segunda-feira, outubro 31, 2011

É natural de Resende: "A pintora de arte Naïf que só pinta em segredo"*

Não consegue desenhar ou pintar se alguém estiver por perto a observar. Maria de Jesus Fernandes, de 74 anos, pinta em segredo. Há dois anos a residir em Benavente para ficar mais perto das filhas, a artista inaugurou no dia 22 de Outubro uma exposição no Núcleo Museológico Agrícola que poderá ser visitada até ao dia 25 de Novembro.
“O meu trabalho é secreto, ninguém pode estar a ver porque eu não sei desenhar. Não sei sequer como desenhei todos estes quadros”, revelou Maria de Jesus ao público presente na inauguração da exposição. Natural de Resende, uma vila do distrito de Viseu, a artista foi trabalhar para Lisboa aos 16 anos, mas a mudança na sua vida estava reservada para os 33, quando foi trabalhar como empregada de limpeza para a fábrica de cerâmica Viúva Lamego.
Um dia, uma pessoa que tinha um ateliê na fábrica incentivou-a a pintar, dando-lhe quatro azulejos, um pincel e algumas tintas. Maria de Jesus foi para casa e meteu mãos à obra. Levou depois os quatro azulejos que retratavam o começo de vida de um casal para o vestiário da fábrica. Os elogios e as encomendas não tardaram. O convite para entrar em exposições também começaram a aparecer em catadupa. Da primeira exposição realizada na Estufa Fria, em Lisboa, a artista recorda-se de ter fugido para a casa de banho quando um jornalista andava à sua procura para a entrevistar. Vendeu todos os 18 quadros que expôs e a partir dessa altura começou verdadeiramente a sua carreira para nunca mais parar.
Já perdeu a conta a tantos diplomas e prémios que arrecadou ao longo dos anos. Para além de ter exposto em várias cidades do país, também já esteve na Checoslováquia, Holanda, Madrid, Cabo Verde ou Tóquio. Pinta sempre paisagens, desde uma estação de comboios até uma tourada. Nos últimos anos deixou de pintar com tanta frequência, mas espera agora retomar a sua arte em Benavente. Já tem em vista um forno para comprar. Só precisa agora de alugar um espaço secreto para dar asas à imaginação.
* Notícia transcrita do semanátrio regional O Mirante (link)
Sugestão:
Esta é que a nossa gente, da diáspora, que deverá "obrigatoriamente" ser convidada a expor no Museu Municipal de Resende.

domingo, outubro 30, 2011

GD Resende ganhou por 5-0 a Oliveira do Douro

  
O GD de Resende jogou bem e convenceu os mais impacientes (e alguns irresponsáveis) a ter calma. Uma equipa não se faz de um dia para o outro.
1ª Divisão, 5ª Jornada, Zona Norte:
Nespereira - Vilamaiorense   1-2
Sernancelhe - Moimenta da Beira 0-0 
Resende - Oliveira do Douro 5-0
Ferreira de Aves - Roriz 3-1
Boassas - Carvalhais 0-1
Vouzelenses - Ceireiros 1-0
Foi uma grande tarde de futebol com o Estádio Municipal de Fornelos praticamente cheio. O GD Resende marcou bem cedo, o que serviu para dar ânimo à equipa, afastando a ansiedade que tanto a tem prejudicado neste início de campeonato. Esta grande exibição foi uma grande prenda para os adeptos que estão com o Resende nos bons e nos maus momentos. Foram 5 golos sem resposta de um Oliveira que se mostrou incapaz  de parar o futebol jogado,  no campo todo,  pela equipa da casa. 
Ao intervalo, o GD Resende  já ganhava por 2-0. Os jogadores que marcaram  foram os seguintes: Caê (2), Hugo (2) e Ruizito (1).

sábado, outubro 29, 2011

'O Último Segredo' (1)

Eis o artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, onde sintetiza a sua participação na apresentação do último romance de José Rodrigues dos Santos, e que pode ler aqui.

sexta-feira, outubro 28, 2011

quinta-feira, outubro 27, 2011

Homenagem do Instituto Luso-Árabe a Joaquim Pinto

A homenagem que foi prestada a Joaquim Pinto (Pinto's Cabeleireiros), que tanto prestigia Resende, já consta do site do Instituto Luso-Árabe para a Cooperação (link).

quarta-feira, outubro 26, 2011

Miguel Macedo inaugura Posto da GNR em Resende: Valor do novo equipamento ascende a 1 milhão e 300 mil euros*

No dia 21 de Outubro, o Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, deslocou-se ao concelho de Resende, onde procedeu à inauguração das novas instalações do posto territorial da Guarda Nacional Republicana.
Na cerimónia estiveram também presentes o Comandante Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente General Luís Newton Parreira, e o Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges.
O novo equipamento, com capacidade para receber 30 efectivos da GNR, avançou no terreno em Setembro de 2009 e engloba dois edifícios construídos em terreno cedido pelo Município de Resende com uma área de 4.200 m2, situado junto à Escola Secundária D. Egas Moniz, num investimento global de 1.300.000,00 euros.
Assim, Resende dispõe de um novo equipamento que vem dignificar as forças de segurança e garantir um melhor serviço público ao cidadão que ao dirigir-se a este Posto será atendido condignamente.
*Retirado da notícia remetida pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da CMR

terça-feira, outubro 25, 2011

Jornal de Resende – Edição de Outubro

A inauguração do Estádio Municipal de Fornelos, em Anreade, um investimento a rondar os 2 milhões de euros, é o tema central da edição de Outubro do Jornal de Resende. A inauguração da EB2 de Resende, após obras de remodelação, a Festa da Labareda 2011 e o Campeonato Nacional de Slalom “Iniciados”, ganho pelo resendense Marco Almeida merecem particular destaque.
Na publicação, a sair no final desta semana, destaca-se, também, uma entrevista a Rui Rebelo, Treinador do Grupo Desportivo de Resende, numa rubrica assinada por Marinho Borges, intitulada “Ao jantar com…”, patrocinada pelo restaurante Gentleman.
Terá, ainda, oportunidade de ler sobre a abertura oficial do ano lectivo da Universidade Sénior, a atribuição do Prémio Rebelo Moniz, o regresso da motonáutica às águas do Douro e a assinatura de um protocolo de colaboração entre a autarquia e a Federação de Andebol de Portugal, entre outras notícias e artigos de opinião.

segunda-feira, outubro 24, 2011

Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu presta homenagem póstuma a Brito de Matos, Ex - autarca de Resende*

Em reunião de Direcção da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu, realizada no dia 29 de Setembro de 2011, decidiu por unanimidade, atribuir o nome do Dr. Brito de Matos, ao Torneio de Abertura, que marca o arranque de cada época desportiva, realizada por esta Associação Distrital.
“Esta homenagem póstuma, deve-se ao facto do Dr. Albino Brito de Matos, na qualidade de antigo Presidente da Câmara de Resende (1976-2001) ter dado o total apoio tanto pessoal como institucional, atribuindo também vários subsídios, para que esta Associação se afirmasse e desenvolvesse toda a sua actividade desportiva, na promoção da modalidade a nível Concelhio mas também a nível Distrital, numa altura muito difícil na qual algumas pessoas do sul do Distrito não viam com “bons olhos” o nascimento de uma Associação Distrital em Resende”, refere Aquilino Pinto, Presidente da Direcção/Fundador da ATMDV.
Outras das homenagens será a entrega do cartaz encaixilhado do Torneio de Abertura 2011/2012 a viúva do Ex – autarca, que faleceu no passado mês de Junho.
No dia do Torneio de Abertura, irá ser cumprido um minuto de silêncio em memória de uma personalidade que apadrinhou o nascimento de uma Associação Distrital de modalidade, sendo a única a nível nacional sedeada num Município/Vila.
*Artigo elaborado por Gabinete de Comunicação e imagem da ATMDV
Foto1: Dr. Brito de Matos, assina o livro de Honra da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu, na 1.ª Tomada de posse dos Órgãos Estatutários da Associação de Ténis de Mesa, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Resende, no dia 29 de Abril de 2000.
Foto2: Em 30 de Dezembro de 2000 Brito de Matos e Aquilino Pinto efectuam a entrega de Diplomas de Árbitros e Treinadores, Cerimónia que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Resende

GD Resende perdeu por 3-1 frente a Moimenta da Beira

Ainda há muito campeonato pela frente. Convém ter em conta que o jogo decorreu em Moimenta da Beira, cujo clube é um sério candidato à subida à Divisão de Honra,  tendo um orçamento incomparavelmente superior ao GD Resende. Basta dizer que muitos dos seus atletas ganham por mês 500 a 600 euros.

Entrega de diplomas de formação

Decorreu no passado sábado, dia 22 de Outubro, pelas 17h, no Auditório Municipal de Resende,  a entrega de diplomas a dezenas de formandos, que contou com a presença de Nobre dos Santos,  Secretário Geral do SINTAP (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública), de Jorge Mesquita, Director do GEFOSAP(Centro de Formação  Sindical e Aperfeiçoamento Profissional), e de António Borges, Presidente da CM de Resende.
Refira-se que esta formação resultou de uma parceria  SINTAP/ Centro de Formação CEFOSAP/UGT/IEFP, beneficiando muitos  trabalhadores e pessoas desempregadas do concelho de Resende,  que assim obtiveram certificação em Formações Modulares,  assim como certificação de competências,  no âmbito do Programa Novas Oportunidades, obtendo,  desta forma,  equivalências,  ao nível do 9.º e 12.º anos.

domingo, outubro 23, 2011

'Fraudes da Bíblia' em novo romance de José Rodrigues dos Santos, apresentado por Anselmo Borges*

O livro é um ponto de partida que permite aos leitores investigarem." As palavras são de José Rodrigues dos Santos, jornalista e autor de ‘O Último Segredo’ (Gradiva), lançado ontem numa sala cheia da Sociedade de Geografia de Lisboa. O padre Anselmo Borges, a quem coube a apresentação do romance, concorda. E leu o livro "linha a linha", com tal atenção que até encontrou um "pequeno lapso" histórico.
"Não vou dizer ao José Rodrigues dos Santos que o Papa João Paulo II veio a Portugal em 1976 [como consta no livro], porque ele não era papa nesse ano, Paulo VI é que era", corrigiu o teólogo. O erro foi admitido prontamente pelo autor que, garante, "será corrigido nas próximas edições".
‘O Último Segredo’ é protagonizado por Tomás Noronha – personagem de ‘O Códex 632’ ou ‘Fúria Divina’ –, parte de informações genuínas e prima pelo mistério. Se Anselmo Borges diz estarem "reunidos os ingredientes para o sucesso, juntando a clonagem [de Jesus], as alegadas fraudes da Bíblia e uns assassinatos pelo meio", questionou: "Não sei se é correcto jogar em dois tabuleiros, no ficcional e no histórico/teológico. Como poderá o leitor fazer a destrinça?"
O padre refere que o "livro polémico" de Rodrigues dos Santos não abalou a sua fé e que obriga a Igreja e os cristãos "a um maior conhecimento sobre Jesus".
Controverso ou não, Maria Manuela, mãe do autor, admite que gosta de ‘ler’ o filho. Educada em colégios católicos vai mais longe: "Concordo com muitas das teorias do meu filho." 
 *Retirado do Correio da Manhã 
Convém referir que Anselmo Borges teceu várias críticas ao teor do romance, tendo dito que não gostou  de tudo o que leu. Afirmou, a propósito,  que "os cristãos não habitam todos no asilo da superstição e da ignorância". Nesta sequência deixou um desafio a José Rodrigues dos Santos para que retirasse a afirmação de que "as citações de fontes religiosas e informações históricas e científicas incluídas neste romance são verdadeiras", já que não precisava disto para que o livro seja um bestseller.

50 anos da entrada no Seminário do Convento de Cristo

 No passado dia 16 de Outubro, há precisamente 8 dias, realizou-se o encontro dos antigos alunos da Sociedade Missionária que entraram no então Seminário do Convento de Cristo, em Tomar, há 50 anos, ou seja no dia 2 de Outubro de 1961. Entraram então 80 crianças, todas com cerca de 11 anos, provenientes sobretudo do Minho,  das Beiras e de Trás-os-Montes.
Foi um reencontro memorável. A propósito, fica aqui link)  o registo da aventura da minha entrada no Seminário de Tomar (Convento de Cristo) há 50 anos.

sábado, outubro 22, 2011

As revoluções possíveis

É o título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

Secundária de Resende em Copenhaga*

De 3 a 7 de Outubro, um grupo de professores e alunos da Escola Secundária Dom Egas Moniz, de Resende, participaram no 3.º Encontro do Projeto PYSA, realizado na cidade de Copenhaga, na Dinamarca, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, da Agência Nacional PROALV. Este projeto da União Europeia, de parcerias Multilaterais Comenius foi financiado pela referida Agência com o montante de 22.000 euros. Do grupo que viajou até à Dinamarca fizeram parte os professores António Miranda de Carvalho, Dionísio Ferreira e Sérgio Sousa, acompanhados por cinco alunos.
O primeiro dia foi ocupado com a longa viagem até Copenhaga e com a acomodação da comitiva num albergue.
O segundo dia iniciou-se com uma caminha de 35 minuto do albergue até à escola anfitriã. Seguiram-se as boas vindas por parte do Diretor dinamarquês às delegações dos oito países visitantes (Áustria, Espanha, Itália, Roménia, Bulgária, Grécia, Portugal e Turquia) e a apresentação de uma dança por parte de um grupo de alunos da escola local. A interação entre as representações dos vários países continuou aquando do almoço, que se realizou ao ar livre, no recinto escolar. Da parte de tarde, realizou-se um “tour” a pé pelas principais ruas de Copenhaga. Foi então possível observar, entre outros pontos turísticos da cidade, o Amalienborg Palace, onde reside a Rainha; o Christiansborg Palace, que abriga o Parlamento dinamarquês, o Supremo Tribunal e o Ministério de Estado; o Rosenborg Castle, que hoje é um museu, exibindo 400 anos de história real; por fim, a Pequena Sereia, uma estátua encantadora que proporciona um contraste suave com a monumental Opera House no lado oposto do porto. No final do dia, houve ainda tempo para as delegações realizarem um cruzeiro pelos canais da cidade.
O terceiro dia foi dedicado às apresentações de trabalhos por parte das delegações da Itália e da Bulgária. Durante a manhã, determinaram-se também as datas do 4.º meeting, que irá ocorrer na Áustria em Abril de 2012. A parte de tarde foi dedicada à realização de atividades físicas ao ar livre e em recinto fechado, tendo a organização local optado por inserir as várias comitivas em dois grandes grupos, o masculino e o feminino. À noite, os professores de todas as delegações realizaram um jantar convívio, o mesmo acontecendo num outro local com os alunos.
No quarto dia, logo ao início da manhã, os professores organizadores da escola anfitriã, dividiram as delegações em vários grupos e encaminharam-nos para a observação de aulas de diferentes disciplinas. De seguida, ocorreram as apresentações de trabalhos de Portugal e de Espanha. A apresentação da escola portuguesa, subordinada ao tema “Canoagem”, foi realizada pelo aluno Manuel Veloso. Esta apresentação foi considerada excelente por parte das delegações presentes. Da parte de tarde, foram realizadas atividades de “bodystorming” por parte dos alunos de todas as delegações, orientados por uma professora dinamarquesa. À noite, foi realizado um “barbecue” para professores e alunos na cantina da escola. As várias delegações foram ainda brindadas com uma atuação de música pop/ rock de uma banda de alunos da escola anfitriã.
O último dia foi dedicado à longa viagem de regresso a casa. 
Nota: O conteúdo desta notícia compromete apenas o seu autor, não sendo a Agência Nacional e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que possa ser feita das informações nela contidas.
*Professor Dionísio Ferreira

Saiu o n.º de Setembro do jornal "Ventos da Mogueira", de S. Martinho de Mouros

É uma aposta  da nova equipa, dirigida por Liliana Duarte, que alterou a periodicidade  deste jornal, propriedade da Irmandade de S. Francisco Xavier, de bimestral para mensal, tornou-o mais atractivo e diversificou os conteúdos e as temáticas.
O grande destaque vai para o relato da realização das I Jornadas da Saúde, que se realizaram no passado dia 25 de Setembro, que tiveram a participação de mais de 100 pessoas. Embora envolvesse um custo simbólico (3 € por pessoa e de 5€ por casal), houve ofertas extra, conseguindo assim a organização obter perto de 500€, o que tornou possível a aquisição de duas cadeiras de rodas para idosos do Lar da Irmandade.
O jornal dá conta das actividades da instituição e doutras notícias e é preenchido com outras secções.  A entrevista do mês é com a proprietária do Solar da Soenga, Maria Teresa Botelho Lobo Alves Pinto de Castello Branco, e com o seu irmão, António Augusto Lobo Alves. Muito interessante. Fica-se a conhecer o essencial desta ilustre Casa de S. Martinho de Mouros.
A assinatura anual é 7,50€. Os contactos podem ser feitos para o e-mail: jvmogueira@hotmail.com

sexta-feira, outubro 21, 2011

Tempo de castanhas em Resende

Quem passar pelas encostas de Resende, nomeadamente por Ovadas, Paus, Felgueiras ou Forjães, depara-se com os ouriços e castanhas espalhados pelo chão, que este ano se adiantaram.
O calor não tem sido um bom aliado. A castanha tem-se vendido à volta de um euro o quilo. Até tem boa aparência, mas faltou a chuva de verão para lhes conferir a dose de "sanidade" respectiva. Assim são mais os  "carneiros" que as castanhas.

Junta de Freguesia de S. João de Fontoura continua a apoiar a natalidade

Desta vez, foi a dobrar, e os felizes contemplados foram José Pinto Lopes e Natália Célia Pereira de Carvalho Lopes, os pais "babados" de  Renato Manuel Carvalho Lopes e de Rafael José Carvalho Lopes. O casal, residente no lugar de São João,  foi contemplado por esta autarquia  com 300 euros,  no passado dia 16 de Outubro, no âmbito do projecto "Ser Fontourense".

Ligações a Resende de cidadão que tem dormido no exterior do Tribunal de S. João da Madeira

Notícia retirada daqui (semanário "labor"):
Não é claro que cidadão que dorme no tribunal seja suspeito de abuso sexual
Câmara (de S. João da Madeira) mantém afirmação mas não apresenta qualquer prova que a sustente.
O labor não conseguiu confirmar a veracidade das declarações do presidente da câmara sobre o cidadão Daniel Martins, que tem dormido com a companheira no exterior do Tribunal de S. João da Madeira.
Na última assembleia municipal, Castro Almeida disse que o indivíduo seria “acusado de tentativa de abuso sexual de menores”, afirmação que foi contestada pelo visado ao labor. Daniel Martins alega que é, sim, arguido num processo de violência doméstica, em que a vítima é precisamente a companheira atual.
O labor confirmou a existência de um processo dessa natureza junto da GNR de Resende, que se encontra, de acordo com os serviços do Ministério Público de Resende, em fase de inquérito. Também a Comissão de Proteção de Menores de Resende garantiu ao labor não ter qualquer processo sobre abuso sexual de menores que envolva Daniel Martins.
O labor confrontou a câmara municipal com estes dados mas o gabinete de comunicação mantém a afirmação de Castro Almeida, socorrendo-se de informações prestadas pelos serviços de ação social. Contudo, apesar das insistências do labor, a autarquia não prestou qualquer indicação de prova que sustente a afirmação. Não forneceu sequer o número do processo que, eventualmente, correrá no tribunal, para que se pudesse confirmar a sua existência.
A A CAIS, que acompanha o casal através do rendimento social de inserção, não presta qualquer informação sobre o mesmo, por estar obrigada a sigilo.
Daniel Martins disse ao labor que já tentou falar com o presidente da câmara sobre o assunto mas não foi recebido.

quinta-feira, outubro 20, 2011

Ao café com José de Oliveira Monteiro, Presidente da Junta de Feirão

Pode ler aqui a síntese da conversa  com o Presidente da Junta de Freguesia de Feirão, que decorreu na esplanada do café-bar Aquas Calidas, em Caldas de Aregos, e cujo apontamento foi publicado no Jornal de Resende, número de Setembro de 2011.