terça-feira, novembro 22, 2011

Decisões da Câmara Municipal

Gosto de ler as actas das reuniões da Câmara Municipal de Resende. Das decisões tomadas chamaram-me a atenção as seguintes:
-Foram aprovados encargos para o Passeio Sénior 2011 no valor de 19.700€, com a abstenção dos vereadores do PSD por “…considerarem que no actual contexto de crise seria de realizar uma actividade menos dispendiosa…” (Acta 17-Reunião de 5 de Setembro)
-Foi aprovada a não renovação dos contratos de parceria do projecto “Rede de Mediadores” da EPIS, com a abstenção dos vereadores do PSD. (Acta 17)
-Foi concedida autorização de utilização do Edifício Náutico do Complexo Fluvial de Caldas de Aregos ao Clube Náutico pelo prazo de 10 anos, prorrogáveis, com aprovação por unanimidade. (Acta 18-Reunião de 18 de Setembro)
-Foi aprovada por unanimidade o Protocolo de Colaboração para utilização do novo Estádio Municipal de Fornelos a celebrar entre o Município de Resende e o Grupo Desportivo de Resende. (Acta 18)

segunda-feira, novembro 21, 2011

"Público" apresenta aposta na educação em Resende como caso de sucesso*

Autarquias gastam menos de 15% do orçamento em educação e apoio a idosos. Mas há casos exemplares. Como o de Resende e planalto mirandês
Há 10 anos, Resende, um concelho na margem esquerda do Douro do distrito de Viseu, registava uma das taxas mais elevadas de insucesso e de abandono escolar do país. Mas uma forte aposta na educação por parte da câmara municipal inverteu esta realidade e, hoje, Resende tem taxas anuais brutas de pré-escolarização e do ensino básico superiores à média nacional. Convicto que o grande potencial do concelho só poderia fazer-se com uma aposta na educação, António Borges, presidente da câmara, colocou Resende no mapa quando em 2006 inaugurou o primeiro centro educativo do concelho, em S. Martinho de Mouros, um modelo que serviria de exemplo para o Governo de José Sócrates, que acabaria por o replicar pelo país. Na nova escola, onde se passou a ensinar Inglês, as salas têm quadros interactivos, recintos para a prática desportiva, bibliotecas, auditórios e outros equipamentos de última geração.
"Resende tem hoje uma escola que responde do ponto de vista do projecto educativo às necessidades de qualificação dos nossos jovens", afirma António  Borges, que já investiu cerca de 25 milhões de euros no novo modelo de rede escolar que pensou para o concelho. Neste bolo, está também incluído o apoio socialàs famílias mais carenciadas. Diariamente são servidas gratuitamente refeições a cerca de 70% da população do pré-escolar e do primeiro ciclo,  revela o presidente. Quando se fala dos investimentos autárquicos nas áreas sociais, a educação, o apoio às famílias carenciadas e aos idosos são os que surgem no primeiro lugar das prioridades. Em termos gerais, em Portugal os municípios gastam  9,3% da sua despesa total em educação (em Espanha esse valor sobe para 20%) e o apoio a idosos - uma competência cada vez mais sob a alçada das  autarquias - absorve 2,9% da despesa total dos municípios portugueses. É muito, é pouco? Registando-se grandes variações na atenção que os autarcas concedem a estas áreas, a média pode ser ilusória. O que se sabe em termos nacionais é que há exemplos alvo de atenção.
Se Resende é um caso de estudo na educação, em três municípios do planalto  mirandês (Mogadouro, Vimioso e Miranda do Douro) as prioridades vão para o apoio social. Face a uma população envelhecida e em forte regressão populacional  (Mogadouro e Vimioso registaram um decréscimo populacional superior a 10%  entre 2001 e 2011 e Miranda do Douro perdeu 7,28% da sua população), as autarquias desenvolveram um projecto de apoio domiciliário de cuidados paliativos, queresulta de uma parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, centros de saúde e Santa Casa da Misericórdia.
O projecto está a funcionar há dois anos e a ideia partiu da médica Jacinta  Fernandes, coordenadora do projecto. Três equipas multidisciplinares asseguram diariamente o apoio à população mais idosa daqueles três concelhos. Neste momento, segundo disse ao PÚBLICO Jacinta Fernandes, as equipas prestam  apoio a 67 doentes, com idades entre os 65 e os 80 anos, mas também asseguram o apoio psicossocial às famílias destes idosos. Com 9587 habitantes, Mogadour é o concelho que tem mais doentes, enquanto Miranda do Douro conhece um índice de envelhecimento elevado. De acordo com um diagnóstico social do município de Miranda, feito há dois anos, aquele concelho registava uma taxa de envelhecimento de 236,1%, bem superior à média nacional, situada nos 102,6%.
Atritos com as IPSS
Numa altura em que o Governo pondera transferir mais competências para os  municípios, particularmente na área social, mas também na saúde, ambiente e ordenamento do território, o presidente da Confederação Nacional das IPSSS, padre Lino  Maia, assinala o trabalho que as autarquias desenvolvem, mas diz que épreciso acabar com a "concorrência desleal" que paira entre o poder local e as IPSS.  "Havendo instituições de comunidade que respondam às situações, o poder local deve apoiá-las e promover uma certa articulação para que não haja pessoas  que fiquem sem resposta", diz, lembrando que "a colisão" entre os serviços  das IPSS e os que as autarquias prestam "é mais visível a nível do pré-escolar, dos ATL e das actividades de enriquecimento curricular".
De resto, Lino Maia aproveita para dar conta da falta de articulação que  existe por parte da Rede Social - um serviço de coordenação implementado pelo Governo para agilizar o trabalho prestado pelo poder local e pelas  instituições de comunidade. "As IPSS têm algumas reservas relativamente à Rede Social que, muitas vezes, funciona como extensão do poder local, funcionando como  uma espécie de pelouro de acção social das autarquias", critica. A este propósito, revelou que a Confederação Nacional das IPSS fez chegar já  ao Governo uma proposta para que seja alterada a legislação da Rede Social no sentido de a tornar mais eficaz, porque, sublinha, "não é eficaz e nem  sempre tem funcionado bem. Presta-se muitas vezes a um certo proteccionismo  em relação àqueles que têm afinidades político-ideológicas perante quem está nas câmaras". "O objectivo é tornar a Rede Social mais comunitária e menos  autárquica",defende Lino Maia.
* Artigo de Margarida Gomes ( Jornal Público de 20 de Novembro de 2011)

Ceia de Natal d' "Os Amigos de S. Cristóvão"

 
Clique no cartaz para ampliar.

Vitória por 4-1 do GD Resende fente à equipa Os Ceireiros

Convém referir que a equipa Os Ceireiros (de Penedono) tinha ganho por uma bola,  em casa,  ao 1ª classificado na jornada anterior.
Neste jogo, o Resende foi superior do princípio ao fim.  Contra a corrente do jogo,  sofreu 1 golo. Poucos minutos depois,  empatou. Quase a finalizar a 1.ª parte,  veio um balde de água fria: o médio Sequeira foi expulso por acumulação de amarelos (bem expulso). Toda a 2ª parte foi assim jogada com menos 1 homem.
Os jogadores foram guerreiros e heróis, pois com menos 1 homem conseguiram  marcar mais 3 golos. Foi uma vitória dos jogadores que tiveram uma atitude fantástica.
Os golos foram marcados por Hugo Monteiro (2), César (1) e Paulo (1)
Com esta vitória, o GD de Resende sobe para a 5.ª  posição do Campeonato Distrital, 1.º Divisão da Zona Norte.

domingo, novembro 20, 2011

Prenda de Natal para a Escola de Futebol "Os Afonsinhos": irão participar no II Convívio da Scuola Calcio do A. C. Milan*

Com o Natal bem pertinho, OS AFONSINHOS já pensam no que proporcionar aos seus alunos da Escola de Futebol Inclusiva, numa época que é tão ternurenta , familiar e de sonhos por concretizar!
Acreditamos no nosso trabalho, já o afirmei e volto a reafirmar, e por isso as portas abrem-se com muita facilidade, e as oportunidades aparecem.
Nesse sentido, fomos amavelmente convidados a participar no II CONVIVIO de Escolas de Futebol do A. C. MILAN ! Repito: do A. C. MILAN.
Para um grupo de meninos das freguesias de Paus, Barrô, São João de Fontoura  e São Martinho de Mouros, julgo que é um sonho espectacular e uma oportunidade única.Lembramos que esta Escola de Futebol é a escola com mais titulos no mundo e muitissimo prestigiada e credibilizada.
Este II Convivio será realizado no Estádio do Bessa, e contará com a presença de cerca de 500 meninos e o mais importante é que vão lá estar meninos do nosso querido concelho de Resende!!!
Será importante este tipo de iniciativas, perguntarão os pedagogos do costume?
Claro que julgamos que sim!!Então não é justo proporcionar aos nossos meninos poderem estar junto dos melhores e conviver com estas iniciativas? Lógico que sim! Não será justo dar a estes meninos a oportunidade de fazer o que mais gostam, jogar futebol, num relvado natural e num magnifico Estádio? Lógico que sim.
Não posso deixar de agradecer, mais uma vez aos pais, que são fantásticos, dedicados, interessados e que proporcionam aos seus filhos a oportunidade de practicarem desporto e adquirirem conhecimentos. Para eles dedicamos esta nossa participação no Convivio A.C. MILAN.
Continuamos a acreditar que é este o caminho, é esta a dedicação que temos de ter, e é esta atitude que nos abrirá portas fora do nosso querido concelho de Resende, para demonstrar-mos a toda as pessoas que em Resende se trabalha bem no Desporto, que temos condições fantásticas para a práctica do mesmo, e que não somos só a terra das Cerejas e das Cavacas.
Obrigado aos pais mais uma vez, pelos filhos fantásticos que têm, ao Ricardo Quintino, ao João Sequeira, ao Ismael, ao nosso patrocinador RMCV , á Autarquia de Resende , na pessoa do SR. Presidente António Borges e a todos os que acreditam em nós e sabem do que somos capazes.
Parafraseando José Mourinho:
" NÃO SOMOS PROVOCADORES, O MUNDO É QUE É HIPÓCRITA."
*Notícia remetida por Marcos Antunes

sábado, novembro 19, 2011

Anselmo Borges escreve sobre "Crises e oportunidades (1)"

No DN de hoje, que pode ler aqui.

D. António Couto, novo bispo de Lamego*

Bento XVI nomeou hoje como novo bispo de Lamego D. António Couto, até agora auxiliar de Braga, revelou a Nunciatura Apostólica [embaixada da Santa Sé] em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O prelado, de 59 anos, substitui no cargo D. Jacinto Botelho, bispo de Lamego desde o ano 2000, que apresentara a sua renúncia ao Papa por ter atingido o limite de idade imposto pelo direito canónico (75 anos), em 2010.
“Saúdo e abraço a bela, antiga e ilustre Diocese de Lamego, todos os filhos e filhas de Deus que nela levantam as mãos e o coração para Deus, desde os mais pequeninos até aos mais idosos, todos e todas as comunidades e paróquias, com os/as seus/suas catequistas, cantores, acólitos, leitores, zeladoras, confrarias, movimentos, ministros da comunhão, animadores da caridade, seminaristas, institutos religiosos e seculares, diáconos, presbíteros, serviços e secretariados, colégio de consultores e cabido da Sé Catedral, e o meu querido amigo e irmão no episcopado, D. Jacinto Tomás de Carvalho Botelho, a quem saúdo com particular afeto”, assinala o novo bispo, na mensagem que endereçou à diocese.
D. António Couto vai marcar presença, este domingo, na celebração do Dia da Igreja Diocesana, em Lamego, e a tomada de posse está marcada para 29 de janeiro de 2012.
O prelado deixa uma palavra de “afeto e gratidão” à diocese de Braga, em particular ao arcebispo D. Jorge Ortiga e a D. Manuel Linda, bispo auxiliar.
D. António José da Rocha Couto nasceu a 18 de abril de 1952 em Vila Boa do Bispo, concelho de Marco de Canaveses, distrito e diocese do Porto.
A 2 de outubro de 1963 entrou no Seminário de Tomar, da Sociedade Portuguesa das Missões Ultramarinas, hoje Sociedade Missionária da Boa Nova, na qual foi ordenado padre, em 1980.
Em Roma, na Pontifícia Universidade Urbaniana, obteve a licenciatura canónica em Teologia Bíblica, em 1986, e em 1989 o respetivo doutoramento, depois da permanência de cerca de um ano em Jerusalém, no ‘Studium Biblicum Franciscanum’.
No ano letivo de 1989-1990 foi professor de Sagrada Escritura no Seminário Maior de Luanda, antes de regressar a Portugal, onde é professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.
O novo bispo de Lamego foi reitor do Seminário do Seminário da Boa Nova, de Valadares, de 1996 a 2002, ano em que foi eleito Superior Geral Sociedade Missionária da Boa Nova.
D. António Couto ocupou este cargo até à data da sua ordenação episcopal, em 23 de setembro de 2007, após ter sido nomeado, por Bento XVI, bispo auxiliar de Braga.
*Notícia da Agência Ecclesia (link)

sexta-feira, novembro 18, 2011

Ao jantar, no restaurante "Gentleman", com Rui Rebelo, treinador do GD Resende

Pode ler aqui o resumo do percurso do Professor Rui Rebelo, actual treinador do Grupo Desportivo de Resende, a partir de uma interessante conversa num jantar que teve lugar no restaurante "Gentleman", e que foi objecto de um apontamento para o Jornal de Resende, número de Outubro de 2011.
Deparei-me com um treinador sereno, realista, prudente, conhecedor do terreno que pisa. Por isso, não cede a ilusões nem a promessas fáceis. Aposta tudo em cada jogo; é persistente. Sabe lidar como ninguém com o factor/capital humano, a maior riqueza num clube pobre.

quarta-feira, novembro 16, 2011

Magusto da Paróquia de Anreade

No próximo Domingo, dia 20 de Novembro, durante a tarde, com organização da ASSOCIAÇÃO PAROQUIAL "MIGUEL ANJO", vai realizar-se o tradicional MAGUSTO PAROQUIAL.
Estão convidadas todas as pessoas da freguesia, e especialmente as crianças da catequese e os seus catequistas.
Se estiver bom tempo, será no Adro Paroquial; se estiver a chover, no Salão Polivalente do Centro Paroquial.
O Pároco e a Direcção da "MIGUEL ANJO" esperam a presença de todos.
Retirado do blogue da Paróquia de Anreade (link)

terça-feira, novembro 15, 2011

A propósito da imagem “ Santa Ana ensinando Maria a ler”

O jornal Público tem vindo a divulgar no suplemento P2 “100 Tesouros da Arte Sacra Nacional”. O de hoje é uma estátua do séc. XVIII, em madeira talhada, dourada, estofada e policromada, 63,5x39cm, que integra o rico património da diocese de Bragança-Miranda. Na representação, Nossa Senhora-menina debruça-se sobre o livro que está no colo da mãe, parecendo não se limitar a ouvir, pois faz um gesto de entendimento, como refere o Público.
Só há relativamente pouco tempo soube, pelo Anselmo, que existe uma imagem semelhante sobre o mesmo tema na sacristia do Santuário dos Remédios, em Lamego, como pode ser testemunhado pela foto. Esta representação simboliza  muita coisa: que Nossa Senhora, apresentada como exemplo de sabedoria,  discernimento e de busca de aperfeiçoamento, aprendeu a ler com o objectivo sobretudo de melhor poder interpretar e compreender as Escrituras (presume-se). Mas foi exemplo que não fortificou no seio da Igreja, pois, neste aspecto, foi amplamente cultivada e incentivada a iliteracia bíblica, o que talvez ajude a explicar a retirada destas imagens para as sacristias ou outros locais discretos.  Esta (relativa) ignorância e falta de debate relativamente à Bíblia não ajuda nada a ler criticamente e de forma esclarecida o “Último Segredo”, de José Rodrigues dos Santos.
Anselmo Borges defende a existência da cátedra do estudo da Bíblia nas Universidades Portuguesas, tal como acontece na Alemanha. E não tem fugido ao debate, como aconteceu no Encontro Regional dos Antigos Alunos da Sociedade Missionária da Boa Nova, realizado no passado domingo em Valadares, e que pode ver e ouvir aqui.

Resende: Dois carros parcialmente destruídos em incêndio numa oficina

Viseu, 14 nov (Lusa) -- Dois carros ficaram hoje (isto é, ontem)  parcialmente destruídos na sequência de um incêndio numa oficina de reparação de viaturas de Resende, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro à Agência Lusa.
O incêndio, que ocorreu cerca das 19:00, ficou confinado "à estrutura de pintura da oficina".
Ao local deslocaram-se sete bombeiros, apoiados por quatro viaturas.
Nota: Esta notícia foi difundida pela Lusa e reproduzida por vários jornais (Jornal de Notícias, Expresso, Diário Digital...)

Anselmo Borges na conferência comemorativa do Dia Mundial de Filosofia no Casino da Figueira da Foz

No Casino Figueira: Ética, Economia, Ambiente e Política no Dia Mundial da Filosofia
É já na próxima quinta-feira, dia 17 de Novembro, a partir das 21h00, que o Casino Figueira debate “Ética, Economia, Ambiente e Política” em mais uma comemoração do Dia Mundial da Filosofia.
Três filósofos de formações distintas – o teólogo e docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Anselmo Borges; o economista e professor catedrático da Universidade de Aveiro, José Manuel Moreira; e o professor nas universidades de Salamanca, Córdoba e Complutense de Madrid, José Maria Garcia Goméz-Heras – são os convidados para uma conferência que terá na moderação o jornalista, analista político e professor do Ensino Superior, Carlos Magno, recentemente eleito presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC)
Retirado daqui

Resende vende lotes de terreno na área empresarial de Anreade: São 13 lotes de terreno à venda por 4,50 euros/m2*

Encontra-se aberto o processo de candidaturas à aquisição de lotes de terreno na área empresarial de Anreade, em Resende, localizada junto à EN 222 e ao Pavilhão Gimnodesportivo daquela freguesia.
Conforme adianta o Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, trata-se de mais um contributo do Município para a fixação de empresas e para a animação económica do concelho e é, por isso, que a alienação dos lotes que estão completamente infraestruturados se faz a preço simbólico.
No total encontram-se à venda 13 lotes de terreno, numa área de construção total de 24.850 m2, sendo que a área de cada lote é de 200 a 3712 m2 e permite a construção de edifícios com dois pisos. O preço de venda por m2 é de 4,50 euros.
As candidaturas devem ser entregues na Câmara Municipal de Resende ou enviadas pelo correio, sob registo e com aviso de recepção, até ao dia 29 de Novembro. Mais informações sobre o processo encontram-se disponíveis no sítio www.cm-resende.pt
Trata-se de uma obra da Câmara Municipal de Resende que representa um investimento no valor global de 600.000,00 euros e que incluiu trabalhos de terraplanagem, pavimentações, construção de muros de suporte, passeios e caldeiras para a plantação de árvores e instalação de sinalização vertical e horizontal.
O Parque Empresarial de Anreade é uma aposta da Câmara Municipal de Resende com o objectivo de captar novos investimentos e incentivar o desenvolvimento económico no concelho.

*O Gabinete de Comunicação e Imagem da CMR

segunda-feira, novembro 14, 2011

Conferências do Douro Sul-2011

Para mais informações e inscrições poderá consultar o sítio electrónico: www.conferenciasdourosul.amvds.pt. Clique no cartaz para ampliar.

Município de Lamego recebeu Torneio de Abertura “Dr. Brito de Matos” Época 2011/2012 da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu*

 Decorreu no passado sábado, dia 12 de Novembro, no Pavilhão Desportivo do Agrupamento Vertical de Lamego, o Torneio de Abertura “Dr. Brito de Matos” Época 2011/2012 na modalidade de Ténis de Mesa, em todos Escalões/Sexo, marcando assim o início do arranque da nova Época Desportiva a nível Federado, organizado pela Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu.
Antes do início do evento, foi entregue a viúva do Dr. Brito de Matos, um cartaz emoldurado, homenageando e perpetuando desta forma o nome do ex autarca, ao Torneio de Abertura da ATMDV.
Marcaram presença 6 clubes dos 9 clubes filiados na presente Época, num total de 70 Atletas Federados, de vários pontos do Distrito de Viseu.
Este evento, teve o apoio da Autarquia de Lamego, com a oferta dos almoços e do Agrupamento Vertical de Lamego, pela cedência do Pavilhão Desportivo.
Esteve presente no evento o Presidente da Autarquia de Lamego, Francisco Lopes, a Vereadora do Pelouro do Desporto, Margarida Duarte e da parte da Associação Sérgio Sousa, Director Técnico Distrital, Aquilino Pinto, Presidente da Direcção, Filipe Lima e José Correia Presidente e vice da Assembleia Geral.
*Artigo elaborado pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da ATMDV

FOTO1- Sr.ª Odete Matos, viúva do ex autarca de Resende, Brito de Matos, recebe cartaz emoldurado, das mãos de Aquilino Pinto, Presidente da Direcção da ATMDV, acompanhado pelo Autarca de Lamego, Francisco Lopes e pela Vereadora do Desporto, Margarida Duarte.
FOTO 2 – Foto de família de todos os Atletas presentes no Torneio de Abertura 2011/2012.

Novo serviço de pedido de Passaporte Electrónico Português na Loja do Cidadão (de Resende)

Concessão de passaporte passa a ser mais simples e rápido
Informam-se todos os munícipes que podem fazer o pedido de Passaporte Electrónico Português nos serviços de registo na Loja do Cidadão em Resende.
O protocolo de colaboração assinado entre o Instituto dos Registos e do Notariado, IP e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, torna agora possível fazer o pedido de Passaporte Electrónico Português através dos serviços de registo, nas conservatórias e Lojas do Cidadão, em todas as sedes do concelho.
Não necessitam, por isso, os munícipes de se deslocar ao governo civil para obter um passaporte comum.
Assim, o pedido de concessão do Passaporte Electrónico Português passa a ser mais simples e rápido.
*Retirado daqui.

domingo, novembro 13, 2011

GD Resende ganhou por 5-1 frente ao Carvalhais


Foi um jogo muito difícil,  pois o Carvalhais só por uma vez tinha perdido fora. Convém referir que  no ano passado andava numa divisão superior e  este ano reforçou o plantel  com jogadores oriundos dos campeonatos nacionais.
O Resende,  na 1ª parte,  teve 6 grandes oportunidades para marcar,  mas só o fez por 2 vezes. O adversário dava boa réplica e também dispôs de uma grande oportunidade perto do intervalo. No início da segunda parte,  o Carvalhais dispôs de um penalti que desperdiçou, mas minutos mais tarde,  de livre directo,  reduziu para 2-1. De seguida, surgiu o 3-1 e,  mais tarde,  os 2 últimos golos.
Este jogo contou com muita assistência e com uma grande claque, protagonizada pelos "Guerreiros Azuis"  sempre a apoiar e a colorir mais o espectáculo.  Por feliz coincidência,  o respectivo  líder, "JP",  fez anos hoje. No final do jogo,  todo o grupo de trabalho fez um círculo na relva e, com o "JP" no meio, foram-lhe cantados os "parabéns a você",  que o público acompanhou.
Os jogadores que marcaram foram os seguintes: Nuno Nesco; Esteves; Caê; Ruizito; e César Veiga.
Convém realçar que  o Carvalhais Futebol Clube  foi a melhor equipa que jogou cá,  em Resende,  este ano. 
Estão mais uma vez de parabéns todos os jogadores do GD Resende, a equipa de trabalho, designadamente o treinador, Rui Rebelo, e, claro, o aniversariante "JP".
Notas: as fotos são de arquivo.

sábado, novembro 12, 2011

Culturas e crítica

É o título do artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode ler aqui.

Dragões de Resende organizam Magusto

Clique no cartaz para ampliar

sexta-feira, novembro 11, 2011

Vinho de Paixão em Homenagem de Valdemar Cardoso, da Quinta da Massôrra*


Realizou-se no passado dia 29 de Outubro, nas instalações da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, no Porto, uma justa Homenagem ao Prof. Dr. Valdemar Cardoso, ilustre filho de Resende.
Família , colegas e amigos juntaram-se para assistirem ao lançamento de um vinho feito em sua honra, produzido na Quinta da Massorra, em S. João de Fontoura.
Trata-se de um lote muito especial de vinho branco da colheita de 2010, produzido exclusivamente a partir da casta Arinto, fermentado e estagiado em cascos novos de carvalho francês.
A garrafa está vestida com um belíssimo rótulo da autoria do pintor Henrique Vaz Duarte, que conseguiu retratar Valdemar Cardoso, médico, amigo, marido e pai, com um realismo impressionante.
No contra-rótulo, para além das dedicatórias da esposa e filhos, quiseram testemunhar a amizade que nutrem pelo Homenageado, o Prof. Dr Hipólito-Reis e o Dr Miguel Cadilhe, através de duas dedicatórias cheias de significado.
Este vinho, produzido em quantidade limitada, encontra-se à venda apenas na Quinta da Massorra. 
Está um vinho muito bom, para aguentar 8 – 10 anos sempre a melhorar, apesar de ser um branco.
Tal como o que saiu na Revista de Vinhos, fermenta e estagia em cascos de carvalho francês durante cerca de 10 meses. Tem uma cor citrina acentuada devido ao estágio oxidativo; apresenta uma densidade em boca fora do vulgar; uma estrutura que lhe garante potencial de guarda e envelhecimento em perfeitas condições durante vários anos; e apresenta aromas de fruta madura, abaunilhados e tostados típicos do estágio em cascos de grande qualidade; e um final de boca persistente.
 *Retirado do site da Quinta da Massôrra (link) e informação colhida junto do produtor, Eng. Rui Cardoso