terça-feira, setembro 27, 2011

Jornal de Resende (edição de Setembro) destacou entrevista de Anselmo Borges ao DN

“31 entrevistas em Agosto” é uma rubrica do “Made in Portugal”: durante os 31 dias do mês de Agosto, o Diário de Notícias (DN) publicou 31 entrevistas, da autoria do jornalista João Céu e Silva, a figuras portuguesas, que falaram do País que temos e daquele que queremos.
Anselmo Borges foi a figura destacada no dia 23 de Agosto, sob o título “Quem faz o aborto devia pagar uma taxa moderadora”. Na entrevista, o padre Anselmo Borges tocou em diversos temas sensíveis, como o aborto, o preservativo ou a eutanásia. Enalteceu o valor da religião como um pilar para ajudar a superar a crise e alguns acontecimentos violentos como o 11 de Setembro ou os mais recentes atentados na Noruega. Disse notar um interesse crescente pelos temas religiosos mesmo nas universidades “por motivos políticos e também por causa da crise económica-financeira”.
Anselmo Borges não hesitou em criticar a Igreja Católica por não tratar as mulheres em igualdade de direitos com os homens e pensa que isso tem de mudar rapidamente. Nesse sentido, considerou que as mulheres poderiam também serem padres. Nesta linha “avançada” de pensamento, o padre chegou mesmo a defender a descriminalização do aborto “antes de a questão ter sido legislada”. No entanto, disse não concordar com “o facto de não haver taxa moderadora para quem faz um aborto”. O padre Anselmo Borges defendeu ainda o uso do preservativo (sobretudo numa época em que a infidelidade é uma constante) e não entende por que motivo este é um  assunto que ainda não está ultrapassado.
Recorde-se que Anselmo Borges, natural de S. Pedro de Paus, é um apaixonado pelo concelho de Resende, onde se desloca periodicamente. É professor universitário em Coimbra, tem uma vasta obra publicada, de cariz religioso, participa, frequentemente, em iniciativas culturais e tem, ao sábado, um artigo de opinião no DN.

Inauguração do Novo Estádio de Resende

segunda-feira, setembro 26, 2011

Impressões de José Saramago sobre a igreja de S. Martinho de Mouros

Entre Outubro de 1979 e Julho de 1980, José Saramago percorreu o país de lés-a-lés a convite do Círculo de Leitores. Uma das localidades visitadas foi S. Martinho de Mouros. Leia aqui as suas impressões sobre a igreja românica.

domingo, setembro 25, 2011

Resende Andebol perdeu por diferença mínima

No jogo disputado, ontem, dia 24 de Setembro, no Pavilhão Municipal de Anreade, presenciado apenas por cerca de 60 espectadores,  o resultado foi o seguinte: Resende Andebol 22-23 CDC Santana. Esta competição diz respeito ao Campeonato Nacional da 2.ª Divisão (Seniores Masculinos).

"Guerreiros Azuis": nome da claque do GD de Resende

Está a decorrer nesta altura,  na sede do GDR,  uma reunião com todos os interessados com vista à respectiva organização.
Quem quiser aderir poderá fazê-lo a partir da página do facebook (link).

Conferência do Dr. Adão Sequeira no cinquentenário do Seminário de Lamego

Decorreu no passado dia 17 de Setembro a cerimónia do cinquentenário do Seminário de Lamego,  de que o blogue da diocese de Lamego aqui dá conta. Nela discursaram e deram testemunho os Padres José Augusto Marques, director do Externato D. Afonso Henriques e pároco de Resende,  e Paulo Alves, ex-vice-reitor do Seminário de Resende e actual Reitor do Seminário de Lamego, e o antigo aluno Dr. Adão Sequeira, cuja conferência pode ser lida n' O Canastro  (link).

sábado, setembro 24, 2011

Anselmo Borges escreve sobre "o milagre do perdão" no DN de hoje

Quando se trata de perdão mesmo, é preciso reconhecer que estamos perante um milagre. Porque o perdão transcende a justiça e o jurídico: de facto, nem o verdugo tem direito a ser perdoado nem a vítima é obrigada a perdoar. É o dom e a graça. 
É uma das suas considerações. Para ler aqui

sexta-feira, setembro 23, 2011

Instituto Luso-Árabe para a Cooperação agracia Joaquim Pinto (Pinto’s Cabeleireiros) com a “Medalha de Mérito para a Cooperação"

A atribuição desta importante distinção a este nosso conterrâneo, um profissional de excepção que muito  honra Resende, teve em conta a colaboração e o apoio continuado concedido ao Instituto Luso-Árabe e o elevado apreço registado por numerosos diplomatas árabes.
A cerimónia da entrega do Diploma e Medalha realizar-se-á no Salão Luís XV do Grémio Literário, num jantar que terá lugar no próximo dia 13 de Outubro.
Já anteriormente, em 2007, tinha-lhe sido atribuída a “Insígnia de Prata” pelo Instituto Luso-Árabe para a Cooperação.
Refira-se que esta instituição da sociedade civil, fundada em 16 de Julho de 1985, tem como objecto social o desenvolvimento da cooperação no âmbito cultural, económico, social e técnico entre Portugal e os Países Árabes,  sem interferências político-religiosas.

quinta-feira, setembro 22, 2011

Termas de Caldas de Aregos presentes na Termalia

As Termas de Caldas de Aregos marcarão presença na 11.ª Feira Internacional de Turismo Termal (Termalia), que decorrerá em Ourense de 23 a 25 de Setembro. Operadores de diversos países, de entre os quais o Brasil, marcarão presença neste certame, sendo uma oportunidade para "disputar" clientes do estrangeiro. É tempo de trazer até Caldas de Aregos brasileiros endinheirados para investir e tratar da saúde...

Festas em Resende

Dia 23 (sexta-feira):
Festa da Emissora Regional de Resende, no Largo da Feira, a partir das 21h00
Com os seguintes artistas: Sandra Loureiro; Marcelo & Alex; Toy; David Kauan; Miguel Guerreiro; Adelaide Ferreira; António; Karmo Real; Alexandre Faria; Gonçalo da Câmara Pereira; Chave d' Ouro; 4playerz; Tó Zé (Perfume); Paco Bandeira; Ricardo Nascimento; Ricardo & Henrique; Rodrigues Portugal; Marante

Dia 24 (sábado)
Perícia automóvel, em frente ao edifício da Câmara Municipal, a partir das 14h00

A partir do dia 24 (sábado):
Festa da Labareda com o seguinte programa 
24 de Setembro | sábado
17:30H - Lançamento do Livro “Anjo Emprestado” de autoria de Cristina Magalhães - Museu Municipal de Resende
21:30H – Actuação do Grupo “RAIO de SOL” – Largo da Feira
23:00H – Concerto com TERESA SALGUEIRO (MADREDEUS) – Largo da Feira
00:30H – Fogo de Artificio
  
25 de Setembro | domingo 
07:30H – XXIII Encontro de Pescadores /Labareda 2011 – Concentração: Jardim 25 de Abril /Resende
14:30H – Desfile dos Ranchos Folclóricos e Etnográficos pelas ruas da vila
15:00HFESTIVAL de FOLCLORE “Labareda 2011” – Largo da Feira
1.º – Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere (organizador);
2.º – Grupo Folclórico Danças e Cantares – Associação Cultural de Vilarinho – Coimbra;
3.º – Rancho Folclórico “As Florinhas” - Caldas de S. Jorge;
4.º – Grupo Folclórico Danças e Cantares do Fial – Albergaria-a-Velha;
5.º – Rancho Folclórico de Nogueira – Lousada;
6.º – Rancho Folclórico de Ferreirim – Lamego;
7.º – Rancho Regional de Fânzares – Gondomar;
21:30H - Actuação do Grupo “PELE e OSSO” – Largo da Feira     

26 de Setembro | segunda-feira
21:30H - Concerto das Bandas de Música de S. Cipriano “A NOVA” e “A VELHA” - Largo da Feira
27 de Setembro | terça-feira  
21:30H - Noite de Fados – Grupo “DOURO FADO” – Largo da Feira
28 de Setembro | quarta-feira
21:30H – Grupo SEGUNDA VIA – Largo da Feira
23:00HJOSÉ ALBERTO REIS – Largo da Feira
00:30H – Fogo de Artificio
29 de Setembro | quinta-feira  
08:00H FEIRA de S. MIGUEL
20:30H – Desfile dos Grupos e Ranchos Folclóricos e Etnográficos do Concelho pelas ruas da vila
20:50H – Actuação dos RANCHOS FOLCLÓRICOS e ETNOGRÁFICOS do CONCELHO – Largo da Feira
1.º – Grupo Resende em Marcha;
2.º – Rancho de Danças e Cantares de S. Cipriano;
3.º – Grupo “Os Moleiros” de Santa Maria de Cárquere;
4.º – Grupo Social de S. Cipriano;
5.º - Rancho Folclórico de Santa Maria de Barrô
22:00H – Actuação do Grupo RUMPELSTITSKIN

quarta-feira, setembro 21, 2011

Câmara Municipal de Resende adopta medidas de poupança

Segundo o blogue de José Peralta (link), são 25 as medidas, de entre as quais a diminuição na factura da electricidade, com redução de horas na iluminação pública, e corte em eventos com a 3.ª idade (como o passeio anual, presumo).

“Ventos da Mogueira”-Edição de Agosto

É sempre com grande expectativa que recebo este jornal, agora com periodicidade mensal, editado pela Irmandade de S. Francisco Xavier, de S. Martinho de Mouros, e com direcção da Dra. Liliana Catarina Almeida Duarte, cujas funções assumiu há pouco tempo, ao qual está a imprimir uma grande renovação e arejamento, tendo o apoio e entusiasmo de uma equipa valorosa. Estão todos de parabéns e os muitos leitores agradecem. São notícias “fresquinhas” que mensalmente chegam aos quatro cantos do mundo. E em papel saboreiam-se muito melhor. Eis o e-mail de contacto: jvmogueira@hotmail.com. A assinatura anual é de €7,50.
As notícias em destaque na 1.ª página são as seguintes: i) Festas do Senhor do Calvário 2011; ii) Inauguração do Salão Paroquial; iii) O regresso dos “Pele e “Osso”; e iv) Jornadas da Saúde para a população geral ( cujo programa este blogue já publicou).
Do interessante editorial, assinado por Liliana Duarte), transcreve-se o seguinte: “(…) E também me parece oportuno falar de algo que muito me entristeceu durante as Festas do Senhor do Calvário…Afinal que tipo de pessoas somos nós que, a pedido dos vários grupos musicais que actuaram em S. Martinho, não fomos capazes de bater palmas à comissão de festas, cujo esforço e dedicação estava à vista de todos?...Para além da grande falta de educação, mostra também que infelizmente quem mais faz e contribui para o bem comum nunca é aplaudido…É pena que tanta coisa se mude, mas que a mentalidade mesquinha permaneça ao longo dos tempos, e infelizmente, até se agrave…Já que outros não fizeram, quero deixar aqui o agradecimento público a todos aqueles que têm contribuído para que esta festa continue a realizar-se com tanto sucesso e animação”.

segunda-feira, setembro 19, 2011

Jornal de Resende – Edição de Setembro

A Casa e a Capela do Espírito Santo, em Miomães, é o tema central da edição de Setembro do Jornal de Resende. O arranque das obras do Centro Escolar de S. Cipriano, a inauguração do nicho em honra de Santo Amaro, em Anreade, e da nova sede do Rotary Club de Resende, em Vinhós, merecem particular destaque.
Na publicação, a sair no final desta semana, destaca-se, também, os tradicionais Festivais de Folclore, o programa da Festa da Labareda e a rubrica de Marinho Borges, “Ao café com…”, que tem por protagonista o Presidente da Junta de Freguesia de Feirão, José de Oliveira Monteiro.
Terá, ainda, oportunidade de ler uma pequena entrevista com Aquilino Pinto, Presidente da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu (ATMDV), entre outras notícias e os já habituais artigos de opinião.

domingo, setembro 18, 2011

Balanço positivo em jogo de prepação do GD Resende frente ao Fornelos

O GD de Resende continua a preparar-se afincadamente para o Campeonato Distrital 1.ª Divisão Norte, que se avizinha. Hoje, deslocou-se a Fornelos/Cinfães, onde realizou um jogo frente à equipa local, o Académico Desportivo de Fornelos, que irá militar no Campeonato Distrital Divisão de Honra, tendo perdido de forma honrosa por 3-1.
O Grupo Desportivo de Resende está no bom  caminho, pois deixou boa imagem, tendo praticado bom futebol. Lutou afincadamente para o empate, que esteve à beira de acontecer, mas,  já perto do fim,  sofreu o 3.º golo.

I Jornadas da Saúde, organizadas pela Irmandade de S. Francisco Xavier

 
Clicar no cartaz para ampliar

sábado, setembro 17, 2011

Direitos dos animais?

Desta vez, Anselmo Borges discorre sobre o tema em epígrafe no artigo do DN de hoje, que pode ler aqui

Detenção de presumível autor de incêndios ocorridos em Paus e S. Martinho de Mouros*

A Polícia Judiciária, através da Directoria do Norte, com a colaboração da GNR-SEPNA de Lamego, deteve um homem pela presumível autoria, pelo menos, de cinco incêndios florestais, ocorridos nos meses de Agosto e Setembro do corrente ano.
Os incêndios foram ateados em zonas fortemente florestadas, nas localidades de Portela - S.Martinho de Mouros e Paus, no Concelho de Resende, tendo também colocado em perigo algumas habitações e que só não atingiram maiores proporções em virtude da pronta intervenção dos bombeiros.
A razão destes fogos florestais prende-se, uma vez mais, com motivos fúteis conjugados com hábitos de alcoolismo.
O detido, de 29 anos, trabalhador agrícola ocasional, sem antecedentes criminais conhecidos, vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.
A Polícia Judiciária já deteve 24 pessoas, durante este Verão, pela prática de crimes de incêndio florestal. 
*Notícia transcrita do site da Polícia Judiciária

sexta-feira, setembro 16, 2011

Rancho de Anreade celebra 25 anos*

Neste fim de semana de 16-18 de Setembro, celebra as suas "bodas de prata" o Rancho Folclórico da freguesia.
Criado por iniciativa e sob a responsabilidade do dr. José Dias Gabriel, o Grupo foi instituído oficialmente, em 17 de Setembro de 1986. Até 1996, esteve a direcção do grupo ao cuidado e sob responsabilidade do fundador. A partir de então, o Rancho tem vindo a caminhar sob a direção da dra. Inês Correia.
O programa é o seguinte:
1.---No dia 16, Sexta-Feira, a partir das 20 horas, Arraial Popular, no adro da igreja, com música, animação, convívio e... "porco no espeto".
2.---No dia 17, Sábado, pelas 21 horas, Grande Festival de Folclore, no adro da igreja.
3.---No dia 18, Domingo, celebração da Eucaristia de Acção de Graças, na igreja matriz, às 11 horas.
Parabéns... Longa Vida... e Muitos Êxitos!
*Retirado do blogue "Paróquia de Anreade" (link)

quinta-feira, setembro 15, 2011

Anselmo Borges fala sobre ética e política aos magistrados do Supremo Tribunal de Justiça

A convite do Juiz-Conselheiro Luís António Noronha Nascimento, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Anselmo Borges proferirá amanhã, dia 16 de Setembro,  em Coimbra, uma conferência subordinada ao tema "Ética e Política", dirigida aos magistrados que integram este órgão judicial.

quarta-feira, setembro 14, 2011

Ao café com...o Presidente da Junta de Felgueiras, Marco Jacinto de Almeida Matos

 Pode ler aqui o apontamento sobre esta conversa, publicado no Jornal de Resende (Agosto de 2011), onde se fala de alguns aspectos do percurso de Marco de Almeida Matos, do que fez e do que pretende fazer por esta freguesia como Presidente da Junta,  e onde é confrontado a responder concisamente a 23 questões.

segunda-feira, setembro 12, 2011

Arbitragem ensombrou jogo de prepação do GD Resende frente ao CD Penajóia

 O Grupo Desportivo de Resende ficou espantado com a "inesperada comitiva" com que  o  Clube Desportivo da Penajóia se fez acompanhar. Nada mais que dois árbitros, exigindo que um deles fosse o árbitro principal,  o que veio a acontecer, quando o clube da casa já tinha providenciado um. 
 O GD de Resende marcou 6 golos, tendo sofrido 1. Contudo, o árbitro anulou 4 golos consecutivos, tendo seguidamente validado 2, o que gerou grande confusão. Assim, o resultado final "parece" ter sido 4-1...
Apesar destas questões com a arbitragem, não houve quaisquer problemas com os jogadores ou o público.
 Este jogo de preparação serviu de "teste" ao treinador, Prof. Rui Rebelo, em quem os responsáveis e adeptos do GD de Resende depositam muita confiança. Inverter a situação relativamente à época passada é a palavra de ordem,  já que, em 26 jogos, somou 21 derrotas e 4 empates, tendo apenas 1 vitória. A tarefa é difícil, pois o plantel integra 15 jogadores da época passada, tendo havido poucos reforços. Mas Rui Rebelo tem um currículo que fala por si, tem facilidade em conquistar a confiança dos jogadores e gosta de enfrentar desafios difíceis.

I Jornadas da Saúde/S.Martinho de Mouros

Clique no cartaz para ampliar.

domingo, setembro 11, 2011

António Borges eleito para a Comissão Nacional do PS

António Borges, Presidente da Câmara Municipal de Resende, que integrou a lista de candidatos à Comissão Nacional do PS, apresentada por Francisco Assis, acaba de ser eleito pelos congressistas para este órgão partidário.
Refira-se que o Eng. António Borges foi, desde a primeira hora, um dos apoiantes de Francisco Assis à liderança do PS.

Jaime Bernardino Alves é notícia no "Expresso"

O Dr.  Jaime Bernardino Alves, adjunto do Secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional, foi o representante do Ministério da Economia na sessão final  do Movimento Milénio na  categoria Cidades, que se realizou na passada terça-feira no Pavilhão do Conhecimento, em que o projecto "Cidade Surf", que tem como um dos objectivos acabar com a erosão da costa sul da Figueira da Foz, foi o vencedor. Jaime Bernardino Alves é figura de destaque no âmbito da notícia deste evento no Expresso
Refira-se que o Movimento Milénio é uma iniciativa nacional promovida pelo Expresso e pelo Millenium bcp, aberta a todos os cidadãos residentes em Portugal e que procura soluções para o futuro com impacto na vida dos portugueses.

sexta-feira, setembro 09, 2011

CP diz que não pode fazer mais paragens em Aregos*

A CP diz não ter condições técnicas para satisfazer centenas de clientes da Linha do Douro que reclamam mais paragens comerciais na estação de Aregos, onde são efectuadas diariamente três paragens de comboios  (inter-regionais) nas quais não é permitida a entrada e saída de passageiros. A empresa disse à Lusa que aqueles comboios param ali para permitir cruzamentos na linha, de via única, e que o serviço inter-regional só movimenta passageios com "forte procura".  
Importa referir que só os comboios regionais param em Aregos. Após o serviço da Barca d'Aregos, não se compreende que,  pelo menos,  os três comboios  inter-regionais que são obrigados a parar aqui  não ofereçam este serviço. Afinal, é só abrir e fechar as portas.
*A notícia (1.º parágrafo) foi retirada do Público. O comentário (2.º parágrafo) é meu.

Rui Rebelo apela à moblização dos resendenses no apoio ao GD de Resende*

Hoje,  6ª feira completaremos a 2ª semana de treinos com os jogadores do G.D.Resende. Foram 2 semanas de trabalho muito boas, onde os jogadores tiveram uma atitude fantástica, entregando-se a 101% ao treino, cumprindo horários e sendo assíduos (algumas excepções devido a questões profissionais). Os 15 jogadores que transitaram da época passada e os recém chegados reforços estão a construir um grupo forte e coeso, evidenciando-se o bom ambiente dos treinos. Tem sido um prazer trabalhar com esta gente...
A instituição desportiva G.D.Resende tem como principal objetivo a melhoria dos resultados desportivos da época anterior: entre campeonato, taça e jogos amigáveis, o clube realizou 26 jogos, 1 vitória, 4 empates e 21 derrotas; marcou 16 golos e sofreu 68. São números que não orgulham nenhum resendense, não adianta estar a encontrar culpados, até porque ninguém vence ou perde sozinho...
Agora, há que virar uma página na história do Grupo Desportivo de Resende e, pelo que conheço dos "guerreiros" que temos, posso desde já dizer publicamente que eles tudo farão para dignificar a camisola e o emblema que representam, "lutando" até ao último segundo de cada jogo.
Aproveito para pedir que apoiem esta equipa, vamos ganhar, empatar e perder certamente, mas precisamos da ajuda de TODOS. No próximo Domingo dia 11 de Setembro, temos o primeiro jogo de preparação às 16 horas, no antigo estádio do SC.Arêgos, com o Clube Desportivo da Penajóia (sublinhado nosso).
VENHAM LUTAR AO NOSSO LADO PELO CLUBE QUE NOS UNE...O GRUPO DESPORTIVO DE RESENDE
Rui Rebelo 
*Retirado daqui

Casa do Benfica em Resende: 10.º aniversário

Carta aos sócios (retirado daqui):
Informamos que,  no dia 17 do corrente mês, iremos festejar o 10-º aniversário da Nossa Casa.
De manhã,  teremos uma caminhada que se realizará na rota dos cerejais, com concentração pelas 09h45, no adro da Sr.ª da Guia em S. João de Fontoura. Aos sócios que se inscreverem e que tenham as quotas em dia, ser-lhe-à oferecida uma camisola da Casa.
Haverá almoço para os participantes na caminhada.
De tarde,  vamos ter um torneio de Futsal Sénior a disputar entre Casas do Benfica e que iniciará pelas 15h00.
Pelas 20h00, haverá jantar. A festa será abrilhantada por um Grupo de cavaquinhos de Lousada.
As inscrições deverão ser efectuadas até ao dia 15, inclusivé.
A direcção da Casa conta contigo para participar e divulgar.
Informa-se ainda que se encontram na Casa calendários de futebol para distribuir pelos sócios.

O Presidente da Casa,

António Saraiva

quarta-feira, setembro 07, 2011

Colóquios Igreja em Diálogo: "Quem foi (é) Jesus Cristo?"

Consulte aqui o respectivo site, onde tem todas as informações para se poder inscrever. O programa pode também ser visto aqui em PDF. Só falta um mês para este grande evento cultural, organizado por Anselmo Borges.

terça-feira, setembro 06, 2011

Entrevista de Joaquim Pinto (Pinto's Cabeleireiros) ao jornal " i "

 
Pode ser lida aqui, no site deste nosso ilustríssimo conterrâneo e amigo, sempre muito requisitado pelos meios de comunicação social. Parabéns!

Inauguração da sede do Rotary Club de Resende (sita na antiga escola de Vinhós)*

O Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, marcou presença na inauguração da sede do Rotary Club de Resende situada no edifício da antiga Escola de Vinhós, numa cerimónia que decorreu no dia 2 de Setembro.
O evento contou, ainda, com a presença do Governador do Distrito Rotário 1970, António Goes Madeira, e dos Presidentes dos Clubes de Resende e Cinfães, Emídio Janela Pires e Carla Gomes, respectivamente.
Durante a cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Resende afirmou que temos procurado no final da reestruturação da nossa rede escolar, que as antigas escolas criem novas dinâmicas locais e também possam, naturalmente, a partir das suas memórias relançar aquilo que é um sentido comunitário das nossas populações. Neste momento, estamos na antiga Escola de Vinhós e espero que daqui a mais algum tempo, aquilo que é uma memória da escola possa ser superada com a memória rotária e com a presença de rotários aqui.
As novas instalações, onde também funciona a Universidade Sénior de Resende, foram cedidas pela Câmara Municipal, tendo sido assinado para o efeito, um contrato de comodato entre as duas partes, conforme deliberação camarária de 20 de Junho de 2011.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Resende tem vindo a ceder os vários edifícios das antigas escolas a associações com sede no concelho, assegurando, desta forma, a manutenção e a reabilitação dos próprios edifícios.
Até ao momento foram cedidos 15 edifícios escolares desactivados nas freguesias de Anreade, Barrô, Cárquere, Paus, S. Martinho de Mouros e Resende para funcionarem como sedes sociais, dando apoio às actividades das associações. O Município de Resende disponibiliza os edifícios e as colectividades asseguram a conservação e a manutenção das instalações, suportando as despesas de funcionamento e de consumo de energia eléctrica e água.
Com a cedência dos edifícios escolares que foram desactivados no âmbito do reordenamento da rede escolar, pretende-se criar condições para que as antigas escolas possam ser úteis à comunidade, evitando a degradação dos edifícios e promovendo a dinamização das diversas freguesias.
*Do Gabinete de Comunicação e Imagem da CMR

segunda-feira, setembro 05, 2011

Coordenadores dos estabelecimentos de educação/ensino de Resende

Por designação da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Resende, que agora  integra todos os estabelecimentos da rede pública do concelho, são os seguintes os coordenadores:
- Professor António Pereira Azevedo, coordenador do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros
- Professor Excelso Carlos dos Santos Ferreira, coordenador da Escola Básica do 2.º Ciclo
- Maria Clarisse Amaral Barbosa Fernandes Machado, coordenadora do Centro Escolar de Resende

domingo, setembro 04, 2011

Peça de teatro "As monjas de Portajães" em Anreade

Integrado no programa das comemorações dos 25 anos do Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade, foi ontem à noite levada ao palco, no Salão Paroquial de Anreade, a peça "As monjas de Portajães", baseada no romance da autoria do Sr. Padre Dr. Joaquim Correia Duarte.

sábado, setembro 03, 2011

"Que se entende por religião?" é o título da crónica de Anselmo Borges no DN de hoje

"Para o homem religioso, a realidade não se esgota na sua imediatidade empírica: para a sua compreensão adequada, a realidade mesma aparece-lhe como incluindo uma Presença que não se vê em si mesma, mas implicada no que se vê. Mediante certas características - a contingência radical, a morte e o protesto contra ela, a exigência de sentido -, a própria realidade se mostra implicando essa Presença sagrada, divina, como seu fundamento e sentido últimos."
Termina assim e pode ser lida aqui.

sexta-feira, setembro 02, 2011

Jornal "Sê..." Setembro de 2011

Pode ler aqui o habitual jornal dos escuteiros de Resende, correspondente ao mês de Setembro, que será distribuído na missa das 12h do próximo domingo na igreja matriz. 
Através da sua leitura, ficará ao corrente de várias  notícias, como, por exemplo, a relativa à 26.ª colheita de sangue, que decorreu no passado dia 28 de Agosto, nas instalações dos Bombeiros Voluntários, em que estiveram presentes 162 voluntários e foram dadores 125.

Festa em honra de S. Cipriano

quinta-feira, setembro 01, 2011

Muita gente de férias em Resende

De acordo com a percepção das pessoas com quem falei, houve mais gente este ano,  em Resende, a gozar férias. De facto, nas manhãs de Agosto, era difícil estacionar na vila. Quanto aos efeitos no comércio e restauração, as opiniões dividem-se. Várias pessoas são de opinião que este movimento acrescido não teve a correspondência esperada nos cafés e restaurantes, pois muita gente foi vista a comprar com o intuito de gastar em casa.

terça-feira, agosto 30, 2011

Grande entrevista de Anselmo Borges ao DN

A entrevista,  anunciada  aqui, pode ser lida integralmente aqui, clicando nas respectivas imagens.   A não perder. Aborda temas sensíveis, como o aborto, o preservativo ou a eutanásia.

segunda-feira, agosto 29, 2011

Jaime Bernardino Alves integra Gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional

O  Dr. Jaime Bernardino Alves foi nomeado Adjunto do Senhor Secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional,  por despacho exarado  em 28 de Junho passado.
Este nosso conterrâneo, de 35 anos, é Técnico Superior do Município de Vila Nova de Gaia, sendo licenciado em Sociologia pela Universidade da Beira Interior e pós-graduado em Administração e Organização Escolar pela Universidade Católica. 
Foi Presidente da Comissão Política da Secção de Resende do PSD.
Nas importantes  funções,  que já se encontra a exercer,  desenvolverá tarefas e competências nas seguintes áreas: i) Desenvolvimento Regional para o Interior do País; ii) Articulação com outros Ministérios e Secretarias de Estado; iii) Ligação a Empresas, Associações Empresariais, Associações Sindicais e Comissões de Trabalhadores; iv) Ligação a Autarquias e ouras Instituições.
"Paus-Resende" deseja os maiores êxitos e felicidades ao Dr. Jaime Alves  neste novo desafio.

domingo, agosto 28, 2011

Inauguração do nicho em honra de Santo Amaro, em Anreade

 Teve lugar no passado domingo, dia 21 de Agosto, com início às 16h30, a cerimónia da bênção e inauguração do nicho em honra de Santo Amaro, na localidade do mesmo nome, em Anreade. Esta iniciativa é a concretização de um sonho antigo dos irmãos Rosário, capitaneados por Manuel Rosário, aqui nascidos e residentes em Sintra.  Desta forma, quiseram homenagear a sua terra, repondo um símbolo marcante de religiosidade e de identidade, pois em tempos idos aqui existiu uma capela em honra deste Santo, objecto de grande devoção.  Foi um evento muito participado, estando presentes os residentes da aldeia, muitos amigos dos irmãos Rosário, a viver em Resende e em Sintra, a que se associaram  o Presidente da Câmara Municipal, Eng. António Borges, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Dr. José Dias Gabriel,  e o pároco de Anreade, Padre Joaquim Correia Duarte.
Após a cerimónia religiosa da bênção da imagem de Santo Amaro, o Sr. Padre Joaquim contextualizou historicamente as origens da devoção das gentes da zona a Santo Amaro, realçou alguns dados relativos à existência da capela e traçou o perfil deste Santo, nascido em Roma no séc. VI, contemporâneo de São Bento e responsável pela introdução da Ordem Beneditina em França, sendo  recordado como protector de pessoas sofrendo de doenças de ossos, reumatismo e gota, cuja festa se comemora em 15 de Janeiro.
O Dr. José Dias Gabriel tomou a palavra para realçar a razão da sua presença nesta cerimónia, que se deve à longa amizade que o liga a Manuel do Rosário, desde os tempos em que "Anreade é a sua terra de adopção". Enalteceu as qualidades de bem-fazer e a generosidade de Manuel de Rosário em relação à Santa Casa da Misericórdia de Resende "à qual oferece o quantitativo correspondente às senhas de presença nas reuniões da Assembleia Municipal de Sintra de que é membro e à qual também  nunca  se esquece de fazer chegar anualmente  um envelope com um donativo, o que já fez este ano, fazendo o mesmo a muitas das instituições do concelho de Resende", referiu.
O Eng. António Borges proferiu um breve discurso, tendo afirmado que "este acontecimento que estamos a viver é importante, pois decorre num tempo de alguma desagregação, que começa a minar as pequenas comunidades; este nicho como afirmação  e testemunho de perpetuação  dos valores e das crenças das nossas gentes, projectando no futuro a sua identidade, é uma forma de fazer frente a esta situação".
Manuel do Rosário transmitiu  a sua satisfação pela concretização deste sonho, tendo agradecido ao seu cunhado, Fernando Pinto, a cedência do espaço para o nicho,  saudou a presença do Sr. Eng. António Borges, enaltecendo a obra "que está à vista de todos", e recordou a amizade que o liga ao Sr. Dr. Dias Gabriel e ao Sr. Padre Joaquim Duarte.
Refira-se que os presentes tiveram a oportunidade de ouvir o hino em honra de Santo Amaro, executado por elementos do Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade, com letra de Manuel  Rosário e música do Padre Joaquim Correia Duarte. 
Seguiu-se um lanche (porco no espeto e vários grelhados), aberto a todos os presentes, oferta dos irmãos Rosário.

Decisão de Tribunal sobre reconhecimento da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu

Pode consultar aqui  a 1.ª página do Jornal do Douro em que é dada notícia sobre esta decisão e ler aqui o desenvolvimento da mesma.

sábado, agosto 27, 2011

Bento XVI em Madrid

Anselmo Borges escreve sobre este tema na sua crónica deste  sábado no DN, que pode ler aqui.

sexta-feira, agosto 26, 2011

JORNAL DE RESENDE – Edição de Agosto

A realização do Campeonato do Mundo de Fórmula 4, em Caldas de Aregos, a colocação da 1.ª pedra da nova Igreja de Resende, as Bodas de Diamante Sacerdotais do Padre Martins, a assinatura de um protocolo entre a Irmandade S. Francisco Xavier e a Segurança Social e o Festival de Verão “Sons de Verão”, em Porto de Rei, são os temas centrais da edição de Agosto do Jornal de Resende.
Na publicação, a sair no final desta semana ou princípio da próxima, destaca-se, também, a tradicional Feira de S. Cristovão e a rubrica de Marinho Borges, “Ao café com…”, que tem por protagonista o Presidente da Junta de Freguesia de Felgueiras, Marco Matos.
Terá, ainda, oportunidade de ler um artigo sobre o Dr.º Vítor Cardoso, da autoria do Eng.º António Borges, entre outras notícias e os já habituais artigos de opinião.
Nota: A 1.ª página em PDF pode ser consultada aqui.

No Auditório de S. Cipriano

quarta-feira, agosto 24, 2011

XXIV FESTIVAL DE FOLCLORE EM SANTA MARIA DE CÁRQUERE*

Realizou-se no dia 21 de Agosto, no Carvalhal, junto ao Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, em Resende, o XXIV Festival de Folclore, organizado pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere.
Participaram nesta mostra de folclore os seguintes Ranchos e Grupos Folclóricos:

- Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere, RESENDE (Douro Sul);

- Grupo Folclórico de Sanguinheira – CANTANHEDE (Beira Litoral);
- Grupo Folclórico dos Pauliteiros de Cércio – MIRANDA DO DOURO
(Trás- os- Montes);
- Rancho Folclórico da Casa do Povo de Tábua – TÁBUA (Beira Alta Serrana);
- Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém – GUIMARÃES (Baixo Minho)

Estiveram presentes o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Resende, a Senhora Vereadora do Pelouro da Cultura, o representante da Federação do Folclore Português, o Senhor Conselheiro Técnico Regional da Federação do Folclore Português, o Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria de Cárquere e o pároco da freguesia de Santa Maria de Cárquere e outras entidades.
O Festival de Folclore de Santa Maria de Cárquere é sempre muito apreciado, não só pela autenticidade dos Grupos Folclóricos participantes, mas também pela rara beleza e pela história do local. Na verdade, o seu enquadramento na zona envolvente do Mosteiro de Santa Maria de Cárquere e no centro do Carvalhal aumenta o prazer de quem vê o Festival. Dir-se-á que a beleza e a história do lugar se harmonizam com a cultura tradicional que todos os Grupos Folclóricos expressam.
Valeu a pena passar, ali, a tarde de domingo.
Os Festivais de Folclore têm por objectivo a divulgação das tradições culturais e a preservação da identidade das várias regiões etnográficas.
É, por isso, que a Direcção do Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere realiza, anualmente, o seu Festival de Folclore, procurando dar-lhe, sempre, a maior autenticidade possível.
*Notícia elaborada e remetida pela Dra.  Ana da Conceição Correia

Morte de criança em S. Cipriano*

Uma criança de 10 anos foi encontrada morta em casa no Lugar de Couça, em São Cipriano, concelho de Resende. Ao que o ‘CM’ apurou, Joaquim tinha ido tomar banho, e o pai, que havia estranhado a demora do menino, encontrou-o já inanimado e em paragem cardíaca, junto à casa de banho da residência. Os Bombeiros de Resende acorreram ao local da tragédia, mas já nada conseguiram fazer para salvar Joaquim. 
*Do Correio da Manhã (dia 22 de Agosto)

Grande incêndio em Paus

No passado dia 19 de Agosto,  um grande incêndio com três frentes esteve a um passo da Eira Velha, chegou ao Origo, onde ardeu um  palheiro, rondou Moumiz, onde o fogo consumiu uma casa desabitada,  e este perto da Quintã e de Cantim de Cima. No combate a este incêndio, que teve início cerca das 14h00 e só terminou cerca das 20h00, estiveram 43 bombeiros, auxiliados por 11 viaturas, de três corporações, e 1 helicóptero.
Refira-se,  a propósito de incêndios,  que  um homem de 59 anos foi detido pela presumível autoria de dois crimes de incêndio florestal, ocorridos em São Martinho de Mouros,  nos dias 28 e 30 de Julho.

Pergunta intempestiva: quando vivemos?

É este o título do artigo de Anselmo Borges, publicado no DN do passado sábado e que pode ler aqui.

sexta-feira, agosto 19, 2011

"Enigma" animam noite de sábado (21 de Agosto) do café-bar Aquas Calidas

Amanhã, a partir das 21h30, todos na esplanda do café-bar "Aquas Calidas", em Caldas de Aregos, para desfrutar da harmonia dos Enigma.

21 de Agosto: XXV Festival de Folclore, em Cárquere

11h00-Missa na igreja românica de Santa Maria de Cárquere
12h00-Almoço
15h00-Desfile, seguido da cerimónia de entrega de lembranças
16h00-Festival com a actuação dos seguintes grupos:
-Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere
-Grupo Folclórico de Sanguinheira-Cantanhede
-Grupo Folclórico dos Pasuliteiros de Cércio-Miranda do Douro
-Grupo Folclórico da Casa do Povo de Tábua
-Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidem-Guimarães
Nota: Festival organizado pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere

Festa em honra de S. Romão

Dia 20 de Agosto(sábado):
22h00-Actuação do grupo "Raio de Sol"
23h45-Brilhante sessão de fogo de artifício a cargo d' "O Careca"
Dia 21 de Agosto (domingo):
07h30-Salva de morteiros
08h00-Chegada das bandas de música de S. Cipriano "A Nova" e "A Velha", que percorrerão as aldeias da freguesia
10h30-Procissão com andores da capela de Nossa Senhora da Piedade para a Igreja Matriz
11h30-Missa Solene abrilhantada pel' "A Velha"
15h30-Actuação das bandas de música " A Nova" e "A Velha" de S. Cipriano até às 20h00, com o melhor reportório (vale a pena assistir a este grande despique)
22h00-Actuação do organista "Rui Assembleia"
Nota: Durante a tarde, decorrerá um leilão de ofertas

1.º Passeio Motorizado "As Mal Paradas de Resende"

Terá lugar no próximo dia 28 de Agosto, com o seguinte programa:
07h30-Concentração e distribuição de brindes aos participantes
08h00-Início do passeio com saída de Resende, passando por Lamego (pequeno almoço), seguindo por Bigorne com destino ao Penedo de S. João, em Freigil
13h30-Almoço/convívio
Inscrições até 25 de Agosto nos seguintes locais:
-Café Quorum
-Pastelaria "O Rabelo"
-AMC-Materiais de Construção

terça-feira, agosto 16, 2011

Última hora: Poste de iluminação derrubado em Caldas de Aregos

Mais um poste de iluminação foi derrubado em Caldas de Aregos, junto ao "Caldas Bar".

Ourivesaria "Monteiro's" foi assaltada

As pessoas que no domingo, de manhã, se dirigiram ao supermercado Mathias para fazer compras depararam-se com uma situação nada comum. O espaço junto da ourivesaria Monteiro's estava vedado pela GNR, pois a mesma tinha sido assaltada durante a noite e vários agentes estavam a investigar a situação.
Os assaltantes conseguiram desligar os alarmes. Parece que o valor do roubo andará à volta de 30 a quarenta mil euros.

Grupo Desportivo de Cárquere organiza "Torneio de Verão" em futebol

Decorrerá nos dias 27 e 28 de Agosto e nos dias 3 e 4 de Setembro. Abarcará os escalões Infantis/Juvenis, dos 11 aos 15 anos e Juniores/Seniores, para mais de 16 anos. As inscrições deverão ser feitas até 20 de Agosto.

Clube Náutico de Caldas de Aregos organiza "Mega Férias"

Com o slogan "Aregos Tem Vida", esta iniciativa decorrerá de 22 a 26 de Agosto. Integrará futebol, vela, voleibol, passeio de barco, paintball, coloraquaboll e remo.

Casa dos Dragões de Resende organiza Passeio Anual a Salamanca

Terá lugar no próximo dia 4 de Setembro. Para os sócios será grátis; os não sócios pagarão 15 euros. As inscrições serão limitadas e deverão ser feitas na sede da Casa do FC do Porto em Resende.

Dia do sócio da Casa do Benfica de Resende

Irá decorrer no próximo dia 27 de Agosto e constará de jogos de malha, matraquilhos, bilhar, dominó, damas, sueca...Terá ainda lugar um jantar (caldeirada de borrego).
As inscrições deverão ser efectuadas até 14 de Agosto, podendo ser feitas pelo telem 933 265 750 (António Saraiva)

Festa em honra de Santa Maria de Barrô

Teve ontem lugar o ponto alto da festa, mas começou a 31 de Julho com o hastear da bandeira. Em 12 de Agosto, o Grupo "Bom Mouros" percorreu a freguesia e,  à noite,  actuou a banda "TGV" de Viseu. Em 13 de Agoto, decorreu um torneio da malha e,  à noite, actuou a banda "Raio de Sol".
Programa de 14 de Agosto:
08h00-Chegada da Banda Musical de S. Cipriano "A Nova", seguida da recolha dos andores
15h00-Concerto pela Banda de S. Cipriano " A Nova"
22h00-Grande Arraial Nocturno com a Banda "F.K." de S. Pedro do Sul
23h30-Fogo de artifício
24h00-Actuação da Famosa Artista "Joana"
Programa de 15 de Agosto:
09h00-Entrada das Bandas Musicais de S. Cipriano "A Nova" e "A Velha"
11h00-Missa Solene em Honra da padroeira Santa Maria de Barrô
16h00-Majestos Procissão de Triunfo
20h00-Encerrament das Festividades

Resende no último "Expresso" a propósito da disputa com Fundão da Capital da Cereja

O último número do semanário Expresso traz um interessante apontamento subordinado ao título "Quantas capitais tem Portugal?", dando conta da disputa de notoriedade entre regiões, como a capital do folar, da lampreia ou do chícharo. A nova estrela é Ferreira do Zêzere como a capital do ovo.
A este propsito, o articulista refere o despique entre  Resende e  Fundão como capitais do mesmo produto, ou seja da cereja. Nuno Pimenta, director executivo da Fundão Turimo, afirma: "Fomos  iniciadores do Festival da Cereja, mas Resende viu isso e registou a marca. Tivemos de nos posicionar e mudar o nome para Festa da Cereja".

Detenção em Resende de dois jovens suspeitos de fogo posto

De acordo com o Público, de 13 de Agosto, a Polícia Judiciária deteve em Resende dois jovens, de 18 e 22 anos, suspeitos de terem feito "pelo menos quatro ignições" a 10 de Agosto, que provocaram dois incêndios que consumiram uma mancha florestal de dez mil metros quadrados.
Eleva-se a quinze o número de detidos, este ano, suspeitos de atearem fogos florestais.

Confiança e crédito

É este o título da crónica de Anselmo Borges, publicda no DN de sábado passado, que pode ler aqui, tal como acabei agora de fazer. Vale a pena.

sexta-feira, agosto 12, 2011

Ao café com …o Presidente da Junta de Cárquere: Na esplanada do café-bar "Aquas Calidas" com Amadeu Vasconcelos

 Pode ler aqui esta interessante conversa com Amadeu Vasconcelos,Presidente da Junta da Freguesia de Cárquere, publicada no Jornal de Resende, número de Julho de 2011.

quinta-feira, agosto 11, 2011

Festival Altitudes, em Campo Benfeito

PROGRAMAÇÃO
Dia 13 de Agosto
21h30 | “Remendos” | Teatro do Montemuro

Dia 14 de Agosto
21h30 | “O Guardião do Rio” | Palmilha Dentada
23h00 | concerto | Strella do Dia

Dia 15 de Agosto
21h30 | “Afonso Henriques” | O Bando

Dia 16 de Agosto
21h30 | “Antes solo que mal acompanhado” | Peripécia Teatro

Dia 17 de Agosto
10h30 | “O Rei Vai Nú” | Chão de Oliva
21h30 | “Ay, Carmela!” | Teatro das Beiras

Dia 18 de Agosto
21h30 | “Confissões de um fumador” | FC Produções

Dia 19 de Agosto
21h30 | “Frágil” | Teatro de Marionetas do Porto

Dia 20 de Agosto
21h30 | “Circonferências” | ACERT

Dia 21 de Agosto
10h30 | “Bzzzoira Moira” | Marionetas de Mandrágora
21h30 | concerto | Camané


PARA RESERVAR, DEVEM:
 - ligar para o 254 689 352;
 - se enviarem e-mail e não obtiverem resposta, liguem a confirmar a sua recepção;
 - indiquem sempre o número de crianças que vos acompanham;
 - não deixem o levantamento dos bilhetes para a hora do espectáculo, pois a partir das 21h15 as reservas que não foram levantaras serão disponibilizadas para venda;  


PREÇOS
Bilhetes
Sócios da ACDR do Fôjo - 2€
Residentes da aldeia de campo Benfeito - 2,50€
Bilhete normal - 5€
Passes:
Sócios da ACDR do Fôjo - 10€
Residentes da aldeia de Campo Benfeito - 1 2,50€
Bilhete normal - 25€

Festa em honra do Senhor do Calvário, em S: Martinho de Mouros

Dia 12 de Agosto (sexta-feira)-Noite do Emigrante:
22h00-Grande concerto com o Grupo "Pele &Osso"
Dia 21 de Agosto (domingo):
11h30-Hastear da bandeira com uma remessa de fogo
17h00-Leilão a favor das festas
Dia 25 de Agosto (quinta-feira):
21h00-Inauguração da iluminação
Dia 26 de Agosto (sexta-feira)-Organização da Comissão de Festas do Senhor do Calvário:
21h00-Actuação do Grupo Musical "JM"
22h00-19.º Cortejo Etnográfico de carros e figuras em representação dos povos da freguesia com Grupos de Bombos
23h00-Continuação da actuação do Grupo "JM"
Dia 27 de Agosto (sábado):
08h00-Feira anual do Senhor do Calvário
09h00-III Passeio Motorizado
18h00-Missa de Acção de Graças pelos emigrantes, seguida de Procissão com andores da Capela do Senhor do Calvário para a igreja matriz
23h30-Actuação do Grupo Musical "SOMA E SEGUE"
00h00-Sessão de fogo de artifício
Dia 28 de Agosto (domingo):
0900-Chegada da banda de música da Portela
11h30-Missa Solene em honra do Senhor do Calvário
16h00-Procissão da igreja matriz para a capela do Senhor do Calvário
17h30-Concerto pela banda de música no palco
22h30-Actuação do Grupo Musical "AF"
00h00-Sessão de fogo de artifício
02h00-Encerramento das festas

quarta-feira, agosto 10, 2011

Festa em honra de Nossa Senhora da Guia, em S. João de Fontoura

14 de Agosto (domingo)-Festa do Emigrante:
09h30-Missa solene pelos emigrantes
15h00-Porco no espeto gratuito com a realização de um Leilão a favor das festividades
16h00-Actuação do Rancho Folclórico de Santa Maria de Cárquere
19h00-Actuação da Famosa Ti Maria da Peida (Grande sucesso popular que animará a tarde da festa do emigrante)
21h00-Actuação do grupo musical "Nova Cor", que actuará até às 02h00
24h00-Sessão de fogo de artifício
16, 17 e 18 de Agosto-Semana Cultural e Desportiva, realizada pelos emigrantes:
Dia 16, 3.ª feira-Torneio de Sueca
Dia 17, 4.ª feira- Jogos de futebol entre emigrantes e corrida de saco para todas as idades e noitada de karaoke com "KIMOREIRA"
Dia 18, 5.ª feira-Final do torneio da Sueca e a noite "Surpresa"
19 de Agosto (sexta-feira):
20h30-Procissão de velas desde a igreja matriz à capela da Senhora da Guia
22h30-Actuação do conjunto "MEDRAVE" (Flash Tour), conjunto de Lamego que actuará até às 02h00
20 de Agosto (sábado):
08h00-Entrada do grupo "Bom Mouros", de S. Martinho de Mouros, que percorrerá  todas as povoações da freguesia
22h00-Actuação do grupo "MG4"
23h30-Actuação do Famoso Quim Barreiros e a sua banda
00h15-Sessão de fogo de artifício a cargo do lança fogo "O Careca"
01h00-Continuação da actuação do grupo "MG4"
21 de Agosto (domingo):
08h00-Alvorada com salva de morteiros
09h00-Chegada da Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere
11h00-Missa solene acompanhada pelo grupo coral da Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere
16h00-Entrada no recinto da Fanfarra da Associação Recreativa e Cultural de Paços de Gaiolo
17h00- Majestosa Procissão da igreja matriz para a capela da Senhora da Guia
22h00-Actuação do grupo musical "Trovão"
02h00-Encerramento das festas

terça-feira, agosto 09, 2011

Jornal "Sê..." Agosto de 2011

Notícias, como a cerimónia do lançamento da 1.ª pedra da igreja de Resende, festa dos 60 anos da ordenação sacerdotal do Padre Martins, evocação dos 15 anos do Agrupamento dos Escuteiros, caminhada nocturna do grupo de jovens a S. Cristóvão...e outros apontamentos interessantes podem ser consultados no jornal "Sê...", de Agosto, que se reproduz  aqui.

segunda-feira, agosto 08, 2011

Festa em honra do Senhor dos Aflitos, em S. Cipriano

Terá lugar nos próximos dias 12, 13 e 14 de Agosto. O programa inclui actuações do "Pão com Manteiga", "Grupo Social de S. Cipriano", "Rancho Danças e Cantares de S. Cipriano" e "Ivason". As festas serão ainda abrilhantadas com as bandas de música de S. Cipriano "A Velha" e Marcial de Cambres.

Animação em Agosto no Caldas Bar

Dia 5 (sexta-feira)- Nuno Machado
Dia 6 (sábado)- Noite latina
Dia 12 (sexta-feira)- Enigma
Dia 13 (sábado)- Karaoke
Dia 19 (sexta-feira)- Red Bull
Dia 20 (sábado)- Noite brasileira)
Dia 26 (sexta-feira)- Nuno Machado
Dia 27 (sábado)- Tiago Pataco

domingo, agosto 07, 2011

Antropologia e medicina

É este o título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de ontem, que pode ler aqui.

sábado, agosto 06, 2011

Festival de Folclore em Paus

Logo, pelas 21h30, junto à sede do rancho há animação com um conjunto.
Clique na imagem para ampliar. 

Festa em honra de Santa Luzia-Feirão

As festividades começaram na passada 5.ª feira; hoje há uma grande noitada e culminam amanhã. É uma oportunidade para as muitas pessoas de Feirão e familiares a residir em Lisboa e Marinha Grande retornarem à terra.