sábado, outubro 01, 2011

O Papa alemão na Alemanha

No seu artigo do DN de hoje, que pode ler aqui, Anselmo Borges faz uma sínteses das principais afirmações e gestos  de Bento de XVI na sua recente deslocação à Alemnha.

sexta-feira, setembro 30, 2011

Paulo Sequeira desvenda no Jornal de Resende a "Casa e Capela do Espírito Santo: um tesouro da época das Descobertas"

 No nosso concelho ainda se escondem muitas jóias. Paulo Sequeira partilha esta pérola no Jornal de Resende, edição de Setembro de 2011, cujo texto pode ser lido n' O Canastro (link).

Festa em honra de S, Miguel, padroeiro de Anreade*

QUINTA-FEIRA, dia 29 de Setembro:
Às 18,30 ---EUCARISTIA SOLENE EM HONRA DO PADROEIRO, a concluir com uma PROCISSÃO com o andor de S. Miguel Arcanjo
SÁBADO, dia 01 de Outubro:
Das 16 às 17,30 ---CONFISSÕES 
Às 17, 30 ---MISSA VESPERTINA
-DOMINGO, dia 02 de Outubro:  
 Às 10 horas, PROCISSÃO DE AREGOS ATÉ À IGREJA MATRI
Às 11,30 :     EUCARISTIA SOLENE e SERMÂO
 Às 16, 30 :    MAJESTOSA PROCISSÃO
Para além deste programa, haverá várias atividades lúdicas e de convívio da população, que poderão consultar no Cartaz das Festas.
Estas festas são promovidas e organizadas pelo GRUPO FOLCLÓRICO E ETNOGRÁFICO DA FREGUESIA
*Retirado do blogue "Paróquia de Anreade"

Motonáutica em Caldas de Aregos



quinta-feira, setembro 29, 2011

A festa do futebol na inauguração do Estádio Municipal de Fornelos

 O GD de Resende adiantou-se no marcador, mas tornou-se impossível contrariar a força dos pergaminhos  do C.D. de Cinfães, tendo perdido honradamente por 5-1. Acresce referir que o Clube Desportivo de Cinfães milita na 2.ª Divisão Nacional,  integrando atletas  muito experientes e de grande gabarito, alguns deles ex-jogadores em clubes da 1.ª e da 2.ª Divisão. 
Embora fosse um frente-a-frente de David contra Golias, os jogadores de Resende deram o seu melhor. O jogo dignificou o momento de festa, que esta inauguração corporizou. Não desiludiu as muitas pessoas que encheram o novo estádio e que esperam grandes tardes de futebol com o GD de Resende.

quarta-feira, setembro 28, 2011

Terrus 2007, de encher os sentidos, um vinho de Barrô

Manuel de Carvalho elogia-o assim na "Pública", de 25.09.2011:
"Pela intensidade aromática e opulência na boca, este vinho parece mais Douro do Cima Corgo do que da freguesia que se situa no limite ocidental da região. Proveniente de solos graníticos e de vinhas velhas, é um tinto com carácter, com sugestões de framboesa bem combinada com notas de barrica e da garrafa, boca marcada por uma boa estrutura de taninos já numa razoável fase de macieza e um final de prova com classe. Um vinho que enche os sentidos, bom para acompanhar pratos de sabor intenso, excelente para deixar mais alguns na cave, onde vai sem dúvida aprimorar as suas qualidades". 
Já, em Junho passado, no Expresso, João Paulo Martins tinha dado uma óptima classificação a este vinho com a seguinte dica: "Grande classe aromática e boa estrutura de boca, é um vinho tinto muito sério, a merecer bons copos e pratos e bom tempero. Mais um grande Douro".
O mesmo crítico de vinhos, na Revista de Vinhos, deste mês, e no seu guia de vinhos de Portugal 2012, lançado recentemente, dá-lhe nota de 17, escrevendo: "Cor profunda de grande impacto visual, aroma cheio, com muita fruta madura mas um perfil austero e químico de grande classe.Muito boa prova de boca, com taninos de luxo e belos aromas. Muito bem".
Terrus 2007
Douro
Maria Assunção Foy
14% vol., €17
 
Quinta/contactos:
Maria da Assunção Foy
Quinta de Fundo de Vila, Convento
4660-036 Barrô-Resende
Telef: 254 969 067/Móvel: 918 627 605
E-mail: terrus.douro@gmail.com
Site: http://www.douro4u.com/?section=7

terça-feira, setembro 27, 2011

Jornal de Resende (edição de Setembro) destacou entrevista de Anselmo Borges ao DN

“31 entrevistas em Agosto” é uma rubrica do “Made in Portugal”: durante os 31 dias do mês de Agosto, o Diário de Notícias (DN) publicou 31 entrevistas, da autoria do jornalista João Céu e Silva, a figuras portuguesas, que falaram do País que temos e daquele que queremos.
Anselmo Borges foi a figura destacada no dia 23 de Agosto, sob o título “Quem faz o aborto devia pagar uma taxa moderadora”. Na entrevista, o padre Anselmo Borges tocou em diversos temas sensíveis, como o aborto, o preservativo ou a eutanásia. Enalteceu o valor da religião como um pilar para ajudar a superar a crise e alguns acontecimentos violentos como o 11 de Setembro ou os mais recentes atentados na Noruega. Disse notar um interesse crescente pelos temas religiosos mesmo nas universidades “por motivos políticos e também por causa da crise económica-financeira”.
Anselmo Borges não hesitou em criticar a Igreja Católica por não tratar as mulheres em igualdade de direitos com os homens e pensa que isso tem de mudar rapidamente. Nesse sentido, considerou que as mulheres poderiam também serem padres. Nesta linha “avançada” de pensamento, o padre chegou mesmo a defender a descriminalização do aborto “antes de a questão ter sido legislada”. No entanto, disse não concordar com “o facto de não haver taxa moderadora para quem faz um aborto”. O padre Anselmo Borges defendeu ainda o uso do preservativo (sobretudo numa época em que a infidelidade é uma constante) e não entende por que motivo este é um  assunto que ainda não está ultrapassado.
Recorde-se que Anselmo Borges, natural de S. Pedro de Paus, é um apaixonado pelo concelho de Resende, onde se desloca periodicamente. É professor universitário em Coimbra, tem uma vasta obra publicada, de cariz religioso, participa, frequentemente, em iniciativas culturais e tem, ao sábado, um artigo de opinião no DN.

Inauguração do Novo Estádio de Resende

segunda-feira, setembro 26, 2011

Impressões de José Saramago sobre a igreja de S. Martinho de Mouros

Entre Outubro de 1979 e Julho de 1980, José Saramago percorreu o país de lés-a-lés a convite do Círculo de Leitores. Uma das localidades visitadas foi S. Martinho de Mouros. Leia aqui as suas impressões sobre a igreja românica.

domingo, setembro 25, 2011

Resende Andebol perdeu por diferença mínima

No jogo disputado, ontem, dia 24 de Setembro, no Pavilhão Municipal de Anreade, presenciado apenas por cerca de 60 espectadores,  o resultado foi o seguinte: Resende Andebol 22-23 CDC Santana. Esta competição diz respeito ao Campeonato Nacional da 2.ª Divisão (Seniores Masculinos).

"Guerreiros Azuis": nome da claque do GD de Resende

Está a decorrer nesta altura,  na sede do GDR,  uma reunião com todos os interessados com vista à respectiva organização.
Quem quiser aderir poderá fazê-lo a partir da página do facebook (link).

Conferência do Dr. Adão Sequeira no cinquentenário do Seminário de Lamego

Decorreu no passado dia 17 de Setembro a cerimónia do cinquentenário do Seminário de Lamego,  de que o blogue da diocese de Lamego aqui dá conta. Nela discursaram e deram testemunho os Padres José Augusto Marques, director do Externato D. Afonso Henriques e pároco de Resende,  e Paulo Alves, ex-vice-reitor do Seminário de Resende e actual Reitor do Seminário de Lamego, e o antigo aluno Dr. Adão Sequeira, cuja conferência pode ser lida n' O Canastro  (link).

sábado, setembro 24, 2011

Anselmo Borges escreve sobre "o milagre do perdão" no DN de hoje

Quando se trata de perdão mesmo, é preciso reconhecer que estamos perante um milagre. Porque o perdão transcende a justiça e o jurídico: de facto, nem o verdugo tem direito a ser perdoado nem a vítima é obrigada a perdoar. É o dom e a graça. 
É uma das suas considerações. Para ler aqui

sexta-feira, setembro 23, 2011

Instituto Luso-Árabe para a Cooperação agracia Joaquim Pinto (Pinto’s Cabeleireiros) com a “Medalha de Mérito para a Cooperação"

A atribuição desta importante distinção a este nosso conterrâneo, um profissional de excepção que muito  honra Resende, teve em conta a colaboração e o apoio continuado concedido ao Instituto Luso-Árabe e o elevado apreço registado por numerosos diplomatas árabes.
A cerimónia da entrega do Diploma e Medalha realizar-se-á no Salão Luís XV do Grémio Literário, num jantar que terá lugar no próximo dia 13 de Outubro.
Já anteriormente, em 2007, tinha-lhe sido atribuída a “Insígnia de Prata” pelo Instituto Luso-Árabe para a Cooperação.
Refira-se que esta instituição da sociedade civil, fundada em 16 de Julho de 1985, tem como objecto social o desenvolvimento da cooperação no âmbito cultural, económico, social e técnico entre Portugal e os Países Árabes,  sem interferências político-religiosas.

quinta-feira, setembro 22, 2011

Termas de Caldas de Aregos presentes na Termalia

As Termas de Caldas de Aregos marcarão presença na 11.ª Feira Internacional de Turismo Termal (Termalia), que decorrerá em Ourense de 23 a 25 de Setembro. Operadores de diversos países, de entre os quais o Brasil, marcarão presença neste certame, sendo uma oportunidade para "disputar" clientes do estrangeiro. É tempo de trazer até Caldas de Aregos brasileiros endinheirados para investir e tratar da saúde...

Festas em Resende

Dia 23 (sexta-feira):
Festa da Emissora Regional de Resende, no Largo da Feira, a partir das 21h00
Com os seguintes artistas: Sandra Loureiro; Marcelo & Alex; Toy; David Kauan; Miguel Guerreiro; Adelaide Ferreira; António; Karmo Real; Alexandre Faria; Gonçalo da Câmara Pereira; Chave d' Ouro; 4playerz; Tó Zé (Perfume); Paco Bandeira; Ricardo Nascimento; Ricardo & Henrique; Rodrigues Portugal; Marante

Dia 24 (sábado)
Perícia automóvel, em frente ao edifício da Câmara Municipal, a partir das 14h00

A partir do dia 24 (sábado):
Festa da Labareda com o seguinte programa 
24 de Setembro | sábado
17:30H - Lançamento do Livro “Anjo Emprestado” de autoria de Cristina Magalhães - Museu Municipal de Resende
21:30H – Actuação do Grupo “RAIO de SOL” – Largo da Feira
23:00H – Concerto com TERESA SALGUEIRO (MADREDEUS) – Largo da Feira
00:30H – Fogo de Artificio
  
25 de Setembro | domingo 
07:30H – XXIII Encontro de Pescadores /Labareda 2011 – Concentração: Jardim 25 de Abril /Resende
14:30H – Desfile dos Ranchos Folclóricos e Etnográficos pelas ruas da vila
15:00HFESTIVAL de FOLCLORE “Labareda 2011” – Largo da Feira
1.º – Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere (organizador);
2.º – Grupo Folclórico Danças e Cantares – Associação Cultural de Vilarinho – Coimbra;
3.º – Rancho Folclórico “As Florinhas” - Caldas de S. Jorge;
4.º – Grupo Folclórico Danças e Cantares do Fial – Albergaria-a-Velha;
5.º – Rancho Folclórico de Nogueira – Lousada;
6.º – Rancho Folclórico de Ferreirim – Lamego;
7.º – Rancho Regional de Fânzares – Gondomar;
21:30H - Actuação do Grupo “PELE e OSSO” – Largo da Feira     

26 de Setembro | segunda-feira
21:30H - Concerto das Bandas de Música de S. Cipriano “A NOVA” e “A VELHA” - Largo da Feira
27 de Setembro | terça-feira  
21:30H - Noite de Fados – Grupo “DOURO FADO” – Largo da Feira
28 de Setembro | quarta-feira
21:30H – Grupo SEGUNDA VIA – Largo da Feira
23:00HJOSÉ ALBERTO REIS – Largo da Feira
00:30H – Fogo de Artificio
29 de Setembro | quinta-feira  
08:00H FEIRA de S. MIGUEL
20:30H – Desfile dos Grupos e Ranchos Folclóricos e Etnográficos do Concelho pelas ruas da vila
20:50H – Actuação dos RANCHOS FOLCLÓRICOS e ETNOGRÁFICOS do CONCELHO – Largo da Feira
1.º – Grupo Resende em Marcha;
2.º – Rancho de Danças e Cantares de S. Cipriano;
3.º – Grupo “Os Moleiros” de Santa Maria de Cárquere;
4.º – Grupo Social de S. Cipriano;
5.º - Rancho Folclórico de Santa Maria de Barrô
22:00H – Actuação do Grupo RUMPELSTITSKIN

quarta-feira, setembro 21, 2011

Câmara Municipal de Resende adopta medidas de poupança

Segundo o blogue de José Peralta (link), são 25 as medidas, de entre as quais a diminuição na factura da electricidade, com redução de horas na iluminação pública, e corte em eventos com a 3.ª idade (como o passeio anual, presumo).

“Ventos da Mogueira”-Edição de Agosto

É sempre com grande expectativa que recebo este jornal, agora com periodicidade mensal, editado pela Irmandade de S. Francisco Xavier, de S. Martinho de Mouros, e com direcção da Dra. Liliana Catarina Almeida Duarte, cujas funções assumiu há pouco tempo, ao qual está a imprimir uma grande renovação e arejamento, tendo o apoio e entusiasmo de uma equipa valorosa. Estão todos de parabéns e os muitos leitores agradecem. São notícias “fresquinhas” que mensalmente chegam aos quatro cantos do mundo. E em papel saboreiam-se muito melhor. Eis o e-mail de contacto: jvmogueira@hotmail.com. A assinatura anual é de €7,50.
As notícias em destaque na 1.ª página são as seguintes: i) Festas do Senhor do Calvário 2011; ii) Inauguração do Salão Paroquial; iii) O regresso dos “Pele e “Osso”; e iv) Jornadas da Saúde para a população geral ( cujo programa este blogue já publicou).
Do interessante editorial, assinado por Liliana Duarte), transcreve-se o seguinte: “(…) E também me parece oportuno falar de algo que muito me entristeceu durante as Festas do Senhor do Calvário…Afinal que tipo de pessoas somos nós que, a pedido dos vários grupos musicais que actuaram em S. Martinho, não fomos capazes de bater palmas à comissão de festas, cujo esforço e dedicação estava à vista de todos?...Para além da grande falta de educação, mostra também que infelizmente quem mais faz e contribui para o bem comum nunca é aplaudido…É pena que tanta coisa se mude, mas que a mentalidade mesquinha permaneça ao longo dos tempos, e infelizmente, até se agrave…Já que outros não fizeram, quero deixar aqui o agradecimento público a todos aqueles que têm contribuído para que esta festa continue a realizar-se com tanto sucesso e animação”.

segunda-feira, setembro 19, 2011

Jornal de Resende – Edição de Setembro

A Casa e a Capela do Espírito Santo, em Miomães, é o tema central da edição de Setembro do Jornal de Resende. O arranque das obras do Centro Escolar de S. Cipriano, a inauguração do nicho em honra de Santo Amaro, em Anreade, e da nova sede do Rotary Club de Resende, em Vinhós, merecem particular destaque.
Na publicação, a sair no final desta semana, destaca-se, também, os tradicionais Festivais de Folclore, o programa da Festa da Labareda e a rubrica de Marinho Borges, “Ao café com…”, que tem por protagonista o Presidente da Junta de Freguesia de Feirão, José de Oliveira Monteiro.
Terá, ainda, oportunidade de ler uma pequena entrevista com Aquilino Pinto, Presidente da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu (ATMDV), entre outras notícias e os já habituais artigos de opinião.

domingo, setembro 18, 2011

Balanço positivo em jogo de prepação do GD Resende frente ao Fornelos

O GD de Resende continua a preparar-se afincadamente para o Campeonato Distrital 1.ª Divisão Norte, que se avizinha. Hoje, deslocou-se a Fornelos/Cinfães, onde realizou um jogo frente à equipa local, o Académico Desportivo de Fornelos, que irá militar no Campeonato Distrital Divisão de Honra, tendo perdido de forma honrosa por 3-1.
O Grupo Desportivo de Resende está no bom  caminho, pois deixou boa imagem, tendo praticado bom futebol. Lutou afincadamente para o empate, que esteve à beira de acontecer, mas,  já perto do fim,  sofreu o 3.º golo.