso,  dos vinhos "Thyro".

terça-feira, fevereiro 07, 2012

Jornal "Sê...", de Fevereiro de 2012

Pode ler aqui o jornal "Sê...", número de Fevereiro, o jornal dos escuteiros e da paróquia de Resende.

Resende com oficina de teatro no Centro Cultural de S. Cipriano*

Vai entrar em funcionamento, a partir do próximo dia 10 de fevereiro, no Centro Cultural de S. Cipriano, Resende, uma oficina de teatro designada Eç'agorA (OTE).
Esta iniciativa visa dinamizar este espaço cultural recentemente inaugurado, bem como promover qualitativamente a aprendizagem do ensino artístico do teatro.
O Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, diz que é a partir de S. Cipriano que temos de nos reencontrar com os espaços literários de Eça, que afinal estão na Quinta do Paço, na Casa da Torre ou em Feirão e introduzir todos esses motivos no nosso processo de desenvolvimento.
A OTE destina-se a todos os munícipes com idade a partir dos 6 anos, sendo que as aulas decorrerão todas as sextas-feiras, das 18h00 às 20h00, e a inscrição implica o pagamento de uma taxa no valor de 5,00 euros e de uma mensalidade do mesmo valor. Informações adicionais podem ser consultadas em www.cm-resende.pt.
Ao criar esta oficina de teatro, o Município de Resende pretende complementar a formação integral dos alunos e contribuir para o desenvolvimento cultural do concelho, tendo como objetivo último a criação de um grupo de teatro.
Recorde-se que o Centro Cultural de S. Cipriano foi inaugurado no dia 10 de Dezembro de 2012, numa das freguesias mais dinâmicas do concelho, com um elevado legado patrimonial, e forte potencial turístico, tradicionalmente ligada à música pelas suas bandas filarmónicas, e indissociavelmente relacionada com a obra do escritor Eça de Queirós, através da Casa da Torre da Lagariça (Ilustre Casa de Ramires).
*Remetido pelo Gabinete de Comunicação e Imagem  da CMR

segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Vitória justa em S. Pedro do Sul: Vilamaiorense 0-1 Resende

Logo na 1.ª parte, o GD Resende teve excelentes oportunidades, podendo ter fazer dois ou três golos. Nos primeiros 20 minutos da 2.ª parte, a equipa da casa conseguiu jogar mais vezes no meio campo resendense, tendo criado nesse período algum perigo. Passada esta pressão, o Resende retomou a iniciativa, tendo desperdiçado várias ocasiões para resolver a partida. Mas o golo  acabaria por chegar.
Foi uma vitória justa, cuja arbitragem competente e corajosa merece ser realçada, já que não se deixou vergar perante a pressão do público da casa.
Com esta vitória, o Grupo Desportivo de Resende soma 26 pontos, posiocionando-se no 6.º lugar. Na próxima jornada, o Resende recebe o líder da prova, o Moimenta da Beira, que tem 33 pontos. Esta equipa está a apostar fortíssimo na subida à divisão maior do futebol distrital de Viseu.

Anselmo Borges nos Açores para falar em simpósio sobre o luto

Este simpósio decorrerá no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, nos próximos dias 9, 10 e 11 de Fevereiro, onde Anselmo Borges proferirá duas comunicações: i) "Uma nova auto-identidade após o luto" e ii) "Luto de Deus".

domingo, fevereiro 05, 2012

Debate no Porto em torno do livro de Anselmo Borges “Corpo e Transcendência”

Na perspectiva do autor do livro ora apresentado, o debate é a melhor forma de levantar e partilhar questões constantes ou subjacentes às temáticas do mesmo, contribuindo desta forma para motivar os participantes para a sua leitura. Dando corpo a este figurino, decorreu,  no passado dia 27 de Janeiro,  na Fundação Eng.º António de Almeida, o debate “O Corpo, o Tempo e Deus”, moderado por Anselmo Borges, e que contou com a participação de Daniel Serrão, Frei Bento Domingues e José Pacheco Pereira. Foi um acontecimento cultural marcante pela qualidade das intervenções, tendo  despertado vivo interesse na numerosa assistência, que rondou as 250 pessoas.
Anselmo Borges começou por referir que  a cultura deverá ter um papel decisivo  para ultrapassar a brutal crise em que nos encontramos, abrindo novos horizontes de análise e de perspectiva.  A propósito,  Adriano Moreira,  no prefácio de “Corpo e Transcendência”,  chama a atenção para a “contribuição oportuna, actual e  exigente” deste  livro para a necessidade de promover o encontro entre a cultura dita cientifica e das humanidades , “neste  mundo sem governança , em que proliferam as ameaças”. Prosseguindo, Anselmo Borges afirmou que a antropologia tem de começar pelo corpo, mas de tal maneira que se supere tanto o dualismo como uma concepção materialista reducionista. Eu sou um corpo que diz eu, que se realiza com os outros no tempo e aberto à Transcendência.  “No fundo, este livro trata do enigma humano”, concluiu, para dar a palavra aos três intervenientes.
O Professor Daniel Serrão começou por sublinhar que um novo livro de Anselmo Borges não é uma banalidade, é um acontecimento, e Corpo e transcendência não foge à regra: é um acontecimento cultural que vai obrigar a intelligentsia portuguesa a ler e a reflectir. “Porque não é um livro fácil, dado que aborda com coragem os mais difíceis problemas da antropologia, da filosofia e da teologia”.
Entrando no tema, disse que a biologia evolutiva e a genética molecular mostraram que o corpo do homem é igual ao corpo de qualquer primata não humano. Só uma pequena parte do lobo frontal do cérebro é diferente, mas é ela que transforma o corpo animal numa corporeidade humana. Que é humana porque através dela se exprime uma forma particular de ser e de estar no mundo que é especificamente humana. “Sem cérebro humano não há pessoa humana”. Mas esta condição necessária é também causa eficiente?, perguntou. Há aqui uma diferença de natureza que se tem mostrado até hoje intransponível pela ciência. Damásio, no seu recente livro sobre a consciência, reconhece esta dificuldade, mas afirma que ainda é cedo para a ciência se considerar derrotada. É uma esperança legítima, mas não é mais do que uma esperança, disse Daniel Serrão. Continuando, afirmou que hoje sabemos que parte das capacidades e desempenhos humanos que eram tidos como capacidades da alma são bem explicados pela fisiologia cerebral actual; têm, como se diz, correlatos morfofuncionais. O que não tem correlato morfológico neuronal é a autoconsciência, o conhecimento de si próprio por si próprio, o eu nuclear ao qual tudo se refere. A autoconsciência é um espaço tão virtual que nem espaço é e está fora da categoria temporal, é um permanente agora. E concluiu: “Porque transcende o corpo, não morre quando o corpo morre.”
Frei Bento Domingues enalteceu o contributo de Anselmo Borges no desenvolvimento de uma cultura  em que a preocupação, o horizonte e o método foram sempre guiados mais pelas interrogações do que pelas respostas. Para além dos argumentos da autoridade que enumeram aquilo em que se deve acreditar, importa sustentar a razoabilidade daquilo que é apresentado como verdade. Assim, os recentes livros de Anselmo Borges “Deus e o sentido da existência” ( Gradiva) e “Corpo e Transcendência” (Almedina,  em reedição revista e aumentada) dão muito que pensar, evitando respostas apressadas.
José Pacheco Pereira apresentou-se como incréu, o que o diferenciava do pensamento e da visão dos colegas de mesa. Salientou que  Deus não se encontra na evolução,  entendendo  que os contributos do paradigma da sociobiologia poderão explicar as funções das religiões. Para este historiador e comentador político, a aceitação de um código de valores não passa de uma convenção partilhada.   Mesmo a auto-consciência/auto-gnose poderão constituir um mecanismo de adaptação. E acha que a robótica e as neurociências poderão dar uma contribuição importante  para o emergir desta mesma auto-consciência. Argumentou que a religião remete para o mistério as vertentes do desconhecido ou verdades que fogem à explicação lógica ou racional. A fé para ele é a adesão  a algo tido como certo. Deus a existir deveria mostra-se e aparecer num local “improvável”, como uma cooperativa alentejana. Apesar de tudo, reconhece “o papel da religião como dador de complexidade e isso pode ajudar a fazer o mundo melhor”, já que a tecnologia não muda a sociedade.
A partir destas e de outras posições de Pacheco Pereira, gerou-se uma viva  troca de pontos de vista entre os três elementos da mesa e a assistência.  Este debate mostrou, como disse Anselmo Borges na síntese final, que o homem é um ser que faz perguntas . Este serão poderá ter constituído a oportunidade  para que muitos dos presentes venham a ler o livro “Corpo e Transcendência”, onde se enquadram, se sistematizam e actualizam  perspectivas de resposta e reflexões para muitas das questões aí levantadas.

sábado, fevereiro 04, 2012

Feriados para quê?

É o título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Proposta para as 4 freguesias a extinguir

Um grupo de resendenses fez-me chegar a seguinte proposta de agregação de freguesias em Resende: i)  Feirão agrega-se à Panchorra; são próximas,  serranas e tem boas vias de comunicação; ii) Freigil junta-se a S. Cipriano, porque é o seu prolongamento natural e têm muitas afinidades (andam nas respectivas  bandas e há bastantes casais "mistos"); iii) Miomães agrega-se a Anreade, porque são duas freguesias ribeirinhas, com Caldas de Aregos a uni-las; e iv) Felgueiras junta-se a Cárquere; já tiveram  esta experiência em termos paroquiais; vai ser dificil de concretizar,  devido à oposição dos muitos "estrangeirados" a residir fora da freguesia.

quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Resende perderá 4 freguesias

De acordo com proposta,  hoje aprovada em Conselho de Ministros,  para a reorganização das freguesias, o quociente de agregação para as freguesias rurais é de 30 ou 25%, pelo que o concelho de Resende,  com 15 freguesias,  poderá perder 4.
Caso a população seja um dos factores a considerar (deverá  haver outros,  como a "interioridade" e a superfície), as freguesias com menos habitantes são as seguintes: Feirão, Panchorra, Felgueiras e Ovadas.

Outra vez

Em tempos, tudo se aproveitava. Do velho se fazia novo. Mudavam-se colarinhos gastos das camisas e colocavam-se punhos do avesso. Os alfaiates davam uma segunda vida aos casacos, virando-os também do avesso. As calças remendadas e as botas ou sapatos com  sucessivas meias solas passavam para os irmãos. A auto-sustentação era a regra, mas criando emprego no seio das pequenas comunidades, como soqueiros, sapateiros, alfaiates e costureiras. O primeiro par de sapatos, o primeiro  fato, a primeira caneta eram dádivas marcantes e felizes.Frigoríficos e televisores  eram luxos inexistentes.
Lutaram, sofrendo privações pelos filhos, dotando-os de qualificações que eles não tiveram.
Muitos experienciaram tudo isto, esperando uma tranquilidade merecida. Inesperadamente, e imerecidamente, espera-os o cálice de um novo fel.